Desafio da hora do almoço
SÃO PAULO (cada carro…) – Vamos lá: local, ano, pilotos? Quem ganhou, quem perdeu?
Imaginem uma largada dessas ao vivo. E a cara-de-mau dos três Porsches-Gulf? Acho que nunca mais se fez nada tão bonito sobre rodas. Exceto na União Soviética, claro.
The Câmera
Parece que você tem razão.
Minha unica duvida sobre os dois endereços ,seria aquela ultima imagem de um carro vermelho sendo ultrapassado que pareceria seria uma Ferrari 512.O que ela estaria fazendo lá 13 anos depois?Mas não da para ter certeza,e poderia ser tambem um evento de antigos.Mas grato pela sua observação
Fábio Taccari. Esse vídeo é de um Porsche 956 em 1983, com Derek Bell ao volante. Acho que quem postou, deu um bela confundida.
Boa Noite Flávio Gomes ????? Quem ganhou fa Prova do DVD de le Mans foi o segundo piloto da Equipe Porsche Gulf 22 Larry Wilson, com o fenômeno Michael Delaney do Porsche 21 (substitui Johan Ritter, já nesta época existia ordem de equipe… rsrsrsrs) se pegando com o Erich Stahler da Ferrari. Os principal perdedor foi Lugo Abratte da Ferrari que conseguiu estourar um pneu dianteiro na metade da última volta. O cavalo paraguaio da corrida foi o Porsche branco que disparou no começo da corrida e teve o motor quebrado no início da noite. Flw.
http://video.google.com/videoplay?docid=1364173336824248734
O endereço é esta ai . para quem quiser ficar sem folego on board de uma 917 dando uma volta em Le Mans.Impressionante ,verificar no cronometro quando ela entra na grande reta de Mulsanne as marchas acabam logo ,não se tem mais nada que fazer no cambio e pé fica no fundo quase um minuto ja fora de giro,e as arvores passando a quase 400/hora enquanto a 917 vai ciscando.Para mim o ano da Le Mans foi o seguinte. 1971.Foi o ultimo ano antes de fazerem modificaçoes para diminuir um pouco a velocidade.Neste ganhou o Mark-Van Lennep com 917.outra em segundo seguidas de duas 512.Coisa fina era a 512 azul preparada pelo Roger Penske que ficou embutida nas primeiras horas atras de duas 917 “cauda longa”.O carro quebrou ,mais era realmente linda
Acho que o Rodrigo está certo, o Pedro morreu de Ferrari, em Norisring. e Acho que quem está guiando o n° 25 é o Vic Elford, que deu uma primeira volta fantastica, e abriu muito dos outros. Mas, durou pouco, e quebrou logo. O Elford, de SP, andava muito !!!
Acho – eu disse acho – que Pedro Rodriguez morreu guiando uma Ferrari Intersérie. Tem vídeo no Youtube, vou checar.
Steve Mcqueen!!!
Steve Mcqueen!!!
Steve Mcqueen!!!
Ps: o filme é DUKARÁI!!!
Seria legal se nosso FG fizer em um futuro próximo um especial sobre o extinto WSC, falando de pilotos como Derek Bell, Hans Stuck, Jacky Ickx, Stefan Bellof, falando sobre os Porsche 917-956-962, Mercedes, Jaguar e os japoneses, e suas pistas clássicas.
Cláudio, acho que tivemos mais um piloto que morreu em um 917K: Pedro Rodriguez em Norisring em 1971. A confirmar.
Uma das coisas mais legais desses 917, eram aquelas ventoinhas bem grandes sobre a carenagem traseira. Obras primas de tecnologia. Motores refrigerados a ar com potência gigantesca.
Le Mans, 70. ültima largada com os carros colocados na lateral da pista no estilo que se convencionou chamar de “largada Le Mans” mas os pilotos não correram atravessando a pista para entrar nos carros, resultado da morte de John Woolfe no ano anterior em um 917. ünica mrte de um piloto nesse carro.
LeMans 1970.
Pilotos
-917 :Jo Siffert, Pedro Rodriguez, Brian Redman,Richard Atwood(Salzburg)
-Jack Ickx de 512S
Tenho uma foto que uso na área de trabalho dessa mesma prova..só que com os carros chegando na Arnage…e na frente estava o #25…
Um foguete essa criança…se existir em miniatura 1:18 eu compro um dia…
André…nunca na história deste país se copiou tanto cd e dvd… teria como vc me arrumar uma desse filme?? deve ser maravilhoso…ainda que mal vencido por essas (erg) Porsches…..
Também tenho o DVD deste magnífico filme. Já perdi as contas de quantas vezes assisti esta cena… Os 917 são os mais lindos carros já criados.
Tive um par de faróis de milha Lucas, ingleses que era um show. Infelizmente eram 6 volts.
Foto linda…falta so os GT 40 ora ficar completa a foto…
Dos Gulf-Porsche, Jo Siffert / Brian Redman no #20, Leo Kinnunen / Pedro Rodriguez no #21, David Hobbs / Mike Hailwood no #22.
As Ferrari tinham Jacky Ickx / Peter Schetty no #5, Ignazio Giunti / Nino Vaccarella no #6, Derek Bell / Ronnie Peterson no #7 e Arturo Merzario / Clay Regazzoni no #8.
Monstros Sagrados, eram 376 Km. e nunca deram capote aerodinâmico na Mistral. No Autorama da Sébring eram os carros! E as Ferrari na entortada? Quem eram os pilotos?
Outra controvérsia. Porsche 917K como descrito em outro tópico não é Porsche Turbo. K é sigla para Kurzheck, traseira curta em alemão. O 917 da Salzburg número 25 da foto, por exemplo, é um 917L – L de Langheck, traseira longa em alemão.
Porsche Turbo é o modelo Can-Am, saga iniciada pelo 917/10, passando pelo 917/20 e depois pelo 917/30. Estes carros tinham potência descomunal… em dinamômetro, superaram 1.005 cavalos. Nas corridas, usavam 880. Com um destes carros, Mark Donohue venceu a Série Can-Am, que entrou em declínio depois disto.
MUITO BEM !!!!! A Lucas foi realmente uma empresa de autopeças ou autoparts, como queiram, achei que era o unico a saber isso por aqui..marquemos a entrega do pirulito para o proximo farnel……OBS: os Porsches GULF não andavam tão bem, apenas tinhão medo das ALFA ROMEO atrás deles (pondo-lhes uma volta, claro) então aceleravam o que tinhão.
Amigo Rodrigo: As publicações da época , descrevem que os 917 KKK (TURBO) realmente “pulverizavam “os cronometros e que , chegaram a andar à 400 Km/h…A questão não era necessariamente de pneu , pois se o fosse nenhum veiculo desenvolvido para bater recordes de velocidade (Ex: Salt lake) o faria…
Bem colocado Rodrigo M.
não tenho lembranças de que a velocidade na reta ultrapassava os 400. Se conseguisse essa proeza os pneus durariam umas 4 voltas e olhe lá. Para uma corrida de longa duração, cujo recorde de distancia superou os 5.000 km em 24 horas !!!!, (Inacreditável), fica mais dificil ainda acreditar. Mas que largada exuberante. Ô maravilha.
igualzim qui nem qui hoje…puiffff
Há controvérsias.
Nunca vi um carro com pneus do tipo usado em 1970 ou 1971 andar a 400 km/h em linha reta… não eram slicks.
O recorde pertence ao protótipo WM-Secateva, 405 km/h, cortesia de Roger Dorchy, nas 24 Horas de Le Mans de 1988.
Lembrei-me do desenho do Speed Racer.
Essas Porsche foram as coisas mais espetaculares ja produzidas para correr.Desciam o retão de Le Mans ,quando ainda tinha o retão,a 417km/h.
Rodrigues e Siffert eram os caras la’.
Reconheci ser LeMans e o ano por ter assistido ainda esses dias em casa o dvd do filme 24 Horas de Le Mans com o Steve McQueen… aliás, muito bom mesmo, as cenas da corrida são sensacionais…
a Lucas produzia autopartes , era acionista da Perkins (diesel) e tinha reputação de péssima qualidade, sendo apontada pela derrocada da industria automobilistica inglesa ( Mini, Britsh Leyland, Jaguar, etc.) . A piada é : por que os ingleses tomam cerveja quente ? Porque eles tem geladeiras fabricadas pela Lucas (deve ser maldade dos alemães da Bosch, mas tem um fundo de verdade).
Olha de onde tiraram a cena da largada do filme 24 Horas de Le Mans, com Steve McQueen!!!!!!!!!
O Autodromo de Monza, em Milão, na Itália, tem, além da pista tradicional, uma pista oval, que aproveita a reta dos bozes, a curva norte, uma reta oposta, de igual comprimento da reta dos boxes e fecha com a curva sul que tem angulo igual à curva norte
Nosso amigo Luis, vulgo 917K deve estar babando com essa foto.
Principalmente depois da ressaca da Stock, naquele frio insano no interior do Rio Grande do Sul…
Linda a foto!
Eu tenho o filme gravado aqi no meu pc, de vez em quando sempre dou uma espiada, revejo a cena da largada que é incrível!
Esses carros parecem carros de autorama de hoje em dia, motores riduculamente potentes em carros com um peso mínimo envolvidos por uma bolha de plástico finíssima!
Esqueci..se foi 1970 ganharam Hans Hermann e Richard Atwood e se foi 1971 Lennep e Marko.
É a largada de Le Mans 1970, e quem venceu foram Hans Herrmann e Richard Atwood, num 917K vermelho e branco do qual só dá pra ver um farol na foto. O 917 “cauda longa” que está liderando na foto é o de Kurt Ahrens/Vic Elford, que chegou em 18.o. O 917 n.o 20, que é o “astro” de Le Mans (com o Steve McQueen), era pilotado por Jo Siffert e Brian Redman (que dupla!!). A primeira das Ferrari 512S é a de Vaccarella/Giunti.
Acho que é 1970 e se não me engano na branca de rabo longo o companheiro de Van Lenep era Hemult Marko que um dia foi pra F1 e perdeu um olho com uma pedra que estilhaçou a viseira do seu capacete.
Em 71 tenho certeza ter sido esta a dupla que até hj é a recordista de distancia e de média de velocidade da prova.
Uma maravilha, o supra sumo das corridas..a maior…e o 917 povoando os nossos sonhos…
e, bem no meio, o carro azul escuro,acho q número 21, é outro 917 cauda longa, um q tinha bela pintura com motivos psicodélicos em verde sobre o azul – mas não sei quem pilotou.
Tenho uma par de faróis LUCAS…um par de lanternas, uma luz de placa,…rs
Recomendo estes dois sites sobre o 917, o dos hermanos e bem mais completo. No Can-Am o 917 chegou a 1.200 cv.
http://blog.uncovering.org/archives/2007/01/o_ultimo_dos_mo.html
http://www.porsche917.com.ar/index_e.htm
o estive macuim tá em 3º
. Linha imagem, tremendas usinas de força , em que só “alguns pilotos ” tinham o previlégio de pilotar. E pensar que na versão 917 KKK alcançavam 1000 Hp e devoravam a grade reta deste circuito a 400 km/h…..Bom, de qualquer forma ponto para os amigos blogueiros que disseram Le mans e para os produtos da LUCAS, mas o ano…Tenho duvidas? Quanto aos Porsche em Azul, já foi feito alguns outros post sobre a equipe GULF , etec…
será q foi nessa q o jo siffert fez uma c e perdeu quando liderava?
brian redman era seu parceiro e conta q o suiço errou uma marcha ao ultrapassar um retardatário, na frente de todos nessa reta aí da foto, quebrando o motor; o inglês disse q foi a maior chance de vitória q ele já teve em le mans, o carro estava,ou melhor, é, perfeito
Porsche 917… esse carro é o favorito de qualquer fã de automobilismo dos anos 70.
Esses da GULF eram lindos.
Lucas , marca inglesa de autopeças, no Brasil era dona de 50% da Freios Varga depois comprada pela americana TRW. A Lucas tinha em sua linha sistemas elétricos de segurança ativa e passiva (air-bag e ABS) e tbém parte elétrica.
1970, e as imagens dessa corrida foram usadas no filme 24 Horas de Le Mans do Steve McQuim.
O meu Porsche preferido é esse branco #25 que liderou o início da prova. Acho que o piloto era o Van Lenep, não me lembro mas, esse 917 tinha a traseira longa, maravilhosa.
Le Mans 1970, ano em que a Ford “cansou” e resolveu deixar a Porsche ganhar!!
se não me engano Lucas era marca de um sistema de injeção de gasolina, usado por muitos e vários.
Um pirulito par aquem me disser o que seria o patrocinador “LUCAS” nos outdoors espalhados pela pista…
Largada de Le-Mans 1970. 16h00 da tarde …
Acho que BP e Lucas são empresas inglesas. Será na Inglaterra?
Bonitão esta imegem é do filme 24 Horas de le Man, com Steve Macquim.
Ta certo o nome do cara. Tenho este filme. Me passa um endereço que te mando uma copia. Obs. Sou aquele cara que ta montando a categoria classic aqui em Recife lembra?
Abeaços!