Recorde misterioso
SÃO PAULO (vamos checar) – Marcvs Avrelivs mora em Monza, deve saber do que está falando. Me mandou essa foto do Luiz Pereira Bueno num March 711, com a seguinte afirmação: “Com esse carro aí ele bateu o recorde no anel externo de Monza”.
Anel externo de Monza? Alguém pode esclarecer? Vamos, Mestre Joaquim, desembuche!
O luiz Pereira Bueno andou com este March 711 em Interlagos, no GP Brasil de 72acho que este recorde a que se refere a legenda é o anel externo de Interlagos!
E.FITTIPALDI/D.WALKER
C.REUTEMANN/W.FITTIPALDI
R.PETERSON/L.P.BUENO
H.PESCAROLO/J.C.PACCE
J.P.BELTOISE/H.MARKO/A.S.ROIG/R.WISSEL/P.GETHIN/H.GANLEY
14 pilotos fizeram a história do GP Brasil de F1 1972……. o resto é gracinha.
RARARA….que engraçado….em 72 vc devia tá no saco do amante da sua mãe…………
o lauda correu no brasil no primeiro gp não valido acho que 72 com um brm malboro eu estava la e o carro quebrou e ficou parado naquela curva que fazia assim vumm pra direita ta? e sobe depois desce vai para o pinheirinho tinha pinheirinho vcS lembram quando as frases terminavam com TÁ? DEPOIS FOI A NIVEL DE BRASIL , AGORA NOSSA POPULAR LINGUA ESTA NA FASE DO “ENFIM” TODO MUNDO QUE QUER PARECER CULTO TERMINA FRASE COM “ENFIM” COMO O MINISTRO DA CULTURA , MAS TIVEMOS ANTES O “COM CERTEZA” QUE AINDA É USADO POR BOCO MOCOS DE PLANTÃO DEPOIS SE QUEIXAM DA CULTURA DO PATROPI
Pois é meus caros, grande coincidência. Estava eu hoje pela manhã procurando autódromos do passado recente da F1 e me deparei com este anel em Monza também. Mais incomum que ele, só o traçado enorme externo a Nürburgring. Alguém sabe algo sobre ele?
Interlagos, 1972. O Beltoise também
correu nesta prova, mas quem está ao lado do Luisinho é o Gethin.
Eu vi tudo do retão, em frente ao
kartódromo. O recorde do anel externo foi mesmo uma jogada de marketing pra dar visibilidade, tão boa que deu. Abraços, Fred.
E quando eu digo que LPB foi o maior piloto brasileiro ainda vem neguinho me gozar….faço como o Butt Head: quem viu, sabe!!
É isso aí !!!!
Grande Luís Pereira Bueno, um dos meus (pouquíssimos) ídolos !!!!!!!!!!!
Quem viu sabe.
Luís Pereira Bueno pilotava (BEM), qualquer coisa que tivesse motor e 4 rodas !!!!!!!
Grande Luís Pereira Bueno!!!!!!
Hum… Heve… andando bem? Quem andou em segundo muito tempo nessa prova foi o Victor Marrese (por onde andaria?) e o carro dele era um Muffatão, número 8, cor alaranjada e patrocínio do Banco Safra.
Meu pai! Haha
Essa preocupação com ANEL externo é coisa de %!@$&@#………..
Anel externo não teria alguma relação com aquele traçado oval que Monza tinha? Aliás, ainda tem…
E na última prova do anel externo, um Heve largou em segundo e estava indo muito bem frente aos Mufatões, até soltar o cabo da bateria.
Eu estava lá…
Uma das duas provas, aliás, foi ganha por Adu Celso – se não me engano, a primeira vitória dele em monopostos. Ronaldo Ely conquistou o título brasileiro da Fórmula 2 na segunda etapa de anel externo, que foi a última do campeonato daquele ano.
Luizinho e esse March são os eternos recordistas do anel externo de Interlagos: 52s014, marcados em um intervalo de treino para o GP do Brasil de 1972.
Meses depois, nos 500 Km de Interlagos, Reinhold Joest (Porsche 908/3) fez a pole com 52s404. Luizinho, com um 908/2, virou 53s864.
Com certeza esse tempo não foi superado depois. Os Fórmula 2 Brasil disputaram duas provas no anel externo em 1982. A pole ficava em torno de 54s. (LAP)
É verdade, tem sim. O Luizinho era demais, não é mesmo?
Joaquim,
rsrsrsrsrs, não falemos em idade….
O Lauda foi para a BRM em 73, em 72 correram aqui:
Beltoise, Wissel, Marko, Soler Roig, Ganley e Gethin. E ainda fizeram parte do time em 72 mais quatro pilotos!!! J.Oliver, B. Redman, V Schuppan e B. Brack !!!!! Só faltou um goleiro……..rsrsrsrs
Abs.
Tem razão Butt Head. Helmut Marko e não Lauda. Problemas da idade…
Apenas para complementar….no anel externo de Interlagos, os melhores esportivos nacionais faziam em torno de 1m e 19 segundos…..apenas para comparar com o poder dos monopostos!
A última corrida de F1 a usar o ‘anello alta velocità’ de Monza não foi em 1961, e sim 1966 … mas isso só no filme Grand-Prix. Falando sério agora, as imagens filmadas no banking de Monza para esse filme são qualquer coisa de extraordinário, a melhor parte do filme, ao lado das cenas em Mônaco. E dá pra ver bem, pelo filme, que correr lá em 1972, com essa March aí, seria uma absoluta loucura, total falta de segurança.
Não foi a unica prova do L.P. Bueno em F1, no ano seguinte em Interlagos ele correu com um Surtees.Essa foto é da corrida de 1972 extra campeonato, vencida pelo Reutemann e saiu num suplemento especial da revista 4 rodas, aí ele esta alinhando para a largada. Orecorde foi batido no sábado.O treino foi interrompido e ele deu umas 4 voltas pelo anel externo e fez o tempo. Estava lá e vi tudo !!!!
O Autodromo de Monza, em Milão, na Itália, tem, além da pista tradicional, uma pista oval, que aproveita a reta dos bozes, a curva norte, uma reta oposta, de igual comprimento da reta dos boxes e fecha com a curva sul que tem angulo igual à curva norte
Anel externo? Só se for o de Interlagos. Esse sim o Peroba bateu.
Joaquim,
Lauda não, Helmut Marko, e o piloto do fundo é sim o Peter Gethin…
Interlagos, claro.
Estava lá e vi. Foi a única prova que o Luis Pereira Bueno participou de F1 – E disse para quem quizesse ouvir que foi o pior carro de corrida que tinha experimentado…
Olá FG,
O pessoal anda afiado e já matou a charada. Interlagos 72. Quanto ao BRM ao fundo creio ser o do Peter Gethin. Em 72, se não estou enganado, a BRM alinhou com cinco carros ao longo da temporada: Beltoise, Lauda, Alex Soler Roig, Howden Ganley, e Peter gethin. A conferir…
Este March 711, é chassi 1971 e tinham no bico do carro um spoiler no formato “oval” e era de uma das equipes “semi-oficiais “da MARCH (Max Mosley antes de virar “mafioso “da FIA e herdeiro de Ballestre… Urgh !!!!!). Bom, o recorde foi em Interlagos mesmo e fez parte de uma jogada de marketing dos patrocinadores do carro/piloto na época (Souza Cruz ) para dar visibilidade(tenho material promociaonal relativo em uma revista da época) a marca de cigarros Hollywood na F! no Brasil (Já estavam patrocinando no pais a Divisào III, com o Maverick e Porsche 908 na divisào IV ). Legal tambem é ver o BRM P160 (quem seria o piloto ?? Beltoise ???Regazzoni ou Lauda ???? ,ao fundo, da equipe MALBORO-BRM…
Uma foto para relembrar Monza. Copie e cole no navegador
http://b.f1-facts.com/ul/a/700
Grande Prêmio da Itália de 1961, o último a ser disputado utilizando as famosas curvas do oval de Monza. Nessa corrida, morreram Wolfgang von Trips e onze espectadores. A batida, porém, ocorreu na Parabólica, e não na parte inclinada na pista. Mesmo assim, por ser excessivamente perigosa, ela foi retirada a partir de 1962.
Informação retirada do BLOG F-1 do Felipe Maciel
Abcs
Esqueci de falar do recorde do Peroba. Foi em Interlagos 1972 e só foi batido pelo Laffite em 1978 pilotando a Ligier.
Os tempos ? Do Laffite foi de 58 seg. o do Peroba não me lembro, apesar de eu estar lá nesse dia pois foi no intervalo dos treinos oficiais para a corrida.
Sim, existiu um traçado ” oval ” em Monza, mas nao sei dizer quando foi desativado.
Faz mais sentido ser Interlagos mesmo. Aliás, os guard-rails parecem ser de interlagos nos anos 70, com a pintura preta-amarela.
Para mim, o LPB foi O GRANDE piloto brasileiro, superando aqueles que tiveram mais destaque em suas vidas.
O problema é que nos anos 70 o anel externo de Monza já estava desativado, salvo engano.
Acredito que tenha sido o anel externo de Interlagos, faz muito mais sentido.
Sim meu amigo kamarada, existe um anel de velocidade em Monza. Ele consiste na união das duas curvas de 180 graus inclinadas que existem até hoje e são feitas para a direita sendo a primeira após os boxes e a saida da segunda no início da reta, ao lado da Parabólica.
No final dos anos 50 foi tentada uma categoria estilo Indy utilizando os F1 mais antigos e deram o nome de Monzanápolis a ela. O campeonato seria realizado na Europa e as corridas seriam feitas em Monza, Montlery e Avus sendo que seria restaurado o circúito de Brooklands para também fazer parte da festa.
Algumas dessas provas foram feitas em Monza e até o Striling Moss participou com uma Maserati 250 preparada para isso. Ele gostou, achou muito bacana mas, pena que não houve continuidade por falta de patrocínio.
A idéia era também de criar em Monza uma “500 Milhas de Monza” ao estilo de Indianápolis, com trofeu gigante e tudo.
Já imaginaram a Sophia Loren de biquini posando ao lado do trofeu ?
Mama mia, laccia la madona.
Com certeza, foi em Interlagos, quando ainda havia anel externo e Luizinho correu com esse March alugado. Bons tempos. Ainda devo ter a 4 Rodas com essa foto.
com certeza foi em Interlagos conforme relato da primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil em 1972 feito pelo Carlos “Caneta 13” Coutinho:
http://www.obvio.ind.br/A%20primeira%20corrida%20de%20F1%20no%20Brasil%20-%201972.htm
até a foto é a mesma!!!
nao seria em Interlagos?!
http://www.obvio.ind.br/Luis%20Pereira%20Bueno.htm
Flavio, clique aqui:
http://www.formula2.net/Monza279.jpg
:-))))
Bem, não sei antigamente, mas nos dias atuais, ao menos quando o satélite tirou a foto, o traçado oval de Monza, não é tão externo assim.
Segue o link para o Google maps, quebrado, como pede o dono do espaço:
http://maps.google.com/
maps?f=q&hl=en&ie=UTF8&t=k
&om=1&ll=45.621061,9.290571
&spn=0.026953,0.086517&z=14
Sem mais,
Fabio C. de Castro
Monza possui uma curva para direita logo depois da primeira chicane, que sai na reta oposta. O anel externo fica completo por mais uma curva à direita exterior à parabólica. É possível ver o traçado no google earth.