Carros que eu gosto: Passat Dacon
SÃO PAULO (sonho distante) – Eu era tarado por esse carro… Eis o Passat Dacon, em fotos devidamente subtraídas do site do nosso André Passatowsky e enviadas pelo blogueiro Victor Xavier.
E as rodas de Ferrari, então? Era o máximo. Eu olhava e sonhava. Não sei se ainda existe algum por aí, ainda. Se existir, avisem.
Para quem gosta do Passat… então olhe este a venda:
http://www.pastorecarcollection.com.br/veiculo/passat
Passat DACON 1978 com 4.912 km
Para que gosta do Passat… então olhe este a venda:
http://www.pastorecarcollection.com.br/veiculo/passat
Passat DACON 1978 com 4.912 km
Passateiros pesquisem sobre um kit da D’Norbert Remodelagem de Norberto Edgar Gonzalez ,era na Rua Porto Alegre , 396 – Mooca – SP.. lembro vagamente de ver um – o estepe era colocado lado de fora (tipo Lincoln Continental.
Poxa que carrão na época em! Meu pai teve dois, um prata com vidro bolha que o motorista destruiu todo em um batida, e logo em seguida ele comprou um branco perola. Se esse carro chamava atenção na época em São Paulo, imagina em Teresina-Pi, onde só existia ele na cidade. charlavamos muitooooo. ou época boa..!
Ola Flavio , comprei um Dacon 180D e estou restaurando , qdo quiser dar uma espiada é só avisar abcs
Tenho 1 Passat dacon rarissimo igual a o foto tem 1 vidrão na traseira nunca tinha visto outro achei que fosse adapitado porque só tinha visto o de traseira do del rey
Ola Amigos >>> Quem TEM Esses PASSAT DACON Com Vidro BOLHA e TARGA ou Capota de LONA FAVOR Entrar Em CONTATO Com o CLUBE no E-Mail Abaixo … [email protected] … Para Noz Colocamos Esse PASSAT no SITE Que Estamos Elaborando Como Tambem os MiNi DACON 828 e os ( 06 SEIS ) Modelo de NiCk`s PAG e BRASILIA e Karman Guia Dacon Para Ficar o Mais Completo A HISTORIA da DACON Com Seu Proprietarios Tambem Ok Amigos
Por GENTILESA Mande FOTO de Varios Angulos dos Vossos Carros Ok Amigos
Caso Queira VENDER Esses Carros ACIMA Mencionados TEMOS SOCIO Querendo COMPRAR Ok Amigos
Desde JA AGRADEÇOS a TODOS Que COLABORAREM
ABRAÇOS * PIMENTA *
Fone 11-9902-1570 Celular da VIVO Ok.
olá rodrigo,vc poderia me mandar algumas fotos destes modelos que vc teve?…sou fâ destes modelos e tenho um 180D. abs…
[email protected]
tenho um passat dacom amarelo solar 1977 tambem achei que tinhaõ feito no fundo do patio mas vi que naõ era o unico tenho uma raridade nas maos….17/01/2011
boa tarde douglas, ele tem uma capota?
se tiver seria possoivel ver uma s fotos dele? tenho um 180d e estourestaurando ele,me procura no facebook (tell anselmo)abs..
Oi pessoal,
Eu tive um Passat Dacon, 1978, pra mim o mais bonito dos TS, com a frente ovalada, quatro faróis redondos, mais dois milhas logo abaixo dos parachoques. Ainda me lembro quando fui na Dacon pra ver meu TS que tinha acabado de chegar da fábrica e fiquei lá umas três horas escolhendo os equipamentos e a versão do carro. Meu Passat era prata, mas eu queria um verde “especial”, o gerente de atendimento chamou um pintor que ficou “fazendo” a cor misturando a tinta prata ao verde para chegar ao tom que eu queria. Isso era a Dacon, não uma concessionária de automóveis, mas uma verdadeira boutique automotiva. Tenho muita saudade desse tempo e desse carro maravilhoso. Um grande abraço ao Paulo Goulart, que sabia como tratar clientes e transformá-los em amigos. Abraço também ao Flávio Gomes, bom saber que compartilhamos essa mesma paixão.
É, também sou fã destes Passats… e tenho um igualzinho a este da foto. Herança do meu querido avô, que sempre foi muito estiloso!.
cara vc tem um igual a este da foto?…tó restaurando o meu que é o modelo 180-S,e quero que ele fique igual quando foi feito,quero que tenha esta frente,vc poderia me mandar o maximo de fotos dele,principalmente da frente.fico no aguardo,e muito obrigado!
cara vc tem um igual a este da foto?…tó restaurando o meu que é o modelo 180-S,e quero que ele fique igual quando foi feito,quero que tenha esta frente,vc poderia me mandar o maximo de fotos dele,principalmente da frente.fico no aguardo,e muito obrigado!…..me ajuda ai beleza,silbelle bittencourt….
Trabalhei na 15 anos na Dacon … e comento apenas uma coisa…
Se tem semelhança com os Del Rey, lembro que esse Dacon foi lançado alguns anos antes da Ford colocar o Del Rey em produção.
Mesmo caso da Perua Passat da Dacon, que a VW lançou a Parati, bem semelhante, alguns anos depois.
Meu pai teve um dourado !!!!!! Não acredito que estou vendo um novamente !!!
Tive 3 Passats Dacon, modelo 180-S. Um vermelho, um branco perolizado e um azul. Todos modificados a partir do modelo original de fábrica, TS, o carro mais fantástico da época. Bancos de couro, faróis duplos na fente, bancos de couro e a.c integrado no painel.
Um show geral.
com certeza só quem viveu nesta epoca em sampa , sabe
dar valor a um passat dacon seja ele qual for o modelo,
me interesso por um dacon , teto targa , quem souber me diga .
Na época este carro era realmente sonho dos quarentões de hoje…certo que hoje ele parece desproporcional…rodas 13″ este vigia grande demais…e este teto solar Santilli…que depois de uns anos molhava até o certificado. E na boa…estes carros da Dacon custavam os olhos da cara. Vc dava um TS zero Km para eles e mais o valor de outro TS Zero e depois era só desfilar com um feinho igual este ai de cima! E e inacreditavelmente ainda fazer sucesso com as minas!
pessoal se alguem souber de um passat dacon me fale , [email protected]
obrigado
tenho um passat dacon ano 80 verde com reparos de tapeçaria nos bancos e uma funilaria na trazeira más pouca cois o orçamento de funilaria ficou em 200 reais…a mecanica é boa a alcool tem de documentos 270reais e uma dupla transferencia…e gostaria de vender ou troca-lo em outro carro ou moto…caso enteresse meu email [email protected] ou tel 11 85080060 paulo
Caro FG,
Gosei muito de ver entre os carros que você gosta o Passat Daacon 180S.
A Dacon fundada no início dos anos 60 pelo saudoso Paulo Goulart, engenheiro mecânico de formação, e que segundo o folclore nunca buscou seu diploma no Mackenzie onde se formou, foi responsável não só por esportivos interessantíssimos, mas também por uma das principais equipes de ponta no automobilismo brasileiro dos anos 60, correndo com os sues preparadíssimos, e também avançados tecnologicamente Karmann Ghias Porsche. Estes Karmann Ghias, já naquela ocasião, ostentavam peças fundidas em alumínio, portas e capô em fibra de vidro, vidros plásticos, tudo visando aliviar seu peso. Sem contar a fantástica mecânica advinda dos Porsche 356. Nestes carros pilotos como Wilsinho e Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Maneco Combacau, Rodolfo Olival Costa, Carol Figueiredo, entre outros, obtiveram vitórias em todos os circuitos brasileiros, salvo as 1000 milhas que nunca foram vencidas pela Equipe Dacon. Esta performance incrível dos Karmann Ghias serviu de carta de apresentação para que a Dacon viesse a ser a representante da Porsche no Brasil por muitos anos, fato que chamou atenção de outras marcas como Citröen, Jaguar, Bitsch Leyland, Maserati e BMW, que também foram representadas pela Dacon e sua subsidiária a Promissão.
Mas, quem com mais de 40 anos não se lembra dos Passats equipados pela Dacon? Com seus frisos pintados de preto, bancos de couro, vidros verdes elétricos, volantes ingleses Moto-Lita, tetos solares corrediços também importados da Inglaterra, itens somente disponíveis nos carros estrangeiros os quais tinham importação proibida na época.E sem contar modificações mecânicas a gosto do freguês, desde carburadores maiores até um motor 1,7 l totalmente preparado. Havia também as Brasilias, muitas delas com mecânica e componentes do Porsche 914!
Mas foi encima dos Passats que a Dacon desenvolveu a grande maioria de seus carros como o 180 S e seu grande vidro traseiro, o 180 T com capota targa, e o belíssimo 180 D, um três volumes de beleza incomparável, e algumas versões especiais como limusine e station wagon. Todos estes podiam ser equipados e motorizado agosto contando até com pinturas em cores especiais.
No meio dos anos 80 foi lançado o Mini-Dacon, carro urbano com design elogiado até por publicações alemãs da época.
Já no inicio dos anos 90 foi criada a PAG , Project D’Avangard, ou Paulo de Aguiar Goulart, que em parceria com Anísio Campos, que já havia participado na criação do Mini-Dacon, criou o PAG, um Voyage com inspiração no Porsche 928, e os NICK em várias versões derivadas da Saveiro e do Voyage. Estes também contavam, como os seus antecessores com grande gama de componentes mecânicos e de acabamento.
Hoje a Dacon já não existe mais, deixou apenas um marco na esquina das avenidas Cidade Jardim e 9 de Julho, nos Jardins em São Paulo, onde um edifício de design moderníssimo construído onde desde de sua inauguração foi à concessionária VW Dacon, e ostenta ainda o seu nome.
Assim, penso que tal homenagem poderia ser prestada pela BCWS, não só aos carros, mas também ao Dr. Paulo, que tanto contribui para o automobilismo brasileiro, nesta sua curta estada entre nós.
Um abraço,
Fausto
Sou mais um TS branco.
Esse aí tá parecendo mistura de Passat com Brasinca Uirapuru.
Adriano,
Caso o FG não queira o Dacon, conheço alguém em SP que talvez se interesse… Qualquer coisa, entre em contato comigo pelo e-mail da Home-Page do Passat ([email protected]).
Abraços
FG, mandei te um e-mail. Sei de um que está abandonado precisando de restauração. Mas é DAcon e tem todos os detalhes, como faróis e o vidros traseiro… já as rodas.. sorry, se foram.
boa tarde adriano.
esse dacon que vc fala na mensagem acima,ai esta neste local que vc viu?
meu email [email protected]
qual modelo ele é?
no aguardo.
Verdade… Quem enxergou nesse Passat alguma lanterna de Del Rey, guarde um gole pra mim também, porque a cachaça é da boa, hehehe…
Quanto a carro X “dar ralo” em carro Y… Com certeza Passat já levou a pior contra Dodges (V8 ou Dodginhos), Opala, Corcel, Chevette… Assim como também é certeza que já levou a melhor sobre os mesmos Dodges, Opala, Corcel, blá, blá, blá, blá… “Pelamor”… Isso não é argumento pra dizer se um carro é bom ou ruim.
E já que o assunto é Dacon, algum blogueiro saberia dizer qual o paradeiro das 2 ou 3 unidades do “Passat Limousine” feito pela empresa?
Ou, saindo do assunto “Dacon”, mas ainda na área dos Passat transformados, alguém sabe dizer se o “Passat-Malzoni” foi realmente produzido (exceto, claro, o carro usado na Quatro Rodas na época) e se ainda existe algum?
MÁRIO BUZIAN,
Não podemos nos esquecer das peruas passat de 2 e 4 portas, sendo que essa tinha um plus no alto da capota. Eram lindas e vieram antes da Parati.
Galera,gosto é gosto…Não acho que esse modelo da Dacon seja bonito,mas gostava de um quatro portas com porta-malas saliente (semelhante ao Santana, se não me engano,era o 822),o primeiro carro que eu vi na cor branca perolizada,que o pai de um amigo da escola tinha,e era o máximo,com rodas do Rodão imitando as Audi (aro 14,por sinal,com Pirelli P6,importados) Pioneer KP500 no painel,bancos de couro e as famosas polainas sanfonadas,que eu vi alguém citar…Tudo isso em 1980 !!!
Outro muito bacana que eu me lembro era um TS 1978 prata transformado pela Dacon,com teto solar de lona,volante Motolita, motor 2.0,carburação Weber 40,ar condicionado,pintura especial,e TODOS os frisos pintados de preto fosco,que logo depois viraram moda…A carroceria era igual à usada nos Passat,mas com muito bom gosto estético nos acessórios,e o carro era uma delícia de andar…Comprei esse Dacon de um playboy do Jardim América em fins de 1988,o carro tava largado no fundo da garagem dele há uns três anos,coberto de poeira e sujeira,levei duas horas pra fazer o bicho funcionar,mas valeu a pena…Acabei negociando com um doente por Passats (assim como eu),e que deu muito valor ao carro,mas que acabou destruindo o bicho num racha com um Maverick V8 na Praça Panamericana (o cara quase morreu nessa).Imaginem só como a barata andava forte,com tudo de bom que era disponível nessa época…
Pois é,velhos tempos…Definitivamente não voltam mais !!!!
E o teto solar discreto?
Deve entrar pouca água por ali.
Lixo de carro, estragaram um TS.
Ainda babo pelo Passat, desde o fantástico TS dos anos 70 até o Pointer e o Iraque da metade dos anos 80…
E a única modificação que eu gostava na época (pq hj não teria nem a paulada) era aquela que deixava ele parecido com o Audi Quattro…
Feio. Estragaram o Passat. As lanternas eu não sei, mas a coluna de trás do vidro lateral do passageiro é igualzinha a do Del Rey.
Parece até que emendaram a traseira do sedã (ou seria coupe) da Ford com a dianteira do Passat…
Alguém aí disse lanternas de Del Rey? Esse tomou umas cachaças brabas…
só para botar mais pimenta…. cansamos de dar ralos nos passat’s – todos eles – com nossos dodginhos 1800 e com o polara – a arrancada deles era fenomenal – apesar de terem uma lataria de m…..
Só para tarados ultras da marca wv – fursquivaguen – muito feio , era mal construído a bolha de acrílico em pouco tempo ficava com algumas rachaduras o acabamento ruim,porta bolsas (aquilo não podia ser chamado de portamalas) afinal o acesso era pelo interior do ´veículo.Só para tarados pela marca… no geral um lixo
Credo! Chuta que é macumba!
Parece a traseira do Renault Fuego, que snme era feito sobre a base do R18.
[ ]’s
Ainda sou mais o TS 77, com os 4 farois redondos. Na época eu achava esse o Dacon o máximo, mas hoje prefiro meu 77
Passat com lanterna de Del Rey e vidro arredondado do carro dos Jetsons?
Fala sério!
Além de feio , era mal construído e de péssimo acabamento,sem contar o acesso ao porta malas,que era por dentro do carro.Produto engana trouxa.
Schumacher:
Pobre alma, a sua.
Realmente, belas rodas de Ferrari!
Resta saber que Ferrari saia de fábrica com essas calotas medonhas e com rodas de aro 13″.
Até hoje choro de saudade do meu Passat TS 1977, que foi, disparado, o melhor carro que eu tive na vida.
Nunca dirigi um automóvel que fosse tão perfeito, em tudo, ou quase. Lógico que estou falando daquela válvula solenóide que sempre dava defeito e causava superaquecimento.
Mas isso não era nada comparado à caixa de direção, macia e firme, à caixa de marchas alemã, com engates suaves e precisos, à suspensão muito bem calibrada, ao espaço interno excelente, ao conforto dos bancos, ao painel ultra completo, que contava até com voltímetro e medidor de pressão do óleo, ao ótimo porta malas, aos fantásticos faróis de milha (os de dentro) que faziam até cego enchergar e tantas outras qualidades que fizeram do Passat, seja o TS, o Dacon ou qualquer outro modelo, um carro inesquecível.
Até hoje não me perdôo por tê-lo vendido.
Eu tive um Passat Dacon 78, mas era um sedã tipo 3 volumes, muito mais bonito, sem esse vidro traseiro esquisito… aliás, trocava o meu Honda Civic 2004 no pau, para tê-lo de volta.
Nossa, isso é o rascunho do inferno com o time da Portuguesa jogando nele.
Se a galera acha esse feio, o que diram do Júlia… Esse sim uma espécie de Del Rey de fibra montado em cima da estrutura do Passat. E tinha de 2 e 4 portas. O único Passat não original de que eu gostava era aquele que parecia o Audi Quattro.
não vou comentar isso
Conheço um que está na garagem da minha casa hehe.
esse é feio, mesmo pra época dele
muito melhor, como exemplo, é aquele que tentava imitar o Audi S1
hoje ele é feio,mas na época… só quem viveu sabe o que esse carro representou.
Continuo achando que era um del rey todo batido e resolveram fazer uma graça! (pelo menos eu torço por isso) so q nao deu certo! de jeito nenhum1
Abrs!
tive um targa 81, saudades…..
O VELOZ escreveu bem.
Mais do que Porsche 928 ou algum Renault esse carro parece inspirado no Uirapuru, mas com um resultado bastante torpe.
E além da incongruência de estilos entre frente e traseira, essa coluna C altera as proporções originais deixando esse Passat muito feio.
Aliás, qualquer alteração no desenho do Passat incidia no risco de deixá-lo menos agradável. Possuia um belo desenho (muito melhor do que o do modelo atual).
Amigos da Rede Gomes,
como diz o Kamarada Veloz HP, vejo aqui os colegas amantes de automóvel metendo o pau em tudo que é carro que aparece, sem ao menos, ao que parece, tentar entender o porque tal carro existiu nem a época ou pais que o mesmo foi fabricado ou projetado.
Convenhamos que o gosto do Genosse Gomes é um tanto peculiar.
Este carro que hoje eu também considero um erro grotesco de design era a sua época sim um objeto de desejo de todos os jovens da época como o Gomes e eu. Não entendo porque tanto horror acerca de certos carros. Vamos ver o que irão dizer daqui ha alguns anos dos tunados de hoje. Tem cada porcaria rodando por aí.
Mais um detalhe, ha anos atrás acessórios para Fuscas e outros carros eram tidos como horrorosos, coisa de baiano se dizia a época e hoje são o máximo quase disputados a tapa.
Vai entender… .
Traseira imitando o Jensen Interceptor.
sobre carro antigos, visitem http://www.abcoldcar.com.br, que haverá encontro em São Caetano do Sul.
Pode ser da Dacon, pode ser projeto do Anísio Campos mas, que forma cara de destruir um ótimo carro.
Essa traseira, nitidamente inspirada no Uirapurú da Brasinca está totalmente deslocada da frente. As duas não “conversam” e nem se “entendem” esteticamente falando.
Mas, cada um,cada um, né meu…