O primeiro Merlyn
SÃO PAULO (o dia só acaba à meia-noite) – Acho que já coloquei no ar, mas se não coloquei, coloco agora: imagens do primeiro F-Ford Merlyn a desembarcar no Brasil, na narração (e pilotagem) de Sidney Cardoso, nosso ilustríssimo blogueiro.
A dica veio do João Paulo Stalemanov.
isso sim é categoria escola, para separar o joio do trigo.
Pois é, Askjao.
Em 1971 foram fabricados 25 carros Bino F-Ford, cópias dos Merlyn mas com motor Corcel de 140 cc e 90 HP aproximados. Vinte deles foram para o RS para pilotos gaúchos, quatro para Sp e um para o DF (Alex Dias Ribeiro). Correram regularmente os campeonatos de 71 a 74. Daí alguns foram transformados em chassis para a Super Vê (sem nenhum sucesso, diga-se); outros sofreram uma espécie de melhoramentos e correram com outros nomes. A maioria desapareceu nos fundos de oficina ou de quintais. O Museu do Automobilismo de Passo Fundo tem dois impecavelmente recuperados. Dos outros, quase nada se sabe…
E para onde foram parar esse e os f-ford nacionais???
Caro Joaquim
O Fórmula Ford virava em torno de 1m 36s como você falou, mas o recorde do Autódromo com o Moco com a Alfa P-33 foi bem menos 1m28s 8décimos nas Trê Horas de Velocidade da Guanabara em 69.
Salvo engano, este F-Ford virava em 1m36s no circuito de jacarepaguá, enquanto o recorde era da Alfa P-33 do Môco/Marivaldo com 1m33s. Tinha motor Ford Cortina de 1600 cc, câmbio Hewland MK8 de quatro marchas, 400 quilos de peso. Este modelo foi também a base para criação do Bino F-Ford nacional em 1971.
Como era bom e saudável ser irresponsável!!!