Engates, engates…

SÃO PAULO (arranca tudo) – O blogueiro Renato Campestrini me manda notícia publicada no “Correio Braziliense” sobre a regulamentação dos engates no país. Tema que já discutimos aqui.

Resumindo, o Denatran vai publicar uma lista dos carros que podem usar engates. E quem vai definir quais são esses modelos são as próprias montadoras, que terão de informar, para cada carro que fabricam, sua Capacidade Máxima de Tração (CMT). A Ford, por exemplo, já avisou que Ka e Fiesta não podem usar. Outras montadoras elegeram certos modelos como passíveis de instalação, deixando claro, sempre, que o engate tem de ser instalado segundo certas recomendações técnicas, outras indicam apenas equipamentos originais, etc.

A Honda foi a mais radical. Informou que nenhum modelo feito no Brasil é apropriado para rebocar o que quer que seja. Assim, os bonitões que puxam vento com seus Civic podem arrancar, senão serão multados.

Ótima notícia. Essa horda de bobões, finalmente, vai parar de furar placas alheias.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
heitor
heitor
16 anos atrás

Eu penso que a regulamentação é o ideal. O veículo tem um limite de capacidade de carga, o engate tem que ser desmontável como é na Europa, a bolota do engate tem que ser removível quando não estiver em uso. Os engates originais de fábrica oferececidos pelas montadoras como acessório são assim na Europa. Alguém se lembra do engates Hahn fabricados aqui no sul na década de 80?…… eles eram assim, eram mais caros e depois de três décadas de existência deixaram de ser fabricados porque o pessoal preferia os fabricados no fundo de quintal, e por isso mais baratos, e são os que estão ai até hoje, sem nenhuma inovação. Isto é Brasil.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Ótima notícia. Seria eu mais radical. As Montadoras, além de capacidade de tração, deveriam considerar se há espaço no carro para instalar o engate sem ele ficar para fora da linha externa.

Felipe
Felipe
16 anos atrás

Usar engate para puxar carreta de uso profissional, ou seu barco,,, tudo bem, é só mostrar o documento de sua carreta. Mas no Brasil, a imensa maioria dos engates traseiros só serve mesmo para quebrar o parachoque dianteiro dos outros ( amassar a placa não é nada…) Tomara que esta lei pegue ( no brasil, leis “pegam” ou não pegam”… Já tive dois carros seriamente danificados por engates, e agora faço minha parte. Quando vejo carro com engate, e se as condições permitirem, subo no engate e dou uns pulinhos até o engate quase encostar no chão…

roberto
roberto
16 anos atrás

pior é quando o pedestre passa entre 2 carros estacionados e deixa a canela no engate!

Christian S
16 anos atrás

Se ficar assim mesmo e pegar vai ser lindo!

Pra quem anda de moto estas 8*((&*¨%#%* são um perigo ainda maior!

Cesar
Cesar
16 anos atrás

O assunto é polêmico, e a turma que é contra tá ficando repetitiva e sem melhores razões pra defender a retirada…
Tenho engate, meu carro não é dos mais potentes, Palio Weekend 1.3, mas puxo uma carreta barraca para viajar com minha família constantemente, não tenho condições de comprar uma caminhonete ou coisa parecida com maior potência.
Já fazia essas longas viagens com meu Niva, rebocando a carreta barraca ou o Trailer, mas com a vinda das crianças temos que apelar para o porta malas da Palio para as viagens com a carreta.
E ai? Como é que fica?
Resolve o lado de vocês, todos ficam contentes, e os proprietários de reboque?
Pimenta nos olhos dos outros é refresco!
Quando uma lei doida como essa atingir os proprietários de carros antigos por exemplo, restringindo o uso deles em vias urbanas, como vocês fariam? Alugar Interlagos pra ficar dando voltinha de Gordini, Kombi, Brasilia e até mesmo DKW, sairia um pouquinho caro… Gostaria de ver a turma que hoje vômita que engate é isso, insulfim é aquilo… reagiria.

Té mais.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

A melhor notícia dos últimos tempos. Agora, só falta acabar com a breguisse dos “espíritos-de-porcos” que ainda insistem em usar películas escurecedoras nos vidros.

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

Flávio, acho que está pegando pesado nesse assunto.
Trabalho com refrigeração e ar-condicionado. Como atendo toda a cidade de S.P e faço serviços no interior e até em outros estados procurei um carro econômico, uma vez que pagar R$2,39 em um litro de gasolina é um absurdo, ainda mais para quem chega a rodar 200 km num dia, porém o carro econômico é pequeno e por algumas vezes temos que transportar equipamentos e etc, então investí em uma carretinha, que é prática e resolve meus problemas, agora vem uma lei que não serve para nada e vai me lascar, como já não bastasse os 4% do IPVA, as ruas esburacadas, a CPMF, o IR, o monte de impostos incidentes na M.O, a indústria de multas e tudo isso que para quem tem dinheiro sobrando não faz diferença mas para quem tem um orçamento apertado atrapalha. Agora queixar – se do engate porque amassa os párachoques é estranho, sendo assim deveria ser proibido circular com jipes (inclusive os Nivas), pick – ups, ônibus, caminhões e todo o veículo que não tenha o instrumento de proteção a pequenas colisões (párachoque) enfeitado e delicado. E mais, deveríamos envolver nossos carros com plástico bolha e fixarmos pneus em suas quinas, tipo balsa, pois assim nada os riscaria e os afetaria.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

O Jegue (com todo o respeito), só tava tirando um sarro. Só o dono da bagaça é que pode? Aliás, já tive carro “lacrado” (com insul-film do mais escuro), mas é porque eu achava que protegia contra ladrão. Ou seja, blindagem de pobre.

Stelios
Stelios
16 anos atrás

aeeeeee q maravilha bem feito! hahaha

o mais legal é q quem coloca muitas vezes se ferra de vez com o engate. ja cansei de ver carro com engate e ter seu chassi danificado seriemente!

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Ô Nicolas:

Vc vai me desculpar, mas eu coloquei “filme” em meu carro há pouco tempo (sempre fui contra, até perceber que era um dos únicos que andava sem na minha cidade), e a diferença em conforto é sensível sem qualquer instrumento.

Quanto à questão do consumo entre ar-condicionado/sem ar-condicionado, não é que o carro com ar-condicionado ligado consuma a mesma coisa que sem: o problema é que, sem ar-condicionado, o motorista é obrigado a abrir o vidro, o que aumenta o arrasto aerodinâmico.

No final das contas, a partir de uma determinada velocidade (entre 70 e 90 km/h, salvo engano) compensa andar com o ar ligado do que com ele desligado e com os vidros abertos.

Aliás, salvo engano quem chegou a esta constatação foram os Mithbusters.

Mas é por aí. É lógico que temos que ter bom-senso no uso do insulfilm (tem uns modelos que simplesmente transformam o interior do carro em noite), mas que dá conforto, dá.

Nícolas Borges
Nícolas Borges
16 anos atrás

Felipe Campineiro,

pra você não se achar o “bão” da parada, saiba que testes feitos em laboratórios, a diferença de temperatura da cabine num carros com pelícura escura foi ínfima em relação a outro sem o tão propagado filme.
Assim como testes já provaram que o consumo de um carro atual com ar-condicionado ligado é pouquíssima coisa maior do que o do mesmo carro com o equipamento desligado. Isso porque os sistemas fabricados hoje são bastante eficientes e roubam pouca potência do motor.
Outra coisa terrível das películas mais escuras do que a lei permite (maioria nas ruas) é o fato já citado, de você não conseguir ver se o motorista do outro carro viu a sua presença. Sem falar que quem anda com vidro muito escuro tem (ainda mais) dificuldade, à noite, pra ver, pelo retrovisor, um carro que esteja só com as lanternas ligadas (outro erro infelizmente comum no Brasil).
Quanto aos engates, só espero que a lei seja mesmo colocada em vigor e que não aconteça o mesmo que houve com o quebra-mato, como bem lembrou o Jason. E quanto a carregar kart e jet-ski, quem tem dinheiro para isso pode comprar um carro adequado à tarefa. E é bem provável que nem precise mudar de categoria de automóvel…

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Daniel, seu comentario estava indo muito bem (embora eu discorde de alguns pontos) até o momento em que falou da sociedade acuada pelo crime. Daí pra frente, foi de um preconceito descabido. Não sou da ZL, não tenho carro filmado ou rebaixado, mas acho que isso é uma questão de gosto, cada um tem o seu…e, desde que com seu proprio dinheiro, cada um expressa o seu gosto como bem enteder…
foge completamente ao assunto o fato do cara ser mano ou não…

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Perfeito o comentário do Jorge A. Neto.

Quando falam, neste espaço, que outros povos são babacas, como os americanos (a grande Jeni deste blog), esquecem das imensas babaquices dos brasileiros. Como é bom viajar para qualquer outro lugar do mundo e ver que não existem engate, insul-film, motoboy e, principalmente, CARRO BLINDADO. Pobre do povo que precisa blindar seus carros. Só em uma sociedade doente uma pessoa comum precisa fazer uso de algo que, fora daqui, está à disposição apenas de chefes es Estado.

Mas a blindagem de carros é uma agrura de uma sociedade acuada pelo crime. Já o engate é a expressão máxima da babaquice brasileira. Além disso, é coisa de mano da Zona Leste (de Sampa). O golzinho todo “filmado”, rebaixado, com aquele engate a reluzir e o adesivo “é NOS na fita”, fora aquele adesivo ridículo de conta-giros (sendo que muitas vezes o próprio carro não tem conta-giros). ZL total.

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Para o tal de Nilton Neves:

Ô caríssimo, pensa um pouco: vc anda o tempo todo com o ar-condicionado ligado?
Não?
Pois é: eu também não.
Sabe porque?
Porque gasta combustível e tira potência do motor, fora que, dependendo da temperatura externa, fica muito frio internamente.
É nesse sentido que eu disse que o insulfim, ou o que quer que seja que escurece o vidro, colabora para manter a temperatura, pois diminui a luminosidade e, consequentemente, resfria o ambiente.
Já ouviu falar de efeito estufa? Pois é, sua azêmola, é mais ou menos a mesma coisa, ou seja, diminuindo a quantidade de irradiação solar incidente em um determinado ambiente fechado, diminui-se a temperatura. Fácil né?

Sua cavalgadura, pense melhor antes de dar risada do que não entende… Burro…

Bruno
Bruno
16 anos atrás

então se eu tiver um Civic, e comprar um Jet Ski, eu vo ter que comprar uma caminhonete, ou vender meu civic? que legal.

André de Itaiópolis
André de Itaiópolis
16 anos atrás

Meu pai utiliza o engate pra levar os dois cavalos q ele têm de uma xacará pra outra, tudo legalizado. Como é q vai fazer agora? Andar 30 kilômetros a cavalo? Generalizar não leva a lugar algum.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Aqueles que precisam rebocar alguma coisa, deverão comprovar essa condição. Tenho comigo que menos de 5 % dos que usam engate, poderão fazê-lo justificadamente. Os outros, que tirem um acessório danoso.
Mas, se a Honda afirma que nenhum veiculo fabricado aqui pode tracionar qq coisa, o que se pode esperar do carro em si?…e por analogia, como ficam as outras marcas ? Isso vai dar muito pano pra manga. Onde está o incendio? tb quero jogar gasolina nele….

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Jorge, eu não gosto quando pessoas se envolvem em um acidente. Não me agrada desejar o mal pra ninguem….abs

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Ótima colocação do Jair.

Jair Yoshimura
Jair Yoshimura
16 anos atrás

Flavio boa tarde, eu tenhu uma pergunta , e nos que dependemos do reboque o que fazemos, vc como piloto deveria ser um a defeder o uso do reboque, ou terei que levar meu kart nas costas para os kartodromos, isso ta perecendo o velho preconceito, que nem ocorre com os motociclista, se algum desreita alei ou pratica algum ato inlicito usado a moto, todos os motociclista viram bandidos e são alvos da sociedade, há alguns maus exemplos, como em qualquer meio sempre há, aqui no brasil a solução é generalizar e punir a todos, o que me diz????

Thiago Casado
Thiago Casado
16 anos atrás

Sim, Jorge A. Neto. Sou espertalhão mesmo.

Quanto a pancada bem dada, meu querido, sou um cara que não gostos de carros recuperados, pois nunca se sabe a forma que o serviço foi executado, tampouco a intensidade do acidente. Assim, logo serei reembolsado e comprarei outro carro novo, com lacres de fábrica nas latarias e emendas, não colando em risco a minha vida, nem a minha família, muito menos, o restante da sociade.

Caso não saiba, caríssimo, muitas seguradoras recuperam carros que deveriam ser considerados PT e os recolocam nas ruas. Há ainda aquelas que vendem os carros com PT no estado quem que o acidente os deixaram, o que permite que quadrilhas especializadas roubem carros, como o seu e o meu, e os “montem” em cima dessas carcaças.

Luciano
Luciano
16 anos atrás

… bem, o meu parachoque dianteiro não tem nenhum arranhão…

e com insulfilm, o ladrão pode estar escondido dentro do seu carro e ninguem ve…

Nilton Neves
Nilton Neves
16 anos atrás

Se o Civic não pode, imagina o Audi, igual do FG. Ai, nem sonhando.

Felipe Cps escreveu: (risos)
Agora, o negócio do insulfilm é outro……economiza combustível, porque mantém a temperatura do carro por mais tempo com o ar-condicionado ligado, e ainda oferece uma certa segurança contra ladrão pé-de-chinelo.

Essa foi a frase mais “inteligente” do dia. Parabéns.

Fabio Aguilera escreveu:
Engate que não serve pra nada deve ser removido mesmo. O meu Niva tem pq pode e pq aguenta o tranco! E eu não furo placas, caro Flaviov Gomov, eu furo radiadores mesmo! hehehe

Perfeito. É exatamente essa mentalidade que todos buscam como perfeita. Será que seu nome não é Gerson?

Abraços

Jorge A. Neto
Jorge A. Neto
16 anos atrás

O legal é que o espertalhão que acha que protege o parachoques traseiro dele com um engate é o mesmo otário que tem o parachoque dianteiro arregaçado por outro carro que tem também.

Muuuuito esperto! heheeheh

Eu gosto mesmo quando esses falsos rebocadores tomam um porrada daquelas bem dadas atrás, aí o suporte do engate ajuda a multiplicar a força e torcer toda a suspensão traseira.

É um castigo pequeno pra quem gosta de levar vantagem em tudo.

Charles Schweitzer
Charles Schweitzer
16 anos atrás

Ê Flavio… Generalizar é sempre um perigo… Mas tudo bem, o blog é teu, logo a sua opinião é soberana…

O meu único problema será a Fiat decidir que Palio não pode ter engate, aí o Triatleta que vos fala, vai ter que trocar de carro para poder continuar a treinar…

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Esse engate é uma droga mesmo. Outro dia, parado na fila do pedágio, a mulher da frente deixou o carro voltar por distração e adivinha? Bateu no meu carro e amassou. O pior de tudo é que eu vi que ia bater, buzinei, mas não adiantou nada.

Unsufilm.Outra coisa que devia ser proibida. Dá uma baita insegurança porque você ao cruzar com um carro desses filmado num cruzamento você não sabe se o motorista está te vendo ou não.

Thiago Casado
Thiago Casado
16 anos atrás

Sou bobão sim, Gomes. Mas sei manobrar muito bem e a pintura do meu para-choque continua original.

Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
16 anos atrás

Tá na hora de o povo brasileiro aprender que a legalidade não pode sucumbir à necessidade ou à vontade. O interesse coletivo se sobrepõe ao individual; vivemos em sociedade. Engate que não serve pra nada deve ser removido mesmo. O meu Niva tem pq pode e pq aguenta o tranco! E eu não furo placas, caro Flaviov Gomov, eu furo radiadores mesmo! hehehe

Abraços

Peixe
Peixe
16 anos atrás

É…, é uma %!$&#mesmo, mas…
Se eu tenho um barquinho desses pequenos, pra andar em rio pq gosto de ir pescar, comprei um Civic pq gosto do carro, e obviamente não pesco todos os dias, como que fica a situação pra mim? Se eu provar que tenho um barco, posso usar engate no meu Civic ou vou ter que torcar de carro?
A.., o bom senso as vezes faz uma falta…
Custava as pessoas serem mais cuidadosas na hora de estacionar um carro?
Não seria mais fácil fazer uma cobertura de borracha pros engates?

R/T
R/T
16 anos atrás

“film” escuro é outra mer.da, o que é bom é aquela pelicula da Intercontrol (ou semelhante) que é ligeiramente mais esverdeada (ou azulada, ou a cor que quiser) que o normal e que filtra até 70 % dos raios, resiste a pedradas (em termos de resistencia lembra aqueles “sekurit” da Saint Gobain, porem mais resistente), sem atrapalhar

E esse papo de que ladrão não vai em carro com filme, mentira, o cara se tiver que ir vai mesmo

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

E por ultimo (saiu picadinho hoje, hehe), não se pode dizer que é um mau acessório por causa do uso que se faz dele. Se o cara ferra o carro dos outros não é culpa do engate e sim do idiota que só pensa em si próprio, senão teremos que proibir tudo, pois estes “espertinhos” usam tudo pra se dar bem frente aos outros…

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Com o meu irmao aconteceu a mesma coisa. No caso dele a cacetada foi tão grande que chegou a arrancar o engate, mas a traseira saiu ilesa….

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Sei lá, meio controverso…

Tinha um gol 1.8 com engate…andava, como sempre, no máximo a 90 por hora (e olha que eu moro em rodovia)…. um dia, belo transito…um cara de no maximo 18 (tinha cara de 16 o fdp) em pleno transito das 18horas consegue acelerar mais e frear menos..

Resultado: se nao tivesse engate o fdp tinha entrado com o monza do papi na traseira de meu carro.

aí eu vi lucro no engate…

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Excelente notícia, de quebra podiam proibir a palhaçada do tuning.

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Tem q ser muito trouxa pra usar engate, além de ferrar os outros ainda detona o próprio carro, fora o aspecto estético.

Ótima notícia.

Agora, o negócio do insulfilm é outro. É mais confortável pra dirigir durante o dia, economiza combustível, porque mantém a temperatura do carro por mais tempo com o ar-condicionado ligado, e ainda oferece uma certa segurança contra ladrão pé-de-chinelo.

Jason
Jason
16 anos atrás

Pena que o Denatran abriu as pernas para o quebra-mato. Fez uma regulamentaçãozinha meses atrás, mas o acessório continua liberado.

Jorge A. Neto
Jorge A. Neto
16 anos atrás

De acordo com o comentário abaixo, deduzo que os carros não andam mais de marcha-a-ré.

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Ué, não tem nada que bater na traseira dos outros, hehehe.

E não sei pq o cara é bobão pq usa isso. Se não pode reboque, tem que proibir de trocar as rodas, colocar insulfilm, rebaixar, etc…

jose
jose
16 anos atrás

Uma vez conheci um desses bobões que o FG citou,eu recem conhecera o cara e ele me disse:tu precisava ver nós(eles)chegando em Camboriú puxando um reboque com três CB 400 novas com uma F 1000 cabine dupla feita na Cabral,as gurias só faltavam se atirar dentro da camionete passeamos por toda a praia e o pessoal babava.
Quase morri de rir mas fiquei quieto para não ofender o bacana,mas que foi hilário foi.
Tem mais é que proibir mesmo ,afinal taxi ,camionetes(será que precisa mais espaço?)só usam como meio de ‘proteção’ do seu para choque,enquanto que o do outro…

Alessandro Candido
Alessandro Candido
16 anos atrás

Se fosse só as placas tava bom…..

Jorge Abujamra
Jorge Abujamra
16 anos atrás

Quer usar engate? Ótimo, apresente o documento do Barco ou da Carreta a ser puxada.

Colocar engate só serve para ferrar o parachoque dos outros e machucar pedestres. Fora que fica feio que só o capeta.

vitão
vitão
16 anos atrás

1- quero ver as montadoras encararem o bordão que o carro é fraco, porque não pode nem rebocar nada. Os caras compram carro popular e querem resistência de tanque de guerra.
2- Tão danoso quanto engate é insulfilm, que o sujeito bota um e fica dirigindo igual o Steve Wonder (que adora dirigir o Bentley dele numa pista de aeroporto; sobre motoristas cegos vejam a car&driver de Agosto. Tem até corrida em oval para eles).
3- A lei é boa , e segue o padrão internacional (americano e europeu). Engate não pra imbecil, é pra burro, porque agrava os danos em choque traseiro.

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Eu acho que o problema não é o reboque. O problema são os motoristas que não tem noção de espaço ou estacionam grudados um nos outros. O meu carro ja está com o parachoque todo arranhado com os barbeiros que “sobem” em cima dele, imagina se não tivesse engate de reboque.

Barrica
Barrica
16 anos atrás

Maravilha!
De vez em quando até que surge uma notícia boa. Espero que a lei seja cumprida…

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Até que enfim, uma lei que preste.
Os tuningui e os mano vão ficar bravos…. Bem feito pra eles.

Lott
Lott
16 anos atrás

Se fosse só a placa menos mal, é só desamassar, o problema é quando pega o parachoque pintado e faz o estrago!!