Gotinhas de Interlagos (82)

SÃO PAULO (ah, Jo Bauer, vai dormir, bicho…) – Bom, o busílis é o seguinte. Durante a corrida os caras pegam amostras de combustível direto do equipamento de reabastecimento de alguns carros. Foram oito hoje. A gasolina pode estar, no máximo, 10 graus Celsius abaixo da temperatura ambiente.

Dos amostras dos oito carros, todas tomadas após seus pit stops, as de quatro deles estavam abaixo desse limite. A temperatura ambiente era de 37 graus. A gasolina de Heidfeld estava a 24 graus no primeiro pit stop e a 25 no segundo. A de Kubica, que parou três vezes, estava a 23/24/24. A de Rosberg estava a 24 e 25 nas duas paradas. E a de Nakajima, a 25 na primeira parada, quando a temperatura ambiente era também de 37 graus, e a 26 na segunda, quando a temperatura era de 36 graus (nesse caso, ok).

Jo Bauer, o delegado-técnico da FIA, enviou esse relatório aos comissários esportivos da corrida.

E agora a gente está aqui esperando.

Ainda acho que punem as equipes. Pilotos se safam. E Kimi mantém o título.

Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Side Show Bob
Side Show Bob
16 anos atrás

Sorte que era o irmão mais velho, se fosse o Jack Bauer, um minuto de tortura e o pessoal da BMW – Sauber confessaria até que foram eles os responsáveis pelo erro do Hamilton

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

A ON DE que tava 37 graus de temp. amb la no circuito! Ninguem nem parou p pensar no que sao 37 graus!? estranho como ninguem quesiona algumas coisas…

.
.
16 anos atrás

Não acredito nesta medição !
Tem coisa errada ai !
As equipes usam há anos sistemas de resfriamento com semi-condutores Peltier.
Ou será que algum espertinho botou a gasosa na geladeira ?
Duvido…

arnaldo
arnaldo
16 anos atrás

a decisao da fia de punir as equipes eh igual a punuçao da mclaren, e se a fia mudar essa dexisao, punindo os pilotos, entao tem que mudar a puniçao para os pilotos da mclaren , zerando os pontos deles tambem.

Victor
Victor
16 anos atrás

O afro-corredor, merdinha protegido do sr. Ron Dennis, que passou o campeonato inteiro, bancando o bom-moço e roubando o companheiro de equipe, se fo.deu! Bem feito! E o Galvão Bueno ainda tem a coragem de comparar aquele %!$&#ao Ayrton Senna! Inacreditável!

JackSpeed Champion07
JackSpeed Champion07
16 anos atrás

binoculo!te recolhe a tua insignificancia e toma bem no meio do teu k.u f.dp.!!babaca

Maira
Maira
16 anos atrás

Confirmado Kimi como campeão, seria um final atrapalhado para um campeonato que já teve de tudo. A FIA não teria como punir pilotos, no máximo equipes.

Vinicius F Batista
Vinicius F Batista
16 anos atrás

Um comissário da FIA adiantou para um jornalista do jornal espanhol Marca que não haverá punição para os pilotos das equipes BMW-Sauber e Williams-Toyota, que estão sendo investigadas por irregularidades.

Segundo ele, o máximo que acontecerá será uma punição para as equipes, mas que isto também pode não acontecer. A temperatura do combustível após a corrida estaria abaixo dos dez graus da temperatura ambiente permitidos no regulamento, mas os comissários não encontraram relação com um possível favorecimento no rendimento dos motores de tais carros, o que mantém o título nas mãos do finlandês Kimi Raikkonen.

Aham
Aham
16 anos atrás

Ano que a Mclaren usará em seus carros uma cópia do telescópio Huble para poderem ver as Ferraris passeando lá na frente……não é senhor Binóculo?

Juca
Juca
16 anos atrás

Opiniao
Hamilton e novo e isso e liçao de vida

Raikkonem teve apoio do grande Hakkinem e ser calmo (e ele bem simpatico ao que muitos pensam) tem muuitas vantagens principalmente na F1

Maclaren teria uma ano glorioso ma s por tudo que aconteceu o dono da Mercedes deve estar fazendo o pessoal da maclaren encerar as mercedes da fabrica (ele avisou nao interessa quem vai ser campeao para min desde que seja a mercedes)

Massa tera trabalho no ano que vem com Raikkonnen

Barrichelo batera o recorde de piloto mais tempo na F1 e tera um carro show

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Binoculo tu eh um troxa… cai na real veiu… perderam e c ferraram, e a McLaren sem Alonso pra desenvolver um carro e sem um genio no comando do projeto num tende a ser como foi esse ano, e soh foi pq usaram dados roubados cretinamentes do seio da Ferrari. Intão meu irmão, presta atenção e num coloca fanatismo e nem torcida por aki naum q o q resta a vc eh botinada…

Um abraço a todos os coerentes e admiradores do esporte e naum de uma equipe q tem privilégios na F1…. Ainda dizem que é a Ferrari q manipula a FIA, faça-me o favor

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Pessoal, todos os sites da internet noticiam Kimi como CAMPEÃO, da Ferrari à Formula1.com até a FIA e a própria McLaren… Ninguém acredita nesta pegadinha deste cara sem graça ai…

Interlagos, Sunday 21st October 2007
Fernando Alonso, MP4-22 03
Lewis Hamilton, MP4-22 05
T-car, MP4-22 04

2007 BRAZILIAN GRAND PRIX

Vodafone McLaren Mercedes driver Lewis Hamilton finished the 2007 Formula 1 World Championship second overall with one point behind the new Champion Kimi Raikkonen. At the final race, the Brazilian Grand Prix in Sao Paulo, which he started as the overall leader, Lewis came home seventh due to a temporary gear shifting problem on lap eight, which put him to the back of the field. His team mate Fernando Alonso finished the race third behind Kimi and Felipe Massa. Both Vodafone McLaren Mercedes drivers are on 109 points each, they are one point behind Kimi; Lewis took the runner-up position because he has more second places than his team mate. Fernando was on a two-stop strategy; he came in on laps 22 (8.7 seconds) and 52 (6.2 seconds). Lewis pitted on laps 22 (5.8 seconds), 36 (6.5 seconds) and 56 (5.4seconds).

Mister M
Mister M
16 anos atrás

Isso é que dá colocar um símio em ambiente desses…

Dr. Bixigao
Dr. Bixigao
16 anos atrás

Isso não é mais esporte, trouxa de quem ainda assiste. Quando acabar essa leva antiga de jornalistas saudosistas e esperançosos, ao qual o nosso amigo Gomes representa, a audiência dessa queimação inútil de combustível, se acaba.

do contra
do contra
16 anos atrás

Mais um dado para aumentar a derrota histórica da McLaren:
Kimi conquistou seu título mundial no primeiro ano de Ferrari, depois de cinco tentativas frustradas na McLaren. HAHAHAHA

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

É proteção demais com quem eles discriminaram durante anos!
São Marketeiros nato .

Abraços

ALEXANDRE RIBEIRO
ALEXANDRE RIBEIRO
16 anos atrás

A decisão já saiu e o título de Kimi Raikkonen foi mantido.Fonte: Autosport

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Gomes, um jornal de Portugal publicou que não vai ter punição:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1308255

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

so sei o seguinte queridos ferraristas…sem vcs nao comseguiria rir tanto…hahahahrsss…mais o Lewis me decepcionou…qualquer que seja o resultado nos pilotos… vacilar 2 vzs seguidas na hora do vamo ve ? foi f.hoda…mais nos construtores … veja o Binoculo que a Mercedes deu na pontuacao…sem tapetoes… provando ser o melhor carro de 07 disparado …mais estou feliz com este movimentado campeonato…e ferraristas se preparem para 08 pois a nova Flecha de Prata vai liquidar …a fragil concorrencia hahahahaharsss

R/T
R/T
16 anos atrás

Ah, Alonso aplicou brake test em TREINOS LIVRES, COM PISTA SECA, NÃO CAUSOU ACIDENTE, e foi punido ano passado na Hungria, já o garotinho mimado aplicou brake testa NA CHUVA, TIROU DOIS CONCORRENTES da prova, e não foi punido

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, parece que a luz trazida pouco mais abaixo tem força. Encontrei este post no blog do meu amigo português Speeder 76:

“Depois de cinco horas de reunião, os comissários da FIA decidiram não penalizar os carros da Williams e da Sauber-BMW, depois de se suspeitar de uso de gasolinas não conformes durante a corrida de hoje, no Circuito de Interlagos.

Esta decisão, tomada após cinco horas de reunião, mantém os resultados finais do GP vencido por Kimi Raikkonen, e assim, o seu título mundial. A decisão de não aplicar qualquer sanção às equipas sob suspeita deve-se ao facto de não haver uma norma FIA sobre as condições em que são recolhidas as amostras de gasolina, o que dada a elevada temperatura ambiente em Interlagos, abriu via para criar uma “dúvida razoável” quanto à validade das amostras. (Autosport.pt)”.

Parece que estamos livres de tapetão! Eeeeeeeee…

Raikkonen,
Raikkonen,
16 anos atrás

O NEGÃO NAO C$%$%$%$ NA ENTRADA…MAS NA SAÍDA……….

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

De tão tensa, a situação aqui em Interlagos chega a ser cômica.

Agora há pouco, os jornalistas saíram correndo em direção ao escritório da FIA. Algum comunicado seria distrubuído.

Instantes depois, todos voltaram com cara de bobos. Era apenas a transcrição da entrevista coletiva.

Por enquanto, nada. Há um zunzunzum de que nada vai acontecer. Um comissário português teria dito a um colega que ninguém será punido.

Prefiro esperar o comunicado oficial.

R/T
R/T
16 anos atrás

Se há racismo é por parte da FIA, que não pune o cara por ele ser negro e ingles, simples

E isso pode ser mais que provado neste ano, onde até Vettel em sua quinta corrida foi punido por atrapalha o sexto colocado no campeonato, enquanto que o garotinho mimado arpontou do começo ao fim e sequer levou reprimenda

REYNOLD
REYNOLD
16 anos atrás

SERÁ QUE 2007 TEREMOS O CAMPEONATO “DIGA NÃO AO RACISMO??????”. AS EVIDÊNCIAS SÃO MUITAS. JÁ JÁ DIGO QUAIS SÃO!!!!

R/T
R/T
16 anos atrás

A.J. e demais

não de atenção a esse idiota, ele é o “aloysio”, posteriormente intitulado “brasil”, é uma anta que mal sabe escrever, e voces perdem tempo com ele, desencanem, esse idiota é burro e alienado, coitado

Raikkonen,
Raikkonen,
16 anos atrás

autosport.ptOs comissários FIA reunidos em Interlagos, entre os quais se inclui o português Vasconcelos Tavares decidiram não atribuir qualquer penalização aos pilotos da BMW e da Williams, depois da suspeita de terem utilizado gasolina não conforme os regulamentos no GP do Brasil. Esta decisão, tomada após cinco horas de reunião, mantém os resultados finais do GP vencido por Kimi Raikkonen, e assim, o seu título mundial. A decisão de não aplicar qualquer sanção às equipas sob suspeita deve-se ao facto de não haver uma norma FIA sobre as condições em que são recolhidas as amostras de gasolina, o que dada a elevada temperatura ambiente em Interlagos, abriu via para criar uma “dúvida razoável” quanto à validade das amostras. Sendo assim, para já fica tudo na mesma, com a certeza de que o comunicado da FIA que se espera para mais logo, faça mais luz sobre este assunto sombrio

[hoje às 23:23, 28 comentários

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

O título do Raikkonen foi justo e ele já merecia de fato, pois em 2005 o que ele teve de problema não foi brincadeira; ele tem ousadia e técnica e mereceu o campeonato, pois soube colocar regularidade em seu jeito de pilotar; o Hamilton é muito bom mas o que ele não errou no começo do ano errou agora e o Alonso sentiu a situação desconfortável para ele na Mclaren. Lamentável porém foi a declaração do Massa dizendo que espera ter a “retribuição” de hj ano que vem…Será que ele já está se achando tb um “brasileirinho contra o mundo”?

.
.
16 anos atrás

Será que já verificaram a temperatura do scoth do Kimi ?
Espero que tenha bastante gelo.
Ele merece !
E expulsem estes pentelhos da FIA.
Este ano eles abusaram do sagrado direito de encher-o-meu-saco !

A.J.
A.J.
16 anos atrás

Ô Binoculo, eu achava que o pessoal aqui pegava pesado com vc. Mas pra achar que alguém teria motivo pra “rir por último” se rolasse uma mega-pilantragem como essa só pra devolver ao Lewis o título que ele jogou fora na pista, tem que ser idiota e meio. Toma noção, compadre.

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

R/T

Concordo com vc Cara, diariamente eles tentam manipular os fatos.

Abraços

MSM
MSM
16 anos atrás

Se tiver com a gasolina errada, que tire os pontos das equipes. Os pilotos não se preocupam e nem devem, saber se o combustível está na temperatura certa. A equipe e os técnicos estão lá para isso. È muita coincidência de os carros que estão a frente de Hamilton serem pegos no anti-doping.

R/T
R/T
16 anos atrás

Helio

não só esse fato do Marechal, mas os ingleses tentam mudar a versão de diversos outros fatos, e acham que podem manipular como fizeram esse ano, a favor de um fdp lixo qualquer

do contra
do contra
16 anos atrás

1. Estranho que esta irregularidade nunca foi observada antes….será que nunca aconteceu, ou será que a FIA está procurando pelo em ovo?

2. Se houve esta irregularidade, ela pode causar uma vantagem em um determinado momento de uma corrida. Já a espionagem da McLaren causou uma vantagem em uma temporada inteira (vantagem que os pilotos usufruiram, pois, não sei se a FIA percebeu, mas eles pilotam os carros da McLaren). Se Hamilton não foi punido, por que os pilotos da Williams e BMW haveriam de ser?

Mr. M
Mr. M
16 anos atrás

Binoculo,

A McLata precisou de uma LUNETA pra ver a corrida de hj !!!Chuuuuupaaaa!

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Daniel Pires de Frei,
Tenho a mesma preocupação que a sua !
Tenho medo dessa “Estória” virar “história”, ai realmente seria a Marmelada do Século.

Abraços

Daniel Pires de Frei
Daniel Pires de Frei
16 anos atrás

Flávio,
Sou fã do site, e do seu trabalho.
Cara, não sei qual a sua opinião, mas se levarem essa “estória” (com e mesmo) para frente e fizerem o Hamilton campeão, estaremos diante da maior marmelada da história (essa sim com H). Desde a Hungria a FIA parece ter unido esforços ao Ron para “fabricar” um campeão. Mas perderam o limite em algum lugar no meio desde caminho.
Abraço,

Mr. M
Mr. M
16 anos atrás

Binoculo – – C.H.U.U.U.P.A..A.A.A.A !!!! Vai sonhando que a FIA vai dar mais uma ajudinha pro Luis.

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Aliás,
Ingleses e Americanos tentam tirar até hoje a vitória esmagadora do Marechal Zukov(Russo) na segunda Guerra.
Pensem bem .

Abraços

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

O Gomes deve saber isso, o Official Race Report da FIA já foi encerrado, às 18h15m tendo a assinatura do Mr. Jo Bauer. E são vários os itens checados. Quem estiver interessado veja aqui: http://www.fia.com/resources/documents/389413863__BRA_F1_Official_Report_07.pdf

Hill
Hill
16 anos atrás

Raikinen não merece o titulo pois só conseguiu a vitoria graças ao Massa ter reduzido a velocidade para ele poder passar.

Tomara que Hamilton leve o título, ele merece.

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Binóculo,

Vou comprar um Pastor Alemão e uma Bengala pra você. Vai falar e escrever bobagens em outro local.

R/T
R/T
16 anos atrás

repito

Esse jo bauer é o mesmo pilantra que aquela vez mandou a Ferrari pro tribunal em 99 por causa de um defletor 3 mm mais longo, logico, foi absolvida, a tolerancia era de mais ou menos 5 mm

vale lembrar que a envolvida na então briga pelo titulo era a mesma Mcladra. que naquele ano havia perdido diversas chances antes de “fechar” o campeonato, ai armaram esta antes do ultimo GP do ano, lembram ?

Victor Serrão
Victor Serrão
16 anos atrás

Então vai ser assim, no tapetão?

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Vamos lá.
Bernard Charles Ecclestone – Inglês
Max Mosley – Inglês
Ron Dennis – Inglês
Lewis Hamilton – Inglês
McLaren – Inglesa

O que mais vc´s querem ???

Eagle Mam
Eagle Mam
16 anos atrás

Jo Bauer!
Vai arranjar o que fazer. Será que depois de toda comédia ao longo do ano ainda teremos que ouvir toda essa baboseira.
Trabalhem com mais critérios e seriedade no próximo ano.
Viva Massa. Parabéns Ferrari. O resultado se conquista na pista.

Pinóquio
Pinóquio
16 anos atrás

Binóculo…

Vai botar um monóculo neste teu rbº, e ver se “enxerga” melhor a p&mb atrás de você, rapaz…
E pára de falar besteira, você satura o saco e a paciência dos outros…

HC
HC
16 anos atrás

e isso nunca aconteceu nenhuma vez?????
hoje foi a primeira vez????
se sair alguma coisa, será um campeonato pra realmente manchar a formula 1.

R/T
R/T
16 anos atrás

me pergunto se esse cara não fosse preto e ingles se teria tido as ajudas que teve

BR
BR
16 anos atrás

BOMBA,BOMBA…..
NO CASO DE HEIDFELD E KUBITZZZZZZZZZZA NADA AINAD FOI DEFINIDO,MAS NO CASO DE NAKAJIMA E DO PEQUENO ROSBERG JÁ CHEGARAM AO VEREDICTO:
O PROBLEMA FOI O PREÇO DA GASOLINA QUE É FORNECIDA PELA PETROBRÁS E ESTÁ MUITO ACIMA DO VALOR DE MERCADO.
AINDA NÃO DERAM O VALOR DA PUNIÇÃO.
AGUARDEM QUE VÃO FALAR EM BREVE…