Carros que eu gosto: Passat Pointer
SÃO PAULO (cheguei tarde) – Um Passat Pointer com 958 km no hodômetro? Pois é, mas o Arthur Gerhard Berger só me avisou ontem. E parece que um cabra de Brasília já comprou. Sorte dele.
Para muita gente, o Pointer foi o melhor Volkswagen já fabricado no Brasil. Tendo a achar o mesmo…
Bom, melhor que todos os que são feitos hoje, é.
Carlos, não deixe de ir mesmo! Vale a pena! E eu espero mesmo que você saia de lá convencido a comprar e manter um Passat. ;-)
Estarei lá com um LSE “Iraque” vermelho. Qualquer coisa, é só chamar!
Opa!!
André Passatovsky, é agora que troco o meu Tempra num Pointer!!
Tô lá!!!
Ah, faltou falar:
O primeiro VW a água NÃO foi o Passat, mas sim o K70!
Isso que dá eu não ter acessado o blog ontem… Perdi este excelente post!
Nada a declarar sobre o GTS Pointer da foto, pois a imagem diz tudo (e há outras fotos deste carro que confirmam a impressão).
Sobre algumas coisas que falaram sobre o LSE “Iraque”, vale corrigir que:
– Eles não eram vendidos como Village (o que já foi comentado pelo Vitão – BH)
– Oo Saddam não “deu o cano na VW”. A Petrobrás, que recebia o pagamento em petróleo do Iraque e repassava em $$$ para a VW, na época solicitou a VW que parasse durante um período a venda de Passat para o Oriente Médio pois estava com excedente de petróleo.
– Raro? Nem tanto… Até que vendeu bem na época, pois era pouca coisa mais cara que um Passat LS e possuia melhor acabamento e equipamentos. Raro mesmo é encontrar um em bom estado hoje em dia.
Três coisas que também valem avisar:
– Publiquei na Home-Page do Passat fotos de alguns modelos de Passat 0km, inclusive sem emplacamento até os dias de hoje. Basta acessar o site e entrar na área de artigos (www.hpdopassat.com.br)
– Para quem é do RJ, no próximo domingo o encontro de antigos do Museu Conde de Linhares fará uma homenagem ao Passat! Compareçam e levem seus Passat! O museu fica em São Cristóvão, na Av. Pedro II 383, próximo a Quinta da Boa Vista. O evento começa as 9:00.
– Finalmente, temos um clube no RJ destinado a este marco da VW e participamos de eventos pelo estado (e até fora do estado também…). Quem se interessar pode ver como se associar ou mesmo conferir as fotos dos eventos que participamos pela URL: http://www.hpdopassat.com.br/passatcluberj/
Esse era um carrão. Sinto não ter tido um. Tive um Gol. Paguei 3anos um consórcio de um mas era 1988. Tive de vender pelo valor nominal das prestações( menos de 1/3 do valor real), porque eu não aguentei pagar, principalmente por causa do aumento de impostos. Para variar, era o mesmo Governo que está no poder hoje. Em vez de abrir o mercado para diminuir o ágio dos carros, aumentaram os impostos… Como sempre. Depois a Receita Federal avalizava os estelionatários que não embolsavam a grana de quem tinha deixado suas economias na compra de um automóvel.
Precisei ir na Receita Federal provar que eles estavam sendo avalistas de fraude e estelionato. Depois de 6 meses eles acordaram e começou a valer a restituição do valor pago, descontado a taxa de administração.
Foi assim que eu paguei um e não levei para casa!!!
Seria o preço de um apê de dois quartos hoje…
Lindissimo o Pointer. Meu pai teve 3 Passats: um LS em 79/80 (amarelo), o modelo anterior do Pointer (grafite metalico) em 83/84 e esse Pointer da foto em 90/91 (branco – nunca soubemos se uma cor original do Pointer ou se haviam pintado, mas era lindao todo preto e branco). Eu crianca na epoca fiquei fa do carro, lavava todo final de semana pra ele ficar nos trinques. Nunca dirigi, mas meu pai adorava. Tinha os probleminhas de entrar agua e poeira de vez enquando, mas nada de mais – carro bom demais esse. Se eu achasse um em bom estado que nem esse eu comprava.
à partir do modelo 85, que ganhou para–choques envolventes e um novo painel, os instrumentos do console passaram a ser o voltímetro e um termometro de óleo.
Sensacional!
Os manômetros do console não eram vacuômetro, amperímetro e voltímetro???
Marcelo, o teu pai teve um igual ao meu. A diferença era que a partir de agosto de 84 a VW lançou o 1.8, ainda com 4 marchas, pouco depois do Gol GT e junto com o Santana. Todos estreando o motor 1.8.
Os mostradores eram vacuômetro, amperímetro e relógio. O conta-giros ficava entre o velocímetro e o conjunto com as luzes-espia, termómetro de água e tanque de combustível, como desde os primeiros TS. Tinha pontos fracos, que os amantes do carro chamam de personalidade, que era o tanque muito pequeno para o consumo de álcool, o câmbio de 4 marchas muito curto, o interior todo preto com o teto solar sem um forro interno (o selinho plástico Recaro do banco sempre queimava as minhas costas quando saia da praia…)… e só! O resto era só prazer.
Depois tive um 89, vermelho igual ao primeiro mas sem o teto solar e com ar condicionado.E esse não tinha nenhuma daquelas “características”… Troquei por um Gol GTi 94 e me arrependi amargamente depois de um ano.
Se pudesse, comprava outro igual a um desses dois ou um iraqueano com a mecânica do Pointer. Aliás já ví um assim vendendo na HP do Passat, inclusive com direção hidráulica de Gol mas não possuía erário para tanto. E ainda não tenho, infelizmente…
Ô mania de começar a ler do final ao começo…..rs. Que deu no chefe hoje? está febril? Acertou no Kadett e agora no Passat Pointer? os 2 juntos? que dia memorável…
Só faltaram o GTi e Uno 1.6R/turbo.
Em 90, minha mãe estava em dúvida entre um Prêmio CLS e um Pointer desses, da mesma cor. E meu pai jogou contra. Para piorar, na rua em frente, um tiozinho tinha um desses aí, para ficar me perseguindo.
lindo, maravilhoso, perfeito.
Já comentei antes, de uma entrevista do Ingo Hoffiman, que ele disse que um carro inesquecível que teve foi um Passat Pointer com motor 2.0 i do Gol GTi. IMagina só, sabe das coisas o alemão.
Não sou lá fã de V W, mas alguns modelos gosto bastante, mas este Pointer é um dos Top dos Top.
Ah, também os primeiros kit turbo que conheci, da Larus, Alcon e Anhangüera foram em Pointer. Aceleração e retomadas impressionantes.
Deixei de comprar de um funcionario da fabrica um Pointer 0km da ultima serie produzida. Onix . Preferi um GTS .(excelente carro tenho um zerado..meu desde 91) Mas o Pointer não comprado ainda me tortura todo o tempo. Parabens pro felizardo. Concordo com o comentario de melhor VW !!!
Olá,
Tive um vermelho, ano 87. O motor AP a álcool era um canhão. Bancos Recaro, rodas aro 14 , pneus de perfil baixo (60) (rasguei dois por causa disto). Vendi para reformar a casa onde moro. Que saudades…
[ ]´s
Meu pai tb teve um GTS Pointer, ano 1984 cor cinza. Se não me engano era 1.6. O 1.8 veio alguns anos depois.
Lembro-me muito bem que ele possuía uns 03 relógios pequenos perto da alavanca de câmbio. Um deles marcava “vácuo”, outro acho que era carga da bateria e o terceito, putz, sei lá!
Bancos Recaro que seguravam nas curvas, todo preto com um quadriculado branco e o volante com 04 botões de buzina, show!
Abs
tive 4 pointers: um branco, um preto, um prata e um cinza na ordem………vou comprar um e restaurar. abs.
Meu pai teve um, cinza escuro… Movido à álcool. Era o meu xodó. Trocou o carro por um Monza SL/E, “beeeem mais confortável, disse ele”… Quase chorei . Espero um dia ter um, da mesma cor, e claro com todos aqueles relógios e mostradores no painel central que eram o máximo…
Eu tive um desses foi o último modelo que veio para revenda Belcar de Goiania.Me arrependo até hoje de te-lo vendido.Parabéns para o surtudo que comprou este da foto. Será que ele revela o preço?
Disparado o melhor carro que tive. Muito, mas muito além dos outros…
Tive 5 Passat’s: um TS 77, um LS 78, outro TS 77, um GLS 84 e um Pointer 88. O 1º TS e o Pointer deixaram saudades. Um pilantra avançou um sinal e quase arrancou a frente do carro. E quase machucou seriamente minha mulher e minha filha. Deram sorte… mas o carro acabou.
Opa, tudo bem blogaiada?
Meu era taxista e teve um Passat vermelho LSE com os bancos vermelhos e tudo mais. Dessa série que era para o deserto como disseram aí embaixo. Lindo carro e o A/C realmente uma maravilha, eu compra sorvete Sem Parar e tomava dentro do carro….
Eu gostava só um pouco de Passat. Tive 2 Pointer e 1 Village.
E, lembrando agora, Passat foi o primeiro carro que dirigi. Era do pai, um 76 com cambio alemão (aquele que se não engrenar direito entra a ré no lugar da 1ª)… faz tempo!!!
Meu filho esqueceu de dizer que eu coloquei um câmbio de 5 marchas no iraquiano: o original de 4 marchas era muito longo.
Esse carro ainda tem plasticos nos bancos Recaro.
E como o nosso amigo Mauricio disse ai em baixo, ele foi vendido por 35.000 para um sortudo de B.H
Coisa linda, hein…inclusive com os frisos abaixo do borrachão intactos, o que é raro.
O passat “iraque” não foi vendido como Village não. o Village era duas portas e com o motor AP600… O passat “iraque” é o LSE!
Gomes, esqueceu de citar a HP do Passat, do André Passatovski!
Muito bom: http://www.hpdopassat.com.br
abraços!
Ja vi num site acho q passat club q existem alguns modelos pointer e ate mesmo um 79 zero Km!!!!!
Procurem pelo site e vejam q ainda existem passats zero km…
Um Passat Pointer desses eu tbm queria…
Embora eu prefire os TS, o GTS Pointer também era um arraso. Aliás, ainda é!
Tenho uma revista Quatro Rodas de 1986 que eles comparam um GTS Pointer contra Gol GT e Monza S/R. Em velocidade e retomada, o velho Passatão deu banho nos dois, incluindo o Gol GT!!
esse era muito bom !!!
minha tia teve um igual a esse lindo demais e andava bem pra burro.
outro pointer que me lembro bem era do meu tio-avô que comprou de um cara que trabalhava na VW e o modelo era um protótipo com motor turbo que na época a VW tencionou lançar, um carrão !!!!
mas claro que meu sonho durou pouco, pois o motorzão turbo obviamente foi trocado por um normal, mas me lembro bem de vários detalhes no ´painel que permaneceram como o manômetro do turbo, pressão do óleo e outros instrumentos adicionais.
Bem pelo menos dei uma volta nele ainda com configuração “especial” hehehe
esse Passat “iraquiano” 4 portas era vendido como Passat Village aqui no Brasil, não era? Raríssimo, só vi um em toda minha vida. Verde musgo, coisa fina.
O Passat Pointer é o melhor VW brasileiro sem dúvidas, e o novo Golf é uma piada de mal gosto da VW com os brasileiros…
Já tive um 84 e outro 89. Vou ter outro!!!
Fui num encontro de VW’s e quase deixei meu Tempra 97 no mano-a-mano por um Pointer 89 verde clarinho… Minha esposa estava com os papéis do divórcio na bolsa, pronta para o bote!!
Ainda me divorcio…
Meu pai teve uns trocentos Passats. O carro era muito bom (para a época). Como o Tovoinen disse, muito mais maleável nas curvas que o Gol, freio equilibrado, câmbio macio e preciso.
Agora, lembram do Passat Iraquiano? Acabamento interno igual ao do GTS, exceto pelo fato de que era 4 portas e o estofamento VERMELHO. O carro era exportado para o Iraque, mas a VW teve que desovar isto no mercado nacional a preço de banana, pois o Saddam deu o cano. O motor não era o AP, mas o velho MD 270. Câmbio 4 marchas… Putz. Mas era bom, também. O A/C era otimizado para o deserto, então gelava que era um absurdo…
Achava o mal gosto do FG incurável,
pintou um lampejo de cura.
Esse carro é um ícone.
Carro maravilhoso, sonho de consumo de todos durante os 80! O melhor carro Volkswagen do Brasil, na minha avaliação.
era o mais rapido de 0-100 km/h….ficou um tempão no topo da lista da revista 4 rodas.
Realmente belo carro Flavio, um dia ainda compro um desses.
Abraços e Parabens para nossa Lusa.
ANTOLÓGICO…..ESSE PASSAT GERAÇÃO 1,LANÇADO EM IDOS DE 1972-1973,SENAO ME ENGANO,COMO O PRIMEIRO VW A ÁGUA….
FOI ,REALMENTE ,UM GRAND ELANÇAMENTO NA ÉPOCA,QTO AO DESENHO E À MECANICA….AQUI NO BRASIL, TEVE UMA SOBRE-VIDA EXTRAORDINÁRIA,CONCIVENDO AO LADO COM O PASSAT GERAÇÃO 2(QUE AQUI, BATIZARAM-O DE SANTANA)…DESDE ENTÃO,AS GERAÇÕES FUTURAS,O CARRO ALINHOU-SE AO DESENHO DO A4 E ,ATUALMENTE, APROXIMA-SE AO A6….OU SEJA..VIROU CARRO DE EXECUTIVO…..
QUANTO,AO PASSAT GTS POINTER 1.8, A VW, PODERIA TER FEITA UMA SÉRIE DESPEDIDA, COMO ,TIPO, PASSAT 2.0 i, COM OS DETALHES AZUIIS E CINZA DO EXTINTO GOL GTI……
AGORA….APESAR DE ,TERMOS UMA EVOLUÇAÕ MEIA-BOCA DO GOLF(RS….NOS FIZERAM ESPERAR QUASE 10 ANOS, PRA MUDAREM ,SOMENTE, AS LANTERNAS, AO INVÉS DE TRAZER O SIMILAR EUROPEU),ACHO QUE O GOLF TEM O SEU LUGAR DE DESTAQUE,OU SEJA…O GOLF PARA VW, É COMO O PELÉ PRO FUTEBOL!!!
Segundo informações de um fórum que participo, o dono desse carro é de BH e pagou R$35.000,00 por ele, num leilão.
Grande abraço.
Esse era uma espécie de coringa da volksvagen…..quase tão rápido quanto o gol gt, apesar da sua maior massa, e com velocidade claramente superior tocando não raro nos 185km/h reais no plano (contra os quase 180 do pouco aerodinâmico GT). Seu entreeeixos maior proporcionava um carro mais obediente e previsível nas curvas do que o pequeno gol que tinha a manha de soltar a traseira em estilingada (provei na prática) se não desenharmos a curva como convêm. Um carro com mais espaço e conjunto que o pequeno volks, mesmo espírito esportivo e com quase tanta amplitude quanto o santana que era claramente mais moderno. Um baita carro para apavorar nas ruas oitentistas com certeza, sempre na mão, com um câmbio que não se encontra mais a tempos na linha com motro ap. Por isso era um coringa, podia atender muito bem tanto os donos do gol esportivo como o Santana CD com motor 1.8 até então. O melhor volks já produzido? um dos melhores com certeza, meu voto ainda vai para a história e conjunto do Golf em todas suas variantes e épocas!
FG,
Eu tive em 1991 um Passat Pointer 1989,ano-modelo,um dos últimos fabricados,na cor branca,e completaço,com ar condicionado e teto solar da Karmann-Ghia,aquele de bascular e retirar o vidro,original de fábrica.Comprei de um funcionário da fábrica,emplacado em SBC,número VW-1989(placa amarela),plástico nos bancos e soleiras,papel de concessionária ainda sobre os tapetes,e tinha apenas 86 km rodados…
Queria ficar eternamente com ele,e era a minha intenção,mas como negociava carros naqueles tempos, um japonês viu o Passatão uma única vez,quando eu estava passando um pano depois de tirar a capa,e ficou quase três meses me pentelhando toda semana pra vender…O mesmo cara que me vendeu o Pointer ofereceu um Gol GTI da frota da VW com 9 mil rodados,ano 1991,zerinho,na garantia de fábrica,e eu pedi um absurdo de dinheiro pro japa,certo que ele iria me mandar pastar…Ele em duas horas veio com uma mala cheia de grana e me levou o carango…
Posso dizer que esse foi o Pointer mais zero que tive em toda minha vida…Saudades desse maravilhoso carro !!!!!
Que espetáculo de carro! Meu sonho de consumo.
Sinceramente, é um dos carros mais lindos já feitos abaixo da linha do Equador, eu sou de Brasília e ja vi um igualzinho este por aqui, deve ser outro, mas é lindo do mesmo jeito.