Da força da grana

SÃO PAULO (mais destrói) – Gosto muito de passear por um site sobre coisas da nova Rússia, e dia desses encontrei estas fotos da antiga fábrica dos Moskvich, carrinhos muito populares na URSS durante décadas.

A fábrica fechou, segundo o texto, há coisa de sete anos. Virou isso aí. Um enorme complexo abandonado na região sudeste de Moscou. Me lembraram, as fotos, as ruínas da Vemag, que continuam lá no Ipiranga, sem que os caras daquele shopping que se instalou no local tenham a menor idéia de que foi lá que nasceu a indústria automobilística brasileira.

Meses atrás fiz um contato com um cara desse shopping, supervisor de não sei o quê, e sugeri a ele preservar pelo menos uma parede, a da entrada do prédio da administração. Eu mesmo arrumaria a grana para fazer. Coisa simples, a parede, o emblema da Vemag no alto, uma plaquinha de metal. Um pequeno memorial indicando que daquele lugar saiu o primeiro carro fabricado no país, em novembro de 1956.

Estou esperando resposta até agora. Vou tentar achar o telefone do cabra de novo.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Lima
Fernando Lima
15 anos atrás

O que deu a parede da fábrica da Vemag nos dias de hj. Demoliram? Se ainda existe, dêem uma dica de onde fica, pois sou fotógrafo e gostaria de registrar este fato histórico.

Jason
Jason
16 anos atrás

Triste ver 70 anos de história da URSS sendo tratados com tanto descaso. Duas gerações de soviéticos fizeram tanto, com tanto esforço e em tão pouco tempo para, no fim, tudo ser rapinado pelo capitalismo selvagem (ou, simplesmente, abandonado).

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Muito boa a idéia Gomes, acho que não custa nada preservar uma parede. Tomara que de certo, assim vou ter outro ponto turístico para visitar quando for a São Paulo.

Dario
Dario
16 anos atrás

O Shopping poderia usar a imagem da DKW como atrativo para venda ou revenda de carros.

Nelson Daher Jr.
Nelson Daher Jr.
16 anos atrás

Adquiri no ano passado um livro sobre a fabrica da DKW no Brasil, este escrito por autor nacional e publicado em 2006, no momento não lembro o nome do autor e da editora. Trata-se de trabalho de excelente nível, não devendo nada a obras similares feitas em outros paises.
É lamentável que somente o livro registre a história da primeiro carro fabricado no Brasil.
Boa sorte , espero que consiga sensibilizar os responsáveis pela administração do shopping a pelo menos manter um espaço que lembre esta importante iniciativa de grupo brasileiro e alemão, marco da indústria automobilística do Brasil.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Lembrei dos Simpsons! Acho que estou vendo o Sr. Burns!

john
john
16 anos atrás

achei que fosse a usina de chernobyl. caramba aquilo foi o maior descaso que um pais pode ter com sua população.

E depois o tráfico de armas correu solto na Rússia. País de safados

marcosomag
marcosomag
16 anos atrás

A imprensa daquí, por motivos ideológicos, não divulga a trágica situação da ex-União Soviética. Só para terem um idéia do desastre social que ocorreu de 1991 para cá: a população diminuiu, em termos absolutos, em 30 milhões de pessoas, apenas na Federação Russa. Conseqüência do desemprego, criminalidade, destruição da parte social do aparato estatal, drogas, explosão da AIDS e domínio de máfias em todas as estâncias públicas e privadas. Uma lástima!

jonny ceccoto
jonny ceccoto
16 anos atrás

Boa,Gomes,. num momento de desemprego e financeirizaçao da economia e bom lembrar que este pais crescia10% ao ano e valorizava a produçao e o governo JK e a industria automobilistica aceleraram este processo e um marco que nao pode ser esquecido e deve ser retomado. Afinal se hoje somos apaixonados por automobilismo e temos 3 Super Campeoes Foi ali na VEMAG o inicio. Sem querer ser piegas ,pobre o povo que nao preserva sua historia. Um Abraço e acelere esta ideia. JOnny Ceccoto

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

por falar nisso chefe, está sendo exibido um filme chamado O Pequeno Italiano – um menino russo é comprado por um casal italiano, mas antes de ir embora, foge para pelo menos conhecer a mãe legítima.
Os comentários e críticas são os melhores possíveis.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Gomes, o Metrô de São Paulo irá construir a estação Tamanduateí e o pátio da Linha 2 – Verde exatamente naquele local. Sugiro entrar em contato com o Metrô para averiguar se a estatal adquiriu aquele terreno. (O Central Plaza está na justiça contra o metrô, pois o elevado irá passar por cima do estacionamento aberto do shopping).

Leandro Santos
Leandro Santos
16 anos atrás

Boa iniciativa Gomes!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Boa dica, Vitão, é só atravessar a rua. Vou bater lá semana que vem.

Dú
16 anos atrás

Cutucamos o prefeito esfiha via mail ahahah, tipo campanha básica a moda da casa, atormentando mesmo. Pois pelo andar é capaz dos caras colocarem abaixo!. Ou então…. existem firmas de demolição que retiram inteirinha, embalam, e entregam onde vc. quiser…………….

vitão
vitão
16 anos atrás

FG, por acaso conheço a empresa dona do Shopping ; é a Savoy,que fica pertico de você, na Av. Paulista 1.000-11o. andar. Fale com o sr. Daniel Chimara, que é extremamente educado e pode ouvir você. Melhor emvolver um clube, assim a coisa fica mais oficial.
Nào dou muitas esperanças, porque a empresa tem uma tradição de especulação imobiliária e ganância conhecidas (e temidas) no mercado. O foco da empresa são áreas industriais e comerciais, especialmente com problemas (documentação, titulagem, falências, contaminação de solo, passivos ambientais, etc.) . Eles tem problemas com o Shopping Interlagos, por exemplo. Eles são contra qualquer atitude que possa representar uma ameaça aos interesses da empresa, e sei que eles vão derrubar o que sobrou da Vemag para fazer uma passarela conectando a nova estação do metro (linha verde) ao shopping . Talvez a única forma seja pedir para a proteção do patrimônio , mas tem que ser rápido (COMPRESP/CONDEPHAAT) .