O erro

SÃO PAULO (julguem) – O blogueiro Lauro Tentardini foi quem encontrou e me mandou o vídeo on-board de Hamilton no momento em que o carro apagou. Notem seu polegar esquerdo, quando chega na freada da Descida do Lago. Ele pressiona um botão que fica, como mostra a foto de post anterior, na posição do botão verde “N”, de neutro.

Foi o que ele contou domingo a um jornalista amigo, que contou a outro, que me contou, e como confio em ambos, foi o que escrevi.

O link está aqui. Tomara que não tirem do ar.

E vocês, o que acham? Tem gente comentando no YouTube dizendo até que foi de propósito!

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Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Alexandre,

É claro que qualquer resultado na F1, onde tem Bernie Ecclestone, Briatore, Mosley, Montezemolo, Ron Dennis, etc pode ser manipulado, mas o que acho que não pode ser conivente é o Hamilton, mesmo sendo um *menino*, concordar em perder da maneira que aconteceu. Se ele foi avisado que tinha que sifu, então acho que ele pediria Calibragens erradas, ou mapeamento de motor alterado, ou entraria nos boxes com um pretenso problema no carro, esperaria 40 segundos parado e depois voltaria a andar como se o problema tivesse sido corrigido, não sendo comentado esta hipótese de entrega de título, além de não deixar a imagem de incompetecia ao apertar o botão errado. Outra coisa importante: Se fosse uma armação, a FIA poderia ter resolvido isso dentro da lei: na Hungria a McLaren utilizou um Cambio sem apresenta-lo à Entidade e a FIA retirou os pontos da Equipe (ainda não tinha acontecido o Julgamento Final, que ocorreu 2 semanas depois), bastava retirar os pontos dos pilotos e o Campeonato estaria resolvido. Outra possibilidade para se fazer justiça e não foi utilizado: Punição ao Lewis em Monza pelo toque no Massa na Chicane, Punição pelo Break test indevido e irregular no Japão, punição ao Lewis pelo problema com o Kubica (só este foi punido), Punição pelo uso de um jogo de pneus na sexta em Interlagos, punição por prejudicar o Raikkonen no treino de sábado…temos uma infinidade de pontos que se a FIA realmente tivesse combinado com a McLaren e a Ferrari a troca de posições na tabela, poderia ser utilizada sem que NINGUÉM pudesse dizer que tivesse havido favorecimento ou maracutais, por isso acho que o Hamilton e a McLaren realmente perderam o campeonato porque ELE resolveu fazer justiça escrevendo por linhas tortas e ainda por cima assinou.

Bom fim-de-semana e um abraço,

Caíque.

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Caique/Amaral

Nunca apertei um botão de F1, nunnca sentei em um F1. Sentei sim, tinha 3 anos em um evento do Emerson n Secretaria Municipal de Esportes, onde minha mãe traabalhava.

Todos esses argumentos sobre luva grossa, botão duro, etc; todos são possíveis. Eu apenas peço que analissem todo o término do campeonato. Foi extremamente incomum. Pode tudo ser coincidência? ´´E claro que pode. Mas haja coincidência.

Sei que estão defendendo o esporte que amam, principalmente o Amaral que parece ter vivido muito o circo, mas não se pode negar que a sequência de fatos é muito estranha.

A pergunta que faço aos dois é simples: vocês de fato não acreditam que aqueles senhores NÃo são capazes de manipular resultados de modo a manter a aparência de seriedade no ‘esporte’?
Se a resposta for negativa, creio que são ingênuos. Se a resposta for afirmativa, então se admite a possibilidade de manipulação em um show, não mais um esporte que é a F1.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Pelo contrário, ele largou foi mal. O Hamilton perdeu duas posições na largada. Aliás o Alonso largou mal tb e quase perde a posição parao Weber.

E o estranho é que em todas as pistas que ele não conhecia, ele usou o simulador e se deu bem na corrida. No Brasil, ele conheceu a pista a pé, juntamente com o engenheiro.

Pode ter sido excesso de confiança.

mauricio
mauricio
16 anos atrás

O Hamilton errou feio,na primeira curva,tentando passar por f ora(?)e por querer fazer acontecer em uma corrida tranquila para ele.Vaidade,soberba de garotinho mimado,só sei que ele se F****e achei ótimo,vamos ver o que ele vai fazer ano que vem,acredito que ainda não é isso tudo que tentaram colocar nele .

Rei
Rei
16 anos atrás

Fala-se muito em reiniciar o software através do volante mas… de onde tiraram isso? Jamais ouvi falar de algo semelhante. Também acho que essa trama conspiratória é boa para a novela das oito. O piloto errou, pronto! Começou largando bem e depois ficou apavorado; errou a curva e errou na troca de marchas. Foi o suficiente, não? Não adianta chorar sobre o leite derramado. Quem já teve 22 anos que o diga…

Vinivga
Vinivga
16 anos atrás

Galera, não viaja. Cagou na saída (sem preconceito). Amarelou, errou.

dino
dino
16 anos atrás

Apenas negócios como ficaria a mercedes ganhando um campeonato com um carro que dizem ser cópia da ferrari , como foi dito por varios chefes de equipes F1 antes de tudo é um negócio, e em negócio tudo que se faz é exclusivamemte para se obter lucro e de preferencia o maior possivel atualmemte qualquer pioloto faria qualquer coisa para sentar em um carro da ferrari ou mercedes inclusive perder uma crrida ou adiar um titulo pois se vc chega e ja é campeão da impressão que é tudo facil , mas como pode ser tão facil competeir na “maior gategoria do automobilismo mundial”

Ederlm
Ederlm
16 anos atrás

Eu vou mais pelo lado espírita da coisa. Eu creio que nas ultimas 2 provas ele tenha incorporado uma espécie de Zé Pilintra do volante, que era a mesma entidade britânica que assolava o Mansell nas decadas de 80 e começo da de 90. Falando sério…eu não acho que tenha sido de propósito. Todos os genios que a F1 teve ja cometeram idiotices na pista. Alguem lembra do Senna em Monaco em 1988? Schumacher ultrapassando Hill na volta de apresentação e levando punição, etc, etc…Hamilton é humano antes de tudo.

Zé
16 anos atrás

E A VISITA AO CEMITÉRIO?

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Paara quem gosta de teorias conspiratórias, decisões de bastidores, fofocas etc, até que valeria considerar que foi de propósito.

Como também o seria para reforçar, a estratégia de parada rápida e utilização de pneus macios que o obrigou a mais uma e mais tempo perdido.

Ainda acho que não foi proposital…se bem que o Alonso tb não andou nada na corrida.

Extraído do Blog do
Extraído do Blog do
16 anos atrás

Eu não gosto de teorias da conspiração. Aliás, as condeno sempre. Mas… não sei se estou ficando maluco, se estou cético demais em relação a F-1, se ando ouvindo mais bobagem do que devo. Mas… a decisao da temporada não me convenceu.

Imaginem vocês que as 15h a McLaren foi banida do mundial. As 18h, ficou nele e os pilotos mantiveram os pontos. O que aconteceu? O que mudou na reunião?

Será impossível imaginar que alguém disse: “Senhores, calma! A gente entrega, ninguém fica sabendo e a gente mantém o show, fica no campeonato e todo mundo enche o rabo de ganhar dinheiro com essa final emocionante. Fehado? ”

Alguém duvida? Eu não. Na F-1, não.

Hamilton errou na China. Ok… acontece.

Alguém pode me explicar o erro dele em Interlagos? Ele não estava fora da tragetória, não tinha alguém do lado, não tinha nenhum motivo pra errar ali. Ok, ele errou.

Porque o carro dele parou por 1 volta e depois voltou a andar sozinho? Super comum né… Mas enfim.

Depois, a McLaren pega um carro precisando chegar em quinto e ao inves de tirar uma parada do sujeito e deixar que o carro vá chegando pela qualidade que tem, aumenta uma parada e acaba com a corrida do cidadão.

Enquanto isso o Alonso anda atrás da BMW? Desde quando a McLaren anda 30 segundos atrás da Ferrari e ainda brigando com BMW?

Aí termina. O Kimi ganha, nem comemora. A Ferrari faz uma festinha pífia pra um titulo impossivel.

A McLaren nem liga. E tudo segue como estava.

Seria um surto achar que, TALVEZ, algo não tenha sido natural?

Sinceramente, pelos mesmos motivos que me fizeram largar a F-1, não descarto essa hipotese. Não me cheira bem a decisão do mundial 2007.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Ele resvala mo dedo no botão N, depois quando o carro perde velocidade, ele aperta o botão N de novo, pra tentar fazer o carro voltar.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Enfim, a palhaçada maior são as atitudes da FIA e por isso nos permite especular.
Os diregentes da FIA devem ter feito estágio em Brasilia.
É uma pena pq as punições não são pelas regras e sim por decisões quase individuais.
Pena para F1 e para o esporte.

abraços

Becken
Becken
16 anos atrás

O monte de baboseira escrito aqui em cima do vídeo está completamente errado.

É simples de entender ao verificar o link do Guilherme, no qual há o volante atual da Mclaren. Como eu disse lá no início, a foto do volante postada pelo Flávio Gomes num post atrás está errada.

Tudo isso, o link do Guilherme, a foto errada do Gomes, o vídeo incompleto com imagens inconclusas, a pseudo declaração do Flávio Gomes de que um jornalista disse a outro jornalista que disse a outro jornalista que finalmente falou ao Gomes, o comunicado negando tudo da Mclaren, permite chegar apenas a uma conclusão: esqueçam por que nunca se saberá o que aconteceu de verdade.

Abraço a todos!

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

não sei se ja postaram o video que segue, ou se alguem já comentou (fiquei com preguiça de ler), mas no video abaixo podemos notar como ele aperta DOIS botões ao mesmo tempo, provavelmente sem querer mesmo:

http://br.youtube.com/watch?v=R1Ca2jhFlPE

do contra
do contra
16 anos atrás

Se fosse proposital, ele já teria “caprichado” mais na disputa por posição com o Alonso na primeira volta.

André Gonçalves
André Gonçalves
16 anos atrás

quanta bobagem. o cara errou a marcha. acontece com todo mundo. lá também. e só.

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Aos que nao acreditam na possibilidade de ser tudo combinado é simples…compare a dificuldade de se combinar um resultado sem ninguem “perceber” com o milhoes de $$ q estao em jogo.. simples assim.. o pessoal fala do mansel q errou coisa e tal.. errou sim, e não foi de proposito mesmo, porem a diferença de $$ da epoca para de hj tb nao se pode comparar.. to falando isso pq estava vendo outros onboards, de interlagos ate, e naquele trecho nao tem nqada p fazer, a nao ser o normal mesmo.. e pelo video, me desculpem, nao me paracere nada acidental.. e o que ocorre depois, pode ser simplesmente pelo fato de que “tem q convencer” … enfim.. nao afirmo 100% q foi de proposito pq nunca vou saber… mas q as imagens mostram isso… isso mostra! Abrs!

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

ambos os falsos erros nas provas finais foram Armacao 147…na china ele forcou desnecessariamente e destruiu os pneus…parou tarde… depois simplesmente entrou na caixa de brita… sem tentar nem disfarcar…no Brasil…aquela largada ridicula…aquela tentativa ridicula de ultrapassagem totalmente infantil …e o video mostra claramente ele apertando o botao que fica totalmente fora da area normal de posicionamento das maos…agora porque ? essa espionagem de tecnologia inferior italiana … tambem e ridicula…sendo que a traira vermelha stepney tambem recebeu dados Mercedes para a ferrari e so a Mercedes foi punida…os dados prateados repassados para a Renault em cds ficaram por isso mesmo…so sei que este campeonato so otarios nao viram as sabotagens seguidas sofridas por Massa…viva Couthard por denunciar publicamente…viva JackStewart por denunciar Mosley e o tapetao 147 …e triste ver tanta sacanagem…este campeonato e a cara da ferrari…equipe safada por longa tradicao…se eu fosse o controlador da Daimler ag retiraria Ron do comando da Mercedes F 1… pois perder este facil campeonato para os 147 e o fim da picada…valeu

juliano
juliano
16 anos atrás

hum…. pelo endereço que o guilherme nos fornece e a imagem video do you tube parece que o hamilton aperta o botão “drinks” e nao o “neutro”…. vejam: http://www.mclaren.com/features/technical/interactive_steering_wheel.php

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

pior que apertar o botão errado ou não, de proposito ou não, foi tentar passar o Alonso na descida do lago POR FORA! isso sim é desespero e inexperiência.

Jackspeed
Jackspeed
16 anos atrás

ô pessoal pra gostar de teorias de conspiração!não vejo lógica nenhuma nessas teorias,se fosse para dar de graça o título para a Ferrari que punissem os pilotos da Mclaren,oportunidades não faltaram!aí dirão alguns:mas o campeonato perderia a graça!sendo que corridas não é casamento que você pode ensaiar,então eles ensaiaram a largada,Hamilton ensaiou a sua quase pole position,entre outras coisas…o que ele teve foi excesso de sorte durante a temporada isso sim,qundo furava um pneu era na cara dos boxes,quando ele saía da pista era na parte asfaltada,uma hora a sorte acaba filho,foi o que acnteceu além do possível erro nos botões,acontece!

edu
edu
16 anos atrás

de proposito?
ah, o garoto naum queria ganhar o titulo? ‘outros virão’ deve ter dito o prodigio…

o hamilton deu a maior amarelada do ano… parece o são paulo na colombia…

lincoln cwb
lincoln cwb
16 anos atrás

Pessoal bom dia.
Seguinte, acho que nunca saberemos realmente se foi de proposito ou não.
Cada um que fique com sua teoria.
Pode ser que foi erro mesmo ou pode ser que foi armação.
No final essa discussão não vai dar em nada.
O mundo continua girando como sempre.
E a chuva vai parar quando ????

Luiz Mazzoni (Woking
Luiz Mazzoni (Woking
16 anos atrás

Nao precisa ser um expert em F1 para saber que foi um erro basico do Hamilton! Inexperiente e pressionado pelas circunstancias de uma decisao de campeonato.
O garoto ficou desbalanceado com a manobra do Alonso e ate perdeu a frenagem no final do retao e apertou o botao errado.
Quanto a teoria de conspiracao acho que isso e imaginacao extremista.
Alguem aqui se lembra do BRACAO Mansell quando desligou o carro no GP do Canada?…..erros acontecem.

Amaral
Amaral
16 anos atrás

Alexandre,
Você perguntou a minha idade, por isso a escrevi.
Para que você possa refletir sozinho, veja o vídeo novamente e veja a mão direita do Hamilton aos 3 segundos de vídeo, ele aperta a borboleta freneticamente e só REALMENTE aperta o Neutral aos 7 segundos (aperta na realidade 3 botões com a mão esquerda de maneira frenética) Se houvesse uma conspiração por parte da McLaren com a conivencia dele, bastaria que ele retornasse ao Box, como escreveram o Caíque e outro Bloguista mais abaixo. Se fosse sem a conivencia dele, bastaria a equipe clicar uns botões do Box para seu carro perder rendimento. O que o Caíque escreveu também mostra que se fosse para sair, que saíssem os dois e não deixar o Alonso com reais possibilidades de ser o campeão se uma Ferrari apresentasse defeito. Para terminar: nunca escreva que os carros mudaram e que alguém ou uma pessoa mais velha não entende que mudanças acontecem ou aconteceram: Alexandre eu vivi o automobilismo de dentro dos boxes durante 15 anos. No volante de um F1, se você não conhece ao vivo, procure conversar com alguém que já pegou um na mão e pergunte se aqueles botõezinhos são acionados apenas no encostar de um dedo ou precisa de pressão, porque o piloto usa uma luva grossa e seu tato é muito prejudicado, por isso volte a ver o vídeo ou se lembre do Massa, Schumacher, etc, mexendo nesse botões, ou veja o vídeo do Hamilton para confirmar que para aciona-los é necessário pressão forte e não um simples encostar e o Hamilton só faz isso apartir do 6/7 º segundo, apenas veja. e sei muito bem do que estou falando.Se você mora em São Paulo vá até Interlagos nun dia de treino de um F3 e veja ou peça ao piloto pra deixa-lo apertar um botão num Volante de F3.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Alexandre,

Sua teoria conspiratória é bem infantil. Qualquer mané sabe quanto gira em dólares na F1. Se fosse para entregar o campeonato por pressão, conforme você apregoa, seria infinitamente mais fácil voltar para os Boxes e dizer que deu defeito na segunda volta porque a FIA NÃO pode inspecionar se houve ou não defeito, além disso sua imaginação não percebeu que se fosse para entregar, o ALONSO também teria que ter saído da Prova e já imaginou se o Massa quebra? quem seria o Campeão Bonitão? E mais uma: Se fosse assim, conforme sua fértil imaginação, por um acaso você acha que o Ron Dennis ia beneficiar o Alonso, permitindo que este ainda pudesse ser Campeão e DESCLASSIFICANDO o Hamilton? e se o Rosberg dá uma panca no Kubica e os dois saem da prova? isso tava combinado? Sua teoria conspiratória é digna de uma novela das 20:00 h da Globo. O Amaral tá certo e mais, porque os carros mudaram de 1982 pra cá, não significa que alguém que acompanhe corridas de automóvel desde anos atrás desconheça o assunto.

Jorge Luís
Jorge Luís
16 anos atrás

Legal, parabéns ao Flávio Gomes por esse sensacional furo de reportagem.

Coincidência é que o Rafael Lopes do globoesporte.com já tinha botado isso no ar às 14h30m.

E aí um “amigo blogueiro” apareceu trazendo a informação…

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

A McLaren que fez um carro tão competente peca na construção do seu volante. O rádio do carro é uma alavanquinha tipo ON/OFF para fazer o PTT e fica colado no NEUTRAL. Uma visualizada rápida e dá para perceber que a maioria, se não todas as outras, colocam o NEUTRO no lado oposto pela razão de que o RADIO é muito mais utilizado numa corrida do que o NEUTRO. Bom, deu no que deu, por mais hábil, traído pela falta de ergonomia! Perguntem para o Barichello!

Edson Naga
Edson Naga
16 anos atrás

Vacilo e culpa total do Hamilton Flávio Gomes… Sem mais comentários.

R/T
R/T
16 anos atrás

gente querendo falar que “foi de proposito” é forçar a barra, né ?

e outra, voces acham, o cara é GENTE, e NOVATO, alguma hora a pressão ia cair em cima, se isso de desligar chave já aconteceu com Emerson em 76 e com o Mansell em 91, porque não ia acontecer atualmente, e com um, repito, NOVATO, e pra complicar com um volante que tem inumeros botões, coisa que antes não tinha

menos, menos

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Algum senador vai propor CPI da Mclaren ?

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Também acho muito errado esta história de racismo…O garoto é bom pra caramba, muito melhor que muitos no grid de interlagos… Olhem o que o Nakajima fez (spare)??? Acontece que não sei porque, pelo pai, pelo ROn Dennis, pela imprensa, o garoto subiu nas estrelas e de lá só desceu em Interlagos… Uma pena… Ele na CHina se achou o superman, imbatível, disputou indevidamente a vitória com o Kimi, sem precisar, lutava pelo título, mas foi-se tudo… Chegou em Sampa sem foco, talvez meio anestesiado pelo GP da CHina ou pelos dois pais dele… ou tudo junto e perdeu o GP, como o Kimi disse, na primeira vlta e não na pane do câmbio… Se tivesse mantido a calma nas primeiras voltas não teria errado na oitava volta… Outra questão a McLaren entregou um carro tão ruim, mas tão ruim pro Alonso que ele só precisava ir levando o GP, sem responsabilidade, mas não agüentou e foi pra cima e pos tudo a perder… Ano que vem têm mais… Que pena, pois queria que tivessemos mais corridas neste ano… com tudo que houve, acho ainda que foi o melhor ano da F1 nos últimos dez anos…

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Na boa?! Com certeza foi de proposito.. nunca saberemos ate ele se aposentar e escrever um livro, mas tenho p mim q isso faz parte da puniçao ainda.. algo como “nao vamos desclassificar vc´s, pois temos q ter emoçao ate o final.. mas vcs nao vao levar ok? ” Alguem duvida q existe essa possibilidade?
Abrs!

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Li em alguns pots abaixo que existe dúvida quanto ao erro do Hamilton… Olhem bem que ao contornar a curva ele realemente esbarra nos botões do lado esquerdo superior do volante (bem encoberto). Depois bate o desespero (tipo vc tá vendo muié pelada no micro e chega sua mãe ou irmã no quarto) e o rapaz fica louco apertando tudo que botão pra desligar/religar faz só besteira CRTL+ALT+DEL e deu no que deu… Só faltou tirar o volante da coluna de direção e recolocá-lo no lugar pra ver se funicona… Deu pena… Estes caras da McLaren Mercedes tbm me fazem um volante com ergonomia zero, deixando fácil pra criança errar…

Vanderlei Ricobom
Vanderlei Ricobom
16 anos atrás

Pior que o erro do Hamilton são alguns comentários infelizes e racistas que foram publicados no youtube. Lamentavel!

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Se eu o ofendi Gomes gostaria de me desculpar mais eu realmente não sabia que havia censura no seu blog e lhe explico, no dia 23/10 coloquei um comentario meu a respeito dos pachecos e te dou razão nesse ponto, mais ao ver os outros comentarios não vi o meu hoje 24/10, mais vi outros extremamentes desagradaveis a até ofensivos a vc, ai eu pergunto a voce, te xingando a gente não tem o comentario deletado ou censurado? só para saber, ate porque perguntar não ofende.
abraços

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Só pra reiterar antes de ir para cama.

Tudo armado, não sei se desde 96, mas com certeza armado.

Sabe o que essa história de botão apertado me lembra? Da luta livre:

Fantomas X Múmia

Era tudo armado, mas pelo menos a gente dava risada. Agora só me dá ráiva por ter gastado tempo acompanhando esse teatrinho que eles armaram.

Fabio
Fabio
16 anos atrás

ele apertou o N (neutro) pensando que fosse o NITRO rs

Trivelato
Trivelato
16 anos atrás

Nadou…Nadou…Nadou…, e morreu na praia.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Putz, é não é que o rapaz apertou o botão errado mesmo? Entra para a história como mais um título perdido de maneira ridícula, assim como a porca voadora da roda do Mansell.

Rafael
Rafael
16 anos atrás

Se fosse pra sabotar não seria mais fácil puxar o carro pra garagem e alegar o famoso problema hidráulico?
Ele errou mesmo, assim como o Massa passou no sinal vermelho em Montreal, o Kimi errou a entrada dos boxes em Nurburgring o Alonso escapou na China…

RODRIGO FONT
RODRIGO FONT
16 anos atrás

ESSE VÍDEO ENTROU NOS ANAIS DO ESPORTE MUNDIAL E ,PRINCIPALMENTE DA F1

Mostra além do clássico “errar é humano”,CARACTERIZA-SE PELO EXEMPLO QUE O CASTIGO NAO VEIO A GALOPE,E SIM,VEIO NO POLEGAR!

Essa foi a cereja da torta…Torta montada sobre tamanha insesatez,farsa,mentira tapeação daquele fdp do R. Dennis e cia.

O liguarudo que fez essa cagada, que até há 3 gp´s atrás(Japão),numa entrevista bem blasé, explicou o pq e como se passa numa aquaplanagem,ironizando o seu rival…

Pois bem….Vimos com ele, como s eentra num box e como duela e passa-se marchas….

Perdeu o título mais ganho em toda historia da f1
Chance como essa,nunca mais!

AGORA AS PERGUNTAS QUE NAO SE QUE CALAR:

1)E A VISITA AO TÚMULO DO SENNA?

2)E o convite que a irmã do falecido fez(VIVIANNE SENNA),ao talento-amarelão,pra visitar o hall das premiações do falecido?

hum?

T.U.D.O. MARKETING!!!!!!!

Hamilton e Kérlon (Cruzeiro-MG)…tudo a ver!!!!!

J. Júlio
J. Júlio
16 anos atrás

Se houve maracutáia, o lugar não poderia ser melhor. Não sei como os políticos não carregaram os troféus.
Prá completar, fraude na gasolina PeTrobras.
Abs

Orico do mar
Orico do mar
16 anos atrás

PARA TODOS QUE FALARAM QUE ELE PERDEU O RITMO ANTES,

Pelas barbas do profeta, analise o vídeo onboard e o offboard, que da pra perceber muito bem que a BMW só ultrapassa o Hamilton após a primeira perna, ou seja, após ele ter apertado o botão. Ele não havia sido ultrapassado antes, tanto que durante a curva a BMW que ele ultrapassou no S, ultrapassa ele, e ja no fim da curva a toyota o ultrapassa… ele não perde posições antes …

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Cara, sempre tenho curiosidade de ficar olhando a mão do piloto quando a imagem está na on board. Não me lembro de já ter visto nenhum piloto tirar o dedão daquele buraco no volante. Dá até pra descofiar que foi de propósito…Mas porque seria?

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Caro Flávio, não tenho certeza se esse botão é mesmo do “neutro” ou do “pit limit”, pois de acordo com o site da McLaren, o ponto morto fica no lado direito e o limitador no esquerdo, onde o Lewis Hamilton apertou. Pode ser que tenha sido trocado ou no carro do Hamilton seja ao contrário. Segue o link do volante da McLaren: http://www.mclaren.com/features/technical/interactive_steering_wheel.php e a dúvida continua!

X Racer
X Racer
16 anos atrás

Nossa que erro primário.

Todo mundo aqui sabe que deve apertar L1 e R1 pra passar marcha no joystick. Pq ele tinha de apertar o X !!!

Não sabe nem jogar videogame….hahahahahaha

fonthor
fonthor
16 anos atrás

essa versão do erro e’ muito conveniente.O cara pilotou sobrando o ano todo e de repente faz um erro bobo.Não acredito.Esse campeonato foi armado.Assim como todos desde 96,cada vez mais sofisticação na arrumação,mas maracutaia.Shucrute era excepcional ,mas ter o lote de imbecis e cretinos correndo contra por dez anos facilitou.Ate isso o poderoso grupo que estava por traz dele conseguiu .E agora essa palhaçada.esporte de massas e’ isso,empulhação.

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Ouvi este papo da McLaren entregar o título, que isso tinha sido acordado na época da punição e tal. Ouvi antes mesmo da corrida. Ainda acho uma tese absurda, mas se considerarmos a saída de pista na China, das mais idiotas que já vi, e esse erro que beira o ridículo, dá pra entender como se formulam teorias conspiratórias. Ainda mais sendo os erros cometidos por um piloto que, apesar de novato, brilhou por ser não só habilidoso mas tremendamente cerebral.

Mas alguém acredita que equipe qualquer entregaria o título, e de maneira tão idiota a ponto de expor seu piloto xodó dessa maneira? Em outras palavras, quais motivos levariam uma equipe a jogar dinheiro pela janela dessa maneira?