Naka-san

SÃO PAULO (sem surpresas) – Ficou na possibilidade, ou nem isso. Nelsinho Piquet não corre pela Williams no Brasil. Kazuki Nakajima é o cara, e vai substituir Alexander Wurz.

Ironia do destino. Os pilotos japoneses, que nunca foram muito bem afamados, viraram barbeiros eternos para os brasileiros depois do acidente entre Satoru, o pai, e Senna no GP do Brasil de 1990, no Bico de Pato. Justamente em Interlagos, onde Nakajima, o filho, fará sua estréia.

O então piloto da Tyrrell foi crucificado pela mídia verde-amarela e, a partir dali, qualquer piloto do Japão passou a ser automaticamente ruim. Eu, na época, fui dos raros a escrever, no jornal, que o erro fora de Ayrton.

Vocês lembram do episódio? Então digam aqui: Nakajima tirou a vitória de Senna em Interlagos/1990? Ou Senna bobeou?


O que faz a pressa! Coloquei a foto do Alesi! Mas o carro é o mesmo, tá valendo!

PS: o blogueiro Marcelim nos manda o vídeo da batida, para quem não lembra; ajuda a fazer um julgamento. E peço, encarecidamente: nada de histeria. Não estamos discutindo aqui o caráter de Senna, seu talento, nada disso. Apenas um incidente no distante ano de 1990.

Subscribe
Notify of
guest

108 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maikon Mendes Mirand
Maikon Mendes Mirand
16 anos atrás

É cada coisa que leio aqui neste blog, quando temos o melhor piloto (indiscutivelmente) envolvido no assunto… como tem gente que fala %!$&#meu Deus… é retardatário, vaza!!! Sai da frente!!! Não tem o que discutir…

Amigo do gorfao
Amigo do gorfao
16 anos atrás

Vendo Fiesta Supercharger 2003, único dono!!!!

Fabiano
Fabiano
16 anos atrás

Primeiro: Os colegas que criticam o Piquet Jr. por ter perdido a vaga na Williams para o Nakajima, demonstram total desconhecimento sobre o mundo a F1. Afinal de contas, Nakajima já era piloto de teste da Williams e como expôs o Capelli em seu blog (http://blogdocapelli.blogspot.com/), existem inúmeros motivos para o Nelsinho não segurar essa batata quente.

Segundo: Os que criticam Piquet por ter chegado em sexto enquanto Senna chegou em terceiro (isso porque Patrese abandonou), não parecem entender as diferenças existentes entre os carros da Benetton e da McLaren em 1990. Deveriam se informar melhor.

Terceiro: Todo retardatário tem que abrir passagem para o líder, porém ele também tem que fazer a curva. Existem locais onde é possível o retardatário dar passagem e o Bico de Pato não é um deles. Ali ou se faz a curva ou se dá a passagem. Senna foi extremamente afoito e deveria ter deixado o BP passar para realizar a manobra.

Guzz
Guzz
16 anos atrás

Nossa, assim que eu vi a foto me lembrei do Modena!

Paulo
Paulo
16 anos atrás

100 % erro do japonês, sem dúvida nenhuma.

Edson Naga
Edson Naga
16 anos atrás

100% erro do Senna !!!!!! Ele se preciptou no ponto de ultrapassagem…

Adso de Oliveira
Adso de Oliveira
16 anos atrás

O Nakagima era muito ruim mesmo, aliás era horrível! Se essa fosse a única dele vai la, mas ele foi uma enciclopédia de mal condução. Perda de tempo esse post.

jorjão
jorjão
16 anos atrás

Foi culpa do senna. Fim de Papo.

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

Um retardatário NUNCA poderia agir dessa maneira, se eles estivessem disputando uma posição, concordo, mas um retardatário deve abrir pro lider nesses momentos. Isso é basico..

Mauro Vernaci
Mauro Vernaci
16 anos atrás

Com certeza culpa do japonês, uma vez que é retardatário e deveria dar passagem tanto em reta como em curva, tanto é verdade que hoje em dia, se por exemplo, qualquer piloto que está em 1º lugar vai ultrapassar um retardatário, já aparece uma monte de bandeiras pro cara reduzir e abrir para dar passagem, logo o entendimento da FIA sendo nesse sentido, presumesse que o SENNA está correto.

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
16 anos atrás

Tentemos manter um nível decente de discussão.

Pessoalmente, não acredito em erro de ninguém. Senna preferia arriscar as ultrapassagens sobre os retardatários como forma de obter vantagem sobre seus competidores diretos.

Entretanto, naquele GP Brasil, a manobra não teve o resultado esperado. Foi uma aposta, e só. O próprio brasileiro disse isso, em entrevista àquela famosa revista de mulher pelada, concluindo que deveria ser mais cuidadoso com o japonês da próxima vez, pois as reações desse eram imprevisíveis.

Riscos a parte, do ponto de vista da pilotagem, e somente da pilotagem, acho que Senna foi muito otimista ao executar a manobra. E, ainda na base do achismo, vejo uma explicação para seu erro. Explica-se:

Ao fazer a tomada de uma curva, o comportamento natural do piloto é olhar para a pista, fazendo o que se chama de “judgement”, que é a análise da aproximação da curva para encontrar o ponto de frenagem e a melhor trajetória para tangenciar a curva.

Diante da complexidade dessa operação, não é comum a um piloto olhar os espelhos retrovisores, salvo em caso de disputa de posições. A ultrapassagem de retardatário segue um padrão segundo o qual o piloto mais rápido posiciona seu carro ao lado do retardatário antes do ponto de frenagem, exatamente para não surpreendê-lo com uma manobra repentina.

Entretanto, Senna era um piloto muito rápido, e, talvez por isso, não tinha grande experiência como retardatário. Estava mais acostumado a ultrapassar que a ser ultrapassado. Assim, dentro do meu achismo, acredito que o brasileiro (ele era brasileiro e não do Brasil) não soube antecipar a reação que o japonês teria naquela curva, que foi muito natural.

Bom, era o que tinha para dizer

JOSÉMARIA MIRANDA TE
JOSÉMARIA MIRANDA TE
16 anos atrás

Puts.. dizem que não é para polemizar, más… depois de ler que foi castigo de Deus .. é o fim da picada !!!

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Muitos que escrevem querem só polemizar, querendo dar “do contra”…isso é muito comum quando se trata de Senna. Independente se ele sofria uma super exposição da Globo, ele não teve culpa total neste evento. Oras, se o japa não olhou no espelho( ou se olhou, provavelmente não viu nada, o Senna poderia estar em um ponto cego, pois era um trecho levemente em curva, antes da própria), bandeiras foram agitadas, e se ele viu, tem que sair da trajetória!! ao sair da trajetória, seria impossível ele não ver um bólido crescendo no retrovisor….e se fosse hoje, com certeza seria punido, o que seria totalmente normal!! Mas quanto ao Slesser, o coitado tb foi sacrificado pelo Galvão pelo fato de ser novato!

Miguel Rocha
Miguel Rocha
16 anos atrás

O erro foi do Senna, que foi muito precipitado. Aliás, ele era um gênio, mas às vezes abusava.

vitão
vitão
16 anos atrás

Braçada. Dos dois. Mais de quem se julgava infalível. Deus castiga.

Rafael Andrezo
Rafael Andrezo
16 anos atrás

Quem acompanhou bem aquela época e conhecia bem o estilo do Ayrton sabia que ele não aliviava em hora nenhuma! Sabia que o estilo dele era faca nos dentes mesmo, e que ele via espaços onde ninguém mais via, e sua genialidade foi ter conseguido achar esses espaços e se sair bem na maioria das vezes, mas essa foi uma daquelas onde ele se %!$&# viu o espaço, mergulhou, mas o japonês voltou pro traçado e aí já era. Simples assim. Foi precipitado, visto que a vantagem dele era enorme, e ele venceria sua primeira corrida em casa? Foi! Mas, se ele não tivesse sido assim, arrojado e impetuoso, talvez fosse apenas mais um Barrichello… e não o SENNA! Até mais!

Paulo
Paulo
16 anos atrás

Pra quem gosta de Lada dá pra entender essa admiração pelo Nakajima.
Senna, o melhor piloto de todos os tempos.
Quer queira Gomes ou não.

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Alessandro, Bandeira azul AGITADA é para que o retardatário dê passagem ao de trás, mas quando aquele que vai passar o retardatário está com mais de 20 segundos de vantagem para o que vem atrás e o retardatário está numa curva chamada BICO DE PATO que não dá pra abrir para o outro passar, da mesma forma que na chicane de MONZA bastava se esperar a saida dessa chicane (lembre-se que em 88 a McLaren tinha o melhor carro jamais construido na F1, Motor Honda Turbo e a Williams tinha um motor Judd ), a verdae é só uma: o Senna fez %!$&# pois bastava esperar mais 150/200 metros que não perderia nem 3 décimos na volta e o Bico de pato não é uma curva que o retardatário tem que sair para o outyro passar, pois é bem fechada, da mesma forma que a Mirabeau em Monaco e lá NINGUÉM abre pra ninguém.
O Senna era um cara normal, fazia grandes ultrapassagens e fazia %!$&#também.

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

O video mostra claramente o erro de Senna…
O Ayrton deveria aproveitar que corria
junto com Prost, para aprender alguma coisa…
conhecedor…

Alessandro
Alessandro
16 anos atrás

Se tiver alguma criatura com massa cinzenta suficiente pra poder me explicar pra que serve BANDEIRA AZUL, eu agradeço!

De preferência, expliquem ao Naka pra que serve a tal bandeira azul, depois discutam se foi erro do Senna.

Falar é fácil pra quem tá de fora, vá sentar no lugar do cara e vê se ao menos tem tempo pra pensar… A única coisa que deve ter se passado na cabeça dele é que o retardatário saísse de sua frente.

Chamam os Sennistas de viúvas, mas o que tem de INCOERENTE aqui não tá no gibi….

Beto Traballi
Beto Traballi
16 anos atrás

Vamos fazer um bolão? O Japa vai acertar o Lewis ou Fernando? Abraço.

Dú
16 anos atrás

Era o estilo do cara, não aliviava, e não imaginou que iria levar uma fechada de porta legal. Acidente de corrida. Nélson e Cesaris, Prost rodando na volta de apresentação, imagino as trapalhadas que a tv não mostra. Alesi é um cara legal, na dele e sem estrelismo. Goata do que faz.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Peraí, apesar da imensa diferença de desempenho entre os melhores e os piores times (corrigido atualmente na base de muita regra artificial), existia sim combatividade, pois os times do topo nunca eram ótimos em todos os circuitos, em todas as situações, então sempre tinha alguma disputa. E principalmente ultrapassagens, graças aos pneus slick, aerodinâmica mais limpa e a menor eletrônica.
Hoje em dia temos muito equilíbrio e até disputas nos pelotões intermediários, mas o desempenho de topo é tão profissional que raramente temos dois times em condições de vencer.

nico
nico
16 anos atrás

Incrível:
Boutsen andando em segundo;
As McLaren eram tão superiores que até o Berger subia no podium;
Quinto lugar 01 volta (!!!) atrás do primeiro;
E ainda dizem que naquela época a F1 era competitiva!!!!

Geraldo
Geraldo
16 anos atrás

Gomes como sempre falando besteiras!!! “o erro foi de senna”?! poupe-me

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Leme,
O Piquet é piloto da Renault e o Nakajima é Japonês, piloto de testes , que usa da Williams usa Toyota. Vê-se que é uma viuva, pqp.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

As imagens são pobres, o foco é muito fechado e não dá para tirar muitas conclusões. Mas a impressão é que Senna se afobou. Não se pode ir com tanta vontade pra cima de retardatários. Estão mais lentos e nunca se sabe o que eles vão fazer!

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
16 anos atrás

Ele também errou em Monza/88 a bater em Schelesser(Williams) ao lhe dobrar uma volta na antepenúltima volta.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

E podem pesquisar mais q vão achar outras situações onde ele venceria tranquilo, mas perde pq faz besteira… Ops, não posso falar isso, ele era infalível…..

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

O veloz matou a charada. E ponto.

Eram personagens queridos no circo, um pela geniosidade outro pela excentricidade.

Vacilaram, como todos nós humanos, em uma época em que o piloto ainda fazia a diferença, para melhor ou pior, ao contrário de hoje.

Se o Senna era mala, aí o lugar para discutir é no blog do nélson rubens ou da luciana gimenez, aqui o papo é carro.

E o Flávio já previa a enxurrada de histéricos….talvez se isto aqui fosse de um capitalista selvagem, como os empresários de futebol e banqueiros, no final do mês era só por 2 post por dia sobre o senna e o piquet e a audiência ia bombar.

Felizmente o que alimenta tudo isto é o gosto por carros e corridas. E que as discussões respeitem o bom senso.

SCJunior
SCJunior
16 anos atrás

Pra mim, quem errou foi o Naka. O Senna não errou, mas foi altamente imprudente em não esperar a reta.

Resumo: Japa barbeiro – Senna afobado!!

abraços,

Kbeça
Kbeça
16 anos atrás

É cada figura nesse blog. Pensam que sabem tudo mas não sabem bulufas. Ô Boutsen, o acidente do Piquet com o Eliseo foi em Hockenheim 82, não em Monza, capisco ? vai se informar antes de escrever bobagem, vai.

jose
jose
16 anos atrás

Errar é humano,apesar de alguns acharem que Senna era sobre -humano ele errou.

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Preparem as cameras na curva 1 – depois da largada vai ter boliche de Nakagima. O cara era rapido na GP2 mas errava como ninguem – puxou ao pai nisso. A Williams esta fazendo media com a Toyota, simples.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Não vá. Evidentemente não irei atendê-lo. A propósito, o que ainda faz por aqui? Não percebeu que não é bem-vindo? Área, garotão.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Ótimo, fique por lá, onde quer que seja.

Leme
Leme
16 anos atrás

Só não entendi uma coisa .
É culpa do Senna tambem o Nelsinho ter perdido a vaga para o filho do Nakajima ? Arrumaram um tópico pra zoar com o Senna quando quem deveria ser zoado é o Nelsinho Piquet que não consegue estreiar na Formua 1 de jeito nenhum.
Já estreiaram Rosberg, Kovalainen, Hamilton, Vettel, Kubica e agora até o Nakajima !! E ano que vem tem o Glock pra desespero do filhinho do papai …

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

O culpado é o Galvão Bueno que nunca admitiu que o Senna também errava.
O maior problema do Galvão, é que ele vê mais não enxerga.

Boutsen
Boutsen
16 anos atrás

Senna errou tanto quanto Piquet em Monza ao tentar passar Eliseo Salazar, mas pelo menos não saiu distribuindo socos e pontapés em cima dpo Nakajima, seu velho companheiro da Lotus….

wilson rogério carpi
wilson rogério carpi
16 anos atrás

Ah, o cara da foto é o Jean Alesi, companheiro de Satoru Nakajima em 1990 na Tyrrell.

O carro era lindo!!!!

wilson rogério carpi
wilson rogério carpi
16 anos atrás

Não restam dúvidas que o Senna era combativo. Até demais.
Porém, na ocasião do GP em questão, Senna aparecia acenando para o público emocionado, e logo cantei a bola: ele não ganha hoje pq vai errar.

Muito bem.
Toda a emoção que ele demonstrara, somada à ânsia de vencer o gp brasileiro, acabou com a cena que todo mundo viu, assim como no gp da Italia/88, quando ele se chocou com um francês que substituia Mansell na Williams.

Infelizmente, o Prost venceu.
Tudo bem, apesar de “piquet-zista” confesso, Senna teve duas vitórias emocionantes nos GP’s Brasil de 91 e 93, dessa vez sem emoção e com muita calma…
Prost? Brasil/93 fez o que fez, rodou e tirou Fittipaldi da prova….

Mandrake
Mandrake
16 anos atrás

O veloz-HP tirou o doce d minah boca. Coerente como sempre ele escreveu o correto: ambos erraram. O japa pq era retardatário e retardatário recebe bandeiras azuis pra tirar o carro da linha de corrida. O Senna errou também pq não tinha necessidade de pressionar o japa: ele estava muito na frente do Prost e podia se dar ao luxo de perder 2s e passar o Nakajima na subida da junção.

Aliás, um pouco de pesquisa no ano de 89 mostra que o Senna entregou aquele título para o Prost correndo mais com o pé direito do que com a cabeça.

Renato Muller
Renato Muller
16 anos atrás

Curto e grosso: o Senna fez besteira. Achei isso em 90 e continuo achando. Ele era líder, poderia contornar a curva atrás do Naka e passar no mergulho. Foi afobado. Paciência, deu uma vitória para o Prost…..

Rogerio Caires
Rogerio Caires
16 anos atrás

Hoje reclamamos da falta de combatividade dos pilotos e que as corridas estão chatas, e concordo com isso. Mas alguém notou as diferenças entre 1º e 6º ao final da corrida?

Em alguns casos pergunto, será que não é excesso de saudosismo ? Vejo isso acontecer tb, e muito, no futebol…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, Nakajima freiou, mas ainda estava muito longe, então foi fazer a curva, e o Senna bateu. Não havia espaço para os dois naquela cruva, por mais que Nakajima abrisse. Ele não abriu por que deve ter imaginado que Senna ia passar só depois, na aceleração.

Acho que sim, Nakajima podia ter aberto mais, e que Senna podia ter sido mais esperto.

Mas julgaria como um incidente normal de corrida, coisas que acontecem e ninguém deve ser responsabilizado.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Acho que tem gente que é disléxica.
O FG pediu pra discutirmos com parcimônia o INCIDENTE, não o talento do senna, nada disso (sic).
Agora, o que tem de gênio aqui não é brincadeira hein?

Porque vocês não estavam lá no estádio azteca no méxico em 86 pra dizer pro zico bater o pênalti do outro lado? Afinal, comentar corrida sentadão na frente do PC ou notebook é fácil né. Difícil é estar lá dentro.

Pessoal não consegue segurar seus instintos mais primitivos……

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Nem lembrava da ultrapassagem direito. É, parece que o Senna deu um forçada e o Naka ou não viu ou não pôde evitar.

Mauro
Mauro
16 anos atrás

O que a Petrobrás faz na F-1??? Conseguem perder um lugar como esse… E o Nelsinho? E o Di Grassi? Se não for pra ajudar pilotos brasileiros, o que a estatal tá fazendo lá?

Aham
Aham
16 anos atrás

Culpo os dois pela batida. Senna pq poderia ter deixado pra passar em outro momento mais oportuno. E o Nakajimapor ser retardatário e saber que tinha que ter facilitado a ultrapassagem numa freada de curva assim como tb é costumeiro abrir no meio de uma reta.

Pablo Habibe
Pablo Habibe
16 anos atrás

Este acidente bem como os de 89 e 90 em Suzuka é de total responsabilidade de Senna que, aliás, cometeu a mesma barbeiragem nos três!