One comment


O piloto pára nos boxes e diz: “Está muito difícil de
fazer curvas!”; foto enviada pelo blogueiro Humberto Corradi.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Igualzinho meu pai indo pra Ubatuba com um Doginho 1800..literalmente fcom o volante à mão..

Felipe Marchioro
Felipe Marchioro
16 anos atrás

Sobre o magnífico Tazio, segue a letra da música de Lucio Dalla:
Nuvolari

Nuvolari è basso di statura, Nuvolari è al di sotto del normale
Nuvolari ha cinquanta chili d’ossa Nuvolari ha un corpo eccezionale
Nuvolari ha le mani come artigli,
Nuvolari ha un talismano contro i mali
Il suo sguardo è di un falco per i figli,
i suoi muscoli sono muscoli eccezionali!
Gli uccelli nell’aria perdono l’ali quando passa Nuvolari!
Quando corre Nuvolari mette paura…
perché il motore è feroce mentre taglia ruggendo la pianura
Gli alberi della strada
strisciano sulla piana,
sui muri cocci di bottiglia
si sciolgono come poltiglia,
tutta la polvere è spazzata via!
Quando corre Nuvolari, quando passa Nuvolari,
la gente arriva in mucchio e si stende sui prati,
quando corre Nuvolari, quando passa Nuvolari,
la gente aspetta il suo arrivo per ore e ore
e finalmente quando sente il rumore
salta in piedi e lo saluta con la mano,
gli grida parole d’amore,
e lo guarda scomparire
come guarda un soldato a cavallo,
a cavallo nel cielo di Aprile!
Nuvolari è bruno di colore, Nuvolari ha la maschera tagliente
Nuvolari ha la bocca sempre chiusa, di morire non gli importa niente…
Corre se piove, corre dentro al sole
Tre più tre per lui fa sempre sette
Con l’ “alfa” rossa fa quello che vuole
dentro al fuoco di cento saette!
C’è sempre un numero in più nel destino quando corre Nuvolari…
Quando passa Nuvolari ognuno sente il suo cuore è vicino
In gara Verona è davanti a Corvino
con un tempo d’inferno,
acqua, grandine e vento
pericolo di uscire di strada,
ad ogni giro un inferno
ma sbanda striscia è schiacciato
lo raccolgono quasi spacciato!
Ma Nuvolari rinasce come rinasce il ramarro
batte Varzi, Campari,
Borzacchini e Fagioli
Brilliperi
e Ascari..

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Ao Carlos Galto:
Eu comprei uma placa Pinnacle só para gravar e editar essa série do canal History (82 da Net)
Semana passada passaram uma série com toda a história da Alfa Romeo. Para quem gosta é um delírio. Sexta às 19hs é o horário.
Obs: eu não discuto automobilismo com essa turma do Cafofo do Gomes. Tá louco, esses caras sabem tudo!
Abs.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

A Cisitalia era uma fabrica de carros de corrida fundada pelos pilotos Piero Dusio e Piero Taruffi.
O modelo de de estréia nas pistas era justamente esse D 46 que aqui aparece pilotado pelo grande Nuvolari.
Grandes nomes pilotaram os Cisitalia.
Alem de Nuvolari, Luigi Chiron, Franco Cortese, Alberto Ascari, Felice Bonetto, Von Stuck, e o próprio Dusio, misto de corredor, construtor, chefe de equipe.
Fabricaram alguns carros esporte tambem, que tiveram relativo sucesso, sempre usando como base os motores Fiat 1.100
Pero Taruffi esteve aqui no Brasil em meados dos anos 60, dando palestras e um pequeno curso de pilotagem, organizado pela revista 4 Rodas.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Tem uma série de filmes sobre a história do automobilismo chamada “Automobilismo através do Tempo”.
Eu tenho essa série (6 VHS em inglês) e passa essa cena… O CARA (esse tinha dois cujones!!!) chega aos boxes balançando o volante de raiva, e não tava devagar não…

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Amigos:
esse link indicado pelo Edu de Porto Alegre é o paraíso para quem procura informação a respeito daqueles tempos.
Fabuloso.
É para colocar nos favoritos e ir garimpar de vez em quando. Nunca sairá de mãos vazias.
Obrigado Edú.

Edu de Porto Alegre
Edu de Porto Alegre
16 anos atrás

Para quem quiser saber mais sobre a Cisitalia: http://www.ddavid.com/formula1/cisit46.htm

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Belair,
to indo na marcha lenta. Obrigado. Ficar velho até que não é ruim mas, qdo dá um trique traque qualquer, leva mais tempo pra ajustar os anéis, carburação etc… aqui não tem chip..
A usina tá quase pronta novamente.
Estou tb muito interessado em saber de onde é a 3ª foto. Espero que FG mate a nossa curiosidade .
( , ) :
componentes Fiat é? estava achando que tinha algo a ver com Alfa Romeu ou Masseratti, ou então um dedinho do Comendador, antes de chutar o balde e abrir o haras .
Pena que não tem quase informação a respeito.
Valeu pelas dicas. Obrigado.
Caio :
fica frio que seu momento ‘matuza’ também chega. Olha o lado bom da coisa; até nós matuzas, vivemos aprendendo, já matuzas. Vcs aprendem bem mais cedo e aproveitam por mais tempo….A nossa vantagem é que na maioria das vezes, vivenciamos tudo isso e suspiramos ao recordar. Vcs, só podem suspirar…abração.

Belair
Belair
16 anos atrás

Oi Reginaldo, já conseguiu sair p/ trabalhar? Espero q sim.
Sobre a Cisitalia, tambem lembro de ter lido em algum lugar q um prototipo deles em algum salão de 1948 ou 49, foi o primeiro design do mundo a mostrar um capô mais baixo que os paralamas dianteiros,o q causou frisson na época. Tenho certeza q a blogaiada aqui sabe mais do q eu sobre isso, e vai complementar a informacão.Aliás o carro era bem bonito.

.
.
16 anos atrás

Oi Reginaldo !
O Cisitalia usava, na maior parte, componentes Fiat.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Cacilda, juntando Brands, Mestre Joa e Saloma neste Post, os Matuzas do mundo se encontraram!!!

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Já que a marca deste carro foi devidamente esclarecida, eu apenas corrijo, com todo o respeito, o companheiro Veloz HP quanto a morte do Rosemeyer.
Bernd Rosemeyer morreu na Reichsautobahn, a 1ª Autobahn de Adolfo H., que ligava Frankfurt a Darmstad, quando tentava bater o recorde de velocidade em estradas.
Isto acontece em 28 de janeiro de 1938.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Alguem por aqui pode explicar que marca é essa Cisitália? Fui ao Google, e depois na home page do Nuvolari que tem tudo da vida dele, pessoal e profissional e não encontrei nenhuma informação a respeito. Seria, talvez, uma máquina com motorização Alfa Romeu?, Quem souber, dê uma aula básica por aqui. Eu e, certamente, a blogaiada aprenderemos mais um pouquinho.

Eu disse aí pra baixo que o Comendattori ia ter orgasmo mental. Foi na mosca e com a mesma humildade lendária desse piloto incrivel.

JARP
JARP
16 anos atrás

O Fred, abaixo, está com a razão. O carro é uma Cisitalia D46. E o piloto, o Nuvolari.

fred
fred
16 anos atrás

O piloto é o Tazio, o carro uma Cisitalia. Abraços, Fred.

Allan
Allan
16 anos atrás

Grande Tazio… O cara que vencia prova com o volante SAINDO na mão… Ou corria engessado de moto e na semana seguinte de carro… Não houve piloto maior que ele… Sorry Fangio, Clark, Senna ou Miguel. Tazio foi o “the best”…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Aí está o maior piloto de todos os tempos, Tazio Nuvolari, “il diavolo mantovano” passando um de sus momentos memoráveis à bordo de sua Alfa Romeu no GP da Alemanha em Nurburgring em meados dos anos 30. Logo após essa e outras dessas ele saiu de lá batendo a porta na cara de todos e foi para a Auto Union no lugar de Rosemeyer que havia morrido em Avus numa tentativa de quebra de recorde de velocidade a mais de 400 Km/h.
Esse foi fera e não morreu na pista. Morreu de tuberculose quando ainda não havia cura para isso.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Oi, pessoal:
Esse aí sou eu na minha outra encarnação.
Lembro bem desse fato, que foi mais engraçado do que perigoso.
É certo que pilotava muito, na época. Eu e meus companheiros sabíamos disso, mas pilotar sem volante…
A roda saiu assim de minhas mãos, o cubo soltou, nem lembro direito o que houve.
Mas aconteceram muitas outras, infindáveis situações de risco e de quebras do equipamento, essas sim, muito assustadoras, muito marcantes…
Considero-me um sobrevivente, pois não morri – ou fui morto – pelo carro. Morte natural, sem efeitos especiais nem TV ao vivo, como nosso falecido Tri-Campeão… Esse mesmo do post aí embaixo, com o qual fiz grandes duelos, num passado distante… Quem foi ele?
Jamais direi.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Culhoñes, e aproveitar a vida…

E claro, tinha que ter Itália na história. Disseram cisalia, eu arrisco alfa. E tem gente hoje que não consegue estacionar um carro pequeno com direção hidráulica….

Hoje, o que vemos são zumbis metidos a celebridades.

Ico
Ico
16 anos atrás

É o Tazio sim. Mas nao é uma Maserati, é uma Cisitalia.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

O Comendattori vai ter um orgasmo mental vendo essa foto.
Ele acha , acha não, ele é a reencarnação do Tazio…

Wagner
Wagner
16 anos atrás

De fato é o Tazio Nuvolari com uma Maserati.

Edu de Porto Alegre
Edu de Porto Alegre
16 anos atrás

Outra coisa: se minha miopia não me engana, são 6 filas de 4 (!) carros. Já imaginaram a festa que alguns ‘motoristas’ atuais fariam na largada?

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Parece o Tazio Nuvolari, mas não tenho certeza.

Edu de Porto Alegre
Edu de Porto Alegre
16 anos atrás

Uma pergunta, se o chefe permitir: quantos e quais os pilotos da F1 dos últimos, digamos, 20 anos teriam coragem de guiar uma trapizonga dessas?

Emerson
Emerson
16 anos atrás

Primeiros estudos do conceito “Drive By Wire”.