Brasília, 1974
SÃO PAULO (e vão surgindo…) – São raríssimas as fotos e vídeos do GP extra-campeonato realizado em Brasília em 1974. Vitória de Emerson, troféu entregue por Médici.
O Alex Moreira mandou essa dica aqui que merece ser vista.
Há muitas lendas sobre essa corrida. Uma delas, a de que Piquet limpou as rodas do carro do Reutemann e disse para ele que seria campeão um dia.
Eu mesmo tenho certeza de que vi fotos dos treinos para essa corrida com carros de F-1 misturados a protótipos. Pode ser apenas imaginação.
Bem, certamente muitos dos blogueiros daqui estiveram naquele dia no autódromo de BSB. Pois contem!
Essa foto já deve ser meio conhecida, mas enfim, é um registro interessante. Segue o link: http://img232.imageshack.us/img232/5114/diapo148wq3.jpg (creditos estão na própria foto)
O placar ainda funcionava, e eles corriam no cirtuito misto.
Bons tempos. Nunca vi o placar funcionando, mas já vi muito pega bom descendo pra fazer a bruxa.
Tomara que não façam com o autódromo de Brasília o que fizeram com jacarepagua.
Jovino:
Vai no fotolog do Big ( http://www.fotolog.com/jt8/21670859 ), que tem uma fotinha sua. Tio Gomes tirou o link em outro post porque não tinha nada a ver com o assunto…
Aliás todo mundo estava lá. Me lembro que até 5.ª ou 6.ª feira antes da corrida a cerca que separa as arquibancadas da pista e dos boxes ainda estava sendo colocada. Eu mesmo entrei e falei com o John Surtees, que estava nos boxes e me deu um autógrafo que eu guardo até hoje.
Estive lá também e assumo que foi a única corrida de F-um que assisti ao vivo e para nunca mais.
A corrida em si foi fraca, Emerson foi dominado pro Reuteman até este quebrar e ganhar a prova. Não houve protótipos nesta corrida. Creio que o FG se refere à Rothmans 50.000, corrida valetudo em Brands Hatch, onde se misturava monopostos de Fórmula Um, protótipos, Grupo 7, 2 litros, Fórmula 2, o escambal.
Quanto ao Piquet, não é lenda. Realmente ele e o Moreno descolaram um bico nos boxes da Brabham. Agora, se andou polindo rodas, não sei. Mas que ele estava lá, estava.
Vi a prova e não correu nenhum protótipo, só F1, em número de 12. Me lembro bem de uma guria que estava ao meu lado, que passou a prova toda torcendo pro Merzario pensando que era o Emerson. A pintura dos dois carros era parecida…Marlboro.
Já tinha procurado no youtube antes mas não havia nada. Será que ninguém tem uma foto do pódio, ou outras mais?
Flávio, você realmente viu protótipos e F1 além de uns F-5000 juntos. Isso aconteceu duas vezes, ambas em Brands por dois anos seguidos. O Emerson participou numa delas e a Record mostrou o vt com aquele delay básico de umas duas ou três semanas com o Wilsão narrando e o Carsughi comentando. Era muito estranho ver os F1 chegarem nos protótipos para ultrapassagem.
Meus respeitos aos senhores que presenciaram a prova, mas, FRACA biografia…
Quero crer que não li algo direito…
A prova foi vencida pelo Emerson, mas em momento algum ela esteve sobre o seu controle, muito pelo contrário, o Reutman abriu quase uma reta para o Emerson e quebrou na subida do placar. Fiquei o dia de sábado todo dentro dos boxes e só saí de lá as 10h da noite, quando fizerem uma operação pente fina e botaram todos os penetras para fora e retornei pela manhã. Não vi nenhum protótipo lá dentro.
Jovino
Estive lá!!!
Largaram 12 carros, os mais rápidos eram o Reutman de Brabham, o Emerson de McLarem o Jody Scheckter de Tyrrel. Estavam também o Hesket com o J.Hunt, o Wilsinho, o Merzário, e outros que de memória não lembro.
Protótipos claro que não!
-Vi na TV a prova!!!
(quanto tempo…)
Como prova extra-oficial de Formula 1, em 1974 , não houve a participação de protótipos.
Na fraca biografia de NELSON PIQUET , lançada alguns anos atrás , existe uma foto do Piquet ajudando a colocar gasolina no tanque da Brabham de Reutemann naquela prova.
O proprio Carlos Reutemann na revista AUSTOSPRINT sobre a prova de Las Vegas de 1981 , diz textualmente ” perdi o titulo para um rapaz que polia meu carro em 1974″.
A corrida em Brasília foi uma semana depois do GP Brasil em São Paulo. O Governo do DF bancou tudo a título de inaugurar o autódromo e , mesmo assim, foram pouquíssimos carros, mas não me lembro de protótipos andando juntos com os F1.