Igualzinho meu pai indo pra Ubatuba com um Doginho 1800..literalmente fcom o volante à mão..
Felipe Marchioro
16 anos atrás
Sobre o magnífico Tazio, segue a letra da música de Lucio Dalla:
Nuvolari
Nuvolari è basso di statura, Nuvolari è al di sotto del normale
Nuvolari ha cinquanta chili d’ossa Nuvolari ha un corpo eccezionale
Nuvolari ha le mani come artigli,
Nuvolari ha un talismano contro i mali
Il suo sguardo è di un falco per i figli,
i suoi muscoli sono muscoli eccezionali!
Gli uccelli nell’aria perdono l’ali quando passa Nuvolari!
Quando corre Nuvolari mette paura
perché il motore è feroce mentre taglia ruggendo la pianura
Gli alberi della strada
strisciano sulla piana,
sui muri cocci di bottiglia
si sciolgono come poltiglia,
tutta la polvere è spazzata via!
Quando corre Nuvolari, quando passa Nuvolari,
la gente arriva in mucchio e si stende sui prati,
quando corre Nuvolari, quando passa Nuvolari,
la gente aspetta il suo arrivo per ore e ore
e finalmente quando sente il rumore
salta in piedi e lo saluta con la mano,
gli grida parole d’amore,
e lo guarda scomparire
come guarda un soldato a cavallo,
a cavallo nel cielo di Aprile!
Nuvolari è bruno di colore, Nuvolari ha la maschera tagliente
Nuvolari ha la bocca sempre chiusa, di morire non gli importa niente
Corre se piove, corre dentro al sole
Tre più tre per lui fa sempre sette
Con l’ “alfa” rossa fa quello che vuole
dentro al fuoco di cento saette!
C’è sempre un numero in più nel destino quando corre Nuvolari
Quando passa Nuvolari ognuno sente il suo cuore è vicino
In gara Verona è davanti a Corvino
con un tempo d’inferno,
acqua, grandine e vento
pericolo di uscire di strada,
ad ogni giro un inferno
ma sbanda striscia è schiacciato
lo raccolgono quasi spacciato!
Ma Nuvolari rinasce come rinasce il ramarro
batte Varzi, Campari,
Borzacchini e Fagioli
Brilliperi
e Ascari..
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás
Ao Carlos Galto:
Eu comprei uma placa Pinnacle só para gravar e editar essa série do canal History (82 da Net)
Semana passada passaram uma série com toda a história da Alfa Romeo. Para quem gosta é um delírio. Sexta às 19hs é o horário.
Obs: eu não discuto automobilismo com essa turma do Cafofo do Gomes. Tá louco, esses caras sabem tudo!
Abs.
Romeu
16 anos atrás
A Cisitalia era uma fabrica de carros de corrida fundada pelos pilotos Piero Dusio e Piero Taruffi.
O modelo de de estréia nas pistas era justamente esse D 46 que aqui aparece pilotado pelo grande Nuvolari.
Grandes nomes pilotaram os Cisitalia.
Alem de Nuvolari, Luigi Chiron, Franco Cortese, Alberto Ascari, Felice Bonetto, Von Stuck, e o próprio Dusio, misto de corredor, construtor, chefe de equipe.
Fabricaram alguns carros esporte tambem, que tiveram relativo sucesso, sempre usando como base os motores Fiat 1.100
Pero Taruffi esteve aqui no Brasil em meados dos anos 60, dando palestras e um pequeno curso de pilotagem, organizado pela revista 4 Rodas.
Carlos Galto
16 anos atrás
Tem uma série de filmes sobre a história do automobilismo chamada “Automobilismo através do Tempo”.
Eu tenho essa série (6 VHS em inglês) e passa essa cena… O CARA (esse tinha dois cujones!!!) chega aos boxes balançando o volante de raiva, e não tava devagar não…
reginaldo
16 anos atrás
Amigos:
esse link indicado pelo Edu de Porto Alegre é o paraíso para quem procura informação a respeito daqueles tempos.
Fabuloso.
É para colocar nos favoritos e ir garimpar de vez em quando. Nunca sairá de mãos vazias.
Obrigado Edú.
Belair,
to indo na marcha lenta. Obrigado. Ficar velho até que não é ruim mas, qdo dá um trique traque qualquer, leva mais tempo pra ajustar os anéis, carburação etc… aqui não tem chip..
A usina tá quase pronta novamente.
Estou tb muito interessado em saber de onde é a 3ª foto. Espero que FG mate a nossa curiosidade .
( , ) :
componentes Fiat é? estava achando que tinha algo a ver com Alfa Romeu ou Masseratti, ou então um dedinho do Comendador, antes de chutar o balde e abrir o haras .
Pena que não tem quase informação a respeito.
Valeu pelas dicas. Obrigado.
Caio :
fica frio que seu momento ‘matuza’ também chega. Olha o lado bom da coisa; até nós matuzas, vivemos aprendendo, já matuzas. Vcs aprendem bem mais cedo e aproveitam por mais tempo….A nossa vantagem é que na maioria das vezes, vivenciamos tudo isso e suspiramos ao recordar. Vcs, só podem suspirar…abração.
Belair
16 anos atrás
Oi Reginaldo, já conseguiu sair p/ trabalhar? Espero q sim.
Sobre a Cisitalia, tambem lembro de ter lido em algum lugar q um prototipo deles em algum salão de 1948 ou 49, foi o primeiro design do mundo a mostrar um capô mais baixo que os paralamas dianteiros,o q causou frisson na época. Tenho certeza q a blogaiada aqui sabe mais do q eu sobre isso, e vai complementar a informacão.Aliás o carro era bem bonito.
.
16 anos atrás
Oi Reginaldo !
O Cisitalia usava, na maior parte, componentes Fiat.
Caio, o de Santos
16 anos atrás
Cacilda, juntando Brands, Mestre Joa e Saloma neste Post, os Matuzas do mundo se encontraram!!!
Ze Rodrigo
16 anos atrás
Já que a marca deste carro foi devidamente esclarecida, eu apenas corrijo, com todo o respeito, o companheiro Veloz HP quanto a morte do Rosemeyer.
Bernd Rosemeyer morreu na Reichsautobahn, a 1ª Autobahn de Adolfo H., que ligava Frankfurt a Darmstad, quando tentava bater o recorde de velocidade em estradas.
Isto acontece em 28 de janeiro de 1938.
reginaldo
16 anos atrás
Alguem por aqui pode explicar que marca é essa Cisitália? Fui ao Google, e depois na home page do Nuvolari que tem tudo da vida dele, pessoal e profissional e não encontrei nenhuma informação a respeito. Seria, talvez, uma máquina com motorização Alfa Romeu?, Quem souber, dê uma aula básica por aqui. Eu e, certamente, a blogaiada aprenderemos mais um pouquinho.
Eu disse aí pra baixo que o Comendattori ia ter orgasmo mental. Foi na mosca e com a mesma humildade lendária desse piloto incrivel.
JARP
16 anos atrás
O Fred, abaixo, está com a razão. O carro é uma Cisitalia D46. E o piloto, o Nuvolari.
fred
16 anos atrás
O piloto é o Tazio, o carro uma Cisitalia. Abraços, Fred.
Allan
16 anos atrás
Grande Tazio… O cara que vencia prova com o volante SAINDO na mão… Ou corria engessado de moto e na semana seguinte de carro… Não houve piloto maior que ele… Sorry Fangio, Clark, Senna ou Miguel. Tazio foi o “the best”…
VELOZ-HP
16 anos atrás
Aí está o maior piloto de todos os tempos, Tazio Nuvolari, “il diavolo mantovano” passando um de sus momentos memoráveis à bordo de sua Alfa Romeu no GP da Alemanha em Nurburgring em meados dos anos 30. Logo após essa e outras dessas ele saiu de lá batendo a porta na cara de todos e foi para a Auto Union no lugar de Rosemeyer que havia morrido em Avus numa tentativa de quebra de recorde de velocidade a mais de 400 Km/h.
Esse foi fera e não morreu na pista. Morreu de tuberculose quando ainda não havia cura para isso.
Claudio Ceregatti
16 anos atrás
Oi, pessoal:
Esse aí sou eu na minha outra encarnação.
Lembro bem desse fato, que foi mais engraçado do que perigoso.
É certo que pilotava muito, na época. Eu e meus companheiros sabíamos disso, mas pilotar sem volante…
A roda saiu assim de minhas mãos, o cubo soltou, nem lembro direito o que houve.
Mas aconteceram muitas outras, infindáveis situações de risco e de quebras do equipamento, essas sim, muito assustadoras, muito marcantes…
Considero-me um sobrevivente, pois não morri – ou fui morto – pelo carro. Morte natural, sem efeitos especiais nem TV ao vivo, como nosso falecido Tri-Campeão… Esse mesmo do post aí embaixo, com o qual fiz grandes duelos, num passado distante… Quem foi ele?
Jamais direi.
Sérgio Barros
16 anos atrás
Culhoñes, e aproveitar a vida…
E claro, tinha que ter Itália na história. Disseram cisalia, eu arrisco alfa. E tem gente hoje que não consegue estacionar um carro pequeno com direção hidráulica….
Hoje, o que vemos são zumbis metidos a celebridades.
Ico
16 anos atrás
É o Tazio sim. Mas nao é uma Maserati, é uma Cisitalia.
reginaldo
16 anos atrás
O Comendattori vai ter um orgasmo mental vendo essa foto.
Ele acha , acha não, ele é a reencarnação do Tazio…
Wagner
16 anos atrás
De fato é o Tazio Nuvolari com uma Maserati.
Edu de Porto Alegre
16 anos atrás
Outra coisa: se minha miopia não me engana, são 6 filas de 4 (!) carros. Já imaginaram a festa que alguns ‘motoristas’ atuais fariam na largada?
Milton M. Bonani
16 anos atrás
Parece o Tazio Nuvolari, mas não tenho certeza.
Edu de Porto Alegre
16 anos atrás
Uma pergunta, se o chefe permitir: quantos e quais os pilotos da F1 dos últimos, digamos, 20 anos teriam coragem de guiar uma trapizonga dessas?
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Igualzinho meu pai indo pra Ubatuba com um Doginho 1800..literalmente fcom o volante à mão..
Sobre o magnífico Tazio, segue a letra da música de Lucio Dalla:
Nuvolari
Nuvolari è basso di statura, Nuvolari è al di sotto del normale
Nuvolari ha cinquanta chili d’ossa Nuvolari ha un corpo eccezionale
Nuvolari ha le mani come artigli,
Nuvolari ha un talismano contro i mali
Il suo sguardo è di un falco per i figli,
i suoi muscoli sono muscoli eccezionali!
Gli uccelli nell’aria perdono l’ali quando passa Nuvolari!
Quando corre Nuvolari mette paura
perché il motore è feroce mentre taglia ruggendo la pianura
Gli alberi della strada
strisciano sulla piana,
sui muri cocci di bottiglia
si sciolgono come poltiglia,
tutta la polvere è spazzata via!
Quando corre Nuvolari, quando passa Nuvolari,
la gente arriva in mucchio e si stende sui prati,
quando corre Nuvolari, quando passa Nuvolari,
la gente aspetta il suo arrivo per ore e ore
e finalmente quando sente il rumore
salta in piedi e lo saluta con la mano,
gli grida parole d’amore,
e lo guarda scomparire
come guarda un soldato a cavallo,
a cavallo nel cielo di Aprile!
Nuvolari è bruno di colore, Nuvolari ha la maschera tagliente
Nuvolari ha la bocca sempre chiusa, di morire non gli importa niente
Corre se piove, corre dentro al sole
Tre più tre per lui fa sempre sette
Con l’ “alfa” rossa fa quello che vuole
dentro al fuoco di cento saette!
C’è sempre un numero in più nel destino quando corre Nuvolari
Quando passa Nuvolari ognuno sente il suo cuore è vicino
In gara Verona è davanti a Corvino
con un tempo d’inferno,
acqua, grandine e vento
pericolo di uscire di strada,
ad ogni giro un inferno
ma sbanda striscia è schiacciato
lo raccolgono quasi spacciato!
Ma Nuvolari rinasce come rinasce il ramarro
batte Varzi, Campari,
Borzacchini e Fagioli
Brilliperi
e Ascari..
Ao Carlos Galto:
Eu comprei uma placa Pinnacle só para gravar e editar essa série do canal History (82 da Net)
Semana passada passaram uma série com toda a história da Alfa Romeo. Para quem gosta é um delírio. Sexta às 19hs é o horário.
Obs: eu não discuto automobilismo com essa turma do Cafofo do Gomes. Tá louco, esses caras sabem tudo!
Abs.
A Cisitalia era uma fabrica de carros de corrida fundada pelos pilotos Piero Dusio e Piero Taruffi.
O modelo de de estréia nas pistas era justamente esse D 46 que aqui aparece pilotado pelo grande Nuvolari.
Grandes nomes pilotaram os Cisitalia.
Alem de Nuvolari, Luigi Chiron, Franco Cortese, Alberto Ascari, Felice Bonetto, Von Stuck, e o próprio Dusio, misto de corredor, construtor, chefe de equipe.
Fabricaram alguns carros esporte tambem, que tiveram relativo sucesso, sempre usando como base os motores Fiat 1.100
Pero Taruffi esteve aqui no Brasil em meados dos anos 60, dando palestras e um pequeno curso de pilotagem, organizado pela revista 4 Rodas.
Tem uma série de filmes sobre a história do automobilismo chamada “Automobilismo através do Tempo”.
Eu tenho essa série (6 VHS em inglês) e passa essa cena… O CARA (esse tinha dois cujones!!!) chega aos boxes balançando o volante de raiva, e não tava devagar não…
Amigos:
esse link indicado pelo Edu de Porto Alegre é o paraíso para quem procura informação a respeito daqueles tempos.
Fabuloso.
É para colocar nos favoritos e ir garimpar de vez em quando. Nunca sairá de mãos vazias.
Obrigado Edú.
Para quem quiser saber mais sobre a Cisitalia: http://www.ddavid.com/formula1/cisit46.htm
Belair,
to indo na marcha lenta. Obrigado. Ficar velho até que não é ruim mas, qdo dá um trique traque qualquer, leva mais tempo pra ajustar os anéis, carburação etc… aqui não tem chip..
A usina tá quase pronta novamente.
Estou tb muito interessado em saber de onde é a 3ª foto. Espero que FG mate a nossa curiosidade .
( , ) :
componentes Fiat é? estava achando que tinha algo a ver com Alfa Romeu ou Masseratti, ou então um dedinho do Comendador, antes de chutar o balde e abrir o haras .
Pena que não tem quase informação a respeito.
Valeu pelas dicas. Obrigado.
Caio :
fica frio que seu momento ‘matuza’ também chega. Olha o lado bom da coisa; até nós matuzas, vivemos aprendendo, já matuzas. Vcs aprendem bem mais cedo e aproveitam por mais tempo….A nossa vantagem é que na maioria das vezes, vivenciamos tudo isso e suspiramos ao recordar. Vcs, só podem suspirar…abração.
Oi Reginaldo, já conseguiu sair p/ trabalhar? Espero q sim.
Sobre a Cisitalia, tambem lembro de ter lido em algum lugar q um prototipo deles em algum salão de 1948 ou 49, foi o primeiro design do mundo a mostrar um capô mais baixo que os paralamas dianteiros,o q causou frisson na época. Tenho certeza q a blogaiada aqui sabe mais do q eu sobre isso, e vai complementar a informacão.Aliás o carro era bem bonito.
Oi Reginaldo !
O Cisitalia usava, na maior parte, componentes Fiat.
Cacilda, juntando Brands, Mestre Joa e Saloma neste Post, os Matuzas do mundo se encontraram!!!
Já que a marca deste carro foi devidamente esclarecida, eu apenas corrijo, com todo o respeito, o companheiro Veloz HP quanto a morte do Rosemeyer.
Bernd Rosemeyer morreu na Reichsautobahn, a 1ª Autobahn de Adolfo H., que ligava Frankfurt a Darmstad, quando tentava bater o recorde de velocidade em estradas.
Isto acontece em 28 de janeiro de 1938.
Alguem por aqui pode explicar que marca é essa Cisitália? Fui ao Google, e depois na home page do Nuvolari que tem tudo da vida dele, pessoal e profissional e não encontrei nenhuma informação a respeito. Seria, talvez, uma máquina com motorização Alfa Romeu?, Quem souber, dê uma aula básica por aqui. Eu e, certamente, a blogaiada aprenderemos mais um pouquinho.
Eu disse aí pra baixo que o Comendattori ia ter orgasmo mental. Foi na mosca e com a mesma humildade lendária desse piloto incrivel.
O Fred, abaixo, está com a razão. O carro é uma Cisitalia D46. E o piloto, o Nuvolari.
O piloto é o Tazio, o carro uma Cisitalia. Abraços, Fred.
Grande Tazio… O cara que vencia prova com o volante SAINDO na mão… Ou corria engessado de moto e na semana seguinte de carro… Não houve piloto maior que ele… Sorry Fangio, Clark, Senna ou Miguel. Tazio foi o “the best”…
Aí está o maior piloto de todos os tempos, Tazio Nuvolari, “il diavolo mantovano” passando um de sus momentos memoráveis à bordo de sua Alfa Romeu no GP da Alemanha em Nurburgring em meados dos anos 30. Logo após essa e outras dessas ele saiu de lá batendo a porta na cara de todos e foi para a Auto Union no lugar de Rosemeyer que havia morrido em Avus numa tentativa de quebra de recorde de velocidade a mais de 400 Km/h.
Esse foi fera e não morreu na pista. Morreu de tuberculose quando ainda não havia cura para isso.
Oi, pessoal:
Esse aí sou eu na minha outra encarnação.
Lembro bem desse fato, que foi mais engraçado do que perigoso.
É certo que pilotava muito, na época. Eu e meus companheiros sabíamos disso, mas pilotar sem volante…
A roda saiu assim de minhas mãos, o cubo soltou, nem lembro direito o que houve.
Mas aconteceram muitas outras, infindáveis situações de risco e de quebras do equipamento, essas sim, muito assustadoras, muito marcantes…
Considero-me um sobrevivente, pois não morri – ou fui morto – pelo carro. Morte natural, sem efeitos especiais nem TV ao vivo, como nosso falecido Tri-Campeão… Esse mesmo do post aí embaixo, com o qual fiz grandes duelos, num passado distante… Quem foi ele?
Jamais direi.
Culhoñes, e aproveitar a vida…
E claro, tinha que ter Itália na história. Disseram cisalia, eu arrisco alfa. E tem gente hoje que não consegue estacionar um carro pequeno com direção hidráulica….
Hoje, o que vemos são zumbis metidos a celebridades.
É o Tazio sim. Mas nao é uma Maserati, é uma Cisitalia.
O Comendattori vai ter um orgasmo mental vendo essa foto.
Ele acha , acha não, ele é a reencarnação do Tazio…
De fato é o Tazio Nuvolari com uma Maserati.
Outra coisa: se minha miopia não me engana, são 6 filas de 4 (!) carros. Já imaginaram a festa que alguns ‘motoristas’ atuais fariam na largada?
Parece o Tazio Nuvolari, mas não tenho certeza.
Uma pergunta, se o chefe permitir: quantos e quais os pilotos da F1 dos últimos, digamos, 20 anos teriam coragem de guiar uma trapizonga dessas?
Primeiros estudos do conceito “Drive By Wire”.