Qualquer semelhança…
SÃO PAULO (duas belezuras) – A história do Karmann-Ghia passa por um intrincado caso de plágio, de modelo desenhado para a Chrysler, o Elegance. A Chrysler teria desistido do projeto, ou demorado demais para colocá-lo em prática, e nesse meio tempo a VW encomendou à Ghia um desenho de um esportivo para montar na plataforma do Fusca. Os caras da Ghia não teriam tido maiores pudores e fizeram algo… parecido.
Foi Mestre Mahar quem mandou a foto do Elegance. Debaixo dele, um KG. Não dá para negar que o pai é o mesmo.
Dênis:
O “outro” Karmann Ghia que você pergunta é o TC, que entrou no lugar desse da foto em 1972 ou 73, mas acho que existiu apenas no mercado brasileiro. Além de ser sem estilo, enferrujava muito fácil, pois tinha falhas de projeto na carroceria. Os pontos de escoamento de água eram mal feitos.
Meu tio teve dos dois, e eu gostava de andar neles!!!
existiu um outro karmann ghia também, não existiu?
Por sinal, onde tem mais fotos dele? Essas lanternas traseira tb parecem horrendas!
Gosto de Karmann, mas acho a frente um pouquinho tímida se comparado com a traseira.
Nesse ponto, o Crysler vai melhor.
Mas esse pneu na traseira, que coisa feia!
O melhor seria a trazeira do vermelho com a dianteira do amarelo. Ficaria perfeito.
Lindo o Chrysler.
Na realidade, o Chrysler tb foi desenhado pela Ghia, então não se trata de plágio!
Mas o nosso é muito mais harmonioso nas proporçoes e infinatamente mais belo. Ainda vou ser o feliz proprietaria de um.
Este modelinho alemão amarelinho podia ser meu ‘brinquedinho’!
Perfeito!!!
O filho é mais bonito.
Que carro é esse Elegance???
Lindo…
Magnânimos!
Pode por o Elegance ou o KG em produção hoje que venderiam mais que muito projeto “moderno” que tem por aí…
Hoje em dia, carros de marcas e propostas diferentes terem as mesmas proporções e linha lateral tão idêntica quanto é absolutamente normal.
Portanto, saudades do tempo que isso pdoeria ser chamado de plágio…
Digamos que foi feita uma melhoria…
Ponto para o Ghia.
Tem berço!!!
Era e é comum os estudio de desenho terem um estilo próprio, comum em vários carros. Outro dia comentamos aqui sobre o Giugiaro e esse estilo Ghia foi repetido com algumas variações nas proporções em outros carros , não só nesses dois, principalmente o parabrisa, as janelas laterais e o paralama traseiro. A Bertone também cria desenhos semelhantes em vários carros como por exemplo o Citroen XM dos anos 90 e Daewoo Espero, variações do mesmo desenho básico.