Gigante dos ares

SÃO PAULO (igual não há) – Se é para fazer, a Mãe Rússia faz direito. Claudio Bassi, um de nossos blogueiros aéreos (incrível como tem gente que gosta de avião aqui), ficou impressionado com o Antonov An 225, o maior avião do mundo. Que não tem nada digital no painel de controle.

É um bicho assustador. Pergunta aos aeronautas: esse cara já pousou no Brasil algum dia?

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
EDU HARMEL
EDU HARMEL
16 anos atrás

Um amigo “passou” por debaixo da asa de um destes em 1990, no aeroporto de São José dos Campos. Na época, segundo dizem, vinha um destes todos mes para buscar armamento(s) feito(s) em São José que era(m) enviado(s) para o oriente médio, principalmente para o Iraque.

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Complementando, No discovery channel
já passsou um programa mostrando a
história destes aviões e a logística da empresa que opera com estes aviões.

alexandre
alexandre
16 anos atrás

Respondendo para o Allan, O Antonov 124 pousou aqui em Recife algumas vezes, antes da expansão da pista do aeroporto dos Guararapes … Em um destes pousos ele quebrou a pista ao tocar no solo … Desde 2000, Recife possui a maior pista de pouso e decolagem do Nordeste, com 3.305 metros. Sua extensão permite a operação de grandes aviões, como o Boeing 747-400

Coincidentemente, um certo dia, estava esperando minha esposa chegar de Sao Paulo e assisti a uma cena espetacular, que é ver essse avião decolar. o barulho é ensurdecedor.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
16 anos atrás

Acho que só uma asa dele com as 03 turbinas já deve pesar mais do que um A320.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

Esse avião é fantástico. Lindo. Deslumbrante. Apaixonante.

Foi atualmente atualizado tecnologicamente e ainda está em operação.
No youtube é capaz de vermos uma coisa dessas no ar, é simplesmente um absurdo.

George Dantas
16 anos atrás

o antonov já pousou aqui em manaus mais de uma vez, da última trouxe uma usina termoeletrica de geração de energia.estive lá para ver e fotografar o bicho..imenso e bonito foi a minha percepção.

Allan
Allan
16 anos atrás

ESCLARECENDO:
Em Recife pousou um ANTONOV 22, que tem 58m de comprimento por 64 de envergadura e 12,5 de altura. Pode decolar com no máximo 250.000kg. Esse avião vinha de Curitiba e só chamou a atenção pq a pista de Recife é pequena e comporta aviões até 737.
Fontes: http://www.abrapiv.com.br/colab/lsrp/antonov22_sbrf/index.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Antonov_An-22

Antonov AN 124-

Antonov AN225 – 84m de comprimento, 88,4 de largura e 18,1 de altura, podendo decolar com 600.000kg!!!
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Antonov_An-225
Aqui uma foto comparativa do 747, A380 e 225 que explica bem o tamanho deste monstro…
http://www.nachlese.at/antonov225-eng.htm

Luciano Tyski
Luciano Tyski
16 anos atrás

Flavio, esse bixao ai ja pousou por incrivel que pareça em Curitiba no Afonso Pena, foi em 1997 ou 1998 não lembro bem, mas ele trouxe da França os equipamento e maquinario para montar a fabrica da Renault em SJP (são José dos Pinhais) ficou uma semana parado para ser retirado todo o material de dentro.

gustavo
gustavo
16 anos atrás

um desses antonovs trogloditas chegou a fazer um pouso aqui no maranhão trazendo equipamentos´para a montagem da base aérea de alcântara. isso tem mais ou menos uns vinte anos.

Marcus
Marcus
16 anos atrás

Aqui Gomes, só pra você babar um pouco: http://tinyurl.com/248rwd Abraço!

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
16 anos atrás

A Motorola já utilizou um Antonov para trazer algumas linhas de montagem de celulares da China temporariamente..
Eu não lembro qual modelo que trouxe, era dos grandes, mas não creio que era o 225 que é o mais maior de gigante de enorme de troglodita do mundo.
:)

[]’s

Engate
Engate
16 anos atrás

No site do Gianfranco Beting tem um editorial sobre O avião: Concorde.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

O 225, salvo engano chamado de grande urso, nunca bateu por essas bandas.

Allan
Allan
16 anos atrás

Pedido a quem escrever aí em cima: LEIA os comentários dos demais blogueiros. Não ACHE! Ah! Achei… Um desses…
Só tem UM desses em funcionamento no mundo, pq só foi fabricado UM. E ele NÃO veio ao Brasil. Aliás, se não fosse os Estados Unidos, por incrível que possa parecer, ele estaria apodrecendo tal qual algumas aeronaves da VASP e Transbrasil em alguns aeroportos… E compará-lo com qualquer outro Antonov é assim: é a mesma diferença de um 757 para um 747… Se não sabe, procura no google…

Gilberto Manoel Garcia
Gilberto Manoel Garcia
Reply to  Allan
7 anos atrás

Esse mesmo avião veio a Curitiba no final dos anos 90 para trazer peças para a Renalt era comandado por uma mulher que foi entrevistada pela globo local ; nessa viagem ele antes de chegar em Curitiba teve problemas na pista de Recife que não suportou seu peso e ficou la 2 dias até consertarem a pista; sendo assim não procede a informação que é a primeira vez que pousa no Brasil.

renato
renato
16 anos atrás

quando eu tinha uns 5,6 anos um desse trouxe as coisad do Michael Jackson pra viracopos…eu fui com meu pai, mas lembro vagamente do aviao

Uss
Uss
16 anos atrás

Segundo um colega q meu q trabalha na United Airlines, pusou um desses aki no Brasil, no Rio de Janeiro… Não sei q tipo d Antonov era, mas axo q era esse msm, pq ele disse q era enorme e q tinha 6 turbinas… deve ser esse aew msm

.
.
16 anos atrás

Pelo o que sei, o 600 (este da foto) nunca apareceu no braZil.
Mas os 400 são fregueses de viracopos.
A Flying Tigers trouxe muitas F1 para nesta carroças,

claudino santiago
claudino santiago
16 anos atrás

Caro amigo Flávio (axo0 que posso lhe chamar assim) mês passado um antonov pouso no aeroporto dé Belém, só não sei se do mesmo modelo, e eu fui ver, realmente, é muiiito grande.

rique
rique
16 anos atrás

An 225, pousou em Congonhas, sem problemas e com o reversor pinado.

maurão
maurão
16 anos atrás

tanto o avião quanto o onibus espacial foram abandonados no colapso da urss. Depois o avião foi recuperado e utilizado par fins comerciais (carga) e pertence a empresa Dnieper Volga. Houve até um projeto de transformá-lo em um hotel voador que faria cruzeiros pelo mundo, como um transatlantico.

Fabricio Barros
Fabricio Barros
16 anos atrás

Não sei a dimensão do estrago que ele fez na pista do aeroporto do Recife, mas se o fez, de fato deve ter sido nos postes ou algo parecido, pois esse monstro pousa na neve fofa ou na lama (e também decola): foi projetado para operar em pistas não pavimentadas e transportar tudo o que existe no inventário militar soviético (russo), da mesma forma que o An-124 Ruslan.
Coisa dos russos afinal. Fazem essas coisas colossais para serem usadas em qualquer parada.

maurão
maurão
16 anos atrás

este avião foi fabricado para transportar, em seu dorso,o Buran, onibus espaciall russo. Houve apenas um voo de teste do conjunto.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
16 anos atrás

Nao sei de qual tamanho, mas um desses detonou a pista do aeroporto de Recife.

Gustavo Reis
Gustavo Reis
16 anos atrás

Lembro que uma vez um desses foi pro Recife… e deu uma batidinha nuns postes de lá .. nada grave

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Simplesmente espetacular.
Flávio, quando voce for morar na Mãe Rússia,basta alugar esse monstro , porque dar para levar tudo,incluindo a coleção de carros, numa só viagem.

sergio
sergio
16 anos atrás

Quem quiser mais fotos dessa e de outras maquinas maravilhosas – civis e militares – é só ir ao site http://www.airliners.net. Podem vasculhar à vontade, mas nada supera a beleza dos Antonov, Ilyushin, Migs e Sukhoi.

Fernando César
Fernando César
16 anos atrás

AO JOAQUIM SOUZA:

Valeu pela informação…

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Eu gravei em vídeo um programa do Discovery de 50mins sobre ele. Se existe em circulação é no máximo 1 ou 2, porque foram canibalizados para formar provavelmente este da foto. Com o fim do estatismo russo, e para a sorte dos engenheiros que desenvolveram e projetaram o avião, que estavam sem emprego, a empresa privada que ficou com os Antonov, chamou-os de volta pra fazer esses aviões funcionarem. Essa empresa especializou-se em transportes pesados aéreos. Dentre esses serviços estão as asas do A380.
Obs: Joaquim, parece que a carga máxima seria 400ton e peso do Antonov 200ton, não seria?
Abs.

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Que avião. Mas pensei que a área de carga dele fosse maior. Não parece caber uma fuselagem de um A320 como no Beluga da Airbus, que comparativamente é bem menor que o Antonov.

Rodrigovisk
Rodrigovisk
16 anos atrás

posso até estar enganado mas acho q já veio ao Brasil um Antovov para exibição em Belo Horizonte!

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
16 anos atrás

Realmente impressionante, os outros aviões perto dele parecem de brinquedo.

Assustador e Sensacional.

Nem queria ver um desses antes de morrer, queria mesmo era andar num desses, se possível na cabine.

Esse vídeo aqui mostra as 28 rodas traseiras. Realmente, isso é o real significado da palavra.

http://youtube.com/watch?v=nvynLgMEn8I

Saudações

Philipe Camilo Pache
Philipe Camilo Pache
16 anos atrás

o 225 Myria nunca pousou por aqui, o Antonov que vive trazendo carga pro brasil é o AN-124 um pouco menor que esse, mas também gigante.
Voar essa trosoba deve ser uma patcha de uma aventura, é tanta gente pra isso voar, além dos 2 pilotos precisa de 3 DOVs, rádio-operador, rádio-navegador e mais um pessoal aí, a cabine dele parece um escritório de contabilidade, só falta um boy pra levar a papelada do DOV pro comando.
Atualmente está sendo montado o segundo AN-225 Myria, deve voar em breve, pois depois que esse aí entrou em serviço viram que existe demanda para esse volume de carga.
Em tempo, esse aí é o verdadeiro significado de “trem de pouso”.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Sensacional!
Pendurei na confraria uma decolagem dele, na Inglaterra.

Dá a impressão que o bichão não vai!!!

Jamil
Jamil
16 anos atrás

O estofamento dos bancos foi copiado de algum carro popular brasileiro? Urg!

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Lá pelos idos 1990, um Antonov pousou em Viracopos, Campinas. Era moleque na época. Mas do pouco que lembro, tinha quatro turbinas. Devia ser um “irmão menor”, mas a imprensa local alardeou como o “maior do mundo”.

L. Camilo
L. Camilo
16 anos atrás

Confirmando o comentário de Arthur Berger, um AN-225 nunca pousou no Brasil.

[ ]´s

Arquimedes
Arquimedes
16 anos atrás

Não sei se é exatamente esse mas, já pousou Antonov aqui em São José dos Campos. É realmente muito grande. Os aviões da Embraer ficaram até engraçados de tão pequenos pequanos, perto dele.

Peixe Voador
Peixe Voador
16 anos atrás

Aqui tem algumas informações, em ingles.
http://www.airliners.net/info/stats.main?id=389

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Esse aí é o único 225 do mundo, fizeram um só, ele tava apodrecendo, até que uma empresa de carga resolvou reformar e por o bicho pra trabalhar.
É uma das coisas que eu queria ver ao vivo antes de morrer.

Jefferson
Jefferson
16 anos atrás

Nao sei se foi o AN225, mass quando a AUDI se instalou aqui no PR, teve um antonov que trouxe todas as maquinas da linha de montagem,

abraços a todos,

Neto
Neto
16 anos atrás

Me lembro de um Antonov, nao sei se deste modelo, em viracopos. Trazia os apetrechos de Michael Jackson.

[]’s

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Vi um em Viracopos, irmão menor desse aí mas o bicho também impunha respeito pelo tamanho. Imagino o impacto vendo um desses aí. Deve ser sensacional voar na cabine. Outro monstrengo é o C-5 americano mas tem um problema grave: as asas são frágeis pro tamanho dele. Realmente as tranqueiras aéreas da mãe Rússia, são surpreendentes. Pena que a maioria está apodrecendo no tempo.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Isso não é um avião. É uma ignorância voadora.

Arthur Berger
Arthur Berger
16 anos atrás

Nunca pousou. Na classe deles existem outros Antonov, menores que o An225 e, estes sim, já vieram pras estas bandas.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Ao Fernando:

O AN-225 é o maior avião do mundo. O A-380 é maior que o Boeing 747.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Se pousou, não foi com a carga máxima que é de 600 toneladas, pois nenhuma pista aqui no Brasil não tem suporte para “cuidar” de um avião desses.

Ele tem um sistema de navegação muito bom. Toda a técnologia embarcada é a mesma do AN-124, irmão um pouco mais leve. A diferença é a capacidade e o número dos motores.

Seus motores são os Loratev´s D-18T cada um com empuxo de mais ou menos 50.000 libras.

Detalhes:

AN-124 – 4 motores Loratev D18-T e 400 toneladas de peso máximo em decolagem.

AN-225 – 6 motores Loratev D18-T e 600 toneladas de peso máximo em decolagem.

E são FÁCEIS de pilotar.

Tem vários vídeos legais de pousos e decolagens dos dois no youtube, é só pesquisar.

Grande Abraço!!!