Legião urbana (segunda)

SÃO PAULO (imponente) – O clicado de hoje nas ruas da metrópole é esta bela Alfa Romeo, ano e modelo a cargo da blogaiada que é fã do “cuore”. Inteira, todos os detalhes no lugar, talvez precisando apenas de uma aguinha e um polimento.

Mas é carro de uso. A proposta desta “Legião” é mostrar como tem carro antigo em bom estado rodando por aí. E ver se a turma adivinha em que ponto da cidade a foto foi feita…

Palmas para o dono da Alfa.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz 22
luiz 22
14 anos atrás

bom tenho uma 1986 ti4 igual a da foto 100% original porem tenho duvidas sobre o carro comprei fas 6 meses tive que fazer o motor gastei R$6.300 reais ta quase pronta esse carro anda mesmo com 6cc gm? se andar nunca mais a vendo pois o luxo e bem melhor …………………………….. e muito mais raro de se ver em bom estado a minha não tem detalhes…………..e prata vai cortar no machado a p…………………t…………………………..iu

M.car Alfa romeo
14 anos atrás

è imprecionante como todos conhecem o carro , mas alguns só falam coisas erradas , sou especialista em alfas , e esta pela configuração externa é uma 86/86 pois o coure é do grande c/ simbolo grande , que só saiu na 86/86 , a 85 sai c/ o simbolo pequeno . eu tenho uma original c/ 49.000 km , nunca ninguem põs a mão só eu , kkkkkkkkk rsrsrsrs bom se o pessoal ai de cima quiser acelerar c/ o opala 6cc , eu passo por cima , pois a final real dos opalas 6cc originais eram 178km/h e as da alfa eram 189,5km/h
mas só vale c/ os carros originais , se não pego a minha outra 2300 mexida que hj tem 183 cv.

quem tiver duvidas podem entrar em contato .

abraços a todos

alarico
15 anos atrás

tenho uma alfa cinza ti4 86 unico dono original completa com58mil originais,quem qizer ver as fotos eu mando,estou negociando obrigado

Campos
Campos
15 anos atrás

Quero parabenizar todos esses propietários nde Alfa Rome e aqueles que tiveram ou ainda tem o prazer de pilotar um , eu ja tive quatro o primeiro era um ano 1979 hoje tenho um 1983 todo original com tudo funcionando uso peneus de oito lonas fica da altura de 215 passo em todos os quebra-molas sem arrastar o curioso é que no raio de 350km, só existe este Alfa moro na cidade de Afogados da Ingazeira PE o Alfa mais próximo existe no Recife ou seja minha capital kkkkkkk.

Rafael
Rafael
Reply to  Campos
10 anos atrás

Olá Campos, Estou com a minha mais perto de vc, fica em Gravatá, esperando restauro, me manda fotos da sua. Valeu!

Eduardo Santos
Eduardo Santos
15 anos atrás

Oi bateu a saudade, tive uma ano 1982, sempre foi o carro da minha paixão, quando consegui comprá-lo, foi um sonho realizado.

Renato Cunha
15 anos atrás

Maravilha Flavio! Essa 85 ou 86 não consta em nossa pesquisa (quase 1000 Alfas 2300 e FNM´s). Belo exemplar ainda na ativa. Estou restaurando uma 1974, primeira série, coisa rara de se ver, mas depois de muita pesquisa e muito trabalho, vai ficar originalzinha.

a saber:

O Alfa Romeo BR foi criado em 2002 com o sonho de se tornar a maior comunidade de Alfistas do Brasil e ser referência mundial no que se refere aos automóveis Alfa Romeo fabricados no território nacional entre 1960 e 1987. Nesta época os FNM´s e 2300´s eram vistos com reservas mesmo entre muitos alfistas.

A pesquisa Nacional – http://www.alfaromeobr.com.br/pesquisanacional.php

Em dezembro de 2005, uma brincadeira coletiva de localizar a “Alfa Romeo 2300 mais antiga do mundo” deu início à pesquisa que hoje publicamos no site.

Esta pesquisa é pioneira e surgiu do desejo de criar um banco de dados que reunisse o maior número possível de evidências de cada exemplar remanescente das Alfas brasileiras, assim como acompanhá-las durante o tempo. Este é um trabalho árduo, pois quase não há informações sobre estes modelos. A saber: FNM (JK, 2000, 2150, TIMB, Onça e Fúria) e Alfa Romeo (2300, ti, B, SL, ti4 e RIO)

Participe da Pesquisa:

Se você tem um Alfa Romeo nacional, ou mesmo encontrou algum num encontro, numa garagem ou na rua, envie foto com a placa legível (ou informando a placa do veículo) para: [email protected] que o exemplar será incluído com os créditos do participante fazendo parte do registro.

Consulte nossa base de Dados:

Para consultar se determinado modelo está na pesquisa e qual o histórico do mesmo, envie um e-mail para: [email protected] , informando a placa ou o chassi do modelo.

Abraços
Equipe Alfa Romeo BR

Giordano
Giordano
16 anos atrás

Meu pai teve duas 2300, sendo a última uma TI como essa. Cresci nesses carros. Sem dúvida, a minha admiração pelas Alfas vem dessa ligação sentimental.

ANTI-MOFO
ANTI-MOFO
16 anos atrás

Feia. Como toda lata-velha dos anos 80. Quadrado, reto, tosco, sem aerodinâmica nenhuma e rodas horrorosas.

Boa pra ir pra prensa do ferro-velho.

Marcos Garcia
Marcos Garcia
16 anos atrás

Design italiano cuore Alfa, que beleza.
Coitadinho do Civic ali atrás, desprezível apatia. Como diria Vinícius de Moraes pela web: blz é fundamental.

mario aquino
mario aquino
16 anos atrás

Eu estou reformando uma 86TI4, está na oficina da Rua Guaiauna, que é do PARANÁ (FILHO), o pai morreu faz uns dois anos, mas quem quiser realmente encontrar um cara apaixonado (Alfeiro) vai na oficina do Wilson no Tatuapé, a oficina só cabe dois carros, mas tá ocupado um dos lugares por uma Alfa que não funciana a anos, ele só fica lustrando ela e não tira do lugar para nada, tem caixas e caixas de peças originais guardadas, não vende as peças nem a pau, alias o Wilson é o cara que monta a parte elétrica dos Stocks, sabe muito, ele ficou dois meses com a minha Alfa lá refazendo o chicote e só me cobrou 200 paus.

ADALBERTO SALOMÃO MI
ADALBERTO SALOMÃO MI
16 anos atrás

É uma Ti, ano 86. o último. Realmente está em ótimo estado. Parabéns ao dono. Eu tive uma do mesmo ano e modelo, só que na cor prata. Era linda. Roubaram.
Aliás, se alguém souber de uma que esteja à venda, ano 86, me interessa.
Abraços a todos.
Adalberto.

Alfa TI
Alfa TI
16 anos atrás

Picar no machado uma Alfa em bom estado como a da foto???? Olha o preconceito sem razão…

Fabio Taccari
Fabio Taccari
16 anos atrás

Foi a minha Maserati acho que durante mais de dez anos.
Ou melhor foram.
Um 76 2300 amarelo(Painel e muita peça ainda importadas como o cabo do freio a disco traseiro).Um 77 B branco.Um 77 B verde metálico(este era de minha mulher).Um 78 TI marrom metalico.Um 79 TI branco(ifelizmente perolizado…).
O ultimo 82 TI4preto. Interno de couro preto e teto de veludo.Carro maravilhoso.Se fosse possivel achar peças para quem roda muito acho que ia ter briga em casa.As coisas evoluem mais a classe de outras ficam para sempre.Ao contrario do que muitos pensam os carros não quebravam.Tirando duas coisas.
As longarinas dianteiras nos modelos que tinham direção hidraulica os meus 78/79/82 não aguentavam o esforço e em todos eles depóis de 2 ou 3 anos foi necessario fazer uma funilaria.Mais a oficina ja tinha a manha e colocava um novo perfil melhor que o da fabrica e que depois durava para sempre.E as cornetas do coletor de adimissão das TI feitas em borracha e importadas da Itália não tinha jeito
duravam no maximo dois anos.
Quem sujava as mão de gracha tinha porem que ser especialista,senão o dono desavisado ia achar depois que o TI não andava.O mecanico é que tinha colocado tudo fora.
O carro cruzava a 130 a 3000 giros numa boa carregando 5 pessoas mais 100 L de gasolina e o portamala lotado,e mais os 1300 kg do carro.To pra ver ainda hoje

Jason
Jason
16 anos atrás

Carro muito bom para picar no machado e vender a peso.

Essas madames ítalo-brasileiras envelheceram mal…

Romeu
Romeu
16 anos atrás

A charada já foi resolvida.
O local é a Rua Oscar Freire, (aquele predio vermelho ao fundo, entrega) no trecho sobre o viaduto.
A Alfa pode ser 85 ou 86 (eram iguais) das ultimas produzidas.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Olha lá o Veloz citando os amortecedores “Do Rogério”.
Os mesmos que usei no meu Opala há quase 30 anos atrás…
Carrão, essa Alfa.
Como disse o FG, “Cuore”.
Coisa de italiano, que chma carro de Macchina…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Tive 2 dessas, uma 1982 e outra 1985. Essa 85 foi a melhor delas. Preta, vidros verdes e com o interior cinza azulado. Levei-a um dia para o Oswaldinho “acertá-la” mas ele estava afogado de trabalho e eu teria de esperar uns 15 dias. Não quis esperar e fui até o bairro da Penha na oficina do Giuseppe na rua Guayauna, quase em frente da C.A.I.O.
A caranga saiu de lá subindo pelas paredes de tão rápida. Impressionante. Mas dizer que essas Alfas eram mais rápidas que os Opalas 6 cil., aí já é “viajar” demais. Elas eram mais rápidas somente contra os Galaxie e talvez contra os Dodge com o câmbio de 3 marchas. Digo isso com certeza pois eu tinha também um Opala 6 cil. e um Landau na época e a Alfa só era melhor que o Opala nos freios e na estabilidade em curvas. Porém, nada que umas rodas Scorro “Cruz de Malta” 8 polegadas atrás e 7 na frente, pneus Pirelli CN-36 215-70 atrás e 205-60 na frente em conjunto com amortecedores do Rogério e uma bela barra estabilizadora do Maverick GT adaptada nos pivots trazeiros não tornassem o Opala um “trilho” nas Curvas da Estrada de Santos, o melhor circúito do Brasil.
Mas, é claro, ela foi certamente foi o melhor carro brasileiro na sua época, levando-se em conta como ela saia de fábrica, original. Freios a disco nas 4 rodas, câmbio 5 marchas (desce os anos 60 com o JK) , motor com duplo comando de válvulas e câmeras hemisféricas.
Faltou só mais motor. Se houvesse tido a versão italiana com motor V6, aí sim, seria um dos carros brasileiros mais rápidos na sua época.

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Lindo carro mesmo!

É um modelo que eu também me arriscaria a ter pra usar no uso diário, mas não faço idéia da dificuldade de encontrar peças de Alfa.

No Rio, próximo à Praça da Bandeira, ainda existe uma oficina especializada na marca. Quem passa por lá pode ver embaixo de um viaduto alguns Alfa desmanchados, que servem como doadores de peças para os clientes.

Parabéns ao proprietário pelo bom gosto e cuidado na conservação do Alfa!

Ah, sim… Assim como a maioria, imagino que seja um modelo 85 ou 86, quando os faróis perderam os aros cromados e algumas mudanças estéticas foram introduzidas (pára-choques, lanternas maiores, etc).

1V3N
1V3N
16 anos atrás

Gomes, que tal depois fazer enquete para saber qual o mais bonitão postado no Legião Urbana?

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
16 anos atrás

esta última série do Alfa, de 85 a 86 é a melhor de todas. não tiha nenhum outro nacional no mesmo nível nesta época.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Legitimo representante da Anonima Lombarda Fabbrica di Automobili em terras desconhecidas….Tomara que não esteja rodando com sistema (podre) de gnv. E sim alimentando suas 2 WEBBER 40 com gasolina AGIP….parabéns ao dono do veículo, por ter bom gosto ao se locomover por esta cidade tão Italiana que é São Paulo.

Frederico Maia
Frederico Maia
16 anos atrás

eu tive 4 Alfas 2300 sendo uma delas deste modelo, era uma 85. O carro é bem completo, tinha até temporizador do limpador com 5 velocidades, fora vidro, trava, retrovisor, porta malas, tampa do tanque, tudo elétrico. ítens bem raros na época.

André
André
16 anos atrás

Complementando meu post anterior…

Essa Alfa estaciona por ali frequentemente. Já vi o carro algumas vezes e realmente está bem conservado.

Na Apinajés, onde moro, perto dali, sempre vejo uma Alfa GTA vermelha parada num lava-rápido. É a coisa maisa linda. Não sei se é autêntica, dada a raridade (e o preço) daquela maravilha. Um dia ainda pego o dono pra levar um papo.

Dr. Fujiro Nakombi
Dr. Fujiro Nakombi
16 anos atrás

Era o carro mais rápido do Brasil, andava mais que o Diplomata 6 bocas com um motor muito maior. Não sei como podem reclamar do sedempenho deste carro.

Por favor, estamos falando de carros originais e não transformados.

Samuel H. Mandelbaum
Samuel H. Mandelbaum
16 anos atrás

É uma Alfa TI 4 – ano 86. Na Oscar Freire, sobre o viaduto Sumaré, em frente ao Centro de Cultura Judaica. Também quero esse carro…

André
André
16 anos atrás

O Lucas matou. É ali na Oscar Freire, no viaduto em cima da Sumaré, em frente ao Centro de Tradição Judaica.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Alfa Romeo 2300 TI. Meu pai teve uma, morro de saudades do carro. O ano deve ser 85 ou 86 que creio foi o último ano do modelo. A conferir com o Mestre Romeu, especialista nessa área. Lembro-me do conforto interno, as cinco marchas e da grande autonomia, levava 100 litros no tanque. Um grande carro, embora o desempenho fosse apenas razoável, em que pese o motorzão de duplo comando, quatro freios a disco.

YURI
YURI
16 anos atrás

Alfa Romeo Ti4 2300, pode ser de 84 e 86. Foi lider do seu segmento inclusive superior ao opala 6 cc em todos os quesitos, trazia novidades interessantes como abertura da tampa do tanque por dentro do veiculos. De fato os italianos são F*DA

Lucas Nascimento
Lucas Nascimento
16 anos atrás

Belo carro.
FG, vc estava do lado da minha casa. Começo da Oscar Freire, em frente a estação de metrô Sumaré.

Abs.

Abdul
Abdul
16 anos atrás

Parece que ela está em cima de um viaduto…. Vai um chute.. Liberdade ?

vitão
vitão
16 anos atrás

1- belo carro.
2- onde é eu não sei, mas que esse terreno dava um belo prédio, acabando com o coqueiral, lá isso dava!

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
16 anos atrás

bom, com certeza um alfa modelo 79, pela cor.
local? pode ser SP, em alguma região arborizada dos bairros jardins ou cerqueira cesar.

Edison
Edison
16 anos atrás

Minha especialidade não é alfas, mas tenho certeza que é um dos ultimos modelos, entre 1984 e 1986, agora o local nao faço ideia onde seja.

Francisco Luz
Francisco Luz
16 anos atrás

Bah, vi uma igualzinha rodando em NH hoje de meio-dia. É um belo carro, mesmo.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

nossa…coqueiros, prédinho no fundo parecee um hotel!
podemos chutar Acapulco?

Alfa-leigo
Alfa-leigo
16 anos atrás

O ano deve ser de 79 a 82… acho… chuto que é 81.

Meu vizinho tinha um…. vizinho fdp por sinal.;.. quem parava na porta da casa dele, encontrava os pneus no chão, porta amassada entre outras “retaliações”… eu já dei umas bicudas na porta daquele alfa… hehehe… outros tempos….