O que acho (2)

SÃO PAULO (jantar é preciso) – Sem grandes introduções, vamos a algumas reflexões.

– Ninguém tem o direito de considerar alguém “desleal” ou de dizer que recorre a “baixarias” baseado apenas em imagens de TV. Falta conhecimento, vivência e paciência a muita gente. Julgar pessoas de maneira tão definitiva é um equívoco.

– Alonso não é desleal, nem comete baixarias. É apenas um sujeito competitivo. Que vem sendo sistematicamente bombardeado pela imprensa (que tem peso) e pela equipe (que conta mais ainda) porque surgiu um rapaz, Hamilton, de quem ninguém esperava tanto.

– Alonso entendeu que terá de usar as armas que tem. No limite da legalidade. O que fez ontem não fere as leis. Não lhe restou muita gente em quem confiar na McLaren. Talvez tenha sobrado apenas o fisioterapeuta, que tem a cara de Evo Morales e lhe faz sinais da mureta. Alonso agiu em favor dele mesmo. Já que não tem ninguém que o defenda na equipe que o contratou, procura, qual um cavaleiro solitário, vencer por si e para si.

– Hamilton não tem culpa nenhuma se o mundo resolveu bajulá-lo e protegê-lo. É um cara legal e decente. Mas isso não apaga o fato de que foi ele quem deflagrou a crise. Foi ele que não cumpriu o combinado e não deixou Alonso passar. Foi ele que embaralhou a estratégia da McLaren. Foi ele que atrapalhou o companheiro, que tem sido absolutamente correto no difícil relacionamento interno num mundo conhecido por sua antropofagia. Alonso usou suas armas: um amigo na mureta dos boxes, membro de seu exército de Brancaleone que não deve ter mais de meia-dúzia de soldados.


“Evo Morales”, o aliado solitário de Alonso, abraçado por Ron Dennis

– O que Alonso fez não tem nada de ilegal. Não há artigos no regulamento que dizem quanto tempo um piloto deve ficar parado nos boxes. Considerando que Hamilton virou um inimigo interno, um adversário a ser batido, um piloto “de outra equipe”, Fernando foi duro, mas agiu dentro da lei. “Ultrapassou” Hamilton nos boxes parando o carro. Fez o que faria, por exemplo, numa disputa de posição em corrida: tentaria impedir o adversário de ultrapassá-lo. Sem mandar ninguém para fora da pista. Freando antes, jogando com o possível erro do rival.


A “fila” no pit da McLaren: nenhuma regra estabelece tempo mínimo para paradas

– É desleal fazer o que Alonso fez? Devolvo a pergunta: é leal combinar algo antes de um treino e não cumprir, como Hamilton fez? Hamilton deu o recado: não deixo ele passar porque se fizer isso me dou mal. Aqui é cada um por si. Alonso respondeu: não saio agora porque se sair posso perder a pole. Aqui é cada um por si.


Hamilton, como sempre, saindo antes de Alonso: combinado não é caro, e ele não cumpriu

– E o que têm a ver os comissários da FIA com a estratégia de pilotos de uma mesma equipe? Como podem se achar no direito de dizer qual o comportamento mais adequado de cada um, de contestar decisões individuais tomadas no calor de cinco ou dez segundos? A FIA acerta bastante. Mas vive cometendo injustiças, como contra Alonso em Monza no ano passado, ou contra Schumacher em Mônaco (sim, porque os comissários simplesmente ignoraram a possibilidade de erro do alemão; na dúvida, pró-réu, diz o Direito; naquele caso, na dúvida, pau no Schumacher).

– Alonso está só na equipe. Hamilton desobedece uma ordem e posa de santo, e como santo é tratado. Esqueçam. Não é santo. É competitivo. Por isso não saiu da frente de Alonso, embora fosse o combinado. Escorou-se na impunidade dos que são amados. A mim ninguém reprime. Sou imune. Faço o que quero. Mas não é bem assim. Equipe é equipe. Ou joga para o time, ou não. E ele jogou para ele mesmo. E por isso Alonso fez a mesma coisa. Alonso já percebeu que não é parte da equipe, que está só, e só tem Evo Morales, aquele que lhe dá sinais da mureta.

– Mas nada disso teria acontecido se não fosse esse sistema esdrúxulo de classificação, que força os pilotos a gastarem metade do tempo reservado à definição dos dez primeiros fazendo nada. Podem inventar o que quiserem, mas nunca haverá sistema mais justo e claro do que soltar todos na pista, estabelecer uma duração da sessão e premiar os mais rápidos.

– O que dói, e o que importa. Alonso e Hamilton são dois jovens absurdamente talentosos no que fazem. Garotos parecidos nas habilidades e ambições. Mas foram parar num universo deformado, que não perdoa erros e tem seu próprio código de ética, que recompensa os vencedores, usem eles os métodos que usarem. Um universo paralelo que estimula o ódio e a competição. Alonso e Hamilton, de tão parecidos, poderiam ser os melhores amigos do mundo. Parceiros, companheiros, solidários, iguais, admiradores mútuos. Foram cair na F-1, porém. Onde tudo se faz para ver a caveira do outro. Onde amizades não nascem mais.


Alonso desolado: um jovem que perde um amigo porque o ambiente não gosta de amizades

– Por fim, uma despretensiosa previsão: Alonso não fica na McLaren no ano que vem. Ninguém aguenta tamanho inferno. E uma despretensiosa constatação: Fernandinho deu uma de Piquet ontem. Se fosse brasileiro, seria incensado por estas glebas como astuto e destemido, aquele que luta contra tudo e contra todos.

– E quer saber? Estou gastando tempo demais com esse assunto. É apenas uma corrida de carros.

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lionel
Lionel
16 anos atrás

Parabens Gomes, o que caracteriza esse Blog são duas coisas , Você fala de coisas sérias e sempre tem uma pitada de humor, parabens, por que é assim mesmo que tem que ser para nóis umirdes mortais que acompanham o Circo da formula1….nada de fanatismo, por falar em fanatismo/////?????..GOMES é portugues? Porque portugues não gosta de Espanhol, que é o caso do Alonso , que por sinal os espanhois não gostão dos ingleses, da MAC LAREM que por sinal odeiam os alemães da MERCEDES, que por sinal não chegam nem perto dos brasileiros (Rubinho BARRICELLO) ou seria italiano?????????NÃO SEI >>>>SÓ SEI DE UMA COISA…agora Falando SËRIO a culpa de tudo isso para quem entende é da FIA…..ela erra muito….e quem vai JULGAR ou PUNIR seus erros???????????Quer um exemplo de ERRO????? Quando êles tiraram a VITORIA do SENNA em Monaco ……seria mais uma …….VITORIA IMPORTANTÍSSIMA em sua carreira…..afinal ganhar em Monaco é como ganhar um campeonato…….e por falar em campeonato quem vai repar o ÊRRO da FIA quando não deu o campeonato para o SENNA quando rodou e foi empurrado…..era para ser 4 vezes CAMPEÃO…..e os erros do SHUMI que ELA não punia…… e os SAPOS que o Rubinho teve que aguentar da Ferrari e a FIA não falava nada….. QUER MAIS RESENTE?????quem vai reparar o erro que cometeram contra o MASSA no episódio da saida dos BOXES???? pode ter perdido o CAMPEONATO AÍ??????Quem vai reparar o ERRRO da FIA em palpitar no episodio dos BOXES ALONSO e HAMILTON…????????? Êsse foi escandaloso não envolvia nenhuma outra equipe ERA UM ASSUNTO INTERNO DA MC LAREM ……e por aí vai proibição da MICHELAN …não deixar os carros se desenvolver… proibir ISSO ou AQUILO…….quer saber …….TENHO SAUDADES COMO ERA ANTES …….E CABE A QUEM TEM FORÇA RECLAMAR DESSAS ATROSSIDADES DA FIA………EU MESMO TÔ PROGRAMANDO UMA BELA CARTA PARA A FIA METENDO O MAIOR PAU PORQUE SE NINGUEM RECLAMAR VAI FICANDO CADA VÊZ MAIS MONOTONO …….até acabar…… PORISSO TEM QUE RECLAMAR……

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, Gomes, meu computador quebrou, fiquei já quase duas semanas sem blogar aqui, só queria dizer que estava certo: Alonso, tão pouco malandro que é, ao admitir uma malandragem a faz de maneira descarada.
Isso não é nada Piquet, que sabia que impressão passar cada hora.

antonio
antonio
16 anos atrás

o Spada escreveu aí pra baixo um comentário que insinua que o Rubinho se deu mal ao obedecer o Todt … Inumeros podios , varias vitorias , diversos milhoes de euros no banco , mais de 10 anos na F-1 .
Sei não , mas pra mim ele se deu muito bem – e nem acho que $ foi o mais impportante – .

antonio
antonio
16 anos atrás

Esta historia me lembra Barrichello : ao ir pra Ferrari ele se tornou um genio brasileiro . Ao perder para o Schumacher , virou um bundão . Por isto o LW tem de ficar esperto .
Se a História o elegerá como genio ou burro só os resultados dirão . ele que fique na dele – ou seja , obedecendo ao Ron – , porque do mesmo jeito que o LW – ou o Alonso – conseguem assento em qualquer carro , o Ron consegue qualquer bunda para os seus assentos . E entre a habilidade do LW e a qualidade dos McLaren , acho que o Ron leva a melhor …

HC
HC
16 anos atrás

estou emocionado…
snif, snif.
coitadinho do alonsinho…

Spada
Spada
16 anos atrás

Achei uma tremenda babaquice do Espanhol…tudo bem que não há um tempo previsto para ficar parado nos boxes, mas, o que sempre tem que prevalecer, é o bom senso!

Ridiculo, piloto bi campeão, ganhando o que ganha e fazendo estas babaquices.

Certo esta o Hamilton, não tem que abaixar a cabeça para ninguém, nem mesmo para o chefe, depois acontece o que aconteceu com o Rubinho….achava que ele na época estava certo em cumprir as ordens do chefe…mas vejam no que deu…..ninguém o respeita ou valoriza por isto.

O Senna não abaixou a cabeça para o Balestre, que era o Presidente da FIA…..por que o Hamilton tem que acatar há uma ordem do Ron Dennis, não achando ela correta?

É isso aí…..

Anderson Moreira
Anderson Moreira
16 anos atrás

Não entendí nada, até parece que o Hamilton é o câncer da McLaren, o cara é líder, tá ganhando na pista, só não foi ao pódio 1 vez e ele é o problema ? Tô loko então, leva o Rubinho pra McLaren então… ele é boa praia e aceita ser feito de palhaço, o Alonso é uma moça mimada e todos sabemos, existe algum artigo no regulamento da F1 dizendo que um piloto estreante não possa ser Campeão ? Na boa FG é obrigatório que o Alonso seja campeão e que possa fazer oq bem entende ? O Hamilton t´s defendendo o dele e o Alonso que faça o mesmo mas… há dois pesos e duas medidas e sua balança sempre favorece ao Toureiro, muito estranho isso.

aiuelcio
aiuelcio
16 anos atrás

Bem feito cabron! …se isso acontecesse sempre com quem tem esse tipo de atitude sacana seria uma beleza. nao seria mais bonito tentar dar um ralo na pista?? que feio em Gerson alonso, ve se cresce josé!!!!

aida santos
aida santos
16 anos atrás

se fosse schumy q tivesse feito isso q alonso fez todo mundo tava chamando ele de desonesto.schumacher tb era muito competitivo isso eu admirava muito nele coisa q os brasileiros nao sao o povo daqui e demente.

marcoalfa147
marcoalfa147
16 anos atrás

FG,

Porque seu preconceito contra o Hamilton ? Você fez alguma aposta de que o Alonso seria campeão e está vendo sua aposta ir por água abaixo ? Lembre-se de que no tempo da Williams, o Piquet lutou sozinho contra todos para ser campeão em cima do Nigel e conseguiu. Talvez falte no Alonso este temperamento. Acho que ele entrou na McLaren se achando o rei da cocada preta e está tendo que lutar de fato, o que não aconteceu com ele nos três últimos anos.
Abraços,

nicoboco
nicoboco
16 anos atrás

Ele guentaaaaaaa, a grana é boa, ele guentaaaaaaaaaaa…

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Quantos anos tinham Ayrton e Alain ou Nelson e Nigel ou mesmo o Michael e Rubens nos tempos que disputaram as preferências nas equipes e ainda assim já conhecemos o final da história. Agora imagine dois pilotos que me lembra duas crianças mimadas querendo ter a preferência das ações. Se continuar assim essa parceria vai terminar mais cedo do que consta no contrato.
Abraço

The Observer
The Observer
16 anos atrás

A M… toda se deu aos fiscais da FIA que puniram ALonso e McLaren.
Depois de tudo que passou cheguei à conclusão de que se eu estivesse no lugar do ALonso faria a mesma coisa (segurar o Hamilton) pois o que conta é o título no final do ano e o inimigo maior está na garagem ao lado.
O Lewis foi, no mínimo, escroto desobedecendo as ordens (se havia combinado devia cumprir).
A corrida, pra variar, foi um saco.
E, por fim, me impressiona a alegria do Kimi nos pódios da vida…

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Olha na boa galera e na boa Flavinho… Alonso foi covarde ao fazer o q fez, com certeza… e o “Luis” foi grosso e ingrato ao tratar com tanta falta de educação o patrão, q o levou no colo desde criança. Mas, de fato msm, eh q a ksa caiu dentro da equipe, desde o polemico episodio de espionagem… Acho o seguinte sinceramente, citanto alguns parâmetros:

1º – Como o Flávio disse, “Fefê” naum fika na McLaren no ano q vem… Só c as circunstancias mudarem radicalmente da noite para o dia…

2º – Se o Lewis naum c cuidar vai akbar no ostracismo, pois com atitudes “competitivas” colocou-se acima do bem o do mal e pegou mal em ksa…

3º – Todt e Briatore juntos contra o Ron?!?!!?!? Haha… Todt de olho no Mundial e Briatore de olho nas cláusulas do contrato do Fernandinho. Acho q o Alonso volta eh pra Renault no ano q vem…

4º – De boa d novo… o campeonato tah fikando prateado… Mas… Em tom de novela mexicana ou dramáticidade explícita de Hollywood e cia. bela: Como frisei aki o no blog do Capelli dias atrás, a McLaren deveria sim ser suspensa ou excluida do Mundial, afinal ou existe lei ou naum existe… Por lah virou Brasil

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Se supostamente Alonso deveria estar na frente de Lewis. O que ele fazia ali atras? Sera que alonso estava tão lento na pista que o Ingles conseguiu ´raticamente dar uma volta no espanhou?

Longe de mim quer jugar. Mas alonso sabia o que estava acontecedondo… Ficou parado mesmo sabendo que o Mecanico levantou o “pirulito” altorizando a sua saida. Viu pelo espelho que o companhairo estava ali esperando. Queridos Escolho os ultimos instantes pra marcer o tempo no limite em em joguinhos de PC. Ao meu ver o Alonso tinha a clara dimenção que Liwes seria prejudicado. Em fim ele olhou no espelho, se fez de proposito ou não não cabe a mim jugar. Mas assima de tudo não foi uma coisa leal e limpa.

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Shummy e hamilton na mesma equipe?! O sapateiro ia almoçar o ingles sem nem ter trabalho!! Quem construiu o que o alemao conseguiu e pq é politico e tem personalidade, ia ser um exercito contra o ingles! Enfim, hamilton nao ia dar um piu!
Abrs!

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Belíssimo post Gomes!

diego
diego
16 anos atrás

HEHEHEHE. Gostei deste post. Muito bom FG.

Franca Jr
Franca Jr
16 anos atrás

Olha a FIA armando o campeonato para o Hamilton. Sera que eles acham que isto eh bom para o esporte? Bom para o esporte eh a FIA nao se meter. Onde esta a punicao para a Mclaren pelo episodio do Dossie?

F.C.
F.C.
16 anos atrás

Eu queria ver o Shumy e o Hamilton na mesma equipe!!!

SINISTRO
SINISTRO
16 anos atrás

Pronto. O Flávio Gomes acabou de achar o novo vilão pelo qual irá torcer: Fernando Alonso.

Ele estava órfão desde a aposentadoria de Shumacher, e, agora, com as repetidas malandragens do espanhol, acabou de arrumar seu substituto!

Tudo bem! O melhor jornalista de automobilismo pode ter suas idiossincrasias, e são muitas: petista, comunista, fidelista, anti-americanista, lulista, shumacherista, e, agora, contra todas as opiniões, resolveu defender o Alonso perante Hamilton!

OK! OK! Aquilo que todo mundo viu ao vivo e à cores, com o Alonso segurando, sem explicação NENHUMA, Hamilton atrás dele, não significa nada. O fato de Hamilton não poder fazer sua volta lançada tb não. O que importa é o que Hamilton deveria, docilmente, ceder a passagem no treino a Alonso…ora…pois..afinal…era o combinado!

O que eu não consigo entender é se o Hamilton estava na frente na pista, como é que foi parar atrás no pit-lane? Alguma coisa não bate nessa história.

Sacanagem feia do Alonso, que é um ótimo piloto – inferior ao Hamilton, mas este é um gênio – e não precisaria manchar sua carreira com uma atitude anti-esportiva como a que fez. Foi muito bem punido!

E palmas para Hamilton!

SINISTRO
SINISTRO
16 anos atrás

Pronto. O Flávio Gomes acabou de achar o novo vilão pelo qual irá torcer: Fernando Alonso.

Ele estava órfão desde a aposentadoria de Shumacher, e, agora, com as repetidas malandragens do espanhol, acabou de arrumar seu substituto!

Tudo bem! O melhor jornalista de automobilismo pode ter suas idiossincrasias, e são muitas: petista, comunista, fidelista, anti-americanista, lulista, shumacherista, e, agora, contra todas as opiniões, resolveu defender o Alonso perante Hamilton!

OK! OK! Aquilo que todo mundo viu ao vivo e à cores, com o Alonso segurando, sem explicação NENHUMA, Hamilton atrás dele, não significa nada. O fato de Hamilton não poder fazer sua volta lançada tb não. O que importa é o que Hamilton deveria, docilmente, ceder a passagem no treino a Alonso…ora…pois..afinal…era o combinado!

O que eu não consigo entender é se o Hamilton estava na frente na pista, como é que foi parar atrás no pit-lane? Alguma coisa não bate nessa história.

Sacanagem feia do Alonso, que é um ótimo piloto – inferior ao Hamilton, mas este é um gênio – e não precisaria manchar sua carreira com uma atitude anti-esportiva como a que fez. Foi muito bem punido!

E palmas para Hamilton!

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Que pisada Flávio…
Não dá pra comparar as duas coisas, não dar passagem na pista, com não deixar ir pra pista…
O que o Hamilton fez foi se manter na frente do Alonso, isso não impede Alonso de marcar seu tempo.
O que Alonso fez foi impedir o outro de marcar seu tempo.
O resto é viagem sua FG. Como falei há uns dois meses atrás, você torce pro espanhol, vocês todos não aceitam o Fenômeno!
Engulam o Inglês!!

Matheus
Matheus
16 anos atrás

Parabéns Gomes, ótimo texto como sempre. Hamilton sacaneou e foi sacaneado, os dois estariam quites não tivesse a FIA ter feito o que fez.

Eduardo Guerrero
Eduardo Guerrero
16 anos atrás

É isso mesmo, é só uma corida de carros.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Excelente texto Gomes. Até o Rubinho falou hoje que a Ferrari fazia coisas piores quando ele tava na equipe, e a FIA nunca puniu nem o Schumacher e nem a Ferrari.
Com relação a Alonso, digo que basta ser bom para incomodar. O cara venceu 2 vezes por enquanto, é reconhecido por todos como um excelente ajustador de carros, está aí a McLaren desse ano pra comprovar. Foi bi-campeão em cima do Schumacher, que era um piloto que não era um exemplo de simpatia, mas um excelente piloto, tanto que ganhou 7 vezes.
O Schumacher fez a mesma coisa com a Ferrari, reergueu a Ferrari, com um diferencial: exigiu atenção 100 % da equipe para ele, que o diga Irvine e Rubinho. Já Alonso não fez isso. Alonso tá enfrentando um novato um novato que tem carta branca na equipe pra competir de iguala pra igual com Alonso, e por ser inglês, Alonso tem a impressão que ele esteja sendo privilegiado na equipe.
Como disse um amigo aí embaixo, quero ver se o Alonso sair da McLaren, que será uma infelicidade para a equipe, quem ajustará os carros para as corridas e quem vai desenvolver os carros para as próximas temporadas.
Teve um ex-pilot que disse que foi um erro o Ron Dennis dá carros iguais para Lewis e Alonso, e estou concordando com ele. Acho que Alonso como foi contratado com primeiro piloto, deveria ser tratado pela McLaren com tal, até pq como disse antes, quem trouxe fôlego para a equipe esse ano foi ele.

Apenas uma opinião
Apenas uma opinião
16 anos atrás

A sua vivência e know-how não tornam a sua opinão uma verdade absoluta e irrevogável. O fato de seu blog ser a sua opinião não lhe dá o direito de escrever o que acha de uma forma opinativa.

As pessoas vêm aqui para lerem textos jornalísticos, já que você o é.

Humildade é necessário a todos, acima de tudo. Do garoto que lê este blog ao autor do mesmo.

Pense nisso.

tatisac
tatisac
16 anos atrás

Flávio ainda bem que existem pessoas como vc e que escrevem assim.
Você é o único que se salva desta mídia (ufanista) brasileira que cobre F1. Todos têm o senso comprometido, alguns passam dos limites e ficam ridículos. Existem coisas que só vc é capaz de perceber. Parabéns pelo seu post…
falou tudo… e mais um pouquinho!!!

Robson
Robson
16 anos atrás

Caro Flavio,
desta vez você foi CLARIVIDENTE, parabéns.
Se o Hamilton mandou o Ron se fu…, mostra que o cara é gente boa de fachada, cospe no prato que comeu, e ai não tem valor moral e tem mais é que se fu…., péssimo exemplo de um esportista.

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

Perfeito! Para a imprensa, Alonso é vilão, e Hamilton, o moço. Ron Dennis não é de aturar que contestem sua autoridade. Hamilton pode acabar no ostracismo até o fim do ano. Dennis pode acusá-lo de ingratidão, pois o bancou desde os 13 anos.

Só um detalhe: como escreveu Flávio, se Nano fosse brasileiro, a conversa seria outra. Deixaria de ser anti-ético e se tornaria esperto. Em Mônaco/85, Ayrton Senna, com o melhor tempo registrado, resolveu “passear” pela pista estreita a fim de atrapalhar os concorrentes, principalmente Michelle Alboreto. Com isso, largou na pole. E o que foi dito por aqui? Eu gostaria de saber.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Boa Gomes, perfeito.

A diferença entre o que o Alonso fez e o que o Piquet fazia é que o Piquet fazia mais na surdina, trancava o Mansell no banheiro e coisas afin..rsrs..coisas que não aparecem na televisão…

E quer queiramos ou não, a F1 é vista por milhões no mundo inteiro…e a primeira impressão (a minha tinha sido essa até ler tudo o que realmente aconteceu) era a de que o Alonso tinha dado uma Dick…

Mas tudo bem….daqui 3 semanas vão aparecer abraçados e dando risada…

Abraço,

Rodrigo

Becken
Becken
16 anos atrás

Flávio,

É um absurdo essa sua pretensa defesa do Alonso. Concordo com o sentido geral do texto, o mundo desonesto e predador da Formula 1, mas não duvido que o mundo dos jornalistas seja diferente, principalmente pela referência que vc faz ao texto do Lívio Oricchio, que ao contrário da maioria da imprensa, está lá, na Hungria.
O Alonso faz o que faz, ventila na imprensa o tempo inteiro reclamações e choradeira, cria em torno de si uma atmosfera absurda de antipatia e vc vem dizer que ele está sozinho… Ah…por que ele não cala a boca e anda mais que o menino? É so o que ele tem de fazer, andar mais.

Luis Skinner
Luis Skinner
16 anos atrás

Flávio,

Sua opinião foi baseada no que disse o Ron Dennis… mas ele mentiu! Não havia nenhum combinado para o Alonso passar… ele só disso isso para tentar aliviar uma eventual punição para o alonso… mas nada deu certo pois os comissários ouviram as conversar de rádio e constataram a “furada” do Ron Dennis. A punição ao alondo foi justa… injusta foi a punição à equipe, que perdeu pontos em virtude de um malandragem de seu piloto.

amaral
amaral
16 anos atrás

boa Gomes, falou muito e disse mais ainda!

perfeita sua análise crítica dos fatos, as atitudes da Federação, o contexto do trabalho na F1 e as relações pessoais; o ojetivo é vencer, a função é ser extremamente competitivo. O Alonso tomou tanta fechada do Schumacher, q por sua vez tomou tanta de Senna, q também tomou de tantos, e assim vai…
torcer eu torço pro espanhol meu xará, o inglês é very nice em inúmeros aspectos mas é muito jovem prá ser campeão , para o meu gosto quero dizer.
abraço
fernando amaral

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

Nem tudo que é IMORAL é ILEGAL, portanto, ao VENCEDOR AS BATATAS!!!

R/T
R/T
16 anos atrás

esse Hamilton é um otário, um mer.da, ta mostrando a cara bem cedo até, mandar o cara que “criou” se fu.der, é de um desrespeito imenso, partindo do ponto até, que a cagada foi dele, e não do dennis

otário, babaca, já não torcia por ele, agora então, passou a ser o que menos gosto

Felipe B
16 anos atrás

Pois é, ver o negão dando dura e marcando posição, inclusive ao peitar Ron Dennis incomoda muita gente…

Já não basta o Galvão Bueno fazendo contas e torcendo contra, agora querem chamar Alonso de coitadinho.

O fato é que os arabes, donos da MacLaren, estão muito satisfeitos com a regularidade e ousadia de Hamilton. Nem Ron Denis tem poder para puni-lo (como se merecesse…), pois a Mercedes-Benz sabe o valor da imagem do garoto para um grupo muito seleto deconsumidores de sua marca nos EUA: os negros que podem pagar acima de 60 mil dolares por um carro.

Como no Brasil tal categoria de consumidor não é comum, é natural que a percepção do jogo no qual Hamilton está envolvido seja vista por um viés bom vs malvado.

Vamos abrir a cabeça, pessoal. O garoto é exclente piloto, rápido e constante. Pulverizou Nelsinho na GP2 e veio para ficar. A não ser que decidam encerrar sua carreira precocemente. Afinal, no mundo da alta tecnologia da Fórmula 1 ainda existem barras de direção que se partem em curvas de alta…

Mário
Mário
16 anos atrás

essa é ótima, agora pouco foi divulgado audio mostrando os xingamentos de Hamilton para Ron Dennis, para os que estão defendendo o coitadinho que não ouve nada fiquem co cara de pastel….haha!!!! defender quem ouviu , quero ver quando Hamilton, não tiver um piloto de ponta que chegou e acertou a bagaça que era a Maclaren vai fazer sem ter como copiar os acertos de um campeão, no Brasil é sempre assim, basta um posar de coitadinho que vem logo um bando de anafalbetos defender

paulo
paulo
16 anos atrás

ecxelente texto.achei injusta a punição p o alonso.por ser uma pessoa bastante competitiva ele procura ganhar sempre.n vi nada demais.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Gomes, acho que é a primeira vez que discordo consideravelmente da sua visão.

Você citou alguns acontecimentos que estão em discordância com o que se tem noticiado nos sites de F1 (pelo menos segundo a minha interpretação).

Pelo que eu entendi, a McLaren tinha dito que teria avisado ao Hamilton mais de seis vezes pelo rádio para que deixasse o Alonso passar. Mas o Hamilton disse que não foi nada avisado, e eu acho que os comissários, para terem dado essa punição, devem ter averiguado que ele realmente não foi avisado. Pelo que entendi ele só foi avisado de que o Alonso já estava no pit antes dele.

Também não acho que o Alonso tenha sido desleal e nem astuto, porque pelo que foi noticiado foi realmente a equipe que segurou ele no box. Apesar de vários pontos da história terem ficado mal contados…

Acho que o que você disse, que “Ninguém tem o direito de considerar alguém ‘desleal’ ou de dizer que recorre a ‘baixarias’ baseado apenas em imagens de TV” também vale para o seu julgamento quanto à punição da FIA. Eu não descarto a possibilidade deles terem punido a McLaren agora por causa da absolvição em Paris. Mas eu acho forte afirmar isso sem ter acesso às conversas de rádio da equipe, e a todo material utilizado pelos comissários na investigação. O caso pode ter sido bem mais podre do que ficamos sabendo…

Cohim
Cohim
16 anos atrás

Alonso pode não ter infrigido nenhuma lei, mas ele foi, no mínimo, incorreto. Pensamento maquiavélico, do tipo “os fins justificam os meios” esse de quem absolve Alonso.
Não adianta colocar Alonso como coitadinho, sozinho no mundão da Mclaren. Se ele ficou assim foi porque fez por merecer. Nunca tratou bem a imprensa, como a imprensa pode tratá-lo bem? Perdeu as estribeiras quando se deparou com o primeiro companheiro de equipe capaz de rivalizar com ele na pista.
Fraco, esse Alonso. Fraco de cabeça. Desequilibrado. Não conseguiu encontrar equilíbrio após ser constantemente superado por seu companheiro de equipe, um novato.

Dú
16 anos atrás

Se fosse o Piquet ou o Schumy, teriam deixado o carro morrer, ligava e pronto.Nessas embolou a luta pelo vice, pois o Hamilton leva com um pé nas costas.

Adler Victor
Adler Victor
16 anos atrás

Flavio. Esses seus posts com intuíto de criar polêmica, jogar pra galera, já ficaram chatos e manjados. Seu blog já tem audiência suficiente, não precisa disso.
Dá para perceber claramente pelo seu texto que nem você acredita no que escreveu!

Menos…muito menos….!

alain prost
alain prost
16 anos atrás

Gomes, vc tem razão , porém o q penalizou a mclaren foi o fato da equipe ter falado pelo rádio q iriam segurar o alonso nos boxes por 20 seg a +

cardeal
cardeal
16 anos atrás

Btw, Alonso é um whiner, sempre reclamando de tudo e todos por nada. Mala toda vida, tadinho dele. Estivesse o Senna na mesma equipe, teríamos cat fight.

cardeal
cardeal
16 anos atrás

Foi desleal, sim, e caso pra deslocamento de mandíbula. Como sempre, conte com um especialista pra não enxergar o óbvio e falar toda sorte de idiotice.

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

O que é que o Mauro Naves tá fazendo com o Ron Dennis??? Namoro ou amizade?????

Mário
Mário
16 anos atrás

é engraçado como aparece gente para falar em ilegalidade sem conhecer de LEIS, os que estão dizendo que Alonso foi ilegal, ESTUDEM para não escrever tanta M……….

Hélio Carreira
Hélio Carreira
16 anos atrás

Flávio,

Não vou escrever muito , estou na frente da TV.
Se quiser apagar o post, manda Bala.
Mas vc é do %!$&# Paraben´s cara, adorei o posto (o que acho 2).
Abraços.
Volto para a corrida.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Gomes

Concordo, acho que você tem absoluta razão no que disse neste post e no debaixo.
A Fia está começando a punir a Mclaren em relação ao caso da Ferrari.
É como se um juíz que errasse, marcasse um pênalti que não existiu em favor de um time e depois tentasse compensar o outro.