A história da Copersucar
SÃO PAULO (comprarei) – Sem muito alarde, foi lançado um livro com a história da Copersucar, autoria de Ricardo Sterchele. Informações no site da editora Frontis.
Não conheço o autor, mas vou atrás do livro. Porque se tem algo que na história do Brasil na F-1 merecia mesmo um livro, é esse capítulo glorioso da Copersucar.
Boa tarde pessoal , em relação a equipe Fittipaldi , acho que os mesmos foram verdadeiros guerreiros , num país que na epoca do collor , dizia que tinhamos carroças ja pensou nisso.
Note bem : Nunca duvidei da capacidade do Barrichello , não seria a hora da ccopersucar voltar a formula (1) em grande estilo nesta nova equipe + um possivel patrocio na petrobras , e outras empresas ja que temos um combustivel renovavel que uma boa parte do mundo não tem conhece.
( FORMULA ( 1 ) JUNTOS COM A COOPERSUCAR FAZENDO UMA GRANDE ALIANÇA NO SENTIDO DE TERMOS UM COMBUSTIVEL RENOVAVEL PARA O MUNDO )
Queridos fãs do F-1, agradeço a atenção de todos e fico feliz que o intento do meu livro foi alcançado.
Peço desculpas pelos erros de digitação, mas apreciaria sim a ajuda de vcs para reparar para uma possível segunda edição. Tive o prazer de conversar com alguns de vcs pessoalmente e expliquei o fato. A revisão e toda a produção teria ficado a cargo da Dana, mas ela tirou o corpo fora e eu acabei bancando a edição em prazo exíguo, além de não ter verba para mandar fazer uma revisão profissional. No site na pag do livro, coloquei a errata.
Eu não consegui material para relatar as demais temporadas e procurei ficar restrito ao patrocinio da Copersucar.
Mai uma vez agradeço ao Flaviom que tive o prezer de entregar pessoalmente um exemplar, pela divulgação , que não é lançamento, nas uma edição comemorativa aos 30 anos da equipe.
Estou lendo este livro. É muito bom. Ia comentar a respeito dos erros de revisão mas já foi esclarecido. Para quem estiver à procura, na banca ao lado do portão do kartódromo de Interlagos tem um monte e o preço é muito bom.
Gustavo, posso imaginar. O livro é
sério, bem documentado, mas há uma série de erros que, embora em
nada desmerecendo o conteúdo, que é bem bom, tornam-se empecilhos para o leitor. Seria bom
se houvesse uma boa revisada, e
como eu mesmo já fiz este trabalho
no meu exemplar, posso ajudar o
Ricardo – mesmo não sendo revisor.
Abraços, Fred
Já mandei um e-mail solicitando a compra de um exemplar, e até agora não recebi nenhum retorno.
Vou ver se ligo lá. To interessadíssimo.
Qualquer coisa a respeito do Copersucar deve e merece ser adquirido.
Curiosamente o único F-1 que vi ao vivo até hoje ( e tive oportunidade de tocar) foi o FD-01 no C.d.Competição……já tinha um carinho todo especial pelo carro. Agora já ganhou contornos superlativos.
Viva os Fittipaldi.
Se o Emerson pôs o ovo em pé, Wilsinho pisou em cima dos ovos ( e não quebrou-os)
Abraço.
Tentei acessar o site da Editora, mas a página não pode ser exibida.
Será que alguém tem o telefone da editora, pois moro em Fortaleza e gostaria de entrar em contato para saber em qual livraria poderia adquirir o livro.
Até que enfim alguém acordou e resolveu prestar uma pequena homenagem à família FITTIPALDI, esta sim, uma família que respira velocidade e tem automobilismo correndo pelas veias. Tomara que outros orgãos da imprensa dita especializada comecem a resgatar essa GLORIOSA história do verdadeiro automobilismo tupiniquim.
Realmente não se trata de um lançamento. Comprei o meu exemplar em 2005. Trata-de de um apanhado de reportagens nacionais da epoca. A maioria massacrando os Fittipaldi.Certamente ajudou a encerrar a equipe…..
Lamentável também é que o livro FITTI-1 A HISTORIA DO FORMULA 1 BRASILEIRO , de LEMYR MARTINS , não tenha sido lançado nas livrarias. Se alguem tiver um exemplar para vender , ficaria grato.
fred, ele me disse que foi pressionado a entregar em 3 meses e admitiu que foi com erros….
Acho bom que o Ricardo – a quem não conheço – fique esperto no lance, porque a primeira edição tem dezenas de erros de revisão – inclusive imperdoáveis num livro de automobililismo como grafar Porche, etc., e outras coisas que se o Ricardo quiser é só mandar um email que terei todo o prazer de
colaborar. Abs, Fred
Despejando ou lavando?
acabo de comprar meu exemplar, estou na expectativa achei o Ricardo gente boa
Vou comprar.
No momento estou lendo Os arquivos da Fórmula 1. Assim que acabar, engato esse!
Boa tarde a todos!
Maravilha, acabei de ligar para a editora e conversei diretamente com o autor do livro, Ricardo Sterchele, gente finíssima, que me contou coisas “brabas” a respeito do relacionamento Dana/Copersucar. Esse livro foi lançado a 3 anos atrás e foi patrocinado pela Dana.
O Ricardo não tinha verba para divulgação da obra e então, ela vendeu pouquíssimo. Agora, com a divulgação dela aqui no Blig e no site Grandepremio.com.br os pedidos estão chegando aos montes.
Já comprei o meu, comprem logo o de vocês.
Parabéns ao Ricardo pela obra e ao meu amigo kamarada Flávio Gomes por divulgá-la.
Um país se faz com homens e livros, já dizia com muita propriedade o sr. Monteiro.
Tenho o do Lemir Martins. (ganhei no evento de lançamento do livro).
Vou comprar esse também.
Também achei estranho falar de “A história completa do Fórmula-1 brasileiro”, mas faltar 1981 e 1982. Mas de qualquer forma me interessa.
é bom lembrar que esse excelente livro não é nenhum lançamento como está sendo divulgado no grande prêmio, comprei um exemplar em 2005.
Opa, dessa área eu entendo.
Inclusive porque o Atalla, que foi o presidente da Copersucar na época áurea é meu tio e eu acompanhei muuuuito de perto tudo isso, apesar da pouca idade na época.
Em breve envio ao FG a foto do capacete original que tenho (AGV).
Na época em que o Lemyr Martins lançou o livro sobre a saga dos Fittipaldi, sairam acho que apenas 100 exemplares de um livro ricamente ilustrado, tb de autoria dele, sobre a Copersucar. Livro este que, claro, jamais chegou aos mortais, nunca foi vendido em livrarias e sequer pelo site da editora.
Aí FG e blogaiada em geral!
Eu tenho o livro e é muito legal….
Os carros não eram tão ruins quanto diziam: eles chegavam a granhar 8 ou 9 posições em uma corrida, mas o problema é q largavam muito atrás.
contavam com abandonos, lógico, mas disputavam muitas posições….
Só o carro de 76 FD04 que não melhorava de jeito nenhum, por mais q se trabalhasse nele.
Leiam que esse livro merece a atenção dos fãs do automobilismo.
Bom dia FG,
Caso você não participe da Superclassic, leve as crianças para verem aviões!
http://minhanoticia.ig.com.br/materias/463001-463500/463049/463049_1.html
Ótima dica Flávio. Devemos sempre lembrar desse excelente capítulo da história de Brasileiros na F-1.
eu também estava escrevendo…..mas fica as felicitações pelo projeto pioneiro, a lamentar apenas que se refere aos “anos-copersucar 1975-1979”
.
Acho que ficaria tão mais completo adentrar pelos anos 80, com o patrocinio da skol e depois aquela pool de empresas tentando dar sobrevida á mesma….
se o enfoque é publicitário, daí teria várias boas histórias, como a CPI no congresso em plena ditadura militar para apurar a grana que o Figueiredo deu pro Boesel correr na Ligier e March, sendo que a Fittipaldi agonizava!
mas isso é uma outra história!
Sensacional!!!!!!!!!!