Sentar e avaliar

SÃO PAULO (acelerar) – Sei bem o que é começar uma categoria, embora as dificuldades para se estabelecer nacionalmente uma como a GT3 sejam potencialmente maiores do que as que enfrentamos para arranjar alguns carros brasileiros antigos para correr em Interlagos.

Quando começamos esta que é a Superclassic, em 2003, tínhamos seis carros no grid. E se chamava Historic Racing Cars. Hoje temos 40 carros prontos para correr e grids com 28, em média.

Hoje começou a GT3 Brasil em Tarumã. Por problemas vários, apenas nove largaram na primeira bateria e oito na segunda. O público, pelas fotos que vi, deu uma força. A atração, embora enxuta, era boa. Não é todo dia que se vê na pista Ferrari contra Lamborghini, contra Porsche, contra Viper, contra Corvette.

Mas é preciso engordar esse grid, nem que seja com carros diferentes. A Le Mans Series é assim. A ALMS, idem. Algo que os promotores deverão avaliar. Por enquanto, tudo é experiência. Foi a primeira corrida da primeira temporada de uma categoria de carros caros e difíceis — de comprar, importar, pilotar. Continuo na torcida, de qualquer forma. E vamos acompanhar tudo de perto.

Ah, a cobertura das provas está no Grande Prêmio. Abaixo, algumas fotos que recebi, dos carros e da turma que foi ao autódromo.

E a turma do Sul está convocada para contar aqui como foi.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sidnei magnani
sidnei magnani
16 anos atrás

É gustavo reis ,nunca gostei desses paises que você citou. mais na sua opnião ,e do outro que não colocou o nome . so deveria ter corrida com carros importados tipo a GT3 . eu quis lembrar das categorias com carros nacionais ,sem apoio nenhum do publico. como você pode citar a S.CLASSIC ,se você so gosta de carraõ .

Gustavo Reis
Gustavo Reis
16 anos atrás

Inveja quando não mata, no mínimo dá dor de barriga. Quem não pode não se estabelece. Quem tem $$$$prá correr, corre de Ferrari, Lambo, Porsche, quem não tem, vai prá São Silvestre e ainda ganha camiseta. Ei FG, pensou a Super Clasic fazendo abertura da GT3. Carros prá todos gostos, o antigo e o novo juntos. Seria um showwwwzaço!

.
.
16 anos atrás

Caro Sidnei Magnani,
Você está certíssimo em apenas uma coisa: Automobilismo é esporte para burgueses MESMO !
O proletariado tem é que andar a pé !
Mas, ao contrário de outras ditaduras travestidas de modernidade, as fronteiras do braZil estão abertas ! Os incomodados podem mudar-se para o Paraguay, Cuba, Albânia, Timor Leste, ou para qualquer outro lugar onde a justiça socil consiga aplacar a sua ira !
Boa viagem !

sidnei magnani
sidnei magnani
16 anos atrás

Uma cadegoria para poucos burgueses. coitado de quem corre em categorias ,carros nacionais e etapas regionais. esse é o brasil uma pena……………………………………..

Marcus Vinicius Frei
Marcus Vinicius Frei
16 anos atrás

Quatro, seis mil pessoas é um ótimo público, não ?
Pois imaginem o que poderia ter sido se o evento fosse melhor
organizado e divulgado.
Eu e minha família, por exemplo, não pudemos comparecer … Não tenho
carro, dependo de ônibus. Sou recém-chegado em Porto Alegre, e por
isso mesmo não sei que linha de ônibus pegar para chegar ao autódromo.
Procurei informações frente às mais variadas fontes: Site da GT3,
EPTC, liguei para o autódromo ( sempre caía na secretária eletrônica,
que divulgava um evento que aconteceria EM 5 DE AGOSTO !!! —
Deixei
recado, ninguém retornou ), liguei para as companhias de ônibus em
Viamão, mandei e-mail … Tudo sem sucesso.
Tive que passar o final-de-semana em casa, decepcionado ( e para
piorar o Grêmio perdeu … (-: ).
Espero que esse meu alerta sirva para que futuros eventos sejam
organizados e divulgados de forma mais profissional. É uma pena que
um evento de tamanha monta seja tão mal-administrado.

Muito obrigado pelo desabafo.
/mvfm

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Oi Flavio! Oi pessoal!

Estou torcendo muito para esta categoria vingar!

Só volto a falar que precisa transmitir pela TV. Alguem viu algo por aí??

Cm relacao ao grid enxuto, nao se enganem. Isto vai aumentar.
Tenho certeza que muito piloto de Stock car já está de olho nesta categoria e arrisco mais: Estes carros vao andar nas Mil Milhas.

Agora… Lavagem de dinheiro.. pilotos frustrados??? É o velho vicio do Brasileiro.. Fala sem saber só pelo tesao de criticar..

Enquanto uns só criticam, outros trabalham, tentando melhorar nosso esporte. Pensam que é facil trazer estes carro$$$$s para cá? E mais: Arrumar piloto disposto a pag$$$$ar p andar?

Nossa situacao economica é bem diferente da Europa e os States, só para citar alguns exemplos. Portanto, se já está dificil praticar automobilismo lá fora, por aqui é no mínimo 100 vezes mais complicado.

Portanto, meu voto de confiança e louvor a iniciativa.

Um abraço!!!

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

É isso aí Maurano, a GT3 vai ser a melhor categoria do Brasil em 2008!!! Se a Superclasssic começou com 6 carros, a GT3 já começou bem melhor!!!

Maurano
Maurano
16 anos atrás

Pô Paulo !!!! Vai te informar antes de criticar….O grid não engordou mais pois Uma Ferrari ( Moreno) e Viper bateram, Porsche Souza Ramos não acertou…Maserati fora de regulamento…e a velha burocracia alfandegária e outros carros que ainda não estavam na ponta dos cascos pra correr…Curitiba já terá mais 7 no grid…GT40 e Aston…só no fim do ano.É início ainda pessoal…CALMA aos que não se informaram !!!

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

Porque não colocam akele Audi TT da Medley que papava as mil milhas?

vitão
vitão
16 anos atrás

A Lambo estava sobrando em Tarumã.

burgão
burgão
16 anos atrás

deveriam colocar junto com de porsche cup…….aumentaria o grid e só teria carros de verdade na pista.

Paulo
Paulo
16 anos atrás

Como é triste entrar aqui e ver que ainda os mesmos continuam a puxar o saco sem ter opinião própria.
Só pode ser milagre o Flávio Gomes não criticar uma categoria que não seja a que ele corre.
Outro diz ai que não se pode criticar quem trabalha sério. E nas outras categorias que a grande maioria de vcs malham?
Então quer dizer que nesse caso os laboratórios farmaceuticos podem investir, Sr. Flávio Gomes?
8 carros no grid e todos vcs acham maravilhoso. Qualquer outra categoria que fizesse isso iam ser malhados ate não sobrar nada.
Mas é de se esperar tudo isso de quem fecha os olhos para suas proprias opiniões.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Ô turminha de invejosos!!! Não podem ver uma bela inauguração de uma bela categoria sem desancar críticas nada a ver com o evento!!! MST, petistas, pefelistas, democratas, empresarios raivosos não são exclusividades do RGS. O que é exclusividade daqui é a paixão por automobilismo. Tanto de alto nível (GT3), quanto de alta competitividade (TC1600 com mais de 30 carros no grid, fiesta, corsa, uno, gol, celta…, 12 horas de Tarumã com 40 carros no grid), 3 autódromos (e não “meio autódromo” como no RJ), fabricante de carros de corrida (família Moro), museu do automobilismo (Trevisan). Quando a GT3 chegar em outros autódromos façam uma grande festa, melhorem nos pontos em que aqui não foi legal e nos deixem no compromisso de fazer um evento ainda melhor em 2008. Pelo bem do esporte, dos milionários e seus carros fantásticos, e de todos engenheiros e técnicos que estão com a oportunidade de aprender e desenvolver tecnologia com estas máquinas maravilhosas.

jose
jose
16 anos atrás

È isso aí cumpanhero gustavo stricagnolo.Cada um na sua,uns podem outros não.
O RS produz coisas boas,Tarumã é uma delas,inauguração da GT3 lá é outra,o povo prestigia e todo mundo gosta.
Mas o RS tambem produz porcarias tipo mst,petistas raivosos,políticos oportunistas,sem terra,sem teto,sem isso e sem aquilo,não tenho nada contra qualquer movimento desde que dentro da lei,acho que é o seu caso,quem sabe o sr não crie o movimento dos “amigos da receita federal” ou “movimento dos sem carro para correr” ou ainda “movimento dos invejosos frustrados”.
Qual seria o melhor para o sr?
Parabens a todos esses “pilotos frustrados” que certamente propiciaram um espetáculo inesquecível no nosso querido Tarumã.

Francisco
Francisco
16 anos atrás

Eu estava lá também.

Foi bonito ver novamente o pessoal acampando no Tarumã, indo de barraca, motor-home, levando isopor e latão para fazer um churras na curva oito, vendo carros realmente lindos e curtindo tudo. Mais de seis mil pessoas num domingo de dia dos pais, realmente louvável.

Foi bonito ver estes monstros rasgando o Tala Larga, dividindo a curva, e depois na segunda bateria ver o Lambo se recuperar jantando todo mundo na curva 1. Ouvir cada carro e seu motor com ronco distindo, coisa mais linda.

Estou baixando os vídeos no youtube, depois coloco aqui os endereços.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

EU ESTIVE LÁ!!!! Sou testemunha ocular da primeira prova da categoria GT3 no Brasil (tomara que a primeira de muitas)!!!!! Se já foi lindo de ver 9 carros, melhor CARROS correndo, imagino o espetáculo que será quando o grid chegar a 20 ou 25 carros. Digo com conhecimento de causa: é melhor que a Stock-car, pois são carros de verdade e não bolhas. E não tem lugar melhor para começar uma categora do que em Tarumã. Cheguei lá às 8h30 de uma fria manhã de domingo (saí de casa com 6 graus…) e já devia ter umas 2 mil pessoas lá. Ao meio dia certamente tinha mais de 5 mil. E muita fumaça de churraco!!!! Os carros são lindos, a prova é legal porque tem uma hora de duração cada bateria, o público torceu mesmo (a Lamborghini levou o público ao delírio na segunda bateria, com sua prova de recuperação). Em resumo, se houveram falhas, foram menores que os acertos, e tomara que esta categoria cresça -encontre mais ricos dispostos a brincar com estes brinquedinhos ultra-tecnológicos- pois traz além de emoção, atualização tecnológica para as competições brasileiras. Enquanto os pilotos aceleram, temos engenheiros e mecânicos aprendendo a trabalhar e desenvolver carros da altíssimo nível. Isto é bom para o esporte e para todos profissionais envolvidos. Como faço para mandar as fotos para vocês??? Ahhh, a Lamborghini é muito linda, é uma escultura!!!! Uma obra de arte!!!!

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Se vier para Goiânia, em seu decrépito autódromo, dou minha palavra que irei assistir a categoria.

Allan
Allan
16 anos atrás

Não é difícil engordar… Basta liberar, ao menos momentaneamente, esportivos mais antigos como as Ferrari 360 e 355, Porsche 911 de 2000 pra cá, Corvette G5, Maseratis que faziam aquela monomarca… Carros antigos nem custam tao caros, e dá pra fazer boa figuração, tipo série B, limitando-os ao uso de slicks e, talvez, aerofolio.

speed_demon
speed_demon
16 anos atrás

Achei muito legal!!! Espero que tenha o apoio da mídia, e que seja bem sucedida como é em outros países. Estou muito feliz com a vinda desta cateogria, é sem explicação mesmo.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Acho muito bom o que aconteceu na GT3, apenas nove carros ,e mesmo assim o publico foi ver ,fico até aliviado com isso,claro que estou torcendo para que o grid aumente o quanto antes ,mas de qualquer forma mostra que o caminho é justamente a diversidade mecanica ,essa é a essencia do automobilismo ,quem gosta de corridas com certeza ,primeiro é um apaixonado por carros ,e como muitos conhece as marcas ,suas historias e tradições .

.
.
16 anos atrás

É ótimo ver corridas com carros de verdade. Tomara apareçam logo algumas Corvette e os Aston-Martim.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Bom ver que a estréia foi boa da GT3… os carros, de verdade, andando bem… o público comparecendo para ver…

Não vejo a hora de poder estar em Interlagos para ver esses carros andando de pertinho…

Que continue crescendo e outras máquinas possam aparecer também… ficaria ainda melhor…

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

É… a INVEJA é uma mer.da…

Plínio Celso
Plínio Celso
16 anos atrás

Calma aí gustavo.

Não solte suas frustrações em cima de quem faz trabalho sério.

As 4 categorias que citou são muuto boas, competitivas e divertidas para o público assistir.

Não venha com esse discurssinho ridículo de Ricos vs Pobres porque não cola.

Se você fosse um homem financeiramente muito bem sucedido aposto que estaria lá com seu charutão antes e depois da corrida também… Então não venha desmerecer os outros. Tem várias categorias de automobilismo, de Corvetes a Chevettes, pra todos os bolsos, ache a sua!

roger
roger
16 anos atrás

-Gostaria de lembrar;
1)acho que caro são os impostos cobrados em automóveis no brasil;
2)os carros são tecnológicamente ‘zilhões’ de vezes mais interessantes que a stock (que valha o marketing);
3)creio que o Hermann/Derani tenham buscado através de importação temporária a forma de baixar custos e inflar o grid.

Leandro Sanco
16 anos atrás

Tarumã estava lotado no sábado, coisa rara de acontecer. Tudo bem que não era cobrado o ingresso, mas mesmo assim o povo compareceu para ver de perto essa nova categoria. O tempo também ajudou. Sorte, pois os finais de semana por aqui tem sido de chuva e muito frio.
Confiram mais fotos no link acima.
Abraços.

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Belíssimos carros ! Deve ser muito interessante vê-los correndo…
Faço votos para que a categoria cresça ! Pelo menos é uma categoria de carros de “fábrica”… Tá certo que caríssimos, mas automobilismo nunca foi um esporte para povão participar, só assistir, torcer e apoiar…
E pela segunda foto o público compareceu e torceu ! Espero que todos tenham se divertido: público e pilotos !

Maurano
Maurano
16 anos atrás

Calma Gustavo !!! Vc está querendo voltar ao tempo das cavernas…isto aí é tecniologia e colírio pra quem gosta,é claro !!! Mais duas coisinhas :
1) Xandy Negrão, Roberto Pupo Moreno, Claudio Ricci, …pilotos frustrados??????que é isto companheiro..se liga!!!
2) Receita Federal…só porque os cara tem grana…não mistura as coisas…vc curte um futebolzinho,né ?!!
Tarumã foi sensacional este fim de semana, pessoal !!! Isto aí é que é corrida……..

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Tudo muito lindo, porém de certa forma o automobilismo nacional se resumiu a 4 categorias, StockCar, Maserati, Porsche e agora essa GT3. Sinceramente para mim 4 porcarias, a Stock acho que nem preciso falar nada, e as outras 3 se resume a meia duzia de carros de milionários (pilotos frustrados), que fazem eventos “privados” que por eles tb não teria ninguém na arquibancada, gostaria que a receita federal falasse de onde surge o dinheiro para categorias como essas.
Quanto a parabens por medley e neosoro investirem nessas categorias, acho que lavagem de dinheiro é pouco.
Realmente uma pena… bons tempos que cada oficina mecanica tinha seu carinho guardado no fundo para nos fins de semana competir, onde todo mundo colocava a mão na graxa e fazia a coisa acontecer como dava… não tinha carro de meio milhão nem patrocinadores e coisas do tipo mas era muito mais legal. Até as mil milhas conseguiram matar!!!
Só tenho uma coisa a falar… é triste.

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

Espero que dê certo… e que consiga colocar mais carros na pista… Poderiam também colocar todos os pilotos campeões da Stock (Ingo, Paulão, Chico, Muffato, Losacco, Cacá) e também aqueles que participaram da F1 e Indy (Christian Fittipaldi, Zonta, Pizzonia, Bernoldi, Gualter, Boesel, Burti)

Bellote
Bellote
16 anos atrás

Sensacional a imagem dessas máquinas correndo por aqui.

abs

brasil
brasil
16 anos atrás

essa categoria e show…parabens medley e neosoro por investirem nessa categoria iniciante…chamem os outros laboratorios e montem o esquema… nessa categoria de carros fantasticos e reais que com certeza superara a stockbosta em tudo …pois quem nao quer ver essas maquinas botando pra jogo ! tomara que alguma emissora grande entre no evento…pois so falta mais algumas grandes marcas como mercedes…bmw…audi…jaguar…etc…para o publico transbordar todos os autodromos brasileiros para se deliciarem com disputas entre carros reais…de verdade…sucesso !

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

Ah se eles viessem correr aqui em Fortaleza…