Carros que eu gosto: Quantum Sport

SÃO PAULO (adoro peruas) – Diante do sumiço da seção, haverá quem imagine que acabou a lista de carros que eu gosto. Claro que não. Mas suspeito que essa aqui é até repetida…

Não faz mal. A Quantum Sport, com rodas do GOl GT, bancos Recaro, pintura especial (se estou certo, tinha vermelha, branca e preta), era um desbunde.

Aproveitando, uma pergunta: de onde ver o termo “perua” para designar as “station wagon” no Brasil?

Ah, quem me mandou essa foto (e outras), e aproveito para agradecer com enorme atraso, foi o Thyago, presidente do Santana Fahrer Club, um dos mais ativos do Brasil. Valeu, amigo, e parabéns pelo clube!

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
16 anos atrás

Cheguei a ver uma dessa aqui em Maceió. Muito bonita

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Tive um Santana Evidence, uma série especial da mesma época e muito bonito.
Essa Quantum era sensacional e tinha o Santana também.

gilson.bh
gilson.bh
16 anos atrás

Olá pessoal.
Bom, moro em Belo Horizonte, mas fui criado no sul de Minas, e hoje tenho uma “peruinha palio” ou Palio Weekend. Esse termo perua usamos por aqui também, e como a minha é 2000, menorzinha, chamo de peruinha. Tá falado uai.

Abraços a todos, sou outro que aprendo pacas por aqui.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

Gomes..blz ??
Em Piracicaba tem uma vermelha vendendo..ano 89 R$9500
http://www.carroamericana.com.br/2006/detalhe.php?id=240530

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Tanta foto boa pra colocar……e vem logo uma tunada???

Daniel Beltz
Daniel Beltz
16 anos atrás

O termo Soteropolitano vem do vocabulo grego “Soterus”, que signifca justamente “Salvador”.

vitão
vitão
16 anos atrás

obrigado pelos elogios, mas só reproduzi uma explicação que li a muito tempo, e não sei o autor (como é assunto de matuza, deve ser do Joaquim, do Brands, ou do CC). Isso me lembra uma propaganda de um jornal onde o personagem pergunta por que quem nasce em Salvador é soteropolitano e não salvadorenho (alguém sabe? o blog do FG também é cultura!) .

.
.
16 anos atrás

Só o paulista usa o termo perua, Gomes.

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Vitão, valeu pela explicação! De fato era uma pergunta que eu me fazia de vez em quando, mas que nunca encontrava resposta.
A explicação foi tão boa que não ficou devendo nada para a de um historiador.
Como disse um outro blogueiro, vivendo e aprendendo.

Leandro
Leandro
16 anos atrás

Esse carro me traz lembranças, o meu pai tinha uma igual a essa (1990, se não me engano), ficou uns 5 anos com ela e só vendeu pra comprar uma casa…Outro carro que me traz lembranças é o Del Rey (meu pai tinha um azul, lindo, 2 portas, claro)…são dois carros que se pudesse compraria igual, pra ter na garagem (e andar tb, pq carro foi feito pra andar)…

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

“Aproveitando, uma pergunta: de onde ver o termo “perua” para designar as “station wagon” no Brasil?”

Gomes, não sei responder à sua pergunta, mas descobri que me enganava sobre um outra questão. Eu achava que o SW significava Super Weekend. Acho que pensava isso porque realmente saiu um modelo de algum fabricante com esse nome. Super Weekend. Ia morrer sem saber que SW é Station Wagon. Vivendo e aprendendo…hehehhe

Belair
Belair
16 anos atrás

Mandou muito bem ,Vitão.Até q enfim alguem explicou a “perua”.Em todos os sentidos,inclusive exemplificando muito bem. Juliana,Juliana…

Edgar Sp
Edgar Sp
16 anos atrás

Lindo carro.
Adoro esses Santanas/Quantum “quadrados”.
Meu pai era taxista do aeroporto de Guarulhos aqui em São Paulo e pilotava um Santanão, depois teve duas Quantuns, uma dessas inclusive o vitimou em um acidente na Via Dutra em 2005. uma garota entrou na contra-mão e colidiu de frente com a caranga do meu velho (Saudades Pai).
Mas meu sonho era ter um Santana EX, eita carro bonito. No ano passado eu comprei um Santana GL 2.0 vinho lindão. Só que bebia demais e me desfiz do Mad Max.
Quem sabe num futuro próximo eu não compro um outro??

PS: Obrigado a todos os frequentadores do blog, estou aprendendo bastante com vocês lendo as histórias e acessando os sites que vocês indicam.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Mas a Quantum é linda em qualquer versão. Se fosse para comprar um wagon, com certeza eu optaria por uma Quantum antiga, aquelas com detalhes em alumínio nas portas.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Interior do gol gts, motor 2.0 de 125 cavalos (brutos) e seu entreeixos longo eram capazes de despachar bem os gol esportivo – menos o gti – em estradas com curvas de raio médio para longo e em grandes retas….uma station bem interessante sem dúvida.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Vitão,

Essa última, até eu, que odeio peruas, gosto.

vitão
vitão
16 anos atrás

Por uma explicação que li a muito tempo, o termo “perua” foi aplicado na década de 50 (quando o Cerega era jovenzinho) pelos lojistas da Duque de Caxias ( rua de acessórios em SP). Ao contrário dos sedans, que tinham a traseira com perfil baixo, as “peruas”(carro) tinham uma linha alta, parecendo uma perua (o bípede emplumado), com o rabo mais alto que o dorso. Daí dizer-se que que o carro era uma perua, ou seja, tinha um rabo (traseira) elevado, destacado do dorso, o que sugere grande capacidade de carga. Depois generalizou-se dizer que uma mulher que se enfeita muito ser uma perua (talvez queriam dizer pavoa, mas a femea do bicho parece mulher de congressista, é bem discreta) , porque ela usa o rabo enfenitado para chamar a atenção. Sem discriminação, vocês entenderam. As minhas peruas preferidas são uma RS-6, AMG 63 Touring, e a Juliana Paes (não necessariamente nessa ordem).

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Saudades da época em que os esportivos e mesmo uma versão especial como esta vinham com bancos recaro !!!
Essa Quantum era maravilhosa !!!

Jeferson Dascanio
Jeferson Dascanio
16 anos atrás

A quantum era o carro mais “cjique” da época, junto com classicásso Santana Executivo.

Falows Flávio! Sou teu fã.

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Nossa veiu…. tenho um Gol bola 1.8 Gli… mas troco sem erro por essa Quantum ai… nossa sempre achei lindo esse carro…

Thyago Szoke
16 anos atrás

Valeu, Flavio! Sonho de muitos nos anos 90, equivalia em preço a uma Fielder hoje em dia, enquanto a GLS estava no patamar das 307 SW… carrão! Ainda terei uma dessa! Abração!

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Sem dúvidas, uma das mais belas versões da Quantum (e também uma das mais belas entre as wagons brasileiras)!

Bons tempos em que eu via uma Sport vermelha impecável em um dos estacionamentos da UFRJ. Ainda vejo a antiga dona, mas o carro deve ter sido trocado por algum sem graça atual. A última Sport que vi tinha um abominável quebra-mato na dianteira…

Amazin
Amazin
16 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Santana GLS 1.8, ano 1988. Otimo carro, preto onix, completaço. Bateram nele no acostamento, deu PT. Com a grana, comprei uma Quantum GLS 89, 2.0. Que espetáculo, na primeira volta já vi que era muito melhor que o Santana, paixão a primeira vista. Pena que durou pouco, quebrou a barra de direção e só não morri porque não era hora. Por fim, tive um GLi 1995, 2.0, um espetáculo de carro.

Adoraria ter um Santana mais novo (2001, 2002), mas com o preço da Gasolina…

Joel_RS
Joel_RS
16 anos atrás

Opa, eu praticipo do SFC como Joel_RS!

Por aqui tem uma Quantum dessas vermelha mas a coitada tá meio judiada.
Fora o Santana EX, a Quantum Sport é minha preferida da linha Santana/Quantum.

cleber
cleber
16 anos atrás

Tambem moro em SC,apesar de ser paulistano e aqui em joinville não chamam de perua não.Acho que isso é coisa de paulista,mas é uma forma legal de tratar esse tipo de veiculo.

machinist
machinist
16 anos atrás

Aqui no sul, SC, também chamam de perua. Acho que o termo perua tem a ver com o tamanho, já que se usa bastante pra Kombis, e agora também para as bestas. Os motoristas são chamados de perueiros. Acho que na falta de outras Kombis, começaram a chamar também as SW de peruas, numa época préva às Bestas e relacionadas da Kia. Daí, ficou…

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Amigo meu tinha uma AP2000 branca. Era um foguete! E os bancos Recaro faziam qualquer moleque sonhar em ser piloto…

Jason
Jason
16 anos atrás

Acho que só os paulistas chamam caminhonetes de peruas…

Fui no dicionário Houaiss e tá lá:
“Regionalismo: São Paulo.”

Em Portugal é carrinha. Acho simpático!

FIASA
FIASA
16 anos atrás

Tempra SW nela!!!!!

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
16 anos atrás

o termo perua,senao me engano, vem da época das “Jardineiras”

Allan
Allan
16 anos atrás

Uma GL maquiada, já que a versão mediana também era mais esporte do que a GLS e contava com as mesmas rodas. Só que, assim, essa quantum lembrava demais uma ambulância… E a vermelha era carro dos bombeiros! hehehe…
A preta só não passava por funerária devido aos frisos vermelhos (que estão ausentes nesta Sport Branca), mas ainda assim ficaria com uma GL com teto, rodas cinzas e pintura preto-onix…

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Meu Pai teve uma ,branca , mas tinha dois defeitos ,primeiro a suspensão muito mole ,lotada os pneus raspavam no paralama, e seu motor 1.8 era muito fraco para o carro ,a fabrica uma vez chamou os proprietarios para mudar o ponto do motor porque estavam estourando por todo o brasil, atrazaram o ponto e ficou mais fraco ainda ,meu pai vendeu o carro.Acho que o motor 2.0 deve ter melhorado muito o comportamento da pirua!