Vende-se
SÃO PAULO (mais uma) – A Spyker divulgou comunicado hoje informando que tem dinheiro para completar a temporada de 2007 e garantindo que estará na Turquia com Sutil e Yamamoto.
A Spyker Cars, por sua vez, na condição de dona da equipe, avisa que poderá colocar o time de F-1 à venda. Ou parte da operação na categoria, ainda não ficou muito claro.
Para bom conhecedor das coisas da F-1, meio comunicado basta. Essa equipe não passa deste ano.
Dói no coração lembrar que até dois anos atrás essa equipe era a querida Jordan, já negociada com a tal Midland, é verdade, e que depois virou MF1, e depois foi comprada pela centenária Spyker.
Todo mundo gostava da Jordan.
Tiago Monteiro e o último pódio da Jordan, nos EUA em 2005
Jordan….foi tarde. Equipezinha de quinta categoria.
Se a Spyker consegue torrar 90 milhões de dólares no ano, e uma equipe de ponta como mc laren gasta 900 milhões (renault 600, ferrari 500) , quem vai querer entrar numa brincadeira destas?
E se o maior mercado é o norte-americano, nada mais lógico que investir lá. Ah, dirão que tem a China, o maior mercado emergente…..dos quase 2 bilhões de habitantes, menos de um pentelhésimo tem dinheiro para comprar um transporte xing ling – luxo só empresário ou mafioso.
Outra coisa: quem gosta, ou então faz por romantismo, não aguüenta tanta frescura e celebridade desse pessoal atualmente, se sente um ET. Por isso vai deixando de ser aquilo que conhecíamos e o que nos atraiu para este mundo motorizado.
Jordan…. minha equipe favorita…. com os carros mais lindos que a F1 já viu….
Nunca levei a serio a Spyker, na F1 de hoje não tem mais espaço para pequenos fabricantes , a grana que eles gastaram na F1 dava para deixar seu GT competitivo ,o retorno seria muito maior .
F1 é cara demais! Não se justifica, para o mercado. Alguém comprou um Renault porque o Alonso ganhou o campeonato? Essa mesma pessoa este ano vai comprar uma Mercedes ou uma Ferrari? Na hora de entrar na concessionária o público vai esquecer da BMW porque a Mercedes está na frente na F1? Imaginar que alguém escolhe seu carro novo baseado nos resultados da F1… O realmente necessário é criar um vínculo com os compradores. O vínculo é importante, sentir “simpatia” pela marca. Dá pra fazer uma ótima propaganda da marca e aparecer na mídia investindo em outros lugares. Vide exemplos como o da Citroen e Ford no WRC, Porsche em várias categorias GT e Audi nos protótipos (Le Mans). A Porsche vem ano a ano aumentando suas vendas, estando uns 20 anos fora da F1. A Spyker estava no FIA GT, LMES e ALMS. Os carros são bonitos e estas competições deram destaque à montadora nos últimos anos. Quando anunciaram a entrada na F1 parecia óbvio que a empresa não teria estrutura pra se manter por lá. É muito dinheiro e a Spyker não vende carros suficientes pra justificar todo esse gasto. Eu acho ótimo que eles saiam: acho muito mais interessante acompanhar os verdadeiros carros da Spyker na pista!
Alguém sabe por que a Spyker é centenária ou foi força de expressão.
Quem diria… a Jordan que dez anos atrás – mais ou menos – brigava por vitórias nas mãos de HH Frentzen pode estar comm os dias contados. Mesmo que sob nova alcunha – Spyker – é triste ver a equipe onde o Rubinho começou indo para o Beleléu…. R.I.P
Tiago Vagaroso da Costa Monteiro.
A Super Aguri disse que quer vender parte do time, eles não passam desse ano também??
Cada uma viu…
onde estao as montadoras americanas ? e as coreanas ? e as coligadas vw audi porsche ? sera que estao com medo de encarar a mercedes ????
Acho que todo mundo tem saudades da pré-classificação e das zebras que de vez em nunca saíam, como as Leyton House do Gugelmin e do Capelli. Tempos românticos, que não voltam mais.
E o melhor piloto da Spyker em todos os tempos será: Markus Winkelhock! A não ser que Sutil ou Yamamoto façam um milagre…
Aquele carro patrocinado pela 7up certamente é um dos mais belos f1 de todos os tempos…
concordo com vc GOMES…e realmente triste… ver o fim …do que restou …de mais uma tradicional equipe…xucrute comecou e apareceu com ela…rubens fez milagres com este carro ! mais o jordan deveria ter sido mais esperto e tentado uma venda… com ele ficando minoritario… para uma grande montadora…e como denis se mantido na chefia da equipe…temo tambem a willians ir para o mesmo caminho… pois deixou o otimo cavalo …chamado bmw passar e nao montou…sauber deixou a mercedes passar e nao montou…mais depois por sorte a bmw passou de novo e ele nao deixou o cavalo passar em vao…toma-ra que alguma grande …resolva encarar a missao quase impossivel de parar a mercedes… em sua trajetoria de dominio absoluto na f 1 …e compre a willians…senao o ja fragil frank em saude dos dois tipos…fisica e financeira nao vai aguentar mais muito tempo…pois para encarar as Flexas de Prata com sua tecnologia… e seu power financeiro…ne mole nao…..hj a f 1 e briga de cachorro grande …infelismente as pequenas que nao se associaram a alguma montadora nao durarao muito tempo …essas sobras da jordam…tambem torco para alguma montadora comprar e aproveitar sua modesta estrutura…
Se o pessoal do Blog fizer uma vaquinha a gente salva a Spyker?
Ano que vem a gente compra baratinho o chassis da Honda e bota dois pilotos pagantes…. não pode sair caro.
Volta em 2000, mas mantenha os pilotos de hoje, iria ser divertido.
volta Jordan, volta Lotus, volta minardi…