O que eu acho

SÃO PAULO (a gente sempre tem de achar alguma coisa) – Este texto vai sair amanhã nos jornais que recebem minha cobertura de F-1. Agora digam vocês o que acham…

Saiu barato, diante do que poderia ter sido — já que se falava até em excluir a McLaren deste e do próximo Mundial. Mas pode-se dizer que a punição imposta pelo Conselho Mundial ficou de bom tamanho, dentro daquilo que se espera da FIA, que é ótima na aplicação da tática de morder e assoprar. Afinal, a equipe perdeu uma taça e um bom dinheiro; mas continua na luta pelo título de pilotos e segue sua vida sem maiores sobressaltos.

A culpa do time foi estabelecida. Isso não se discute mais, ainda que Ron Dennis negue de pés juntos que as informações da Ferrari tenham sido aproveitadas por seus funcionários. Isso a FIA fez, portanto: apontou o dedo para Woking e não aceitou seus clamores de inocência.

O tamanho da pena é que pode gerar algum tipo de discussão. Os pilotos deveriam ter sido afetados? Não creio. O episódio foi deflagrado em uma esfera que não lhes diz respeito diretamente. Como medir o tamanho da influência de dados de outra equipe no desempenho dos carros da McLaren neste ano?

Informações ditas secretas circulam com muito mais desenvoltura na F-1 do que se pode imaginar. O mecânico que trabalhou na Williams e hoje está na Renault mantém laços de amizade na antiga equipe e vive falando com os ex-colegas; quando um projetista sai de um time e vai para outro, leva na bagagem todo o conhecimento que acumulou no emprego anterior. Isso não é espionagem, e tem o mesmo efeito da tramóia de Stepney e Coughlan.

Assim, punir os pilotos seria como suspender o jogador de um time de futebol cujo diretor subornou o juiz sem o seu conhecimento.

A decisão anunciada em Paris foi arquitetada pelo hábil Max Mosley no fim de agosto, quando prometeu, por carta, anistiar Alonso, Hamilton e De la Rosa se eles colaborassem com as investigações. Ele precisava de munição para provar que a McLaren usou, em algum grau, as informações ferraristas; em troca, garantia a imunidade aos assustados garotos que dirigem os carros.

Dessa forma, conseguiu as provas, blindou o Mundial de Pilotos, que é o que importa, e montou a sentença. Fez com que a McLaren saísse chamuscada com o rótulo de culpada e ainda arrancou uma grana de Ron Dennis.

Nem a Ferrari reclamou. O que mostra que Mosley, mais uma vez, encontrou a solução ideal.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O título não foi ganho com essa espionagem, nisso o Gomes está certo. A McLaren trabalhou sim melhor.
Mas punição é punição, é algo institucional.
Pelo que li dos emails, que eram minha última dúvida no caso, os pilotos deviam ter perdido a super licença por terem discutido uso de informações sabidas oriundas de espionagem. Mas, com a delação premiada, não precisavam ser punidos em nada.
Ao mesmo tempo o time, que também se delatou, merecia abrandamento da pena. Não ser excluido do mundial já é bom tamanho. Todos os pontos deviam ter sido excluidos, e não mantidos da maneira que ficou.
A Punição foi exclusivamente financeira, pois a pontuação por equipes vale mais por questões financeiras do que qualquer coisa.
Já a pontuação real da equipe, do campeonato de pilotos, foi estranhamente mantida. Péssimo.

Aninha
Aninha
16 anos atrás

Flávio, essa decisão do Conselho Mundial fez valer que o crime compensa. O título para um dos pilotos da Mc Laren em troca de R$ 50 milhões? Só compensou.

osni ribeiro mello
osni ribeiro mello
16 anos atrás

Já que todo mundo está indignado com o resultado do julgamento eu sugiro um boicote a F1. Ou melhor, alguem poderia descobrir o e-mail do Max Mosley para gente encher a caixa de mensagens dele com o nosso descontentamento. Da minha parte, não tem amenor graça assistir a uma corrida em que um dos jogadores sabe a estratégia do seu principal rival. Não se esqueçam que este é o primeiro ano da macgada com os Bridgestone.

osni ribeiro mello
osni ribeiro mello
16 anos atrás

Discordo totalmente de vc. Os pilotos teriam que ser punidos sim. para que no futuro não aconteça algo semelhante e fique tudo o dito pelo não dito, desde que os pilotos não estejam envolvidos.
Se a Maclaren usou as informações, e pelas provas colhidas é claro que usou muito mais do que revela, os maiores beneficiados foram Alonso e Hamilton. Estou certo ou errado.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Amigos, vcs já disseram tudo. Os pilotos sabiam da “brincadeira”. Na verdade Alonso e Dela Rosa. E dá para entender porque o asturiano ficava bravo com os acertos passados para o Lewis. Portanto……eles também se beneficiaram . E muito. Sem tirar os méritos do espanhol, ele aprendeu bem os caminhos do sucesso com Mr.Briatore.

Paulo Andre Gomes
Paulo Andre Gomes
16 anos atrás

Matei um cara com uma arma que um amigo meu me arrumou, mas como confessei o crime serei inocentado.
Os dois maiores beneficiários do roubo de informações da Ferrari não foram punidos, e um dos dois será campeão mundial.

ISSO VERDADEIRAMENTE É UMA VERGONHA!

Outra coisa, se o caso de espionagem fosse ao contrário e a Ferrari tivesse recebido apenas a multa e seus pilotos continuado na briga pelo título, as histéricas de plantão estariam dando chliques.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Pergunta que ainda não vi ninguém fazer: se a McLaren roubou o projeto da Ferrari, porque o Alonso canta de galo dizendo que levou 6 a 7 décimos para a escuderia?

Sakher
Sakher
16 anos atrás

Foi uma decisão confusa, que não convenceu todo mundo. Fica a sensação de que Lewis Hamilton e Alonso correm com um carro beneficiado e mesmo assim um dos dois vai ser campeão.

Acessem meu blog: http://www.quickride.blogspot.com

Elpidio
Elpidio
16 anos atrás

Vergonha ! Vergonha ! Vergonha

Será que hoje, após a divulgação dos correios eletronicos trocados entre De La Rosa, Alonso e outros o Flávio Gomes pensa ainda que só “punindo” a McLaren se restabelece a justiça na F1.

Por mim, vou procurar passear mais com os meus filhos nos sábados e domingos pela manhã e esquecer o Autorama de Mr. Bernie.

Diego
Diego
16 anos atrás

punir os pilotos “não” seria como suspender o jogador de um time de futebol cujo diretor subornou o juiz sem o seu conhecimento, pq o jogador joga única e exclusivamente com seu corpo enquanto o piloto – mesmo que não tenha culpa – tem como sua sgeunda metade – as vezes até mais – o carro. É como se fosse o doping de um cavalo, no hipismo.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Os pilotos Alonso e De la Rosa só não foram punidos pq eles colaboraram com as investigações do Max Mosley. Foi a tal da “delação premiada”.

Ah!, cadê o “brasil”!!!!???. Será que ele está se encondendo debaixo de outro nick!!!???. Suspeito que sim.

Daniel Sanchez
Daniel Sanchez
16 anos atrás

Fábio Seixas disse tudo em sua coluna hoje na Folha de S. Paulo:

“A equipe perdeu os pontos no Mundial de Construtores, Hamilton e Alonso mantiveram os seus no Mundial de Pilotos. Quer algo mais político do que isso, como se os pontos não fossem os mesmos? Ora, os 166 pontos cassados pela FIA são a soma dos 92 do inglês com os 89 do espanhol, menos a punição na Hungria. Quer dizer que a soma era irregular, mas suas duas partes, não?
Ah, sim. O conselho aplicou uma multa de US$ 100 milhões. Isso equivale a um terço do orçamento anual da equipe. Não por coincidência é mais ou menos o valor que o time recebeu pelos pontos conquistados no Mundial. Na prática, é como se o bônus não tivesse existido”.

para as viuvinhas do
para as viuvinhas do
16 anos atrás

Não percam mais seus preciosos tempos assistindo corridas de 4 carros só..sendo que dois estão extremamente andando de forma ilegítima na pista! Vão assistir corridas de verdade seus mané

gorpo
gorpo
16 anos atrás

babaoseira sem graça

gorpo
gorpo
16 anos atrás

bahhhhh.. quem é que lembra o campeão de construtores de 1990 por exemplo?? ou de 1996? quem é que liga pros construtores? De uma coisa eu já sei… Não vou perdeu mais meu tempo com essa baboseira sem grana que se tornou a FORMULA ONE

RIcardo Grana
RIcardo Grana
16 anos atrás

Aos entendidos, que acham que a McLaren NÃO copiou o carro da Ferrari:

A cópia não está no chassis. Ponto.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

queria ver um reporter ser macho o suficiente pra perguntar pro alonso e hamilton no final da prova:

1. como voces se sentem vencendo uma corrida com um carro que usa tecnologia roubada de outro time?

2. Voces acham que teriam capacidade de desenvolver um carro vencedor, sem roubar informaçao do outro?

Marcelo SP
Marcelo SP
16 anos atrás

Não sei não, mas agora que a McLaren já dançou no Mundial de Construtores e não precisa mais de seus dois carros nos pontos, o Alonso dificilmente vai ganhar do Hamilton o Campeonato de Construtores.
Acho que ele não termina nenhuma das corridas que faltam.
O Ron não vai deixar o traíra comemorar o tri em detrimento ao seu protegido. E, de quebra, ele mostra pro Chorão que, num meio onde todo mundo quer esconder o rabo de quem está de fora do seu círculo de atuação, os traidores sempre são punidos.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Aos entendidos, que acham que a McLaren copiou o carro da Ferrari.
Alonso é o mais rápido do dia em SPA, Lewis é segundo. A equipe B dando show na equipe A? hahahahahaha.
A punição de ontem foi uma piada, a Ferrari deve estar com problemas de caixa e doida pra botar a mão na grana do campeonato de construtores.

Daniel Soares Martin
Daniel Soares Martin
16 anos atrás

Depois dizem que é só no Brasil que existe impunidade!!! Ora, se ficou constatado que a McLaren utilizou as informações adquiridas por meio da espionagem feita na Ferrari, e que, por isso, foi punida, como admitir então que os seus pilotos não tenham a mesma punição!? Afinal de contas, mesmo que não soubessem de nada, eles, pilotos, estão, também, por óbvio, se beneficiando da picaretagem cometida pela sua equipe. Não há como punir um, a McLaren, e não prejudicar os outros, os pilotos. Sempre ouvi dizer que a F-1 não era feita de homens bonzinhos, mas nunca pensei que fosse formada por desonestos. Esportivamente a F-1 de 2007 não vale mais nada. Parece mesmo o campeonato brasileiro de 2005, aquele que mesmo que a arbitragem interferiu em diversas partidas e Corinthians se beneficiou com o dinheiro de bandidos. Parece que a F-1 começou a trilhar o caminho de sua desmoralização.

RIcardo Grana
RIcardo Grana
16 anos atrás

A compração tá errada, Gomes. O jogador não deve ser suspenso mesmo, mas os GOLS que ele faz na partida manipulada devem ser DESCONSIDERADOS da contagem da artilharia, o que é o mesmo efeito para os pilotos da McLaren.

A Ferrari não reclamou. Ok, mas e se fosse o Schumacher que estivesse atrás no campeonato de pilotos, ela estaria tão satisfeita assim? Acho um pouco de falta de consideração para com os pilotos

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Gomes, os pilotos da Mc foram beneficiados. E continuam com a vantagem arrancada desse benefício. Pra mim, fica claro que eles deveriam ser punidos. O que a FIA fez foi a famosa “coisa pra inglês ver”. Fingiu que puniu, mas não verdade não puniu. O campeonato de construtores é o que menos me interessa na F1. Sou mais interessado na tecnologia dos carros do que no campeonato de contrutores.
Resumindo. Pra mim, ninguém foi punido…

BINOCULO
BINOCULO
16 anos atrás

kkkkkk ALONSO TRI !!!!!! KKKK a FIAT vai tomar BINOCULO de novo kkkkk

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Vejam bem… pela teoria do FG, o Lula “Ron Denis” Inácio da Silva tinha que ser punido junto com os 40 mensaleiros, não é FG??

escrito por FG:

“A culpa do time foi estabelecida. Isso não se discute mais, ainda que Ron Dennis negue de pés juntos que as informações da Ferrari tenham sido aproveitadas por seus funcionários. Isso a FIA fez, portanto: apontou o dedo para Woking e não aceitou seus clamores de inocência. “

R/T
R/T
16 anos atrás

Pra quem acha que foi serio esse julgamento e sua multa, leiam na pagina do Grande Premio o Ron desdenhando da multa.

Ta aí, foi piada, tão piada que ele tárindo da cara dos otarios italianos da ferrari

Edward
Edward
16 anos atrás

Flávio, sobre sua comparação com futebol, quando um dirigente suborna um juiz sem o time saber, todo o time é punido, não só o dirigente.

Gino
Gino
16 anos atrás

Os pilotos da McLaren correram em carros ILEGAIS. Portanto deveriam ser penalizados.

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Sinceramente, isso parece roteiro de novela, muito certinho. Se escritor for venus platinada, so me falta o Alonso trocar de lugar com o Nelsinho. Abraco.

Augusto Dufloth
Augusto Dufloth
16 anos atrás

é incrível como tem gente que acha que carro de corrida de F1 nasce do dia pra noite, nem parece que tem departamento trabalhando tipo 7 meses antes. “Dossiê” foi entregue no início da temporada. McLaren já era muito superior à Ferrari nesse intermédio. Os carros nada tem a ver um com o outro. Que decida-se na pista.

Ron Dennis
Ron Dennis
16 anos atrás

Contiunuo achando que a punição foi injusta!!!
Toda essa situação só prova que a McLaren é superior a Ferrari…
… pois com as mesmas informações construiu um carro melhor.

JR
JR
16 anos atrás

discordo tbm. então a BAR foi suspensa por 2 corridas sem merecer???????? e os pilotos???nesse caso foram punidos.o ideal seria punir a mcladra por 3 corridas!!!!!!!!!!

Luis Skinner
Luis Skinner
16 anos atrás

Aposto uma grana com vocês que o Hamilton vai ser o campeão mundial… ou vocês acham que o Ron Denis e os mecânicos da McLaren vão deixar que o Espanhol dedo-duro seja? Acho até que vão – sem ele saber – limitar o giro do motor do caro do Alonso… ha, ha, ha!!!

Felipe Maciel
Felipe Maciel
16 anos atrás

Concordo com você, Gomes, ficou de bom tamanho.

O Conselho não poderia deixar de aplicar uma punição dura à McLaren depois de todo o escândalo, independente de ter prova suficiente ou não, era o mínimo exigido pelo público e em nome da esportividade.

Mas mexer no mundial de pilotos não seria bom para ninguém, imagina se Massa ou Raikkonen conquistasse o campeonato… Seria um título eternamente contestado.

Acredito que o Conselho fez certo, puniu com rigor mas não passou do limite, é esse meio termo que considero ideal. Eu disse ideal, não justo, porque não sabemos o que é justiça, já que nem tudo foi devidamente esclarecido, e acho que nem será.

Costumo achar pésimo tudo o que Mosley faz, mas dessa vez ele foi muito bem “arquitetando”, como você disse, a decisão ao desde o fim de agosto.

Valeu pela “pré-divulgação” do texto, muito bom!

Julio
Julio
16 anos atrás

A Mclaren terá em 2008 o ultimo lugar dos boxes junto a Spyker?

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

A PRÓXIMA BOMBA QUE VAI EXPLODIR!!!!

RALF É GAY… mas pra esse não vai ter punição! Eita F1 injusta.

Matheus
Matheus
16 anos atrás

Só pra acrescentar, o Alonso acabou conseguindo o que queria. Pq agora ele pode sair da Mclaren sem pagar multa, certo? Ou isso só ocorreria se ele fosse punido?

Blog F1 Grand Prix
Blog F1 Grand Prix
16 anos atrás

Flávio, você sabe toda a admiração e respeito que eu tenho pela sua história como um dos principais jornalistas especializados desse país. Mas, com todo o respeito, você não devia colocar que a decisão “saiu barato”. Essa é uma opinião sua, particular, embora seja a da maioria. Eu, por exemplo, discordo completamente. Achei a decisão do Conselho Mundial da FIA muito acertada. Na medida certa, aliás. Se quiser saber os motivos, dá uma passada lá no meu Blog.

Grande abraço!

Fabio Taccari
Fabio Taccari
16 anos atrás

Quanta ,papagaiada…
Esta parecendo aquela ,piada…
Ja que a profissão das bonecas já sabemos qual é,só falta definir o preço.(ou a multa).
Esta aberta a temporada de roubo de projetos,ou roubo de campeonato.
Garanto que quando criança ,se eu soube que meu vizinho o filho do aviador colocava graxa de avião no seu carrinho de rolema eu não teria ficado em segundo no campeonato da rua.
Imagine o Ron Dennis com a lata de graxa da Ferrari.

Matheus
Matheus
16 anos atrás

Concordo, Mosley e Eccleston foram muito inteligentes, eles como vc muito bem disse “blindaram” o campeonato de pilotos mês passado para que a competitividade que acontece esse ano não despareça, e junto com ela a audiência. E deu a Ferrari o campeonato de construtores, que só é importante pros dirigentes que enchem os bolsos, como você disse a Ferrari nem reclamou.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Enzo, em seu exemplo, vc seria culpado, por ser pego em flagrante com um produto roubado e fazendo uso desse produto. Mas no caso da McLaren, a FIA não conseguiu provar que os documentos roubados da Ferraria foram usados pela McLaren, apesar de terem confessado visto tais documentos.
Essa é a diferença.

Paulo Antunes
Paulo Antunes
16 anos atrás

Só dá uma olhada na passagem “… leva na bagagem milhares todo o conhecimento…”

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Concordo com tudo.
Mas duvido que os 100 milhões serão pagos.
Deve ser a válvula de escape que a FIA deixou para aceitar alguma justificativa do time.
Acho que sai por um milhão no final. Descontada a devida comissão do Max Mosley – esse tá mais para senador do que dirigente da FIA.

Belair
Belair
16 anos atrás

O dpto. de cobranca pergunta:
Essa seria tambem a coluna Warm Up de hoje ou podemos aguardar mais um texto?

mario hp
mario hp
16 anos atrás

so gostaria da seguinte resposta
isso tudo vai aumentar as ultrapassagebs na F1? vamos ter final de corrida igual aquele do Arnoux e Villeneve?
Para corridas assim, ou com as largadas do argentino Carlos Reutemann ou as derrapadas do R. Petterson, sem pfalar no Senna e Piquet, na minha opiniao, pode ate roubar o carro inteiro que nao estounem ai.aquele abraço

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olha, mais uma coisa: Se a disputa não fosse Ferrari vs McLaren, mas, por exemplo, Honda vs McLaren, (já que a Honda não tem poder político nenhum) nem essa punição teria acontecido. Diriam que a McLaren toda, colaborando com a FIA, teve “delação premiada”, e ninguém seria punido por nada.
A questão é, e não será respondida: Usaram informações sobre uso dos pneus?
Vejam bem, isso não tem nada a ver com projeto, nem pode ser analisado assim tão facilmente, é a tecnica aplicada sobre o uso dos pneus.
Se essa questão fosse respondida, saberíamos dizer se realmente mereciam perder os pontos ou não.
Sobre a multa, bem pesada, creio que ela é justa de qualquer forma, mesmo que se comprovasse que nenhuma informação foi usada, pois a simples posse de conhecimento de vários já merece essa punição.
Mas os pontos deveriam ser retirados caso de indício de uso das informações.
Então, o que afinal tinha naqueles emails?

jung
jung
16 anos atrás

faço minhas suas palavras . . .
e tenho dito!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Sempre torci pela McLaren, mas todo esse caso ficou muito confuso.
Não entendi a questão dos pontos. Se os pilotos fizeram pontos com McLarens, e estas perderam os pontos, deviam ter perdido também.

Essa história de delação premiada foi uma palhaçada, já que nas “provas” que Alonso mandou não tinha nada que comprovasse o uso das informações. Ou seja, não eram evidências novas coisa nenhuma. Ou isso ou todo o conselho está mentindo.
Criaram essas falsas evidências apenas para poder aplicar a delação premiada, pois o julgamento da FIA parece que se importa mais com a audiência por não ter mais disputa do que pela justiça em si.
Estavam com esse problema, como punir a McLaren sem punir os pilotos.
Mas poxa, não somos burros. Por mais injusto que fosse para os pilotos, eles fazem parte do time, e como tal deviam arcar igualmente.

Pensa bem: um engenheiro da McLaren, honesto, que se esforçou muito para colocar o time onde está, perdeu seus pontos… Mas os pilotos, com igual mérito, mantiveram.
Isso vai abrir espaço para inúmeras manobras futuras, bagunçando cada vez mais.
Mas malandro se faz na bagunça, então malandro mantém a bagunça.
Numa FIA profissional e eficiente, pessoas como Eclestone e Mosley não teriam espaço para suas manobras, e assim tudo é mantido na zona.
Esse caso não poderia ser diferente.

Muda o #96 para #40
Muda o #96 para #40
16 anos atrás

Sutil aritmética
O número 40 persegue o governo, né?
Quarenta mensaleiros.
Quarenta processados pelo STF.
Quarenta votos pró-Renan.
Mas entendo: os nossos 40 ladrões são 41, certo?
O Deka ficará lindo com o 40. Combina
Gostou da sugestão???

Enzo
Enzo
16 anos atrás

Como tem gente omissa aqui (ô brazil)
ATENÇÃO ATENÇAÕ: OS PILOTOS CORRERAM COM UM CARRO ROUBADO.
Então se meu vizinho roubar um carro e me empestar depois e a polícia me pegar (com o carro roubado) eu sou inocente? Eu ñ usufruí do veículo? Eu não sou líder disputando com esse carro roubado?
Bem isso é p vcs pensarem.

Léo Engelmann
16 anos atrás

Punir os três pilotos da McLaren seria como houvesse punição à toda a equipe portuguesa de futebol pelo soco de Scolari no jogador adversário. Não teria cabimento.