Kombi, 50: série especial

SÃO PAULO (furinho básico) – Este blog também dá seus furos, graças aos blogueiros, claro. Não vou dizer quem contou, porque a fonte pode ficar zangada. Se não ficar, ele mesmo vem aqui e se revela.

Mas o busílis é o seguinte: ele tem um amigo que trabalha na linha de montagem da Kombi em São Bernardo, a única manual e que funciona 24 horas por dia na fábrica.

Por esses dias, passou pela linha uma Kombi série limitada para comemorar os 50 anos da velha senhora.

Segundo nosso informante, ela virá em duas cores, saia-e-blusa, como antigamente. A que ele viu era bege e vermelha, um vermelho escuro, quase vinho. Tinha vidros verdes, bancos de tecido, pisca-pisca com lente branca, aro do farol cromado e outras bossas.

Diz que a bichinha passou pela linha e foi direto para a engenharia. Parece que vão fazer apenas 80 unidades, para colecionadores e tarados por Kombi.

Como este que vos fala…

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Confirmado, acessem meu blog, já está sendo fabricada.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Sim, o motor a ar não atende nem normas sonoras nem de poluição. Em 2006, quando foi aposentado, ainda poderia ter continuado mais um pouco, com forrações de som. Mas esse ano é impossível.

Jaosan
Jaosan
16 anos atrás

Que fique claro, a proibição que não permite mais montar carros novos com o velho boxer a ar é uma lei do IBAMA que limita as emissões de poluentes a niveis em que o motor boxer é impossível de atender… e para a Kombi sobreviver a solução foi adotar o motor refrigerado a água e bicombustível…

Eris
Eris
16 anos atrás

Tara por kmbi beira a pedofilia….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Acabei de confirmar, é com motor a água mesmo, vi na mesma fonte. O motor a ar é realmente proibido de ser instalado em qualquer veículo novo.

João Cesar
João Cesar
16 anos atrás

Kombi com motor a água é igual a DKW com motor 4 tempos…

HM
HM
16 anos atrás

Pois é, com a ideia do motor de FOX na kombi ja me acostumei, mas o radiador mata o visual do carrinho, ta bom que nao chega a ser a aberração que era o radiador da kombi diesel, mas é feio sim… eles nao poderiam “esconder” o radiador!?…

Ja vi um cara que escondeu o radiador atras de um pneu ali na frente (pneu tipico das “camper”) ficou menos feio.

Chefe de producao...
Chefe de producao...
16 anos atrás

para trabalhar 24h por dia tem que ter 3 turnos e a linha da kombi so trabalha um turno por dia…. ( com algumar horas extras, pq a capacidada da linha tá totalmente ocupada, mesmo… ).

Mas a bichinha é montada no muque, mesmo…

A T3 é a mais legal!
A T3 é a mais legal!
16 anos atrás

dá uma olhada no encontro que está tendo neste fim de semana em Hannover:

http://www.vwn.de/vw-bus-treffen.html

A diferenca é que lá se comemoram os 60 anos da Kombosa e por aqui se fabrica a T5, nao a T2 como aí.

Se bem que, na minha opiniao, a melhor de todas foi a T3 ( uma quadradona ) com o motor boxer refrigerado a água “Wasserboxer”.

Como eu moro por aqui eu vou!!!!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

A série prata ficou legal, ao vivo o visual ficou bom, os parachoques pretos ficaram bonitos e tudo… Mas não investiram muito nela, como estão fazendo nessa especial o que comprova que a Volks não sabia do sucesso que o motor novo faria.
A Kombi anda vendendo como pão quente, graças ao fato de ser única para certos tipos de carga e uso.

Me lembrei agora, não tem chance de usar o boxer a ar não, pois as regras que permitiriam apenas forração sonoro eram para 2006, para esse ano precisaria ter senso de detonação em cada cilindro, com alta taxa de compressão, mas o barulho do motor a ar confunde o sensor…

Além disso, o boxer a ar era gastão pacas; fazia 7 km/l de gasolina, e a atual 1.4 flex faz 10 de gasolina, 8 no álcool, uma diferença muito grande, não só para frotistas, mas para o usuário doméstico.

Não me importo com a aposentadoria do boxer, acho que até mesmo um conceito merece se aposentar, para ter seu lugar na história.

Meu problema é com a grade, é muito feia, e não combina com o charme clássico da Kombosa.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

É %!$&#ter vontade de ter um carrinho bonitinho como o Ecosport, ou o CrossFox e por alguma questão que deve ter sido originada na infancia, não ter coragem de ter né…………………gosta de DKW, não vai gostar de um Eco ……….num entendo

sergio lotti
sergio lotti
16 anos atrás

é, pra quem gosta…………..
grande…………..compra.
carros maravilhosos………….
como diz o dono do blog
compre um honda.
seus “malucos”, com todo respeito.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Por que eu ficaria bravo?

Olha só, minha dúvida, ainda não respondida, é sobre a grade.

Essa idéia de colocar motor boxer é viável sim, como são poucas unidades é possível, pois basta colocar mais vedação de som que atende as normas desse ano. Mas no ano que vem, nem com vedação…

De qualquer maneira, se eu for ter uma Kombi dessas, primeira coisa é pintar a grade. Não resolve, mas “aluvia”.

André Buriti
16 anos atrás

Não duvido que uma dessas acabe na mão de algum insano motorista de lotada ou carregando caixote de feira.
Eu queria mesmo é achar uma Carat, foram poucas fabricas e mais raras ainda as que sobreviveram.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Sim a “ala-17” é da engenharia….dizem as más linguas que foi formada uma nova equipe de engenheiros das melhores universidades do mundo e quando viram que aqui no Brasil ainda se produzia “aquilo”…disseram q ó acreditariam vendo……

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

Alguém sabe o que é passar por uma chuva de granizo intensa dentro de uma Kombi?
Passei por isso em 1977 na Via Anchieta , indo da fábrica da VW de SBC para a saudosa Fábrica 2 do Ipiranga (ex Vemag).
O barulho é infernal.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

se previnam !! acho que a FDP da Globo vai aprontar hj de novo !! Gomes , coloca o link da Tv gringa

João Cesar Santos
João Cesar Santos
16 anos atrás

Grande porcaria!!! Do que adianta uma kombi zero km estilo anos 60 com o maldito motor a água ???? Sou muito mais de salvar uma kombi 69, vermelha cereja com teto branco do que comprar um tranqueira dessas que deve custar os olhos da cara

HM
HM
16 anos atrás

é, nao sei como vai ficar com o radiador na frente e o visual “mais classico” das bay window junto…
de qualquer maneira é o caminho, aquela serie prata ficou muito sem graça, como o fusca série ouro… o ultima edicion com um visual mais retro ficou bem melhor…

Pão Pullmman
Pão Pullmman
16 anos atrás

Loreno, ala-17 é o setor de engenharia da VW.

sergio
sergio
16 anos atrás

Eu acho que foi o chá que acabei de tomar… O que eu postei sobre o caminhão saiu no post errado.Era no do off road. Ainda bem que não é feito exame anti doping para entrar no seu blig, porque senão eu dançava. Desculpem me pela falha, e prometo maneirar no chá de cogumelo.

sergio
sergio
16 anos atrás

Sou muito mais o caminhão que transportava a “bagaça”. Eu acho que pela altura , pelo desenho da frente e pelo fundo do caminhão, ele deve ser anfibio… Estou errado?

carlos torres
carlos torres
16 anos atrás

Jason havia feito essa sugestão no Caderno do Globo Carro e etc…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Vou abrir uma loja especializada nos meus sais.
Serão 2 filiais, uma em frente àquele prédio bacana na Av. Paulista e outra na Rua Piracicaba ao lado da ESPN Brasil.
Meu kompadre kamarada será o garoto propaganda delas.
Vou ficar rico. Ou melhor, mais rico.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Legal !

me fez lembrar de uma cabine dupla, vermelho, quase um vinho, com capota branca que um amigo meu de petrópolis tinha, muito bonita a danada, algum tempo depois arrancou o motor diesel fora e colocou de santana 2000 na bichinha.

arrancava na frente de muita gente boa lá em correas e itaipava. hehehe

Jason
Jason
16 anos atrás

Boa!

Fizeram agora o que deveriam ter feito naquela horrível “Série Prata”…

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Deve ficar bonita! Eram muito charmosas as Kombi “Clipper” com pintura saia e blusa. Uma delas inclusive estava no encontro do Forte de Copacabana este ano (era 77 ou 78, não me lembro exatamente).

Só espero que, ao contrário da Kombi Série Prata, estas não caiam nas mãos de firmas ou fazendo o trajeto Ilha – Bonsucesso, como vejo muitas vezes no RJ…

edson
edson
16 anos atrás

o pessoal nunca encarou uma kombosa no verão sem ar-condicionado. Só pode ser isso pra achar essa ximbica legal.

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

Pra mim não tem valor nenhum se não for a ar.
Eles tinham que fazer essa série com o bom e velho boxer 4 a ar.

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Opa, interessante essa história… O tal informante sabe dizer quem é o cara que vai liberar as senhoras para a gente? Telefone quem sabe… Vou tentar pegar uma.

Inner Circle
Inner Circle
16 anos atrás

Ué Gomes, linha de produção e manual ainda? Quer coisa mais capitalista que isso?

Loreno Menegotto
Loreno Menegotto
16 anos atrás

ala-17….???? O que tem lá?

Arthur GerhardBerger
Arthur GerhardBerger
16 anos atrás

Aposto que é Vermelho Sirah! Vai ficar linda!
Vai pegar uma, ainda que não tenha motor boxer e seja refrigerada à água?

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Mas FG, você comprou a Kombi série especial, aquela prateada que marcou a última com motor boxer a ar? Aquela também vai ser um grande modelo de colecionador…

Agora, um exercício de imaginação: como seria uma Kombi saia-e-blusa com um radiador na frente?

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
16 anos atrás

Neu pai andou muitos anos em uma Kombi daquelas de dois andares, transformada para alojar uma máquina de raios-x na parte traseira. Fazia viagens de mais de 5.000 km nela. Coisa de doido.
Dos carros que o Flávio gosta, acho a velha senhora a mais legal.
Flávio, seira possívelme enviar seu contato de e-mail? Perdi a algum tempo. Aqui emGoiânia tem havido uns encontros de fuscase opalas muitolegais. Assim poderei mandar umas fotos para o blog.

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Comprar, eu não vou, mas ajudo no financiamento coloborando em espécie ou trabalho em regime aberto para uma voltinha e uma foto com o proprietário. Abraço.

Rozen
Rozen
16 anos atrás

Chute meu: lançamento na Fenatran.

madruga
madruga
16 anos atrás

Reserva uma pra mim!

Dú
16 anos atrás

/São Bernardo, a única manual e que funciona 24 horas por dia na fábrica./ Não acredito, existe isso? FG, e os CARAS que mandam nesta linha de produção! O Celeiro de Histórias e Fatos da Indústria Automobilistica está sendo planejado aqui!. Este fds tem Barretos, maior Show de Supercross, e eu trampando para ir ao Autódromo Nélson Piquet no DF dia 12. Dias das Crianças, que sonharam um serem pilotos !!!!!

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Flávio, fez as pazes com a sua?

Luis F.
Luis F.
16 anos atrás

E eu que ainda sonho em ter a minha SPLIT duas cores …

Fugiro Nakombi
Fugiro Nakombi
16 anos atrás

Vale depois postar uma foto da velha senhora!

Pão Pullmman
Pão Pullmman
16 anos atrás

Já tive algumas Kombis para trabalho e sempre que entro em uma penso que tê-la para usar como carro de passeio, fazer coisas do dia a dia, levar molecada na escola, trabahar, viajar, ir ao mercado, acamapar, fazer um trailer, um motel, um mini-cinema (pornô) sei lá… dá pra fazer muita coisa com uma kombi. Essa kombosa da fábrica deve ter ido pra ala-17 da VW nas mãos do Rogério…é o cara forte lá…. chega. falei demais… não fui o informante do gomes… é que conheço aquele povo..

Sípoli
Sípoli
16 anos atrás

Legal, a velha senhora de saia e blusa, combina! Não gosto de kombis originais, mas com alguns acessórios ela fica linda.