Gotinhas de Interlagos (21)

SÃO PAULO (choveu) – Conversei agora há pouco com o Roberto Seixas, da SPTuris, que esteve à frente das reformas em Interlagos. Estava orgulhoso, com razão. O autódromo está uma belezura. E ele me contou que o prefeito-quibe (eu o chamo assim; o Seixas o chama de Kassab, com todo o respeito que o cargo exige) encampou a idéia de melhorar ainda mais as coisas. Quer ampliar as arquibancadas fixas até o S do Senna e o paddock será todo reformulado. Os escritórios atrás dos boxes serão derrubados e afastados, para dar mais espaço às equipes.

Sugeri que caprichem na arquitetura. O que mais impressiona a putada no exterior é a arquitetura dos chineses, malaios, barenitas e turcos. Eles fazem aqueles rococós todos nas torres de controle e nas coberturas das arquibancadas e a patuléia acha o máximo.

E é mesmo o máximo colocar um minarete num autódromo, ou um telhado em forma de cogumelo. Por isso, é preciso fazer algo para impressionar aqui, também. Arquitetura de grife. Niemeyer. Algo assim. Para que a turba, quando chegar a Interlagos, olhe para o novo paddock e diga: “Oh, tremendous job, amazing!”.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mozart
Mozart
16 anos atrás

Estão fazendo uma injustiça com a prefeita Erundina e de quebra com Senna.
A condição essencial para Interlagos voltar a São Paulo, 2 anos antes de vencer o contrato com o circo da F-1 era:
Diminuir a distância do traçado em pelo menos 40%.
Era isso ou a F-1 renovaria com o Rio ou com qualquer cidade que atendesse as regras.
O que deveria ser feito, era diminuir o traçado, mas conservando o antigo.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

De Niemeyer? Putz…..e viva o concreto morto.

João
João
16 anos atrás

sei lá, acho que o niemayer já tá muito gagá. melhor chamar alguem com uma proposta mais moderna

quem sabe o João Armentano ? É a cara de são paulo

vitão
vitão
16 anos atrás

Belair, esse é outro . o “picollo” é em Pitingui, e esse novo é perto de Touros, mais pra frente uns 40 km, com aeroporto privado e tudo. Tenho uma planta da área, que tem até duna no meio ( à la Lençois Maranchenses) . Vou ter a documentação das áreas até 15 de nov.Só será comercializado em Eur$ , e na Europa. (desculpe pessoal, sei que o blog não é local de corretagem de imóveis, mas só para não deixar pendências) .

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

FG……cara, eu me racho de rir contigo!!!! hahaha

MSM
MSM
16 anos atrás

Esqueci de colocar no meu post, muito bem lembrado em chamar o Niemeyer para fazer o projeto em Interlagos. É o maior do Brasil e muito conceituado no exterior.

Belair
Belair
16 anos atrás

Vitão,
Na verdade são 4,3 milhões de mts. e é MEGA PROJETO. Só não sabia que tinha essa construtora na jogada . Ou ela entrou agora e aumentaram p/ 10 milhões de mts ??

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

O que estão falando do Niemeyer? Ele bola bem, se uns manés não executam direito não é da alçada dele.
O Museu “do olho” aqui em Curitiba é muito bem construído, e com desing bem bonito.
Se pedir para o Niemeyer algo que lembre velocidade, que lembre os anos 60 e os tempos dourados, além de termos algo que impressione os estrangeiros teremos algo belo para admirar o ano todo.

vitão
vitão
16 anos atrás

Niemeyer não foi o arquiteto que desenhou uma bunda no Sambodromo? Cujas obras vazam e trincam antes da inuguração? que cobra uma fortuna pelo projeto ?
Chamem alguém que entende de autodromo, e de suas exigências modernas. Como o Tilke. Não existem arqitetos brasileiros qualificados para um projeto desses (e o desenho é apenas uma parte muito pequena do todo, senão qualquer mestre de obra da va conta do recado).
E achei muito chique o decão 96, que vai ter uma arquibancada nova para a sua torcida, e trouxe uns carrinhos de autorama para emborrachar a pista para ele competir nos dias 03 e 04 de novembro.
Sobre o Cesar Maia, e o seu desprezo pelo autodromo, pergun- tem a um certo piloto-organizador como foi uma certa conversa sobre uma certa categoria americana.
Sobre pedágios, só gostaria de saber como uma certa construtora de uma certa região que começa com A, tem B, e termina com C, está conseguindo comprar um terreninho numa praia no nordeste com apenas 10 milhões de metros quadrados ( um pouco pra cima de Natal, próximo à praia de Touros). Veja bem, em associação com os espanhois, que , nossa, p.u.t.a coincidência , levaram os melhores pedágios da recente rodada de concessões.
A verdade doí, mas existe.

Helio
Helio
16 anos atrás

R/T

Mesmo entregue, a Vale está muito melhor nas mãos da iniciativa privada. Hoje vale mais que a Petrobrás . Hoje pelo menos eu ganho dinheiro com a valorização das ações.
Por mim privatizava a Petrobras também, que a empresa ia avançar muito mais, como aconteceu com a Vale e recuperar a posição de maior empresa brasileira.

nicoboco
nicoboco
16 anos atrás

O gentinha canhestra este pessoal dito de esquerda….GENTE VAMOS PENSAR NO BRASIL, NÃO VAMOS LAMENTAR AS COISAS DO PASSADO, VC PAGAVA ATÉ 4 MIL REAIS POR UM TELEFONE FIXO E HJ OS CARAS COLOCAM DE GRAÇA NA SUA CASA…lembram-se disso ?????? chega de disputa esquerda/direita precisamos é pensar melhor em nosso país, deixar de lado disputas partidárias, se pensar em partidos veja a base de apoio do governo LULA, existe coisa mais suja e porca do que os que apoiam o LULA ???? Até a SONINHA já se mandou do PT pois não aguenta o radicalismo e a sujeira ainda reinante no partido…o Brasil é mais importante do que esta gentinha na politica brasileira.

agart
agart
16 anos atrás

Qual a diferença do QUIBE e da RELAXAR E GOZAR……nenhuma pois os paulistanos se f.o.dem do mesmo jeito.

R/T
R/T
16 anos atrás

complementando

( . . . )

e a vergonha do governo passado ainda nos cobra um preço, a Nação levou 495 ans (1500-1995) pra comprometer 39% do PIB com a divida, e em 2002 esse indice era de 69% e ATUALMENTE é de 51 %

R/T
R/T
16 anos atrás

peraí, não vamos forçar a barra

salvo rars e honrosas exceções, o qe houve até agora no BR foi entrega de patrimonio, não privatização, a Vale que tanto adoram falar, estava subavaliada e mega sub utilisada, isso ninguem fala, foi “entregue” por um valor que na época correspondia a 3,5 lucros anuais dela, seria como vender por 350 mil um mercado que lucra 100 mil por ano

e a vergonha do governo passado ainda nos cobra um preço, a Nação levou 495 ans (1500-1995) pra comprometer 39% do PIB com a divida, e em 2002 esse indice era de 69%

e quanto aos pedagios, foi vergonhoso o que foi feito em SP, com o desgoverno estadual dando pistas em média condições, e os pedagios sendo mais caros que os estrangeiros, como agora as Federais em pior condição obtiveram preço 6x (SEIS) menores ? não sou contra privatizar o que é ineficiente, porem com valores e tarifas justos, não espoliando o patrimonio publico e o bolso do consumidor

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

Impressionante, hein FG?

Tá cada dia mais ranzinza…leva a Super Classic pra correr na terra então já que autómodro reformado é coisa pra “putada do exterior”.

MSM
MSM
16 anos atrás

Torço para que este prefeito realmente ajude a modernizar Interlagos, que eu considero a única pista no Brasil ao nível do que a F1 exige, mesmo porque, com as novas pistas aparecendo a cada ano, corremos o risco de Interlagos sair do calendário no futuro. Enquanto isso, aqui no Rio, o nosso prefeito prefere gastar dinheiro com Velódromos para bicicletas correrem, enquanto no nosso autódromo não pode ser realizado a GT3 e o Petrobrás Motor Esporte por falta de segurança e conforto.

Belair
Belair
16 anos atrás

Privatizar?? Sonho meu, sonho meu…
Falta um bocado para se adquirir a consciencia das vantagens. Aliás, a 116 acabou de ser oferecida no altar da eficiencia e racionalidade. Viram afinal que era o melhor a ser feito.Ufa!!
Ah,dirão, mas foi em outras condicões, não “entregaram”, olha o pedágio aqui, e olha o mesmo lá. Pois é , e eu respondo , teria sido exatamente tão bom quanto agora se, em vez de hipócritamente vociferar contra, tivessem ajudado a privatizar melhor. Plagiando o FG , Jó , Jó …

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

apoio totalmente a renovacao de Interlagos.
Espero que tenha um museu do automobilismo dentro do autodromo.
e que nao destruam (de vez) o antigo tracado.
Outra opcao de arquiteto e’ o Rui Otake. O japones manda bem.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Posso ter a opção de não pagar a minha parte nestas obras sugeridas, que não vão acrescentar melhoria na cidade? Prefiro não pagar ou se pagando fazer algo mais simples e util,afinal não estamos com essa bola toda para esbanjar em obras malufonicas do tipo ponte martaniana.Até parece que tá todo mundo nadando no dinheiro.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Herik:
realmente é o que acontece. Pelo menos, na mão da iniciativa privada, a COISA funciona. Concordo que o pedágio é caro e tals, mas, como seria se estivesse na mão dos politicos?…
Vai me dizer que estaria tão bom quanto….
ora bolas, ‘menas’, amigão ‘menas’…

Chega de experimentos ditos sociais.
Houvesse seriedade , essa baiúca seria primeiro mundo , meu caro. E essa melda começou bem lá pra trás com o pai dos pobres (Getúlio) depois o JK, depois f.odeu geral com o Janio , os milicos tentaram alguma coisa mas como o país não é quartel, não deu muito certo, e aí liberou geral…”cheguem e sirvam-se senhores despossídos”
Todo mundo reclama da Vale mas, o que é ela hoje, frente ao que era qdo o governo só usava como cabide. Olha a multidão que trabalha DE VERDADE por lá…exemplos os há às pencas. É só escolher…Pelas médias, a privatização tá levando vantagem.
E, se o destino for esse para o Templo, basta ter uma clausula petrea que preserve o principal.
É só ficar de olho aberto…

Belair
Belair
16 anos atrás

E gente, por favor , parem de malhar o Oscar N. O FG vai acabar se zangando, o cara é do Partidão, pô.

Belair
Belair
16 anos atrás

Sergio,
Concordo com você, acho que não conseguí expressar bem o que queria falando de rococós, contextos e destoamentos. Depois ainda complementei falando exatamente do tracado antigo…

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Alias, abordando o assunto, já que veio à tona, o famigerado “S” do finado, é o exemplo típico e acabado de quando se dá o direito de fazer qualquer coisa a uma única pessoa. Via de regra, os baba ovos de plantão, só fazem palpitar para ‘endeuzar’ o ungido. Foi o que ocorreu por lá, e a babaovo da Erundina, toda feliz, assinou em baixo. (no que deu a permuta da Shell e terrenos da PMSP, alguém sabe ou ficou – para variar – por isso mesmo?)
Portanto, concordo com o Belair e suas ponderações muito pertinentes.
De qualquer forma, um CONCURSO aberto , terá que ser regido por normas claras do que poderá ou não ser projetado, preservando a memória do Templo (recuperação do traçado antigo é altamente improvavel, infelizmente).e a sua destinação primeira, qual seja, automobilismo e, secundariamente a ocupação do espaço para outras atividades (como as que já existem) e até, a ampliação destas.
É possível sim, se houver ESPIRITO PÚBLICO VERDADEIRO.
Isso é que é difícil de encontrar…

marone
marone
16 anos atrás

Flavio,sobre a sua coluna warmup, acho que vc está certo, isto sim é q foi campeonato, apesar de tudo ninguem perdeu,imagina a pentelhação que seria este ano se dentro da mclaren nao tivesse a disputa aberta? como o prost(que tomou pau com mais classe que o alonso)discordou.abração

Engate
Engate
16 anos atrás

Niemeyer já era. Projetos sempre iguais, nada de novo. Não estamos mais nos anos 50.
Será que não tem um novo grande arquiteto brasileiro?

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Sinceramente, não gosto dos projetos do Niemeyer. Prefiro o Isay Weinfeld ou o Arthur Casas que seriam capazes de fazer um projeto maravilhoso com a cara de São Paulo cosmopolita.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
16 anos atrás

Dá-lhe Max !!!
Tô contigo em gênero,número e gráu !!!

R/T
R/T
16 anos atrás

Aliás, embora oneroso a prefeitura, o autodromo está lá

e se vendem e vira parque, loteamento, coisa assim, como fica ?

R/T
R/T
16 anos atrás

Dificil discordar do Herik, a mentalidade da “turma” do kassab é essa, arruma,deia em ordem com grana do povo, e depois vende aos amigos da iniciativa privada a preço de banana e com tarifas enormes, vide as rodovias federais que serão pedagiadas agora a preços 5 a 6x menores que os pedagios paulistas

Sergio SP
Sergio SP
16 anos atrás

Belair,

com todo respeito a sua opinião, a grande vantagem dos tais concursos é que a comissão julgadora sempre inclui ao menos um membro que seja sa área, neste caso alguém que ligado ao autódromo e ao automobilismo. No mais, acho que o grande valor de patrimônio do autódromo de Interlagos seja a pista (infelizmente não é mais o traçado original), não as construções que lá estão.

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Espero que na proxima reforma, não esqueçam da sala do Farnél (eheheh)
Continuo achando o Kassab um cabra macho, pois está levando a frente muito do que outros não fizeram e ainda peita um monte de máfia.
Quanto ao autodromo, espero ve-lo na proxima etapa do Paulista, e com SuperClassic, claro.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Põe uma ponte igual a da Av Roberto Marinho, que não serve para nada , mas é linda …e caríssima!

Belair
Belair
16 anos atrás

Só para ilustrar o que eu escreví aí embaixo; a ultima grande intervencão no local gerou um S previamente batizado que acabou com a 1 e a 2, que o cara nem tinha sentido o gostinho de fazer com o pé embaixo.

Nowhere Man
Nowhere Man
16 anos atrás

O prefeito de São Paulo não precisa de apelido, precisa de mais reconhecimento para entrar no cenário nacional da política, ainda refém dos dinossauros da esquerda e direita.

Considero o Kassab uma boa alternativa, pois antes de ser rotulado por uma ideologia, ele é da área técnica – um tipo de conhecimento que se sobrepõe aos discursos vazios que ouvimos por aí.

Sobre Interlagos, não enfeitaria ele com rococós. Chamaria um arquiteto jovem, com no máximo 45 anos, que além de saber desenhar também fosse apaixonado por corridas. Encomendari uma projeto baseado na racionalidade e concisão de linhas. Deixaria o Niemeyer para retocar o Ibirapuera, enquanto a aposentadoria não vem.

Belair
Belair
16 anos atrás

Desculpem Flávio e blogueiros. Interlagos tem sua história,tradicão e personalidade. Pirotecnias arquitetonicas num local tão tradicional destoariam totalmente do entorno e pareceriam fora de contexto. Como disse o Gorman do Times aí embaixo (comentário do Eduardo), “I’d have the old place anytime”, deixando os mudehninhos pra lá.
Um concurso nacional provavelmente traria o risco de se adotar o projeto de alguem que nunca pisou lá, e macularia a “alma”do lugar.
Enfim, penso que se algo fosse feito, deveria ter os “pitacos” (quantas aspas) de quem é do pedaco, pilotos e outros frequentadores , e isso inclui você, FG, principalmente os da terra paulistana, que tem o lugar como TEMPLO. Sem rococós e sem jogar pra patuléia. A casa é NOSSA.

Herik
Herik
16 anos atrás

E depois das reformas feitas e o estiver o autódromo uma beleza será entregue à iniciativa privada. É essa a mentalidade dessa turma.
Quem viver verá?

Leandro Santos
Leandro Santos
16 anos atrás

Gomes, a reforma no padock não sepultaria de uma vez por todas o traçado antigo? Esse é meu medo.
Bem que poderia chegar até o prefeito Kassab, a vontade que muitos tem de preservação e reativação do traçado antigo.
Dói tanto ver cada vez mais e mais distante o sonho de ver uma corrida no velho Interlagos novamente.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Eu não gosto do Kassab, no entanto, reconheço que o cara é peitudo.
Encarou de frente a chamada ‘máfia’ da publicidade e é inegável que a cidade não parece mais estar mergulhada num oceano de luzes, e placas gigantescas de propaganda. Muita coisa bonita começou a aparecer e as feias, aos poucos , estão recebendo um tratamento para melhorar o visual.
Ele lembra muito o ‘jeitão’ por.ra louca do Janio governar, mas, parece ser mais centrado no que faz.
Tomara mesmo que consiga manter o Templo a despeito da enorme pressão imobiliaria.
E que, se abra um CONCURSO para a escolha do projeto mais viável, pq, se deixarem para o O.N. aí ficará complicado. Se pedirem um projeto com, digamos, 1000m2 ele aparece com um de 100.000m2, provavelmente bonito sem dúvida, mas, inviável financeiramente. É o estilo dele.
E um concurso aberto, sem cartas marcadas, premiara quem for mais afinado com o objetivo, qual seja, transformar o Templo, num show de local para o automobilismo.

E meu voto também será no Kassab.

Como já disse por aqui, estou me lixando para quem governa. Eu quero é RESULTADOS práticos em troca do que pago de impostos.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

“O que mais impressiona a putada no exterior é a arquitetura dos chineses, malaios, barenitas e turcos. Eles fazem aqueles rococós todos nas torres de controle e nas coberturas das arquibancadas e a patuléia acha o máximo.”

É isso que me dá medo… coisa muito exagerada, que chama mais a atenção do que o que realmente interessa: o circuito. Acho que fazer o que é necessário, sem frescuras estilísticas ditas futurísticas (para mim ridículas e horrorosas) dos neo-arquitetos espalhados por esse mundão véio sem portera, já tá mais do que suficiente… nem sempre é assim tão bom jogar para a maioria, afinal, a maioria (como a unanimidade) geralmente é burra… o simples pode ser muito mais bonito do que o fashion…

André Buriti
16 anos atrás

Falando de autódromos o prefeito carioca parece que conseguiu o que queria, pegar a posse definitiva do terreno do autódromo, agora que vai tudo pro saco mesmo.

Max
Max
16 anos atrás

putz, NIEMEYER NÃO!!!

tudo o que este país NÃO precisa é de outro projeto do Niemeyer. Inexplicavelmente caros, tecnicamente medíocres, plasticamente ultrapassados, funcionalmente desastrosos, só servem mesmo para dar alegria às empreiteiras e aos políticos que os executam, chegando a custos absurdos e injustificáveis.
E do jeito que ele (e a equipe dele) demonstram total desrespeito pelas reais necessidades dos clientes, ainda corremos o risco de descobrir alguns pilares no meio da reta dos boxes – e ainda vai ter um monte de idiotas achando lindo!
Francamente, um bom projeto de arquitetura precisa de muito mais que uma simples assinatura de alguém famoso embaixo…

bruno barreto
bruno barreto
16 anos atrás

gostei da idéia do concurso de projetos de arquitetura; só não acho que o tema tenha alcance nacional…

mas seria uma iniciativa como essa que contribuiria pra mostrar que a arquitetura não é somente ‘perfumaria’ e ‘enfeites’, como se acostumou a ser informado pela mídia de massa. com uma imagem interessante das construções de um autódromo [lembram das corridas de Nürburgring, por exemplo?], o próprio país passa a ser levado a sério.

agora, antes, precisa saber o que fazer com aquele conjunto Cingapura, um horror de lindo, que aparece em destaque nas câmeras que focalizam o mergulho da junção [é?], não?

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Enquanto O Kibe, ops, quer dizer Kassabi, o atual prefeito de SP pensa em reformular, modernizar o autódromo de Interlagos, o nosso maluquinho aqui do Rio, Cesar Maia nem dá bola para o automobilismo carioca.

Abandono geral.

Triste pelo Rio, Feliz por ter no Brasil um autódromo funcional e com padrões FIA de qualidade e Segurança.

Abcs e ótima cobertura

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Exato, somente Niemeyer pode fazer algo moderno e brasileiro ao mesmo tempo sem parecer algo carnavalesco, futebolesco, ipanemantesco, etc…

Danilo Kondrasovas T
Danilo Kondrasovas T
16 anos atrás

Esqueci de acrecentar:

Só não voto no Kassab pois moro e voto em Santo André. Caso contrário, o árabe teria o meu voto com certeza.

alexandre lopes
alexandre lopes
16 anos atrás

Acho que posso responder algumas questões pelo Flavio.
Estive no autodromo Sábado retrasado e as arquibancadas fixas novas são para o setor M e F. Restante (alem do A) continua tudo provisorio, inclusive o setor G, na reta oposta. Sobre radio que transmite, em Campinas eu geralmente assisto as corridas pela TV Grobo e ouço pela CBN. A Band AM também transmite. Em Campinas a Band FM não sintoniza.

Abs !

Danilo Kondrasovas T
Danilo Kondrasovas T
16 anos atrás

Concordo, Interlagos merece essa “perfumaria” para ficar a altura dos mirabolantes autódromos.

Sergio SP
Sergio SP
16 anos atrás

Perfeita sua colocação,Gomes, mas a melhor situação seria a PMSP organizar um concurso nacional de projetos, junto com o IAB SP, e uma comissão julgadora escolheria o melhor projeto para ser desenvolvido. Os melhores projetos de arquitetura que estão sendo feitos neste país nos últimos 15 anos seguem esse modelo, que também é aceito legalmente como uma licitação. Tomara que role.

anselmo
anselmo
16 anos atrás

japoneis

va de band, com comentarios do jan balder

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

E quanto as arquibancadas que montam em cima da reta oposta antiga?
Fizeram permanente?