Emerson

SÃO PAULO (escrevam à vontade) – Hoje faz 35 anos que Emerson Fittipaldi conquistou o primeiro título brasileiro na F-1. Ele venceu o GP da Itália no dia 10 de setembro de 1972, em Monza, e contou com os abandonos de seus principais rivais na luta pelo campeonato, Jackie Stewart (Tyrrell) e Jacky Ickx (Ferrari). Chegou a 61 pontos e não podia mais ser alcançado nas últimas duas provas do Mundial. Emerson corria pela Lotus e voltaria a ser campeão em 1974, já pela McLaren. Com a estrada aberta por Fittipaldi, o Brasil ainda conquistaria mais seis títulos nas décadas seguintes, três com Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987) e três com Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991). Depois ele abriria outra estrada, a dos Estados Unidos, onde venceria duas vezes as 500 Milhas de Indianápolis e conquistaria um título na Indy.

Emerson fez mais do que todos.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
16 anos atrás

Emerson abriu o caminho e abriu lindamente.
Estreou em Julho de 1970 e, em Setembro de 1972, era o primeiro brasileiro campeão do mundo.
Emerson só fez as temporadas de 71, 72, 73, 74 e 75, pois em 1976 foi para sua própria equipe. O balanço é altamente positivo e a inacreditável vitória de James Hunt, em 1976, com a McLaren que o Emerson acertou, prova que ele seria tri em 1976, se não fosse para a equipe Fittipaldi.
A narração do “barão”, pela JovemPan, é %!$&# o pai narrando o filho ser o primeiro brasileiro campeão do mundo de F1 foi o máximo. Além de ficar histérico de alegria (muito justamente), Wilson Fittipaldi pai abandonou a cabine, deixando a narração por conta do português Domingos Piedade, para ir cumprimentar o Emerson, num momento maravilhoso, de improviso e emoção.
A Lotus preta, da John Player Special, é mítica e ficou mítica nas mãos de Emerson.
Parabéns ao Emerson e obrigado por abrir o caminho do que virou a paixão de nós brasileiros, nas décadas seguintes.
Eu tinha 11 anos e curti esse momento mágico, num domingo de manhã, ouvindo rádio!!

amaury
amaury
16 anos atrás

Numa tarde de 75 acho… durante testes de refrigeraçao no carro já pintado de prata entrei nos box em Interlagos e antes de ser escurraçado de lá por um segurança mala, cheguei até o box onde ele estava. Emerson parou de almoçar, gentilmente olhou meu album de desenhos e autografou uma página com dedicatória! fez um moleque feliz apesar de meio ´´lixado´´pelo tratamento do chefe dos seguras.

heitor
heitor
16 anos atrás

O Emerson é o pai de todos os pilotos brasileiros, é o cara que venceu primeiro e mostrou como poderia ser feito. Concordo com o pessoal aqui, que tal uma entrevista com ele, hein FG !

MSM
MSM
16 anos atrás

Infelizmente não consegui ver o Emerson andar na F1. Mas consegui vê-lo na F-Indy qd foi campeão. Dava um banho nos outros, sempre esteve um passo a frente no automobilismo. Foi o primeiro campeão brasileiro na F1; foi o primeiro na F-Indy; montou a Equipe Fitipaldi após ser Bi na F1, onde poderia, se continuasse, ser o primeiro TRI da categoria; e recentemente apostou as fichas na A1 GP. Ou seja, ele é o grande ícone do nosso automobilismo (o “Pelé” das pistas). PARABÉNS!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Concordo, Gomes.
O Emerson fez mais do que todos os outros pilotos brasileiros na F1! Parabéns a ele! E fica aqui o meu sincero agradecimento!
Abração, Emerson!

Marcos Masiero
Marcos Masiero
16 anos atrás

Só peço a Deus que um dia ilumine meu caminho para que eu encontre com o Rato. Gostaria de poder lhe dar um abraço para agradecer por todos os momentos que ele nos deu nas pistas. Vida longa e próspera, Emerson!

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Brandão:
Aqui no Rio o falecido oval tinha o nome de Circuito Emerson Fittipaldi. Em compensação temos até autódromo Raul Boesel e dois Nelson Piquet, né?

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Assisti à entrevista.
Tenho até hoje a Auto Sprint, com a Lotus na capa e o título : Favolosamente Fittipaldi!
Até o Hamilton, a melhor estréia na F-1, o mais jovem bi-campeão até Alonso… e assim por diante.
Um patrîmônio brasileiro.
Mas não existe um só autódromo com seu nome. Estranho, não?

brasil
brasil
16 anos atrás

VIVA EMERSON…NOSSO PIONEIRO…E ATUAL EMBAIXADOR VITALICIO …BRASILEIRO NO AUTOMOBILISMO MUNDIAL…EMERSON FOREVER !!!

Kuzuhara
Kuzuhara
16 anos atrás

Tudo o que ja foi dito e ainda o fato de que ainda tem aquele sorriso de garoto atras do volante!!!!!!!!!

Osmar Cassão
Osmar Cassão
16 anos atrás

Todo mundo está contra o engenheiro da McLaren (pela espionagem), mas ninguém lembra que a Ferrari estava fabricando peças ilegais (o assoalho e as asas), e que ela obteve vantagem nas primeiras corridas com essas peças ilegais. No fim, quem fez a denúncia é que está pagando pato. Estranho mundo esse nosso.

Dú
16 anos atrás

Como diz um seguidor dele, foi o cara que abriu as portas e colocou o ovo em pé. Devemos muito a ele.

luiz carlos
luiz carlos
16 anos atrás

Quando o Emerson fez o primeiro teste do copersucar fui lá em Interlagos ver ao vivo ea cores EMERSON de macacão branco carro prateado , Cristian no colo dele com sei lá 2 ou 3 anos TIREI FOTO DO PACE E FUI NA CURVA UM tirar umas fotos, só que ele passou tão rápido e derrapando e fazendo um barulho com os pneus tão grande que a primeira coisa que pensei foi:
“Ganha pouco” ( Emerson era a época o maior salario do circo tinha quebrado o record dos dois milhoes de dólares) CHAMAVAM AQUILO DE DERRAPAGEM CONTROLADA um absurdo , depois que ele passou e sumiu no retão fiquei ali esperando ele passar de novo e nada , daqui a pouco vem um fiscal e fala :
Oh vamos sair da curva porque o Emerson parou o treino porque tem gente pendurada na curva UM e é perigoso, que papelão…pensei comigo

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Sim, Emerson é o maior. Não pelo número de títulos, mas pelo transcendentismo e pioneirismo. Suas desbravações valem mais do que 10 títulos, na minha opinião.

E é claro, competência é uma palavra pequena para descrever o que era o time da Lotus em 1972.

Abraços!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Sem dúvidas FG, Emerson fez MUITO mais do que todos.
foi o DESBRAVADOR em minha visão.
Eu o conheci no Templo quando corria de 1.093 (um Gordininho mais incrementado) e não havia por ali um que não comentasse que ele era muitos ‘furos’ melhor que o irmão e um ‘tiquinho’ melhor que o Pace.
Grandes Tempos, Grande Emerson, Que maravilha era a Lotus; beleza de entrevista com o Barão.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Parabéns ao Emerson. Além de grande piloto e campeão, foi o professor de todos os que o
sucederam. Depois dele o caminho estava aberto. Foi injustamente criticado quando se aventurou em sua própria equipe, fato que só recentemente tem sido valorizado por seus compatriotas. Mesmo assim deu a volta por cima e é o maior nome da história do nosso automobilismo. Vida longa ao nosso maior campeão. P.S.: Maravilhosa esta Lotus 72, um dos mais belos carros de corrida de todos os tempos e, provavelmente, o mais importante, pois modificou definitivamente a cara da F1.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Esse é o cara!!! Me lembro do Stewart, “queimando a embreagem” na largada e cantei a bola para meu pai, qua assistia a corrida comigo. Ele me olhou com uma cara do tipo “esse moleque tá chutando”. Voltas depois a transmissão confirmou meu “diagnóstico” e ele me olhando de lado disse: “é… você entende mesmo disso, hein!”. Bons tempos em que as corridas não davam sono…

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Concordo com o texto e com todos comentários até agora. Obrigado, Emerson Fittipaldi. Achei engraçado a entrevista ontem do barão, onde ele falava do recorde de noras… Genial !!

Ultraman Grand Prix
Ultraman Grand Prix
16 anos atrás

Não tive oportunidade de acompanhar Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, mas o vi na F-Indy(no momento áureo) e convenceu o país do futebol a gostar de automobilismo. Carismático e de ar sereno, fez grandes duelos com Sir Jackie Stewart, Gianclaudio(Clay) Regazzoni, Jacky Ickx e Niki Lauda, este último na disputa do seu segundo campeonato. Naquela época, pelo que eu li a respeito, foi fantástico e sensacional os ´´pegas´´. Obrigado Emerson, o Brasil sempre lembrará de suas conquistas, entrevistas e grandes histórias que você construiu de forma maravilhosa. Parabéns.

José A. Matelli
José A. Matelli
16 anos atrás

Fosse o Emerson japonês e ele seria considerado o que eles chamam literalmente de “pátrimônio nacional vivo”. Para esses poucos seres humanos especiais, o governo lhes paga uma espécie de pensão vitalícia, para que eles tenham que se preocupar apenas e tão-somente a respassar suas experiências para as novas gerações.

Igualzinho aqui! Porque vocês acham que a Stock é um sucesso???

Abraços e vida longa ao Rei, ao primeiro e único, chegadão de um Beatle, Emerson Fittipaldi!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Grande Emerson Fittipaldi!!!
Vencedor num tempo em que carro era carro de verdade, e que piloto era piloto de verdade.
E que gente era gente. Não havia assessores de imprensa, personal stylists, personal trainer, massagistas, essa montanha de inutilidades.
Meteu a cara na Europa, dormiu em oficinas, esmerilhou válvulas de cabeçotes, sofreu com o frio, a comida, a distancia.
E venceu abrindo caminhos para todos que o sucederam.
Grande Emerson Fittipaldi, o maior de todos!!!!

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

E além de tudo o carro era lindo.

3=6
3=6
16 anos atrás

entendo que o automobilismo no brasil esta dividido : antes e depois do emerson.
obrigado emerson.

Pedro Bresson
Pedro Bresson
16 anos atrás

a todos recomendo a leitura do livro “a saga dos fittipaldi” do lemyr martins, q dispensa comentários. lá entendi pq emerson é essa unanimidade comprovada aqui no ßlog. ganhou 2 títulos no meio de outros 5 ou 6 tao bons ou melhores do q ele, na inteligência, perícia, sabedoria e paciência. o famoso “cu de veludo”, tamanha era sua sensibilidade pra acertar carros. tem mais coisas dele no documentário “a era dos campeoes” no youtube em 10 partes. quem conseguir esse filme aí citado, favor postar no youtube tb. abracao galera e viva o RATO!!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
16 anos atrás

O Emerson foi sempre um piloto muito valente, essa Lotus da foto era mais fragil do que uma casca de ovo, e nem por isso aliviava o pé, quem o viu fazer a 1 e 2 de Interlagos sabe o que estou dizendo. A foto é de uma época onde a cada batida séria era um piloto a menos na F-1. Fico apenas a imaginar a “panca” do Kubica dentro de uma Lotus 72D… não sobraria nada!!!

TKS Emerson… e tem gente que teima em dizer que voce era mais técnico do que arrojado… ha ha ha!!!

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Emerson sempre estará cima de qualquer discussão sobre quem é o mlehor, quem fez mais, isso ou aquilo.

É um hors concours em matéria de automobiimso, nunca ninguém fez tantoem tantos lugares .

Abriu as portas da F1 e da Indy o que significa umaimensidão.

Nossas homenagens e cultuações.

Viva o Emerson !!!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
16 anos atrás

One coment…

O Pai do Automobilismo Brasileiro! Obrigado por todas as conquistas!!!

Francisco Luz
Francisco Luz
16 anos atrás

Basta dizer que, se não fosse ele, este blog seria de basquete. Por isso também, valeu Emmo!

Renato Vicentini
Renato Vicentini
16 anos atrás

Bons pilotos são como o Emerson, usam a inteligência para pilotar, e não arrebentam a suspensão traseira do carro pulando por cima das chicanes em Monza, sabem dos riscos e dos limites de seu equipamento.

Gilberto
Gilberto
16 anos atrás

Lembro de minha infância, onde com 6 anos de idade eu já era espectador de F1 na TV. Depois das corridas eu corria para o quartinho nos fundos de minha casa para montar meu autorama.
Tudo isso por que existia um nome naquelas corridas: Emerson Fittipaldi, o “Rato”. Foi ele quem puxou a fila de talentos brasileiros no automobilismo mundial, sem dúvida o nome mais expressivo desse esporte no Brasil.

wilson rogério carpi
wilson rogério carpi
16 anos atrás

O Emerson é muito mais do que um piloto que conseguiu 2 títulos mundiais na F-1 e 14 vitórias….

Ele foi o cara que mostrou a todos a capacidade do brasileiro em pilotar carros britânicos e vencer e, além disso, construir em família um carro de F-1 pra desafiar europeus e atingir um memorável segundo lugar em 1978…

É de homens assim que o Brasil precisa…

Valeu Émerson Fittipaldi!!!!!!!!

eduardo
eduardo
16 anos atrás

Emerson Fittipaldi: simply the best!

Flavio Chinini
Flavio Chinini
16 anos atrás

Se fala tanto em Piquet x Senna, mas na verdade, quem tudo começou, com sabedoria e excesso de inteligência, foi nosso grande Emerson, meu grande ídolo!

roger
roger
16 anos atrás

Uh Rato!
-Estrela da rapaziada, nas pistas, no autorama e no ínicio do meu entendimento no automobilismo…
Salve o Nono!!!!

filipe
filipe
16 anos atrás

a coisa mais legal foi ele ter vencido com essa lotus que parece um jipão.

grande, desengonçada e estranhamente rápida e linda…

Juliano Kowalski
Juliano Kowalski
16 anos atrás

Notem o ângulo de deriva dos pneus do lado direito, os flancos estão dobrando pracaramba pra dentro das rodas!! Bons tempos!!!!!!!

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Vida eterna ao meu primeiro ídolo,Emerson Fittipaldi,um exemplo de técnica,humildade e perseverança,num tempo em que qulquer vacilo era morte certa…
Como o colega abaixo,consegui uma cópia do filme do Roberto Farias (O Fabuloso Fittipaldi) em meados dos anos 90,copiado do canal a cabo,e já decorei praticamente tudo nele…A parte mais sensacional na minha opinião é a volta que Emmo dá em Interlagos,traçado antigo,mostrando todos os pontos de tangência e freadas com um Maverick americano,de testes da frota,e depois derretendo o bichinho na reta,só por diversão…Detalhe:somente os pneus foram dechapados na brincadeira,isso é que é classe de quem sabe e gosta muito bem do que faz…
Meus parabéns ao campeão !!!

zalex
zalex
16 anos atrás

Não precisa falar mais nada… O Emerson é o nosso maior herói do automobilismo. Poderia ser tri ou tetra, e numa época difícil, quem vacilava morria.

Belair
Belair
16 anos atrás

Flávio;
Que tal se VOCE entrevistasse o Rato, hã ,hã ??
Adoraríamos ouvir as opiniões dele sobre a atualidade da F1.
… E p/ voce acho que ele concederia a tal…Pede lá ,vai?

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Grande Emerson
Interessante foi ver a declaração do barão hoje no EE dizendo que o Emerson queria ir pra Europa, e não tinha dinheiro. Aí o Barão disse pra dona juze: precisamos dar alguma coisa boa pra ele. E compraram uma mala muito boa.. hhehehehe
Só acho que merecíamos ter uma cópia dessa Lotus72D aqui no Brasil. Na Suécia tem uma num memorial que fizeram pro Peterson, e aqui , nada.

Legal foi que, uma vez em 89 eu vi o filme dele ( fabuloso), e nunca mais achei. Aí um dia mandei um e-mail pro Reginaldo Leme, perguntando-o se ele sabia onde poderia achar. O Regi disse que também não sabia, e se eu soubesse, que passasse a ele uma cópia. Consegui achar na net, e enviei a ele um exemplar.

Vi a fita ( é VHS, vou passar pra DVD) um zilhão de vezes, e já já vou ver a zilhonésima primeira vez.

Um VIVA a Emerson.