Carros que eu gosto: Renault 5
SÃO PAULO (tem por aí…) – Eu e os pequeninos… O 5 é um dos clássicos da Renault, que acabou dando origem ao Clio. Lançado em 1972, vendeu mais de 5 milhões de unidades e já é considerado um pequeno clássico na França.
Aluguei um desses em 1989 para ir do Estoril até Jerez em companhia do meu grande amigo Celso Itiberê. Na época, eu fazia F-1 pela “Folha” e ele, pelo “O Globo”. Viajamos pela costa, passando pelo Algarve, até chegar ao sul da Espanha. Numa das paradas ficamos numa pousada instalada exatamente na quina de Portugal. Não é exagero. Olhem o mapa e percebam que Portugal é quase um retângulo. No vértice inferior esquerdo há uma quina. Um penhasco e tanto. Debruçada sobre as rochas fica a Pousada de Sagres – Infante, que na época não tinha mais de dez quartos. Já ampliaram.
Bons tempos de corridas em lugares muito mais civilizados que Bahrein ou Pequim.
Um primo francês do “nosso” Corcel primeira série.
Dá pra ver que o “DNA” é o mesmo…
Bons tempos de corridas em lugares muito mais civilizados que Bahrein, Pequim ou São Paulo.
Pessoalmente prefiro o 5 Turbo, com seu motor entreeixos traseiro, mas é sempre um prazer ver um carro com cor diferente dos monótonos cinza prata, cinza chumbo e preto que compõe 95% da frota paulistana…
Carrinho interessante. Mas o Turbo é de matar.
Tinha uma época, tinha uns 21 anos, tinha um R5 TS, 64 HP, andava bem, mas a suspensão era tão mole que o carro incilinava nas curvas com vontade de capotar. Na chuva era, já que não tinha estabilizador algum, bem competente. O sonho da gurizada era o Renault 5 Alpine de 93 HP. Antes de chegar o Turbo 5, é claro…
eu gostava das banheiras americanas, depois deste blog do Gomes, mudei de gosto….estes carrinhos pequenos dá para rodar no dia a dia…legal mesmo.
Quem gosta de carro feio , deve comprar um Renault.
Mais um dos que me fazem lembrar da terrinha. Se não me falha a memória, em 1.985 existia o Super 5, uma versão mais atualizada para a época, deixando o carrinho mais bonitinho.
As vezes eu pegava carona com um amigo que tinha um verde metálico, ele trabalhava na mesma fábrica que eu, quando morei na Itália. Boas recordações!
nossa que desgraça !!!
o R5 turbo apareceu num filme da Pantera cor de Rosa, acho qu último feito pelo Peter Sellers. O interessanto do R 5 é que a campanha de lançamento dele foi gravada em Brasilia, para fazer uma relação do desenho dele com o futurismo. Cheguei a ver um desses filmes num festival de publicidade.
Cadê “meu” Renault 5 Turbo?
Concordo com o Lemigrant… é muito feio!
Feidemas!
Mas uma coisa é certa, nos dias de hoje as marcas perderam um pouco de suas caracteristicas , o Renault 5 tinha cara de carro frances, dava impressão de ter a traseira leve ,como nos Peugeot e Citroen ,talvez por causa do corte reto do paralama traseiro.
Alias, falando em Ford, até que lembra um pouco os primeiros Fiesta que apareceram aqui no Brasil…
Bonito mesmo o carro…
Verdade ,Vitão!
Jonny O + , a Ford comprou a Willys que era associada à Renault no projeto do R-12 , que era o Corcel.
O bom é saber que você lê os meus comentários e sabe que está censurando uma crítica construtiva. Tudo de bom.
Sam,
O Corcel era mecanicamente um Renault, lembre-se que a Ford aqui no Brasil compou a Renault que fazia o Gordini.
E as rodas com 3 parafusos. Foi daí que o nosso Corcel tirou essa idéia.
Flávio,
Esse aí até que é bonitinho, mas o melhor é o “irmão invocado´´ o Renault 5 Turbo.