Passa, passa, dez vezes

SÃO PAULO (tem tantas…) – Claro que sempre haverá controvérsias em qualquer lista das melhores ultrapassagens da F-1. Mas o Paulo Ainda mandou esta coletânea aqui que, certamente, tem algumas delas.

Em dias de ressaca depois do GP do Japão, ótimo em ultrapassagens, vale uma olhadinha. E se quiser, faça a sua lista.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Como tem gente presunçosa, preconceituosa, mal resolvida e outros adjetivos mais…essa é apenas UMA coletânea de uma série que popderia ter milhares de capítulos.

Ou será que acham que em quase sessenta anos de F1 somente essas mereciam ter sido mencionadas ?

Mesme se pegássemos apenas as que foram filmadas e ou televisadas, o que cortaria no mínimo pela metade o tempo, seria impossível elencar as maiores de todos os tempos..seriam no mínimo umas 1000.

Tal qual seria se fizéssemos um levantamento dos 10, 10 ou 1000 mais belos gols da história…simplesmente impossível.

Relaxem e curtam,apenas isso…. e um dia quem sabe, capitanaeados pelo mestre Joaquim possamos realizar um fórum com esse assunto, o qual certamente consumirá o tempo integral de um farnel da superclassic…

Daniel
Daniel
16 anos atrás

A ultrapassagem do Piquet sobre o Senna na Hungria é realmente imbatível.

Para aqueles que acham o Mansell medíocre, esse vídeo é bastante revelador. As três ultrapassagens listadas são lindas de morrer (as vítimas? Apenas Senna, Piquet e Berger).

A ultrapassagem do Barrichello sobre os irmãos Schumacher é plasticamente muito bonita, mas que o mano mais velho ajudou, ah ajudou. Ainda assim, muitas das ultrapassagens dele caberiam nessa lista. Exemplos: o X no Ralf, acho que em Imola; aquela na última curva sobre o Trulli, na França; as duas sobre o Kimi e uma sobre o Ralf em Silverstone 2003; duas no S do Senna em Interlagos: contra o Coulthard em 2003 e contra o Button em 2005; e aquela que para mim é a mais bonita de todas, mas que nunca consegui localizar no youtube: sobre o velho freguês Ralf em Suzuka 2001, por fora, na curva 1 (na verdade, a briga já vinha sendo travada antes da chicane, que o Ralf cortou para recuperar a posição que havia perdido, apenas para perdê-la mais adiante).

Alguém sabe como localizar essa ultrapassagem?

carlos roberto
carlos roberto
16 anos atrás

Jackie Stewart já disse :” A ultrapassagem do PIQUET sobre o senna na hungria em 1986, foi tão dificil quanto dar um looping com um jumbo 747″. Se o escocês voador emitiu essa opinião, quem sou eu pra achar o contrário. Foi uma ultrapassagem por fora e o PIQUET ficou “meio” atravessado. E como já disseram, sem controle de tração.

Zoca
Zoca
16 anos atrás

A viúva que fez essa lista já está se preparando, pois falta um mês para o dia de finados.

Daniel Neves
Daniel Neves
16 anos atrás

Esse vídeo da incrível luta entre Massa e Kubica no Japão com os narradores gringos se divertindo demais ao vivo também é muito bom!

http://www.youtube.com/watch?v=WX2MoZphGMo

Daniel Neves
Daniel Neves
16 anos atrás

Esse pega entre o Peterson e o Deppailler em 78 na África do Sul também é sensacional:

http://www.youtube.com/watch?v=RrQWDj8jLbs

Abraços!

João
João
16 anos atrás

Não vi nada de espetacular! Quem vê pensa que a f-1 das antigas era o tempo todo rechada dessas ultrapassagens. Não era bem assim. Só esse ano na f-1 aconteceram duas ultrapassagens maravilhosas: Hamilton vs Kimi, Massa vs Kubica. Se alguém fizesse um vídeo dessa duas acharia que a f-1 esse ano foi um espetáculo. Puro engano. A temporada foi uma porcaria, sendo decidida no sábado com direito a passeio e volta olímpica no domingo.

David
David
16 anos atrás

Nossa como são muitos os senhores que comentam por aqui e já viram tudo muito melhor mais bonito e mais bem feito
nós pobres da”nova geração” que não vimos nem conhecemos “Santos Dumont”, Henry Hord” “o SR Bell” “Dom Pedro” “Almirante Tamandaré”…. e muito menos Stwarts, Brabhans, Bruce Mac Larens, Fangios……
estamos relegados a assistir e acompanhar este “lixo”(é oque nos parece ao ler alguns comentarios )de esporte a motor.
me desculpem esta conversa afiada mais tem hora que enche a saco o povo falando que antes era melhor tá bom concordo . só que tudo mudou .o mundo mudou .e NÃO TEM VOLTA.

Ângelo
Ângelo
16 anos atrás

Pra ser fracs e parcial essa listinha ridícula tinha que melhorar muito… O típico sujeiro que acha que F-1 se resume ao Senna. Lamentável…

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Poderia ter colocado também a ultrapassagem do Mansell sobre o Senna na Hungria, acho que em 90.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Melhor que a do Senna sobre o Alesi de Tyrrel foi na volta anterior, o Senna passando o Alesi e tomando o troco..

Agor, nessa mesma página tem um dos momentos mais sensacionais de todos os tempos na F1 que foram as voltas finais em Mônaco de 92… Senna e Mansell numa luta insana e limpa!!!
Lembro que achei que eles não terminariam aquela corrida…

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Essa do Piquet sobre o Senna realmente é a mais fuderosa de longe! O drible do Mansel também é bem louco. Acho que a volta do Senna nao conta, mas se as três voltas do Villeneuve-Arnoux também nao, ali tem uma ultrapassagem das mais sinistras. Tem uma hora em que o Villeneuve atrasa a freiada ateh o ultimo pentelhesimo de segundo, frita o pneu todo e rouba a linha de dentro do Arnoux. Se nao entra a volta inteira, pelo menos essa ultrapassagem deveria entrar. E a do Senna sobre o Hill também.

lupahp
lupahp
16 anos atrás

e tem mais…alguem ja parou prapensar quantas coisas o Piquet teve que fazer ao mesmo tempo pra realizar aquela ultrapassagem? sem controle de traçao, cambio no volante, controle de estabilidade e sabemais o que

lupahp
lupahp
16 anos atrás

assisto corridas desde 1972. nunca, eu disse nunca vi uma ultrapassagem mais bonita do que a do Piquet sobre o Senna na Hungria. E isso deixando de lado todo o bairrismo de lado, a importancia das corridas, qualquer coisa. eu nunca vi mais bonita. e não perco corridas

Ubiratan
Ubiratan
16 anos atrás

Relação parcial (valoriza ultrapassagens brasileiras e dos anos 80 para cá). Já que a volta do Senna em Donington vale, tem de entrar a briga de Villeneuve x Arnoux em Dijon. Uma ultrapassagem do Ivan Capelli sobre o Riccardo Patrese em Spa em 1988 também foi espetacular. Fora uma, que merecia pelo alternativismo: Takuma Sato passando Alonso no Canadá, hehehe.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

Todas as ultrapassagens são magníficas mas a do Piquet em cima do Senna na Hungria deveria ser a primeira pois ele tinha tentado na volta anterior por dentro e não conseguiu…

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

muito pessoal a lista, apesar de todas serem boas.

das mais recentes, faltam Montoya x Schumacher em Interlagos, Villeneuxe x Schumacher, Kimi x Fisichella (quando o Raikkonen largou em ultimo e venceu no Japao), entre outras

Bruno
Bruno
16 anos atrás

galera nao tá lembrando, mas vale comentar uma do Barrichello em cima do Ralf Schumacher na variante baixa de imola, acho que em 2002, aquela foi sensacional.
e como foi dito.. a batalha de Dijon…

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Pois é Belair.
Qualquer enquete que não mostrar “aquela” ultrapassagem, será efetuada por quem não é do ramo.
E como bem disse meu querido Brandão, o pessoal da geração Sena, não sabe o que perdeu. Tem de tudo e para todos os gostos. Puro talento, arrojo, coragem e um naco de irresponsabilidade também
De qualquer forma, é isso que, nós, os aficionados a longos anos, queremos ver.
Trenzinho é bonito de ver na linha férrea, não num autódromo,

Belair
Belair
16 anos atrás

Verdade que cada um sempre terá sua lista. Essa aí é tbm pessoal e muito boa,mesmo faltando um monte de outras.
Agora : é quase certo que TODAS as coletaneas pessoais incluirão a do Piquet sobre o Senna na Hungria. Aposto que todo mundo se mexe na cadeira e abre um sorriso quando a sequencia aparece,como em nenhuma outra ultrapassagem já feita. Concordam?

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Engano meu ou o Reginaldo Leme disse que esta corrida em Fuji foi a melhor dos últimos quinze anos?

Se ele disse isso mesmo, está perdoado. Falou no afã da emoção. Talvez, naquela hora, eu dissesse a mesma coisa.

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Uma dúvida… aquela na espanha o Rubinho passa o Schumi e o Montoya se não me engano.
Naquela do Senna x Alesi, o X que o Alesi dá no Senna na primeira tentativa devia ter sido mostrada.
Finalmente, a mais Humilhante, principalmente pra quem viu ao vivo foi a de Silverstone, aquele drible do Mansell no Piquet.

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

Faltou também a do Senna em cima do Piquet em jacarepaguá 88.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Faltam as do Émerson sobre Cevert e Stewart, na Argentina, uma do Villeneuve saltando por cima da grama em Monza, a do Piquet, de Brabham sobre o Alan Jones e tantas mais.
O cara que selecionou é da nova geração, não viu pegas de verdade.
Sem falar nas duas voltas alucinantes entre Villeneuve e Arnoux, ou na de Schumacher, em sua última corrida, no S do Senna.

everaldo
everaldo
16 anos atrás

São ótimas ultrapassagens, que servem para relembrarmos o quanto a f1 já foi fantástica e empolgante.

3=6
3=6
16 anos atrás

entendo que a da hungria é fora de serie.
esta acima de todas.

EdisPJ
EdisPJ
16 anos atrás

Já na numero dez dava pra saber o que vinha pela frente…como disseram antes, totalmente parcial…se a numero um, como uma volta inteira vale como ‘ultrapassagem’ o que dizer daquela disputa entre Villeneuve e Arnoux?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Hungria, 1986! Pela manobra, pelos carros, pela pista e pelos sujeitos do evento!

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Ha do senna no hill em 93 e bonita,
hakkinen no schum em Spa tb é legal. O x do Barrichello de stwart no schum de ferrario na frança conta?! tb foi fantastica, ainda mais pelas equipes envolvidas…
a do Sato no Alonso, tb pelas equipes envolvidas foi historica!
iche.. tem tantas!

Lucpeq
Lucpeq
16 anos atrás

Concordo com o Jonny\\’O

Francisco Neiva
Francisco Neiva
16 anos atrás

A de Piquet é a maior de todas. Muitas são “plásticas”, como a de Hakkinen, mas em grau de dificuldade a de Piquet é imbatível.
A de Barrichello sobre a Ralf e Shumacher não tem a menor graça, jugo sujo dos ferraristas.
Faltou a de Villeneuve sobre Shumacher, a de Montoya sobre Shumacher, a de Mansell sobre Senna (Hungria).
A campeã não tem graça, pois não uma ultrapassagem, assim com o duelo de Arnoux e Gilles não tinha mesmo que fazer parte da lista. São coisas diferentes.

Pedro Bresson
Pedro Bresson
16 anos atrás

e faltou aquela do montoya de williams no schumacher em interlagos no 1° ano do colombiano na F1. já chegou jogando o alemao pra fora da pista.

a melhor sequência é mesmo a do arnoux x villeneuve em dijon 79… imbatível.

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Claro que 10 é um número pequeno para selecionar as ultrapassagens fantásticas que existem na F1. Por exemplo, tem a do Villeneuve com o Arnoux…

Ao ver o vídeo, me lembrei da ultrapassagem do Piquet no Mansel em 86 em Monza, na Parabólica, por fora. Alguém tem esse vídeo? Tinha em VHS e não sei onde está…

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Para mim ,Hungria 1986 foi a maior.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Fraca e parcial….

3=6
3=6
16 anos atrás

a melhor ultrapassagem ´é a “melhor volta” do senna , mas todas são otimas .

Fernando Voigt
Fernando Voigt
16 anos atrás

Flávio.
Concordo com várias, mas discordo de outras.
Só como comentário, se alguém fizesse o que o Senna fez em Donnington na largada nos dias de hoje, iria levar um “stop and go” de uns três minutos.
O Senna dá uma atravessada na pista que é impressionante.
Um abraço.