Perguntas & respostas

SÃO PAULO (ainda há salvação) – Passei quase a tarde toda de hoje na USP, onde participei de um ciclo de palestras sobre jornalismo automobilístico. Dividi a mesa (honra demais para este pobre escriba) com Castilho de Andrade e o mago das lentes Cludio Larangeira.

Foi divertido, acho que os estudantes curtiram, mas gostei mesmo foi de umas das questões feitas ao Castilho, escrita num papelzinho: “Com o fechamento do Bahamas, qual o futuro da F-1 em São Paulo?”, perguntou o/a estudante. Ao que o velho Casta rebateu: “Não há riscos, o Café Photo continua aberto”.

Por isso o Castilho é brilhante, e por isso o resto de nós jamais vai chegar aos pés desses caras um pouco mais antigos, que construíram o jornalismo moderno no Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio
Caio
6 anos atrás

Flavio, boa tarte.
Voce ainda é jornalista?
Se voce for me manda menssagem por e-mail.
Ou se voce nao for, mesmo assim, poderia me ajudar com sua pesquisa sobre automobilismo?

Confusion
Confusion
16 anos atrás

Ué, não eram vcs que até outro dia arrumaram zilhoes de desculpas para justificar o pequeno grid da GT3?

Simples assim. Se gostam, não criticam. Se não gostam ou seguem a opinião alheia, criticam.

Vcs demosntram conhecer automobilismo como o Papa de futebol.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
16 anos atrás

excelente tirada.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Fechou ??? Que pena.
Iria sugerir lá o próximo farnel….

vitão
vitão
16 anos atrás

São Paulo tem uma das melhores noites do mundo, para o bem ou para o crime. E quem estiver em Atlanta que vá ao Golden Club, que é deslumbrante (quando fui tinha uma apresnetação da playmate do mês anterior) e ainda tem uma revenda Lamborghini na frente. O vida bandida !

??????????????????
??????????????????
16 anos atrás

ja fui no bahamas algumas vezes…e tomara que reabra logo…pois nosso amigo oscar so deixava entrar gatas perfeitas e lindas do fio do cabelo ao dedinho do pe…todas com teste de aids mensais…mesmo assim so de camizinha…instalacoes luxuosas e de bom gosto tudo limpissimo…meninas de nivel internacional…o cafe …tambem conheco…mais casas completamente diferentes…pois na do oscar..vc troca o oleo maravilhosamente la mesmo nas suas belas instalacoes…no cafe vc pega a gata e vai para um hotel…ou motel para trocar o oleo…e acaba ficando mais caro a somatoria…ate mike tyssom gostou da casa que sem duvida pela qualidade das gatas era uma das melhores do mundo…toma-ra que reabra logo …hahahahahahaahrsrsrsr

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Tinha lido sobre esses debates no Victal. Fiquei com uma baita vontade de ir, mas infelizmente eram só para os alunos.

Engraçado que quando eu li sobre o Bahamas, também pensei no Café Photo que é muito mais conhecido do que esse Bahamas do qual eu nunca tinha ouvido falar.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
16 anos atrás

Bianchini,
Já tá devidamente salvo o trabalho. Agora é tentar conciliar o tempo e ler tudo.
Abraço

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
16 anos atrás

Cara, não acredito que perdi isso… Ninguém avisou sobre isso lá na faculdade… Tô triste… paciência… felizardos os que foram.

Pardini
Pardini
16 anos atrás

Muito inteligente esse debate.

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Acompanho o relatório do Caio,( o de Santos).
Fechando o Bahamas, acabou a prostituição em São Paulo.
Com certeza! Infantil, então nem se fala!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Ah, sim esqueci: para quem quiser se aventurar a ler esse nosso trabalho de conclusão de curso, ele se encontra disponível para download (PDF) no site Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br), e o título é Na Rebimboca da Parafuseta, se não me engano está na parte de obras de Comunicação.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Deixem-me contar um pouco o tipo de pessoa que é o mago das lentes Claudio Larangeira: quando eu e um amigo (que por sinal já nem sei se me considera ainda amigo, mas vamos lá) estávamos fazendo o TCC na faculdade, quisemos fazer um livro dando um panorama da imprensa automobilística no Brasil. Nada muito profundo, apenas um guia / manual para quem estivesse fazendo faculdade de Jornalismo e quisesse enveredar por esse caminho, haja vista a inexistente literatura nacional a respeito.
Selecionamos alguns nomes que estivessem “na linha de frente” na época (editores de revistas especializadas) e grandes nomes do passado para serem entrevistados, e fomos à luta. Entre outros, contatamos o Larangeira, que se prontificou a nos receber em sua residência, foi extremamente solícito com a entrevista, e ainda se dispôs a colaborar com algumas imagens que precisássemos. Efetivamente ele colaborou conosco, sempre com uma boa vontade gigantesca.
Posteriormente, graças a uma mistura de ingenuidade e burrice de minha parte, acabei não conseguindo militar na área jornalística, meu amigo (ou ex-amigo, sei lá) foi trabalhar na assessoria de imprensa da Dana, e acabei perdendo o contato com o Larangeira.
Os anos se passaram, eis que 2007 chega, lá fui eu para o encontro de antigos de Águas de Lindóia, e quem encontro??? Ele, o Alvo Dumbledore da fotografia, Cláudio Larangeira, acompanhado de sua senhora. Mesmo após tantos anos (quase 10), ele me reconheceu, e pudemos conversar um bocado a respeito do que andávamos fazendo.
Acho que esse episódio pode demonstrar um pouco quem é o homem Claudio Larangeira. O fotógrafo dispensa apresentações! Até hoje, sou muito grato ao Cláudio pela força toda que nos deu. Obrigado!!!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Simples e direto.
E quem perguntou, se queria um mal estar deve estar sem graça até agora!!!

Gustavo Castro
Gustavo Castro
16 anos atrás

Dale Castilho. E saiu-se muito bem na resposta, o referido jornalista.

Andrei Spinassé
Andrei Spinassé
16 anos atrás

Foi legal mesmo, Flavio. Gostei das histórias e da troca de experiência. Valeu a pena ter enfrentado congestionamento na Marginal na saída, durante esta semana, para aprender mais um pouco.