A história da Copersucar

SÃO PAULO (comprarei) – Sem muito alarde, foi lançado um livro com a história da Copersucar, autoria de Ricardo Sterchele. Informações no site da editora Frontis.

Não conheço o autor, mas vou atrás do livro. Porque se tem algo que na história do Brasil na F-1 merecia mesmo um livro, é esse capítulo glorioso da Copersucar.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jair campanella
15 anos atrás

Boa tarde pessoal , em relação a equipe Fittipaldi , acho que os mesmos foram verdadeiros guerreiros , num país que na epoca do collor , dizia que tinhamos carroças ja pensou nisso.
Note bem : Nunca duvidei da capacidade do Barrichello , não seria a hora da ccopersucar voltar a formula (1) em grande estilo nesta nova equipe + um possivel patrocio na petrobras , e outras empresas ja que temos um combustivel renovavel que uma boa parte do mundo não tem conhece.
( FORMULA ( 1 ) JUNTOS COM A COOPERSUCAR FAZENDO UMA GRANDE ALIANÇA NO SENTIDO DE TERMOS UM COMBUSTIVEL RENOVAVEL PARA O MUNDO )

Ricardo Sterchele
Ricardo Sterchele
16 anos atrás

Queridos fãs do F-1, agradeço a atenção de todos e fico feliz que o intento do meu livro foi alcançado.
Peço desculpas pelos erros de digitação, mas apreciaria sim a ajuda de vcs para reparar para uma possível segunda edição. Tive o prazer de conversar com alguns de vcs pessoalmente e expliquei o fato. A revisão e toda a produção teria ficado a cargo da Dana, mas ela tirou o corpo fora e eu acabei bancando a edição em prazo exíguo, além de não ter verba para mandar fazer uma revisão profissional. No site na pag do livro, coloquei a errata.
Eu não consegui material para relatar as demais temporadas e procurei ficar restrito ao patrocinio da Copersucar.
Mai uma vez agradeço ao Flaviom que tive o prezer de entregar pessoalmente um exemplar, pela divulgação , que não é lançamento, nas uma edição comemorativa aos 30 anos da equipe.

Gerson
Gerson
16 anos atrás

Estou lendo este livro. É muito bom. Ia comentar a respeito dos erros de revisão mas já foi esclarecido. Para quem estiver à procura, na banca ao lado do portão do kartódromo de Interlagos tem um monte e o preço é muito bom.

fred
fred
16 anos atrás

Gustavo, posso imaginar. O livro é
sério, bem documentado, mas há uma série de erros que, embora em
nada desmerecendo o conteúdo, que é bem bom, tornam-se empecilhos para o leitor. Seria bom
se houvesse uma boa revisada, e
como eu mesmo já fiz este trabalho
no meu exemplar, posso ajudar o
Ricardo – mesmo não sendo revisor.
Abraços, Fred

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Já mandei um e-mail solicitando a compra de um exemplar, e até agora não recebi nenhum retorno.
Vou ver se ligo lá. To interessadíssimo.

Qualquer coisa a respeito do Copersucar deve e merece ser adquirido.

Curiosamente o único F-1 que vi ao vivo até hoje ( e tive oportunidade de tocar) foi o FD-01 no C.d.Competição……já tinha um carinho todo especial pelo carro. Agora já ganhou contornos superlativos.

Viva os Fittipaldi.
Se o Emerson pôs o ovo em pé, Wilsinho pisou em cima dos ovos ( e não quebrou-os)

Abraço.

Luiz J. Endrigo
Luiz J. Endrigo
16 anos atrás

Tentei acessar o site da Editora, mas a página não pode ser exibida.
Será que alguém tem o telefone da editora, pois moro em Fortaleza e gostaria de entrar em contato para saber em qual livraria poderia adquirir o livro.

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Até que enfim alguém acordou e resolveu prestar uma pequena homenagem à família FITTIPALDI, esta sim, uma família que respira velocidade e tem automobilismo correndo pelas veias. Tomara que outros orgãos da imprensa dita especializada comecem a resgatar essa GLORIOSA história do verdadeiro automobilismo tupiniquim.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
16 anos atrás

Realmente não se trata de um lançamento. Comprei o meu exemplar em 2005. Trata-de de um apanhado de reportagens nacionais da epoca. A maioria massacrando os Fittipaldi.Certamente ajudou a encerrar a equipe…..
Lamentável também é que o livro FITTI-1 A HISTORIA DO FORMULA 1 BRASILEIRO , de LEMYR MARTINS , não tenha sido lançado nas livrarias. Se alguem tiver um exemplar para vender , ficaria grato.

gustavo giroti
gustavo giroti
16 anos atrás

fred, ele me disse que foi pressionado a entregar em 3 meses e admitiu que foi com erros….

fred
fred
16 anos atrás

Acho bom que o Ricardo – a quem não conheço – fique esperto no lance, porque a primeira edição tem dezenas de erros de revisão – inclusive imperdoáveis num livro de automobililismo como grafar Porche, etc., e outras coisas que se o Ricardo quiser é só mandar um email que terei todo o prazer de
colaborar. Abs, Fred

Guilherme Sto Andre
Guilherme Sto Andre
16 anos atrás

Despejando ou lavando?

Mário
Mário
16 anos atrás

acabo de comprar meu exemplar, estou na expectativa achei o Ricardo gente boa

Sam
Sam
16 anos atrás

Vou comprar.

No momento estou lendo Os arquivos da Fórmula 1. Assim que acabar, engato esse!

Boa tarde a todos!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Maravilha, acabei de ligar para a editora e conversei diretamente com o autor do livro, Ricardo Sterchele, gente finíssima, que me contou coisas “brabas” a respeito do relacionamento Dana/Copersucar. Esse livro foi lançado a 3 anos atrás e foi patrocinado pela Dana.
O Ricardo não tinha verba para divulgação da obra e então, ela vendeu pouquíssimo. Agora, com a divulgação dela aqui no Blig e no site Grandepremio.com.br os pedidos estão chegando aos montes.
Já comprei o meu, comprem logo o de vocês.
Parabéns ao Ricardo pela obra e ao meu amigo kamarada Flávio Gomes por divulgá-la.
Um país se faz com homens e livros, já dizia com muita propriedade o sr. Monteiro.

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Tenho o do Lemir Martins. (ganhei no evento de lançamento do livro).

Vou comprar esse também.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Também achei estranho falar de “A história completa do Fórmula-1 brasileiro”, mas faltar 1981 e 1982. Mas de qualquer forma me interessa.

Luc Besson
Luc Besson
16 anos atrás

é bom lembrar que esse excelente livro não é nenhum lançamento como está sendo divulgado no grande prêmio, comprei um exemplar em 2005.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Opa, dessa área eu entendo.

Inclusive porque o Atalla, que foi o presidente da Copersucar na época áurea é meu tio e eu acompanhei muuuuito de perto tudo isso, apesar da pouca idade na época.

Em breve envio ao FG a foto do capacete original que tenho (AGV).

Caca
Caca
16 anos atrás

Na época em que o Lemyr Martins lançou o livro sobre a saga dos Fittipaldi, sairam acho que apenas 100 exemplares de um livro ricamente ilustrado, tb de autoria dele, sobre a Copersucar. Livro este que, claro, jamais chegou aos mortais, nunca foi vendido em livrarias e sequer pelo site da editora.

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
16 anos atrás

Aí FG e blogaiada em geral!

Eu tenho o livro e é muito legal….
Os carros não eram tão ruins quanto diziam: eles chegavam a granhar 8 ou 9 posições em uma corrida, mas o problema é q largavam muito atrás.
contavam com abandonos, lógico, mas disputavam muitas posições….

Só o carro de 76 FD04 que não melhorava de jeito nenhum, por mais q se trabalhasse nele.

Leiam que esse livro merece a atenção dos fãs do automobilismo.

Camilo Gomide
Camilo Gomide
16 anos atrás

Bom dia FG,

Caso você não participe da Superclassic, leve as crianças para verem aviões!

http://minhanoticia.ig.com.br/materias/463001-463500/463049/463049_1.html

Bruno Tolentino
Bruno Tolentino
16 anos atrás

Ótima dica Flávio. Devemos sempre lembrar desse excelente capítulo da história de Brasileiros na F-1.

gustavo giroti
gustavo giroti
16 anos atrás

eu também estava escrevendo…..mas fica as felicitações pelo projeto pioneiro, a lamentar apenas que se refere aos “anos-copersucar 1975-1979”
.
Acho que ficaria tão mais completo adentrar pelos anos 80, com o patrocinio da skol e depois aquela pool de empresas tentando dar sobrevida á mesma….

se o enfoque é publicitário, daí teria várias boas histórias, como a CPI no congresso em plena ditadura militar para apurar a grana que o Figueiredo deu pro Boesel correr na Ligier e March, sendo que a Fittipaldi agonizava!
mas isso é uma outra história!

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Sensacional!!!!!!!!!!