Meu Rio

SÃO PAULO (saudades) – Na coluna Warm Up de hoje, uma perguntinha básica: depois do Pan, o que será de Jacarepaguá?

E aproveito para fazer uma pequena viagem pelo meu Rio.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

“E eu continuo querendo saber o que será de Jacarepaguá”
Pois é, FG…
Como os demais administradores multi-uso do país, cairá no esquecimento enquanto se locupletam em sua proposital incompetencia.
Os barões do automobilismo tupiniquim contunuam fazendo o que sempre fizeram: Nada.
Discursos vazios, estatísticas vãs.
E os abnegados pilotos, de forma identica aos abnegados atletas – já esquecidos, claro – do Pan recolhem migalhas para sobreviver.
Pedem favores aos Poderosíssimos Presidentes de Plantão, a famigerada e criminosa cartolagem do esporte, desse paizinho de terceiro mundo a que chamamos de Pátria.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

pra construir o autodromo do rio foi uma barra pesadissima junto ao gov chagas freitas que fez de um tudo pra travar a obra mas com o sucesso de fittipaldi nao teve mais como segurar e com a mao do miro teixeira o nosso templo foi inaugurado em 1976
foram 12 gp de f1 no rio todos foram um sucesso e logo apos passar para sp o autodromo caiu no ostracismo salvo a mao de meia duzia de pessoas que mantem a chama acesa
agora vem este desgoverno,desmonta o circuito em nome de forca politiqueira e constroi arena e pista de bicicleta num equipamento que ja estava montado
em suma desvestiu um santo pra vestir outro
ja passei milhares de horas nesta pista comecando como bandeirinha no final da curva sul e com a miha mudanca pra mg afastei me do rio mas continuo fiel as minhas origens e enraivecido com estes safardanas que destroem nosso templo
o organismo que deveria nos defender esta preocupado com prototipos milionarios e corridas de bolhas em vez de motivar as federacoes a manter as pistas vivas como a de goiania e outras estamos fritos e mal pagos por esta corja politica e federativa que nao soube defender a classe automobilistica deste roubo declarado no nosso autodromo
jose carlos
sete lagoas

Zé
16 anos atrás

É muito simples: basta recuar uns 100 mts a curva 1, fazer um S (equerda/dureita/esquerda) onde é o “cheirinho”, asfaltar o trecho paralelo à “obra” e antecipar a curva à esquerda antes do retão (igual à última curva do autodromo de Portland ou como foi feito na curva de Siverstone). Com uns R$ 100.000,00 dá pra fazer a reforma, mas se sair vai passar dos R$ 10.000.000,00… Hehehe…

qualquer um
qualquer um
16 anos atrás

Se virar pista de pouso de urubu já cumpre a sua finalidade….

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Exagerado, acho eu!
E o Daniel não deixa de ter razão.
Não é pq gostamos de carros de corrida que achamos tudo errado, ou certo!
Quanto mais gente agradar, melhor!
Somos, gostadores de carros de corrida, minoria!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Esse último coment do “anonimo” (dá pra entender pq), lembrou-me de um índio deputado federal que andava pra cima e pra baixo com um gravador, para registrar as promessas e patranhas que os lideres de plantão diziam. Muitas situações constrangedoras foram escancaradas, e a cara de pau seguia em frente. Pois bem. Com essa sanha de tudo ser gravado, recomendo àqueles que tem algum tipo de acesso aos poderosos de plantão, que andem tb com discretos gravadores e, sempre que gravarem Meldas bem fedidas, encaminhem a fita (ou arquivo) aos jornais e TV’s. para exacração pública. Não que vá resolver muita coisa (vide o top top do assessor de sua Excelencia) mas, pelo menos, os reizinhos de plantão, ficarão nús. Pode não servir de consolo, mas pelo menos saberemos – com provas – quem são os vendilhões.

MSM
MSM
16 anos atrás

Ano passado fui ao autódromo pela 1ª vez para ver a Stock Car. Já na entrada vi o abandono da área em frente, um completo lamaçal. Depois para passar nas roletas, parecíamos bois em currais, sem qualquer segurança poderia entrar com uma arma sem o menor problema. Depois fiquei sabendo, no Grande Prêmio mesmo, que um cinegrafista teve sua câmera roubada em plena pista. Não havia informação ao público, os preços cobrados pelos ambulantes dentro do autódromo beiravam a extorsão e o mais importante a pista, totalmente alterada para o PAN. Nunca entendi porque foram construídas essas “Arenas” dentro do autódromo, se no entorno existem vários terrenos abandonados.
Essa semana foi divulgado que a Prefeitura vai tomar conta das “Arenas” porque as empresas privadas não se interessaram, ou seja, além do autódromo ter ficado sem investimentos este tempo todo, corre o risco dessas “arenas” irem pelo mesmo caminho, um total desperdício de dinheiro público. Esse velódromo é a coisa mais inútil que foi construído.
Talvez eu volte este ano para ver o GT3. Com carros tão lindos correndo por aqui, eles e nós, merecemos estar num local digno da importância.
Obs. Esse negócio do RJ ser “A Cidade mais linda do mundo” nunca
me enganou.

Não posso dizer
Não posso dizer
16 anos atrás

Pela 1ª vez escrevo aqui anônimo. Alguns sabem quem eu sou, mas isso nem importa…
Nasci, vivo, e trabalho no Rio. Para o governo estadual (Sergio Cabral) que é, acreditem, O PROPRIETÁRIO DO AUTÓDROMO, e não a Prefeitura (Cesar Mala) como a maioria acredita. E tem mais, trabalho diretamente com os imóveis estaduais, INCLUSIVE O AUTÓDROMO!
Fiquei P da vida quando começou a historinha do Alcaide, na época com a Garotinha, visando a destruição do autódromo. Fui, inocentemente, alertar a diretoria da instituição onde trabalho sobre o (não) futuro do autódromo. Levei opiniões abalizadas, tais como, Amaury Mesquita Ferreira e Norman Casari, sobre o absurdo que pretendiam fazer. Mas fui obrigado a engolir a realidade, ou seja, o “futuro urbanístico” (leia-se especulação imobiliária) para o local, após o pan. Ou seja, %!$&#se o automobilismo carioca, isso pode render a longo prazo, quero encher meu bolso agora!
Resumindo, foi o que ouvi…
Infelizmente, não posso me dar ao luxo de chutar o pau da barraca, mas que deu vontade, ah, isso deu!

./.
./.
16 anos atrás

Daniel

Acho então , que vc. está blog errado amigo …

Daniel
Daniel
16 anos atrás

O que será de Jacarepaguá? Que diferença faz? O automobilismo só é praticado no Brasil por alguns clãs, não passa de diversão de milionário.

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Bom dia Flávio,
Vai ficar como Chernobyl, abandonado e cheio de animais estranhos, porco com 6 focinhos, cavalo de 5 patas etc…

Abraços

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Nao boa… nao tenho nenhum apego a coisas velhas… o autodromo ja tava detonadoo e abandonado mesmo, entao fazer bom uso para ele era mais do q normal… e se chegou ao ponto de ficar abandonado (pq isso nao e de uma hora p outra) e pq nao estava sendo bem utilizado… Logo, quem reclama hj, devia ter reclamado antes de tudo acontecer e nao depois… entao, parem de lamentar e procurem maneiras de dar o troco com a mesma moeda, ou seja, arrumar um outro lugar que nao esteja sendo bem utilizado e fazer um autodromo.. simples assim…agora se ninguem quer investir e pq ninguem mostrou q da retorno.. o q nao falta e gente querendo ganhar $$
Abrs!

Léo Pereira
Léo Pereira
16 anos atrás

Flavio, muito bom seu texto.
Sou carioca, moro no Rio e trabalho próximo ao Autódromo e as citadas Arenas.
O autódromo está visivelmente abandonado. É uma pena… mesmo com a construção das Arenas, ainda existe espaço lá suficiente pra termos uma pista de bom nível.
Uma coisa legal, foi sua declaração de “amor” ao Rio, que apesar de todos os problemas é uma cidade linda… e o cachorro quente da Geneal e o Matecom limao na praia continuam fazendo sucesso…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
16 anos atrás

É Gomes, concordo com vc em tudo nessa coluna.
Principalmente na parte que vc esculhamba essa babaquice entre paulista e cariocas.
Eu sou carioca amo o Rio e não aguento essa palhaçada entre os estados brasileiros, todos tem suas belezas e seus defeitos.

Quanto ao autodromo, um pouco tempo atras já tinha dito aqui e o André Buriti confirmou, o cesar MALA mutilou o autodromo, fez as arenas e ainda não fez nada no autodromo.

Ou seja o autodromo esta mutilado e sem obra nenhuma.

Cowboy
Cowboy
16 anos atrás

Muito boa a coluna de hoje, Flávio.
E concordo principalmente com relação às arenas. Arena é lugar de Rodeio!
Abraços

wrnicius
wrnicius
16 anos atrás

Parabéns, dessa vez não tem como nenhum recalcado carioca ou paulista reclamar, o texto exprime o que é a realidade, ou seja Jacarepaguá acabou!!!!!!!!!

jose
jose
16 anos atrás

No país do relaxa e goza,do caos aéreo,das estradas intransitáveis,das filas,da roubalheira pública da falta de segurança,do lula o que se pode esperar?
O “lucro” dos desvios já foram para os devidos bolsos(três BILHÕES).
É hora de outro round,a vez de um novo aeroporto,da transposição do rio São Francisco,de Angra lll e outras obras faraônicas e ricas em desvio de dinheiro.
O autódromo?Ora isso é coisa de burguês,de banqueiros,de empresários que´nunca ganharam tanto dinheiro segundo o lula ,e não dá votos e nem prest´gio pessoal a esse ser grotesco e mal intencionado.
Na realidade o governo deveria fechar o autódromo em definitivo para o publico e usar como palco,circo ou sei lá ,samb´dromo ,para o lula desfilar vestido de reizinho para esse bando de oportunistas e intelectuais de boteco que gravitam ao redor desse totem falante que é o nosso cumpanhero presidente destepaiz.

Souza
Souza
16 anos atrás

O Autódromo Vai continuar abandonado como sempre esteve depois que a Formula 1 foi para São Paulo. E também acontecerá o mesmo com a arena multi uso e com os outros estádios. o único que vai vingar é o Engenhão pois o brasileiro só gosta de futebol mesmo. Vai ter Bangu x Olaria as pampas por lá

guilherme barrooso
guilherme barrooso
16 anos atrás

FG, ainda comemos o cachorro quente do Geneal, no cento do Rio tem um quiosque no Terminal Menezes Cortes.

FITTI
FITTI
16 anos atrás

É Gomes, voçe tem toda razão como o Buriti tambem, mas, como sou do tempo em que a esperança é a ultima que morre, estou esperando que o novo autodromo.
Dia 23/09 começa o campeonato Estadual 2007 com oito corridas distribuidas não sei como ainda, estarei la com o Corsa #63.

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Faltou falar do Autódromo de Curitiba, que fica em Pinhais.
Abs.

Augusto Freire
Augusto Freire
16 anos atrás

Complementando o post anterior e citando aquela letra do Cazuza:
“…porque assim se ganha mais dinheiro…”

Augusto Freire
Augusto Freire
16 anos atrás

Infelizmente, no nosso país não há uma cultura de preservação, de manutenção das coisas. Isso se aplica a todas as áreas de atuação, posso dar o exemplo da área de informática (ou TI, como queiram), em que a manutenção de sistemas é considerada uma atividade “menor”, sendo sempre relegada a um segundo plano.
As grandes obras, em sua maioria executadas pelo poder público também exemplificam essa situação. Consomem rios de dinheiro, mutas são enormes, grandiosas – embora nem sempre bem executadas – e no dia seguinte à inauguração são entregues à propria sorte começam o processo de deterioraração. Dei o exemplo do poder público, mais evidente. Mas a questão é geral, é a visão curta, espetaculosa e imediatista, as aparências é que valem, é isso o que prepondera.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

Rio de Janeiro : ….Biscoito Globo; Mate Leão; Cachorro -quente Geneal; Barril 1500 ; Zeppelin ; Maracanã ;Gordon’s ; Cristo Redentor; Pão de Açucar , Circuito da Gávea(Corridas ) e AUTODROMO DO RIO DE JANEIRO(Corridas ) !!!!!!!! Ora, o que estamos a falar ? Do que há em todo lugar ? de que devemos aceitar as “balas “( Ops! não são as “juquinhas’…. tá ??!!!) perdidas ? O descaso geral ??? A meu ver , devemos fazer nosso “PAN ” em cada cidade do país . Quanto à JACAREPAGUÄ , cade o “caderno de PROMESSAS do PAN ” ?????

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

É…preciso dizer que concordo em genero, número e grau com o FG.
E, desprezo a atitude ´´esperta“ tomada pelas Confederações, tanto de carro como de moto, que não fizeram N-A-D-A para impedir ou ao menos remediar isso.
Será que elas vão peitar essa briga, refazer o autódromo de uma forma minimamente decente agora?
Duvido!
Graças ao Aurélio, valente empresário, ainda temos algumas pistas por aí.
O Rio de Janeiro simplesmente não pode ficar sem um autódromo.
Essa é uma causa que todos nós, que amamos o esporte a motor, deveríamos abraçar.
E chutar as bundas do alcaide do Rio, dos presidentes das confederações, de quem tenha dito que continuaríamos a ter um autódromo lá, até conseguirmos isso.
É difícil, mas não dá para perder um autódromo internacional de ótima qualidade, sem berrar muuuiiittoo antes!
Um monte de apaixonados, pentelhos talvez consigam o que querem.
Se todos os jornalistas especializados, de todas as mídias, devidamente apoiados pelos seus leitores, ouvintes, telespectadores; junto com os promotores de prova, donos/chefes de equipes, pilotos e as empresas que apoiam esse esporte; fizerem uma campanha de pressão forte, aquelas promessas de manutenção terão, quem sabe uma chance de serem cumpridas.
Senão, entre outros, estaremos abrindo a porta para ver no presente de Jacarepaguá, o futuro do circuito de Interlagos.
Eu, abaixo assinado, topo a briga.
Paulo Franco

Thiago Casado
Thiago Casado
16 anos atrás

Parabéns, Gomes. Não sou muito chegado no que vc escreve, mas tenho que tirar o chapéu para ti.

Quem é amante do automobilismo sabe o quanto é doloroso ver aquele autódromo abandonado. Nada mais, nada menos que o segundo autódromo mais importante do país, , que viu Piquet vencer, que viu Fittipaldi e seu Cooperçucar conquistarem um honroso segundo lugar e, não menos importante, que viu André Ribeiro vencer a 1ª edição da Rio 400, nos áureos tempos da finada IndyCar World Series, conhecida.

Em nenhum momento foi respeitada a tradição brasileira no automobilismo mundial. Vitórias, títulos mundiais, enfim, tudo foi esquecido.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Era, infelizmente, óbvio o que ia acontecer com o autódromo. Lamentem cariocas. Jacarepaguá, acabou. E nós paulistas que comecemos a nos habituar com a idéia de perder Interlagos. Ô raça maldita essa que nos governa. E não importa a ‘cor’ partidária. é td farinha do mesmo saco, podre e inservível .
São todos do partido “queromeu” e phod.am-se os trouxas que pagam a conta.

André Buriti
16 anos atrás

É Flávio, e como fica?
Até agora a gente não sabe de nada, a FAERJ deu lá uma inpugnação na licitação, pode ser que tenha atrapalhado, mas o fato da prefeitura querer administrar os equipamentos sozinha só vai ajudar a deteriorá-los rapidamente.
O autódromo está em petição de miséria, as portas dos boxes estão caindo de podres, tá tudo largado, abandonado. Antes do Pan tinha uma empresa cortando o mato a cada quinze dias, agora que o Pan acabou o mato já deve estar com uns dois metros de altura.
Pelo visto vão pedir pro Carlos Col dar uma guaribada no autódromo pra fazer a corrida da Copa Globo Stock-Car, só vai ter que avisar pra ele que as arquibancadas estão podres também, então melhor não colocar muita gente lá.
Mas a luta continua, vamos em frente.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Infelizmente o Governo, seja Municipal, Estadual ou Federal, nao sabe administrar porcaria nunhuma no Brasil.

Jacarepagra ja era. A iniciativa privada eh quem pode salvar os autodromos. Tem que privatizar tudo. Nao eh a melhor solucao, mas eh a unica viavel para um pais com tanta roubalheira.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Nos mes anos dourados, tive vontade de morar no Rio, reunia a qualidade de vida de Santos, praias, ondas, mulheres e também um mundo de oportunidades e novidades como São Paulo.
Consegui no máximo visitar a cidade algumas vezes, nas quais sempre fui bem recebido, por todos, independente da classe social, além dos que conheci no trabalho.
E também comecei a despertar para a paixão das corridas e carros vendo a F1 em Jacarepaguá, em especial em 86 na dobradinha Piquet – Senna.
Por tudo que já se foi feito lá, torço para que as coisas voltem a ser como eram antes.
Que volte aos bons tempos, e que tenhamos além do PR, RS, CE bombando, RJ e SP também reencontrando seus caminhos novamente.

Stephan
16 anos atrás

Ola pessoal, aqui ‘falando’ de Mont Tremblant em Quebec onde nao so ganhei minha corridinha com a Alfa mas bati o recorde da pista em minha categoria (no clube).
Bem eu estava – a trabalho – na abertura do Pan. Vi o Lula (na Vila Pan) vi o Lula sendo vaidado no Maracana, mas voltando ao Pan, acho the a gente confiar o autodromo para o ladrao do Nuzman (nen sei como soletra este nome e men quero saber) ele talvez vais fazer mais um bilhaozinho nas costas de todos.
O certo seria de fundar uma sociedade de automobilistas onde todos entram com uma soma para a compra E MANUTENCAO do autodromo. Divide-se por acoes dependendo do valor investido. Aluga-se o auodormo para eventos particulares e assim vai selevando ate o Tio Bernie ter interesse de levar o F-1 ao Rio assim SP e Rio poderao intercalar cada ano.
Que tal??? Eu topo … e banco tambem.

Rogério Carvalho Ven
Rogério Carvalho Ven
16 anos atrás

Sorry “gambiarra”!!

roger
roger
16 anos atrás

Quero só ver as pormessas se cumprirem….
Teoricamente ‘com’ boa vontade daria prá fazer uma gambiara…voltando a ter a ‘um’ e sequência!!!!

Gustavo Castro
Gustavo Castro
16 anos atrás

Menos Galera, O Gomes tá certo em todas as palavras escritas na Coluna.

---
---
16 anos atrás

Pois é,Lana. Dá vontade de discorrer aqui a noite inteira sobre a cidade mais linda do mundo,cidade que vai sendo destruída aos poucos,inexoravelmente.Tenho até um palpite sobre quem faz isso: Alguns são aqueles mesmos que acham que paulista odeia o Rio, por pura inveja. Sim, o paulista talvez inveje, mas é aquela inveja do querer,do admirar,do amar,entendam isso .Paulista que já VIVEU o Rio,como o FG e eu aqui, já sentiu o gostinho da mais bela cidade que existe, e está sempre querendo mais, querendo voltar,querendo criar novas boas lembrancas, porque é impossível passar pelo Rio e não sair carregado de prazeres, não sair de olhos cheios de beleza , não sair pensando : como é bom estar vivo p/ sentir tudo isso,p/ enxergar tudo isso, p/ viver tudo isso. Pode ter certeza de que falo p/ maioria dos paulistas, até porque a maioria que nega tudo isso tambem mente um pouco ao não confessar seu amor pelo Rio. Por favor, cariocas,fluminenses,paulistas,brasileiros: SALVEM O RIO DE JANEIRO.

Lana
Lana
16 anos atrás

Se está com saudades, que venha nos visitar, uai! Mas garanto que o seu Rio só deve existir mesmo nas suas lembranças. Tudo estará tão diferente…

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Queres saber o que vai acontecer com o autódromo !?

NADA !!!!

O autódromo acabou !!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Exato. Eu posso tudo, você não pode nada. São as regras da casa. Quer, lê. Não quer, não lê. Gosto, deixo. Não gosto, apago. Simple like that.

adrianóvisk
adrianóvisk
16 anos atrás

flavio gomes, como você é hipócrita! eu não posso falar mal do brasil, mas você pode, né?
tsk tsk, esse é o jornalismo brasileiro