Coluna 2: Gomes

SÃO PAULO (rapidinho) – E o que achou o Gomes da decisão do Mundial? Que a igualdade numa equipe é para inglês ver, e nada teve a ver com a perda do título de Hamilton.

Leia lá, comente aqui!

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
McLaren
McLaren
16 anos atrás

Fabiana, pelo que li em algum site de F-1, o Alonso queria por que queria o De la Rosa como companheiro dele, pq ele já sabia das limitações do piloto de testes.

E essa preocupação aumentou, quando ele viu o Hamilton botando tempo em cima do De la Rosa.

Alonso arrepiou os cabelos. Acho que a confusão começou a partir daí.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Engraçado foi uma entrevista do Eclestone dizendo que a Ferrari é a equipe mais importante da F-1. Porém, ela é tratada da mesma maneira que as outras equipes. E se ela cometer algum deslize, como o exemplo do carro com assoalho irregular, na corrida da Austrália, que ela seria punida.

Agora eu pergunto: esse Bernie Eclestone é de qual planeta!?. E qual foi a punição para a Ferrari nesse caso do assoalho!?.

Já passou da hora dele se aposentar!!.

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Quem mais perdeu com a (des)igualdade da McLaren foi o Alonso. Afinal, se correndo contra o próprio time (nas palavras do patrão Ron Dennis) ficou a apenas um ponto do tricampeonato, não é difícil imaginar qual seria o resultado se, pelo menos, a McLaren o tratasse como um funcionário, e não como adversário.

do contra
do contra
16 anos atrás

Ridículo é o Tio Eclestone querer tirar a culpa do Hamilton e dizer que o Ron Dennis foi o responsável pela perda do título, ao optar por très paradas.
Claro, e foi o Ron Dennis que não conseguiu fazer a curva na entrada dos boxes da China. Assim como foi o mesmo Dennis que tentou passar de maneira idiota o Alonso por fora em Interlagos. Isso sem contar que foi ele também quem apertou o botão do Neutro…..

Irving
Irving
16 anos atrás

Sua coluna, como sempre, irreparável. Parabéns.

Só tem um detalhezinho nesta história toda que me cismou e não vi a imprensa dar muita pelota: A terceira parada do Hamilton.

De todos os erros cometidos por Lewis e Ron Dennis, penso que este, se evitado, teria mudado o rumo do campeonato.

Onde já se viu inventar de fazer três paradas para um piloto que está lá atrás e precisa fazer uma corrida de recuperação para chegar nos pontos.

Penso que a McLaren errou feito neste quesito. Se o inglês tivesse feito dois pit stops, como cumpriram os seus concorrentes diretos, alcançaria o 5º lugar e hoje estaria com o caneco.

Mas o Super Ron Dennis deu uma mostra que nem sempre a inexperiência é senhora de todos os males.
Velho e calejado de guerra, cometeu um erro primário e jogou no lixo o campeonato que estava nas mãos do seu pupilo.

Abraços.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

É raro podermos dizer isso mas… perfeita sua coluna, Gomes.

Digo mais: um erro como o do Hamilton na China é tão raro que eu só consigo lembrar de um único erro parecido em duas décadas acompanhando a F1, cometido pelo Alex Yoong, que foi um dos piores pilotos a passar pela categoria.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Também vejo assim. Realmente o Hamilton foi impecável a temporada toda. Mas cometeu dois erros capitais nas duas últimas provas.

Na verdade, acho que o Hamilton teve problemas em segurar o ego de um garoto de 22 anos. Disputar posição com Kimi na China e com o Alonso no Brasil, sem necessidade, foi a demonstração de que seu ego já estava inflado àquela altura. Não diria que faltou apenas humildade. Faltou, principalmente, orientação da equipe, do pai, ou de quem quer que seja…

Mas, se ele for realmente inteligente (pode ser bom piloto, mas burro como pessoa), irá rever as suas atitudes e dará a volta por cima em 2008. Tomara…

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

Marcelo caia na real …esses 15 pontos retirados em + esta parte do Tapetao Mosley 147 …foi so + um detalhe do vergonhoso favorecimento… que este anciao gaga …armou para os 147…que na era xucrute faziam barbaridades …e ele nao via problema nenhum…e os pontos retirados de Alonso… o teriam feito Campeao com folga…agora Humilhante foi o PAU tomado pelos 147 na frente de seus tifosi dentro de sua casa isto sim foi marcante…kiwi sendo podado como uma frutinha… por um moleque pilotando o melhor carro disparado de nome M B …hahahahahrsss essa foi P.hoda hahahrsss

Zé Henrique
Zé Henrique
16 anos atrás

Hehehe. Melhor que a coluna do Gomes, só mesmo a do gagá Reginaldo Leme, ou ”Regí”, como disse o Luciano Burti no Linha de Chegada. Ui! ”Recebi e-mail de um leitor que diz ter percebido essa torcida, mas não acho que foi tão clara assim.” Ah, não! Claro que não! Depois que as chances do Massa língua presa voaram, cansou de dizer nas transmissões, no site e no programa que torceria pelo Hamilton e agora essa? Não entendo essa imprensa brasileira. Tiveram Senna e Piquet no auge, só souberam alimentar brigas entre os dois e tomar partido de um ou de outro para depois ficarem penando com Barrichellos e Massas. Agora reclamam juntamente a Bernie Ecclestone que o Räikkönen é muito frio, não fala nada e coisa e tal. Gostaria muito de ver surgir um piloto que falasse metade das coisas que Nelson Piquet e Alain Prost diziam na década de 80. Duraria 1 corrida, no máximo. Reclamam por que? E o Hamilton sentiu a pressão mesmo.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Concordo com você, e tenho algumas considerações também:

Não seria lógico que Hamilton assimilasse a pressão da final sem cometer erros, afinal pela sua idade e o ambiente pesado do circo isso já era esperado.
Alonso fez sua parte, piorando muito o ambiente dentro da equipe para levar alguma vantagem psicológica sobre Hamilton, e conseguiu.
Normal sua atitude, se considerarmos que ele deve ter pensado ” bom já tá uma m… mesmo, então f….-se”
Quanto a cultivar uma rivalidade entre os 2 pilotos da equipe objetivando resultados, não acho inteligente, pois passa no mínimo uma impressão de ambiente ruim e animosidade, o que não me agradaria se fosse um patrocinador por exemplo.
Nessa questão, acredito mais na formula adotada pela Ferrari na era Schumacher, mantendo um 1º piloto num nível superior ao 2º, após um determinado momento do campeonato e ficando para o 2º a tarefa de ajudar a equipe a buscar o título.
Funcionou perfeitamente, a história provou.

Abç

Patrick-naoDepailler
Patrick-naoDepailler
16 anos atrás

Uhm, bom texto.
Mas, será que a Mclaren já não estaria usando o sistema Microsoft no carro do Hamilton?
Teria o programa executado uma operação ilegal e precisava ser fechado?
Acho que o que ele estava apertando no volante eram CTRL+ALT+DEL.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

A punição da FIA a Alonso no episódio dos boxes foi vital para a sua perda do título.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Mundial de construtores da Formula1.

McLadra 218 pontos(menos 15 pontos de punição no GP da Hungria)=203

Ferrari 204

Ferrari Campeã por 1 ponto, no final nem precisava da exclusão da Macldra na temporada, perdeu os dois títulos na pista, e seria por 1 ponto nos 2 campeonatos…Que humilhação.

“Um Culpado? Pra mim Ron Dennis!”

Abraços…

fabiana
fabiana
16 anos atrás

eu concordo com vc mas se era dessa maneira porque trazer um cara que na epoca da contrataçao ja era campeao do mundo e outro que ele ja conhecia o potencial porque o kimmi ja tinha assinado com a ferrari eu acho que o ron gosta de confusao com senna e prost ele ganhou dois titulos sera que a ideia era a mesma?so que se ferrou

Shummy
Shummy
16 anos atrás

2008 Rubinho vice do Massa
kkkkkkkkkk

hendrix (again)
hendrix (again)
16 anos atrás

Última esperança p o Rubinho !

hendrix
hendrix
16 anos atrás

Não obstante a concorrência, ao ver o ex-piloto/ ex-cartola Gil De Feran no “linha de chegada” no Sportv tenho algo a expor q ocorrera nesse ano e ninguém se ligou
Logo após estourar a história de espionagem Ron começou a “jogar no ventilador”, falou dos disquetes dos engenheiros da suspensão traseira q foram p Renaul e q o chefe da Honda Nick Fry tentou comprar a xerox dos planos da Ferrari, as tais 780 páginas.

Daí estranhamente Gil De Feran Vazou sem + nem menos.

Estranho não?????

Clay
Clay
16 anos atrás

Ano que vem o guindaste vai ajudar o Hamilton novamente?

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

Parabéns mesmo para o site e para toda a equipe do Grande Prêmio e seus colaboradores, pessoas realmente entendidas de automobilismo, que convivem com essas espécimes velozes denominadas carros de corrida e seus pilotos.
Primoroso texto do Flávio Gomes, se não todas as vezes, mas na grande maioria, afinal não dá para acertar sempre. O mesmo se pode dizer do texto do Reginaldo Leme, um outro olhar da decisão e do campeonato.
Horrível é ter de ler textos de pessoas que acham que cortar o trânsito com habilidade e conduzir velozmente seus veículos pelas ruas pondo em risco as outras pessoas que lá estão é qualidade suficiente para se autodeclarar especialista no assunto de pilotagem.
Alguns que aqui escrevem, escondidos sob pseudôminos, confundem democracia com desordem, desrespeitando normas de boas maneiras e convívio social.
O espaço deve ser democrático e livre para expressão, mas com ordem e respeito.

Feio Tomaz
Feio Tomaz
16 anos atrás

FG,
texto perfeito, como “quase” sempre….
A blogaiada (e todos os fãs de automobilismo) vão sempre discordar de uma opnião ou outra, mas acredito que o garoto perdeu sozinho esse titulo.
O Alonso teve uma vantagem (?) para se tornar o grande piloto que é: não iniciou numa equipe de ponta e aprendeu a ter a paciencia de andar atrás e galgar todos os degraus até ganhar um titulo, sem estar sob os holofotes. Ao contrario do Hamilton que começou numa equipe de ponta e foi extremamente cobrado para ser campeão do mundo na temporada de estreia….
Ma não posso deixar de te perguntar uma coisa: você sentiu a pressão para terminar a coluna ? :-)

Blog F1 Grand Prix
Blog F1 Grand Prix
16 anos atrás

Texto sensato e inteligente, como sempre. Acho que o pior erro de Hamilton em Interlagos foi a saída de pista na primeira volta. Se ela não tivesse acontecido, o inglês nem teria cometido o “erro do botão”. Embora pouca gente tenha falado nisso, Alonso teve grande contribuição na perda do título de Hamilton. Afinal, o espanhol aplicou um “brake test” no inglês no fim da reta oposta. Foi por causa disso que Hamilton acabou perdendo o ponto de freida…

Gomes, não tem nada a ver com o post, mas acho que vale uma conferida:

http://www.dailymotion.com/video/x39hzv_formula-1-ayrton-senna-1983-first-f_sport

São cenas raríssimas dos primeiros testes de Ayrton Senna na Fórmula 1, com carros de Williams, McLaren e Toleman. Inclui, também, reportagens e entrevistas em português. Vale a pena assistir!

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Perfeito!
Acho que nunca na historia da F1 alguém jogou fora um titulo assim.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
16 anos atrás

Flávio , vc. matou a charada a pau!
Ele é ótimo…começou sem compromissos e cobranças…
Nas duas finais se mostrou um menino! Tenho um filho de 22 anos !
O Hamilton até que é maduro demais para a idade dele !
Mas tem um futuro promissor pela frente ! Se tiver carro é um sério candidato a futuro campeão !

Tenho dito !
Alfredo

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Flávio.
Seu texto me remeteu a fábula da lebre e da tartaruga (por favor, nada a ver com Rubens ) .
Excesso de adrenalina, arrogância falsamente dissimulada, uma carinha de bom menino que pode enganar um montão de pessoas, mas não todas elas, proteção de todos os lados, ao arrepio do regulamento.

Que sinuca de bico ao pessoal da FIA.

Que tenha aprendido a lição. Como voce escreveu, 4 míseros pontinhos em 20 possíveis, com o retrospecto que construiu ao longo do ano, pufff , o balão furou; foi demais para ele que se julgava o futuro maior de todos (poderá até ser, eu duvido)
Uma lúcida avaliação, a sua.
Parabéns

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Concordo com o Edevar rj.
Foi exatamente como ele descreveu.
Vou mais londe e afirmo que o Alonso freiou antes e o Hamilton para evitar o choque fez o que o Edevar disse em seu comentario.
FG, na China a entrada dos boxes estava molhada, e pelo que vi novamente o video ele entrou com o carro totalmente inclinado devido ao estado do seu pneu traseiro esquerdo.
Na meu ponto de vista o Hamilton queria ganar o campeonato com vitoria na China e no Brasil. Somente desta forma, acredito eu, ele poderia dizer que ganhou o campeonato de forma justa.
Porque convenhamos e o Hamilton ganha este campeonato, todos iraim falar que foi roubado. Que ganhou porque a FIA ajudou, o que naum deixaria de ser uma verdade.
Portanto, estou apostando com qualquer um que esse garoto vai ser campeao do mundo mais novo.

edevar jr
edevar jr
16 anos atrás

concordo, mas não vi o Hamilton tentar passar por fora ele foi passado no começo da reta veio colado no Alonso que se protegeu mudando o traçado e com estava muito perto perdeu a pressão aerodinâmica freou fritou pneu e escorregou para fora não foi uma tentativa maluca e passar por fora mas que ele deveria ter deixado o espanhol sumir na frente isso ele deveria, pô o espanhol ganhou 2 títulos assim deveria ter sido orientado por todos da equipe