Estética e ideologia

SÃO PAULO (dispam-se de preconceitos) – Bacana demais o site indicado pelo meu amigo agricultor Fabrício Lima. São cartazes da época da Guerra Civil espanhola, como esse aí embaixo.

Sou fissurado por essas imagens, sejam impressas. Tanto que em 2003 fui visitar um museu a céu aberto em Budapeste que rendeu algumas linhas…

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
scarps
scarps
16 anos atrás

Que se interessar pelo assunto leia ” A Batalha pela Espanha” de Antony Beevor.. Um livro super detalhado sobre o assunto…

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Os extremos nunca são bem vindos, sejam eles de direita (o nazismo), sejam ele de esquerda (o comunismo). Aliás, estes dois regimes, apesar de opostos, tem mais semelhanças do que diferenças. Ainda bem que ambos estão no passado. De maneira geral, o mundo ocidental é bem melhor hoje do que já foi um dia. Afinal, o planeta tinha tudo para se transformar naquilo que Orwell previu na obra “1984”, mas acabou se safando. Exceto os cubanos, norte-coreanos e os pobres muçulmanos.

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Caro Cassius Clay:

Já falei o que tinha pra falar, cada um acredita no que quer. Como diria o filósofo: a mente vê o que deseja ver…

Fique ae com seus comunistas de meia-pataca, enfim, raça em extinção, graças a Deus…

Patriqui També
Patriqui També
16 anos atrás

Ow Gomes eu também sou comunista, então divide tua mulher ai comigo vai, onde come um come vários, não seja capitalista! Tua mãe tbm pode ser, acredito que teu pai tbm é um “kamarada”!!

rique
rique
16 anos atrás

Estão todos desculpados. Este blog é sobre carros ou qualquer objeto que se locomova sobre rodas.Independente,da cor…

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Caro Felipe, não necessito nem um pouco de suas (falsas) aulas de história. Caso você queira realmente obter informações sobre as matanças do século passado, há vários títulos à disposição, mas, nenhum supera “A Era dos Extremos” de Eric Hobsbawn (aliás Marxista). O pensamento autoritário de qualquer linha foi sempre origem de matanças e sofrimento para a raça humana. Não se pode justificar um regime porque ele matou um milhão a mais ou a menos que o outro. Sua linha de raciocínio é deturpada e abjeta. O Estado que mata, seja ele comunista (China) ou capitalista (EUA), não possui legitimidade para ditar os rumos de seu povo. Sinceramente, tanto o capitalismo quanto o comunismo, são opções frustradas de regime do ponto de vista do humanismo. Para o bem da raça humana, há que existir outra opção filosófica que supere o capitalismo e o comunismo real (que nunca chegou próximo ao que previa Karl Marx). Sua defesa implícita (eis que atacou os comunistas que lutaram pela libertação da Espanha) do regime do General Franco demonstra sua total falta de respeito pela vida humana. Apesar de saber que suas crenças não me dizem respeito, espero que você faça uma autocrítica e mude sua opinião.

tsc-tsc-tsc
tsc-tsc-tsc
16 anos atrás

Muito fácil posar de comunista quando se vive como burguês… chega a ser engraçado!

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Antropologicamente falando, em qualquer regime a meta é escravizar aquele que trabalha e que tem a capacidade de criar alguma coisa.O que muda é o metodo.

O Correto
O Correto
16 anos atrás

O que as guerras e os regimes produzem é uma contribuição para o grave problema de superpopulação.

diego
diego
16 anos atrás

O terceiro de cima pra baixo, parece o Flávio Gomes.

Thiago Macedo
Thiago Macedo
16 anos atrás

Esse flickr tem umas coisas bem legais sobre isso também.

http://flickr.com/photos/20745656@N00/sets/

Design russo, alemão, italiano… vale a pena ver.

Barbosa
Barbosa
16 anos atrás

Tá estressadinho o Felipe!

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Para o tal Muhamad Ali:

Ó cara-pintada, eu não disse que este ou aquele regime é melhor ou pior do que o comunismo (este aliás, filosoficamente falando, sequer é um regime). Apenas disse, e É UM FATO, que matou milhões ao longo do último século.

Duvida? Leia, para começo de conversa, “O Livro Negro do Comunismo”, e constate as atrocidades de um sistema que foi idealizado para igualar a todos (vã e tola utopia, sempre em total desacordo com as regras da eqüidade), mas que na realidade apenas tornou os ricos em podres de rico e os pobres em miseráveis, criou déspotas ao redor do globo, e não cumpriu NENHUMA de suas falsas promessas retóricas…

Como disse, não quis fazer qualquer comparações (todas as formas de governo diferentes da democracia se mostraram imprestáveis até hoje). Mas se formos tomar na ponta do lápis, o famigerado nazismo matou menos gente do que um único dos regimes comunistas do séc. XX (o da extinta URSS). Só na China, morreu mais gente por culpa dos planos econômicos do comunismo do que em toda a Segunda Guerra Mundial, NO MUNDO TODO!

Pense melhor antes de admirar um sistema desses, ou qualquer um de seus ícones malditos.

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Para o tal Felipe:

Não é só o comunismo que matou milhões cara-pálida. No caso em questão, o General Franco não perdia em nada para Stalin. O problema não está no comunismo ou no capitalismo, o problema está nos homens.

Daniel Sanchez
Daniel Sanchez
16 anos atrás

No Passarán!

.
.
16 anos atrás

o comunismo vitimou muitos, sim

mas menos que a face mais cruel do capitalismo vitima no dia a dia pelo mundo afora

de qualquer forma, comunismo não foi e não é a solução, assim como o capitalismo na sua forma mais atroz

Rodchenko
Rodchenko
16 anos atrás

É a estética do construtivismo russo. Fantástica. Muito bom o site, parabéns. Para os anti-comunistas de plantão, vocês mal desconfiam, mas suas vidas estão “contaminadas” por esse movimento. Hahaha!

João
João
16 anos atrás

Um primor essa coluna sobre Budapeste. Parabéns.
Os “Diários de viagem” fazem falta, Gomes. Abraços

leo
leo
16 anos atrás

o comunismo eh uma das coisas q mais detesto nesse mundo. o pior mesmo sao os neo-comunistas, povo q ainda acredita q essa loucura do karl marx pode dar certo… a russia e cuba ainda nao foram suficientes??? e o mercado de capitais na china tb nao???
acorda, povo!!!!!!!!!!

Marcos.
Marcos.
16 anos atrás

O último embaixo à direita parece o Michael Schumacher…

Edgar Sp
Edgar Sp
16 anos atrás

Muito boas as linhas sobre Budapeste, Gomes.

Realmente, qualquer best of em um pais comunista não funciona.

Agora sobre as putas, coitadas, elas são profissionais do amor…haha, elas aguentam um duro danado..

Mephisto
Mephisto
16 anos atrás

Comunismo lembra populismo (pelo menos aqui no Brasil).
Essa banderia vermelha… lembra outra.
Desculpa, mas não dá pra me despir, não.

Uma pequena vaia: UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

One comment:

Ícones de um regime que assassinou milhões durante todo o século XX, e que, graças a Deus, adentra o século XXI restrito a lugarejos insignificantes, como Cuba, Coréia do Norte e Vietnã (nem venham me falar que China é comunista, isso é conversa pra boi dormir)…