Que saudade…
SÃO PAULO (bikeland, agora?) – Foi só eu falar da minha Monark Tigrão num post abaixo, e já apareceu até foto… O Dárcio Botelho que mandou.
Lembro que com a minha, que era azul, eu caí num buraco em São Vicente com a roda dianteira. Um buraco cheio d’água. Capotei por cima dela e me ralei todo. Mas, pior, quebrei o farol, o primeiro acessório que comprei na minha vida.
Depois veio a Caloi 10. Por que é que não guardei minhas bicicletas?
Eita tempo vei que não volta mais né pessoal… Tive uma monareta monark 77 amarelo ouro. Ô saudade. Abraços a todos os amigos dos bons anos 70.
Pessoal também tive uma tigão 72 vermelha toda completa com farol dianteiro dois espelhos, espetáculo, mas tenho muita saudades também da monareta principalmente da óle 70 e Brasil de ouro 83, mandei uma mensagem para Monark, lançar uma série especial da monareta copa Brasil 2014, quem sabe né galera.
Boa tarde,
Alguém tem fotos daquela que pra mim e pra muitos foi sua primeira bike de “gente grande”, a BMX, banco de banana?, que tinha placa, para-lamas, etc…?
Abs e adorei a foto da Brandani verde aí,…..é Brandani não é? que tinha até câmbio com 3 marchas?
ae tive duas tigrao tambem
fala galera vcs falaram de bicicletas antigas e eu me lembrei que tive uma BIKENDUR full.Gostaria de saber se alguem tem alguma foto dela pois, me deu muita saudade da minha infancia
abraços
Segue o link de uma Brandani Bikendur bk-1 que adquiri esse mês.
Veja este vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=n2L8HI9zugU&feature=youtube_gdata_player
Saudades da minha Tigrão Preta ano 72 ( o ano de fabricação vinha impresso na base do canote do selim-abaixo do banco). Andava com ela no Campo de Santana no Rio, me lembro que comprada pelo meu pai na Brastel e me dada no meu aniversário de oito anos. Era simplesmente a bike mais cobiçada da època, andar com a “black” era como desfilar num carro alegórico frente a gurizada. Tempo dourado.
Coincido con lo que dicen muchos lectores: la Black Tiger de Monark fue el mejor regalo que tuve
Também tive uma tigrão,eu a ví em anúncio do ponto frio em 1972.Foi amor a primeira vista,pedi de presente no natal,era completa.Era uma black tiger com vários acessórios,farol a pilha,duas lanternas na frente,duas atrás,banco cor de pele de tigre,espelhos retrovisores,paralamas e cobre correntes cromados.Enfim ,foi a bicicleta mais linda que já vi até hoje!
Na infância, ganhei uma TIGRÃO vermelha, usada, mas adorava o estilo diferente, a facilidade das manobras em cavalo de pau e empinada e a sela estilosa enchem os olhos. Ando hoje em uma Moutain Bike Full, mas estou correndo atrás de uma bike ou um quadro da velha TIGRÃO…
A TIGRÃO foi a minha primeira bike. Todos olhavam-na com curiosidade! Era ótima pra dar cavalo-de-pau e empinar (algumas quedas). Tenho procurado uma aqui em Recife, mas sem sucesso. Caso alguém tenha pra negociar estou disposto.
I ai moléques dos anos 70 tbem tive uma THE BLACK TIGER1974 preta , coisa de outro mundo e uma monareta GETH BLAK 1974 preta, as duas sumiram, agora tenho uma béla tigrão1972 e todas as monaretas dos anos 70 ao todo64 bicicletas antigas amo todas .
Eu tive uma Monareta 77 verde metalica
depois uma monark 10 azul
Também tive uma Tigrão ! A minha era vermelho Ferrari, no começo tinha um monte de badulaques, que foram ficando pelo caminho…he he he … depois, passei a fazer minhas bikes, com peças de ferro-velho… sempre no estilo chooper , com santantonio adaptado e muitos olhos de gato…
putz, que bicletinha feia hein rsrsrs
a caloi 10 sim, vale a pena, mas essa parace um transformer que deu errado rsrsrs
bom, gosto é gosto né rsrs
eu tive uma vermelha tambem, a minha veio com farol., se eu nao me engano era uma lanterna a pilhas meio quadrada
Eu Também tive uma tigrão, alias foi a minha primeira bicicleta, comprada de segunda mão. Bons tempos aqueles. Quem tiver uma dessas para vender é só dar um toque
tigrão
Putz que saudades me deu agora, tenho uma cicatriz até hoje, ao cair o parachoque dianteiro cortou-me próximo ao tornozelo, cortou até uma veia, essa tigrão era o bicho, olha que na época olhei muitas periquitas das meninas, elas pediam uma voltinha, daí a condição vocês já sabem, ah se fosse nos tempos de hoje, me dava melhor ainda. hehehe
A minha era a concorrente dessa. A Caloi C3
A minha primeira bike também foi uma tigrão azul lá pelos idos de 1975/1976, não lembro ao certo, nos meus 9/10 anos de idade
Melhor bicicleta que eu andei: Caloi 10. Essa era o bicho. A Caloi voltou a produzi-la no ano passado, mas com 12 marchas e muito mais bonita.
Esta foi uma paixão realmente, meu Pai não me deu, ficou a dor. Mas minha Mãe me presenteou com uma que superou a Tigrão, a BIKENDUR com amortecedores na dianteira e trazeira, banco tipo Tigrão, tudo original de fabrica, um luxo só. Só nun gostava do peso dela, pro cross era ruim, mas na estrada era muito massa, depois instalei três marchas e cambio da Peugeot , já que a fabrica era aqui em Montes Claros, era; porque infelismente a perdemos.Bons tempos, porque as fabricas num reeditam estas bicletas, compro a minha Tigrão no ato. Tinha a tigrão com marchas tbm com cambio no quadro tipo carro.Valeu.
Nossa, quem lembra daquela que tinha um freio a tambor traseiro, que tinha que girar o pedal ao contrário pra funcionar? Como é que chamava mesmo?
Eu tenho um primo que quase morreu com uma dessas, na hora de frear o tambor não funcionou e o bicho caiu numa cerca de arame farpado…
Minha primeira bicicleta foi uma aro 28 antigona, pintada de preto, a pincel…horrível,.
Depois veio a caloi (chamava-se caloi 150 em comemoração aos 150 anos de independência em 1972).
Essa durou muito tempo.
A tigrão, devido às suas características de projeto empinava a frente com muita facilidade mas não tinha velocidade.
tive uma tigrão preta e amarela , já vinha com farol e espelho, olhava aquele paralama dianteiro alto, com molas no garfo e achava que era cross ah, o banco era tigrado
Para quem gosta do assunto: em Joinvile(SC) tem o museu da bicicleta. É muito grande e fica na antiga estação de trem. É ótimo!
Parece uma cópia (bem feita) da Schwinn Sting Ray. Tive várias bicicletas também. Boas lembranças. A primeira foi uma Monareta bege de segunda mão, feia demais. Depois uma Barra Circular e uma Barra Forte, devidamente depenadas, uma BMX que comprei nova aos 20 anos para matar vontade, depois uma Monark 10, uma Caloi 10 e uma Caloi 12, com a qual quase morri atropelado, treinando na Rodovia Helio Schmit.
Eu tive uma Tigrão Negra com os pneus brancos, coisa mais linda !!
A Tigrão nunca foi boa de dar couro!
Ela era legal porque nunca tinha se feito aqui uma bike estilo cruiser, chopper ou que tal, mas não era rápida. Tinha coroas pequens.
tinha a Caloi dobrável que você depenava e ficava legal para pegas, masa garupa era fixa soldada.
A bicicleta boa de dar couro e pegas era a Monareta, da Monark que você depena deixava sói no quadro, tirava os paralmas e a garupa de aparafusar. ficava magrelinha só no quadros, com guidão alto. Em Copacabana RJ era melhor na brincadeira de pegas entre polícia e ladrão da galera! Voava!
Comecei com uma Caloi Dobravelzinha, depois passei para a Dobrável (mesma coisa, só que um pouco maior) e depois, já adolescente, passei para a Caloi 10. Posteriormente, cansado do duríssimo assento da Caloi 10, resolví radicalizar: comprei uma Monark Barra Circular e adaptei um câmbio de 10 marchas! Com aquele freio de vareta, era uma emoção fazer aquela nhaca parar…
Sempre admirei muito a Monark Tigrão, mas minha família só comprava Caloi, daí que infelizmente não a tive.
Flávio,
Dá uma olhada nesse site que mencionei. Na galeria nacionais aparecem algumas Tigrão e Tiger Cross (sim haviam os dois modelos), sem contar as outras galerias: Alemãs, Suecas, Inglesas, etc. O site é de um conhecido meu.
Abraços!
Senão me engano tinha uma versão da Tigrão que tinha uma alavanca de marcha em forma de T na barra central.
Tive uma dobravelzinha azul calcinha, depois uma dobravel laranja. Mais tarde uma Caloi Sprint 3 (menor que a Caloi 10, com três marchas), depois uma Brandani verde escuro, com amortecedor na traseira (e freio contrapedal), uma caloi extra-light… essas eu lembro, tive outras, inclusive uma igual a Fórmula C, mas sem marchas.
Tive uma Brandani azul metálico. Era cheia de defeitos de projeto, mas era a mais bonita das bicicletas!
Primeiro tive a caloi dobrável, depois a tigrão.
Fantástica !
Mas a minha tinha o banco com “pele de tigre”.
AAAA moleque !
O André que pedalava a Brandani também fazia um tremendo trabalhão para pedalar, aquela bike era quase tão pesada quanto um ciclomotor Garelli. Também esqueceram de citar as Peugeot de 10 marchas. – excelentes estradeiras…. que por obra de forças ocultas da indístria nacional teve sua fábrica fechada.
Eu tive uma da concorrência: uma Caloi Formula C que foi roubada de dentro da garagem.
Um ano depois ganhei uma Caloi Formula C 3, que tinha um câmbio no quadro.
Coisas do coração. Aos 16 anos de idade tinha uma linda Brandani, verde, amortecedores traseiros, freio contra-pedal…coisa linda, mas, me apaixonei pela menina da sala e vendi a Brandani para comprar um presente a ela. Não que ela não merecesse, mas sinto muita saudades da minha Brandani. Alguem pode me ajudar a encontrar uma?
Eu tive uma azul também. Ohhh saudade….
A minha tinha Monark escrito na banda do pneu dianteiro e deixava isso escrito no chão!! Lindo!
Flavio, tenho até hoje, ainda com a pintura original, minha primeira bicicleta – a que me ensinou a andar: uma Monark 1961 vinho e branca. A Igrejinha. Será restaurada em breve.
Em matéria de bikes, tive várias experiências, algumas um tanto traumáticas.
Tive Caloi Berlinetinha, BMX Pantera, mas sonhava com uma Triunfo Tiger, que tinha suspensão traseira e freio a tambor traseiro igual a BMX.
Depois, ganhei uma Caloicross Extralight, que troquei por uma Caloi Formula-1 (que teve lançamento em um GP Brasil), depois Caloi 10 (uma droga de bike),e após uma Mountain Bike Monark, hoje tenho uma Caloi 100 Sport, a melhor bicicleta que tive até hoje…
Ôooo saudade!
Abraço,
RC*
Eu tambem tive uma preta (black tiger), mas o quadro quebrou na parte da frente, eu mandava soldar e quebrava de novo, mas me lembro que fazia sucesso nas férias.
Pois eu guardei minha BMX Pantera, da Monark, que tinha o uqadro modificado para adaptação dos freios de alumínio da Caloi Extra Light, porqueos freios a tambor originais eram muuuuito ruins…
Mas essa aí da foto é muuuuito mais estilosa, hein? Quase uma Low Rider…