Rio, 1936: inacreditável

SÃO PAULO (é outro mundo) – Eu nunca tinha visto imagens tão antigas do Rio com tamanha qualidade. Trata-se de um curto documentário da Metro Goldwin-Mayer rodado em 1936. Imagens belíssimas, coloridas, de enorme definição e cores perfeitas. Parece filme de época rodado hoje.

Mas não é. É mesmo o Rio há 70 anos. Um outro planeta, outro país, um universo paralelo. Parece impossível acreditar que isso que você vai ver é o mesmo Rio de hoje.

Incrível como se estragou tanto este país em tão pouco tempo.

Ah, a dica foi enviada pelo Mestre Mahar.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eric
Eric
16 anos atrás

Vendo este vídeo, eu tenho certeza: nasci na época errada, porque bem que eu poderia ter essa idade que eu tenho hoje no máximo até o meio dos anos 90.

João José Curvello
João José Curvello
16 anos atrás

Para bem compreender o que aconteceu com o Rio e com muitas outras cidades no mundo, vale a pena ler o livro Morte e Vida de Grandes Cidades, de Jane Jacobs (no Brasil, foi publicado pela Martins Fontes). Falta de planejamento mata, mas planejamento demais, também. O segredo da pujança e da renovação das cidades está na convivência, no simples ato de cuidar uns dos outros, o que ficou impossível diante do predomínio das grandes vias, das marginais, das grandes auto-estradas, das linhas de todas as cores, mas também dos enclaves urbanos, como os edifícios (que já aparecem no filme, mudando a silhueta da cidade) e os novos condomínios fechados e suas cercas elétricas (verdadeiros campos de concentração hipermodernos).

Luis Rossi
Luis Rossi
16 anos atrás

Não é só o Rio… Minha pequena cidade do interior cresceu e virou um monstro com muros altos e cercas eletrificadas. The horror…

Augusto Freire
Augusto Freire
16 anos atrás

Como disse o Dermeval Caixeta lá no primeiro comentário, isso está acontecendo até em Brasília, que tem apenas 47 anos de idade. Vivo aqui há 46 anos e infelizmente tenho acompanhado a deterioração da cidade. O processo acontece em todas as cidades grandes do Brasil, pela omissão do Estado, os interesses econômicos, especulação imobiliária, a exclusão social cada vez maior… É triste, e o pior é que nada indica que isso se reverterá.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Passei minha infancia e adolescencia em todas as férias no RJ, e me entristeço em ver no que se trasnformou..sendo essas imagens imperdíveis e inacreditáveis, o verdadeiro Paraíso Terrestre.

Renato
Renato
16 anos atrás

Se vcs pesquisarem os arquivos todas – absolutamente todas – as velhas cidades sejam no Brasil, na Argentina, na Europa, na Russia e nos EUA foram destruídas e sabem por quem, por nós mesmos.
A troco do que? Dinheiro.
Businees.
Mais dinheiro, especulação financeira e imobiliária, o sonho de copiar os americanos, Carrões que pedem avenidas, que pedem elevados, que destroem tudo.
Deixemos de ser hipócritas. Nossas internets, celulares, notebooks, carros e outras tralhas que lamentavelmente não sabemos viver sem causaram a destruição… E ainda não acabou.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Lindas imagens, parabéns a mestre Mahar e FG.
A especulação imobiliária aliada aos políticos acabou com tudo.
Hoje é espigão pra tudo que é lado, do nível da rua não se vê mais a maioria das montanhas.
Como disse Juca Chaves, devido a isso, o Rio hoje só é bonito de avião.

Jayme
Jayme
16 anos atrás

O que fizeram com nosso Rio, com nosso país! Na década de 80 ia sempre ao Rio, ainda não estava totalmente destruido. Triste demais

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

É de chorar.
Agora consigo entender os olhos marejados de minha avó ao falar desse Rio de Janeiro tão maravilhoso, no qual passou sua infãncia inteira, e onde hoje apenas podemos constatar o caos em que se transformou.
Nesse vídeo aparece o magnífico Palácio Monroe, então sede do Senado Federal e que foi vergonhosamente derrubado durante o Regime Militar.
O Rio de Janeiro era poesia pura.

Teo
Teo
16 anos atrás

3 comentários:

1. Cada vez que vejo uma foto antiga de São Paulo, me dá o mesmo aperto no coração. Lindo demais mas triste demais. Mas vale pela história e principalmente, pela reflexão. Valeu Flávio, é por posts como esse que seu site (e você) faz toda a diferença.
2. A decadência do Brasil e de nós brasileiros (desculpem, mas não adianta por culpa em políticos, somos todos culpados), tão evidente ao assistirmos esse filme, tem na cena das borboletas (na época um inocente artesanato) um pequeno exemplo de como tudo começa. Um hábito cultural enraizado de destruir o que é belo pra ganhar dinheiro sem se importar com as consequencias. Vide nossos rios, nossa Mata Atlântica, nossa Amazonia, a cana de acúcar, o pau brasil, nossos carros antigos. Não preservamos %!$&#nenhuma, destruímos. A verdade é que somos um povinho burro e mal-educado demais.

3. Acho que nasci na época errada, me deu uma saudade enorme do que nem conheci.

edu
edu
16 anos atrás

E ainda tem gente que diz: sou brasileiro com muito orgulho….

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Incrível mesmo a qualidade das imagens… Sem contar a cidade limpa, gente bem vestida, civilidade, grama cortada, calçadas e ruas bem pavimentadas, tudo muito calmo, nem parece o Brasil… Hoje tem tiroteio, arrastão, ruas sujas, calçadas sujas, e o pior.. esse políticos filhos de uma quenga que só sabem meter a mão no bolso de quem produz e viver nas costas de um povo apático que aceita tudo calado e ainda faz carnaval…..
Será que o Lula já viu esse filme? o Cesar Maia, o Garotinho… esses imbecis precisam assistir essas imagems umas 20 vezes ao dia….

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
16 anos atrás

Flávio e Mahar….

Falem sério: vcs mandaram fazer este vídeo em computador. Programa de ultima geração……….Me digam q este Rio nunca existiu….

Pq se existiu a minha ira em relação aos políticos que comandam este país vai aumentar. Muito vai da população tb, mas como os politicos DEIXARAM o país, em especial o RJ, chegar ao lixo que é hoje.

Estou agora numa dessas LAN HOUSES por causa do horario “ocioso” momentaneo no serviço e confesso a vcs que pisei forte no freio, cravei o frerio-de-mao no queixo , derrapei nas quatro (rodas, lógico) e, mesmo assim, caíram algumas lágrimas…

Lindo este Rio de Janeiro que não conhecia, nem por fotos. Alguns palácios eu identifiquei mas outras construções igualmente lindas desconheço. Aquela avenida que possui inúmeras Palmeiras Imperiais nem imagino onde seja. Até desconfio que seja a Av. Franciso Bicalho, mas – se for, minhas lágrimas se transformarão em caldalosos rios…….rios que não temos mais………

E pensar que o Cristo Redentor tinha “apenas” 5 aninhos….

Flavio e Mahar: Meus Parabens. Um por achar essa preciosidade. E ao outro por compartilha-lo conosco.

Vcs são Show de Bola…..

Jason
Jason
16 anos atrás

Começaram estragando as borboletas… Hoje elas estão quase extintas por aqui, por causa desse artesanto medonho que faziam pros turistas.

Que barbaridade faziam com os belos insetos.

calloni
calloni
16 anos atrás

tenho certeza que vivemos na epoca errada :(
pra que serve o futuro se nao temos um passado assim em nossas retinas para poder lembrar e lutar para que nunca se perca?

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Sou paulista mas sempre digo que o Rio seria o lugar mais lindo do mundo se tivessem cuidado bem dele desde o início. Acho que foi muito ruim ter sido capital do país por muito tempo. Se fosse apenas um lugar turístico, com uma pequena população seria, sem dúvida, maravilhoso.

Samuel H. Mandelbaum
Samuel H. Mandelbaum
16 anos atrás

Coisa linda… e o melhor foi descobrir que eu tenho uma bandeja de borboletas igualzinha àquela do final, que eu herdei da minha tia que tinha visitado o Rio nessa época! Saudades!

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
16 anos atrás

Incrível o que fizeram com nosso país. A mesma coisa acontece com São Paulo.
Olha o que era a cidade à 20 anos atrás e olha o que virou hoje em dia. São Paulo podem montar a dupla Caos e Desordem.
Isso nada mais é que reflexo do povo, mesquinho, egoísta, mal-educado e sem amor à Terra.
No domingo antes da corrida, na hora de se cantar o hino nacional a gente vê quanto respeito têm o povo pela pátria.
Acho que é apenas o reflexo das atitudes do povo. O mesmo povo que coloca os governantes, o mesmo povo que acha que patriotismo é torcer pela Seleção durante a Copa.

Nada é em vão.

:(

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Gomes, que sensacional, esse vídeo!!!

É muito triste ver o Rio de hoje. Agora há pouco passei pela cinelândia. É impossível passar ali e não me lembrar de quando fui assaltado por seis garotos (um delese armado)…

É muito tritste saber que esse Rio do vídeo não existe mais…

Helio
Helio
16 anos atrás

O ser humano é uma praga , eu não tenho dúvida disso.

Mandem este ideo para o Cezar Maia
pra ver se ele aprende um pouco a cuidar de uma praça ou jardim.

DICK 87
DICK 87
16 anos atrás

LINDO DEMAIS.

Marcus
Marcus
16 anos atrás

Meu Deus, O Palácio Monroe e o Marisco em filme e à cores!

André Stein
André Stein
16 anos atrás

Ainda assim continua sendo a principal porta de entrada no país…uma pena o q fizeram com minha cidade. :o(

HM
HM
16 anos atrás

mataram uma bela cidade, pouca coisa ainda se parece com isso…

Carmem Spínola
Carmem Spínola
16 anos atrás

Semana passada o bondinho do Pão de Açucar completou 95 anos. Pena que as transformações na cidade só fizeram mal. Dizem que Natal é provinciana, uma capital com jeito de interior. Ahh, como eu queria que minha bela cidade guardasse, ainda, os ares de província… Se pra ser “moderno” é preciso “importar” as mazelas grande cidades, nem quero imaginar onde iremos parar…
Abraços a todos!!!

Caca
Caca
16 anos atrás

Nós somos um lixo, LIXO!

Veja que maravilha era o Brasil. Hoje, acabado, liquidado, arrasado…

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Bom FG,
Fiquei Feliz em conhece-lo pessoalmente.
Abraços
Abraços

Marcos Vale
Marcos Vale
16 anos atrás

FG me responda uma coisa:
A Maclaren sendo excuida do campeonato como equipe, ela tem legitimidade para apresentar queixas contra outra equipe??

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Chiiii, esqueci:
Caro MM, nobre gestor daquela ONG de objetivos impronunciáveis:
Obrigado pelo achado, belíssima dica.

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Muito belas as imagens… a paz e a beleza das praias. Este vídeo já estava no Youtube faz um bom tempo.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Maravilhosas imagens de um universo paralelo, como bem disse o FG.
Palácio Monroe, Candelária e as praças, bondes, chapéus, ruas desertas, poucos carros.
Orla original ainda sem o aterro da Glória e do Flamengo, coisa linda.
E que prédio mourisco é aquela aos 4:50min??
Copacabana sem calçadão, e uma estranha narração de um norte-americano vendo a mistura de raças e as cores das borboletas…
E o melhor de tudo, talvez: Foi nesse Rio de Janeiro, no meio dessas paisagens bucólicas que, nesses mesmos anos as baratas já aceleravam pelo Circuito da Gávea, rompendo com seu ronco o silencio dessas ruas, a paz de seus habitantes…
E de pensar que, aquela criancinha que corre pela calçada poderia ser minha mãe é de lascar…
Nascida em 1930 e ainda conosco, bem que poderia ser ela, incrível.
Adoro imagens antigas assim, todas elas.

Kiko Mendes
Kiko Mendes
16 anos atrás

nossa, meu pai viveu essa época…
estonteante e ao mesmo tempo triste de ver como essa cidade caiu tanto ´em nome do progresso´

Lindo.

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Ao ver as nossas imagens, em documentários ou em filmes, vejo como não preservamos nossas belezas…

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

ver esse filme e ainda encarar uma segunda-feira vai ser difícil.

jose
jose
16 anos atrás

Uma tristeza sem tamanho toma conta de todos nós ao ver esse vídeo.Tenho certeza disso.
Realmente inacreditável as imagens feitas por estrangeiros é lógico,nós brasileiros nos encarregamos de estragá-las com favelas,bandidagem,corrupção,políticos vendidos e oportunistas,tudo em nome do estado paternalista,demagogo e enganador que políticos e mandat´rios desse pais nos enfiam goela abaixo diariamente.
Parabens a todos voces,pena que a maioria dessa laia não esteja mais aqui para ver o que fizeram.

Ângelo
Ângelo
16 anos atrás

Era uma cidade que merecia o título de maravilhosa… Eu gostaria de entender como o País se degradou tão rapidamente em tão pouco tempo (pq 70 anos, a luz da história, não é nada).

Fernando S. Ferreira
Fernando S. Ferreira
16 anos atrás

Incrível caso alguem tenha ou vc mesmo FG coloque um video atual para comparações, mas sem duvidas somos destruídores deste belo país.

Demerval Caixeta Jr.
Demerval Caixeta Jr.
16 anos atrás

FG. Não precisar ir muito longe não. Vi isso acontecer com a minha querida Brasília!