Da América

SÃO PAULO (cara de bom gosto) – Meu amigo Jim Craig, dekawezeiro nos EUA, acaba de comprar esse carrinho aí embaixo. Agora quero ver se a blogaiada está ligada. Sabem o que é?

De quebra, uma fotinho da van e da pick-up que fazem parte de sua coleção. Vamos lá, descubram tudo! E como se vê, nem tudo feito nos EUA é horroroso…

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Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Nada como um mestre para esclarecer (?) a malta.

mahar
mahar
16 anos atrás

Mais uma vez a malta desinformada repete o que a Globo diz: O Corvair não deu certo porque os americanos babacas nunca aprenderam que a opera maestra de Ed Cole tinha que ter pressóes diferentes na frente e atrás. Quem ja andou de Fusca sabe o que aontece quando não se respeita esse mandamento basico de pressão dos pneus. em carro de tudo atrás. Mas o carro vendeu muito bem para um carro de sabor europeu. Só que dois anos depois de seu lançamento o general mandou o Chevy II, um Ford Falcon da GM, com trens de força bem convencionais, que foram usados aqui no Opala 4 e 6. Em 65 saiu um modelo que não dava de rabo como o esse primeiro. Tinha uma suspensão traseira bem parecida com a da Kombi Clipper, mas nessa altura a GM já tinha percebido: o povão queria (e vendia aos montes) o Chevy II, inclusive em versões com motor Small Block V8. O Corvair foi morrendo por si só. Aí a %!$&#enrustida do Nader aporveitou e mandou seu folhetim de %!$&#abusando do direito de falar burrices, e com ele ficou famoso, porque a GM mandou investigar até a vida sexual dele. Ora, um babaca não tem vida sexual!
A morte do Corvair nada teve com Nader nem com o Camaro, resposta ao Mustang atrasada dois anos e meio: era o próprio mercado que queria outra coisa mais careta.
As Konbis se chamavam GREENBRIER.
E tenho dito!

RL
RL
16 anos atrás

Alguem lembra do Democrata?

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Joe,
tanto era mal-intencionado o tal fulano advogado que se a intenção era alertiva e jornalística, era citar somente uma simples solução:

TROCAR as buchas da barra estabilizadora traseira, coisa de 35 cents de dólar, na época. Como não tinha recall, a GM dormiu de touca. Pena. O único lado bom é que foi antecipado o lançamento do Camaro.

Quanto ao cinto de segurança e outros dispositivos, ele foi oportunista – a Volvo e Saab foram as grandes frentes em segurança ativa e passiva nos veículos.

Quanto ao John Barnard, ele não fez nada além de dar continuidade ao que Colin Chapman já estava fazendo desde a década de 70.
Como Chapman saiu de cena, sobrou apenas Gordon Murray e Barnard como referências.

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16 anos atrás

Quem tem um E-type deveria, no múnimo, saber escrever o modelo !
Senão fica parecendo mentira…

joe tripalldi
joe tripalldi
16 anos atrás

Tudo bem, mas esse Nader não era um sacana em busca da casa branca e sim o cara que deu inicio a segurança dos automóveis,NADER É UM JOHN BARBARD ( BARNARD E SEU CHASSI DE FIBRA DE CARBONO, QUASE UM JESUS CRISTO SUL AFRICANO SE É QUE EXISTE CRISTO NA AFRICA DO SUL) DOS CARROS DE RUA COMO SABEMOS BARBARD PRIMO DO MEDICO QUE INVENTOU O TRANSPLANTE DE CORAÇÃO ´E CONSIDERADO SANTO NA F1 PREGUNTE A QUALQUER PILOTO RÁPIDO OS LENTOS NÃO SABEM DISSO E NÃO PRECISAM SABER)Nader deu inicio aos cintos de seguranças e outras coisas esse corvair parece que tinha uns problemas não lembro quais, me nego a rercordar o passado o tempo todo, só as vezes, e outra coisa o FG gosta da pior época dos carros os anos 70 quando os carros eram quadrados DKW tudo bem porque realmente é lindo mas não vaila nada na serra paravam iguais gordinis fervidos aquela fila… mas o desenho do carro vale a pena , um exemplo dos anos perdidos em desing quadrado é a mercedes 450 conversivel hoje não vale nada , ja uma 280 conversível é disputada a tapa se falarmos da 300 asa de gaivota então, os anos de ouro foram os 60 50 onde foram projetados a as obras primas que inspiram tudo até hoje, hoje estamos em um bom monento a audi finalmente fez carros bonitos a coisa de 2 anos a bmw carros esportes lindos, o que há de mais lindo que um jaguar XKE ? eu tenho um branco com capota HARD TOP CUPE que fecha o tempo
É UM CARRO PEQUENO MAS LINDO , QUEBRA TAMBEM AS VEZES COMO TODO JAGUAR MAS JAGUAR É JAGUAR O QUE NÃO QUEBRA É VW E PORSCHE MERCEDES E AUDI CARROS ALEMÃES MAS A BELEZA DOS CARROS INGLESES E ITALIANOS VALE O MICO DE FICAR PARADO NA RUA A PÉ ESPERANDO O GUINCHO.

rique
rique
16 anos atrás

Aqueles dois, fazem gênero ,”vem de ré, que estou em primeira”.
Projetista titubeante, ou versão automobilística da opção sexual…

rique
rique
16 anos atrás

Esse é o Corvair.Especilaizado em capotagem.Trapezista de circo ,estava mais seguro.Uma caricatural tentativa da GM de “volksvaguisar”…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Naquele post do NSU já tinhamos falado desse carro. Gostava dele. Outro no mesmo estilo que eu adorava era o Oldsmobile F85. Pegar um vermelho conversível, hummm.

amaral
amaral
16 anos atrás

vi anteontem na TV um filme de surf dos anos 60, os caras (tudo branco loiro da kalifornia) viajavam numa van dessas.

BBASTOS
BBASTOS
16 anos atrás

O de cima é um Chevrolet Corvair Monza 64-65.

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16 anos atrás

Este é o Corvair Monza, o “nanico”, com 90 HP.
Os modelos Corsa tinham 165 HP.
E a Crown disponibilizava um kit com 2 Weber triplos, que vitaminava o engenho a 250 HP.
O Corvair foi crucificado pelo idiota do Raph Nader, que tentou abrir caminho até a Casa Branca, com denuncismos baratos.
Mas o “mensageiro do apocalipse” se deu mal, e caiu no ostracismo.
Alguns motores de Corvair foram montados no braZil.
O Zeca Giaffone teve um em um VW pé-de-boi; e o Henry Strasser, em um Karmann-Ghia.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Corvair. “The poor man’s porsche”. Sobre o comentário de que nem tudo que é feito nos EUA é horroroso, realmente a maior parte do que eles produzem é de coisas muito feias, como as porcarias a seguir: Mustang, Camaro, Corvette, Barracuda, Charger, Challenger, GTO, 442, Roadrunner, Cobra, Thunderbird, Firebird, Viper, Impala, as camionetes da série F, os Chrysler da série C, Ram, Cougar, Hudson Hornet, Ford GT, El Camino, Chevelle e outras porcarias do gênero. Trapizongas que nunca chegarão aos pés dos Ladas, Trabants e DKWs.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

A frente desse carro parece a traseira das veraneios antigas…
Mas eu gosto !!!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Meu pai teve um desses. Conversível, prata, com bancos vermelhos. Era um 65, em 66. Dava para tirar a maior onda…

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Chevrolet Corvair, uma das tentativas de fazer carros economicos e compactos. Este modelo coupé da foto, tinha motor de 6 cilindros, traseiro,refrigerado a ar mas nunca foi bem aceito pelos americanos.
Apesar de ficar em produção por quase dez anos (1960-1969) teve o golpe de misericórdia dado pelo advogado Ralph Nader.
Por aqui como foi lembrado, teve a motorização comercializada e instalada pela oficina Traga Florio em Pinheiros (SP) nos Karmann Ghias que ficavam bem interessantes, apesar dos Kgs ainda não disporem de freios a disco, era uma “emoção” a cada esquina na hora de segurar a barata.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Eita Corvair. Carro lindo. Aliás, tem um conversível sendo vendido por aqui, azul claro metálico.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Esse ainda é um dos corvairs feios, os Corsa e os Yenko são lindos.
Eles não são perigosos da forma que o livro do nasser falou, se fosse assim os fuscas são tão perigosos quanto. Aquilo lá foi mais um ataque de estrelismo que fatos reais.

Théo
Théo
16 anos atrás

Gomes, por favor… ? “FotinhA”. Com A. Não pegue esse vício ridículo de internet. Ou vc chama suas motos de “motinhos” ??

No mais, belo carro…

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Linha Corvair,a idéia da poderosa GM de fazer um concorrente para os VW Sedan e Kombi,mas com motores de seis cilindros a ar traseiros(e que ficavam maravilhosos nos Karmann-Ghia…).
Tornou-se um pesadelo depois de Ralph Nader mostrar a insegurança que esses simpáticos carrinhos traziam,e acabou descontinuado em 1969…O Camaro assumiu o espaço dele,como tradicional concepção americana(motor grande na frente,tração na traseira,estilo PonyCar),e ambém com a missão de roubar compradores de Mustang(idéia repetida,pois quando o Corvair chegou um dos adversários era também o Ford Falcon).
As caminhonetes são bem interessantes,e tenho alguns comerciais de TV com eles,que tirei do YouTube…

reinaldo oliveira
reinaldo oliveira
16 anos atrás

Boa tarde FG!
Sua uma pergutinha como busólogo que sou, esse ônibus da primeira foto faz parte da coleção? Se eu não me engano já postado aqui, na primeira coluna bus stop.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Corvair…sure!