Toyota sobe no telhado

SÃO PAULO (aqui e ali) – Não é a primeira vez que leio: a Toyota pode puxar o carro no final de 2008, ficar só como fornecedora de motores para a Williams e sair de fininho. O Lua mencionou a possibilidade em sua coluna.

Pelo que fez até agora, vai tarde. Cenário ideal: a Audi compra as instalações de Colônia a preço de banana e entra rasgando na F-1. Com um V8 dois tempos DKW!

Um tempo atrás, um cabra fez um estudo sobre uma possível pintura de um Audi F-1. Não achei todos os desenhos, mas encontrei esse aí embaixo que dá uma idéia da brincadeira.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson
Wilson
16 anos atrás

Bom, eu sou nissei, Marcelim. Meu pai trabalhou a vida toda em uma grande corporação japonesa. Não discordo de tudo que você disse, mas sempre fico com um pé atrás com opiniões “definitivas” sobre qualquer coisa. Está muito próximo da generalização. Quanto ao fundamento de estudos e chancelas de tudo que é especialista, também não dizem muita coisa. Vem um outro num dia seguinte e desmente todo mundo.

Marcelim
16 anos atrás

(Marcelim,
esse é o seu entendimento do \\”modelo\\” japonês, mas existem outros.)

Esse não é o MEU entendimento, mas sim de sociólogos, antropólogos, historiadores, psicólogos e jornalistas especialistas em Japão.

O resto é conversa fiada. Ou mentira.

augusto danna
augusto danna
16 anos atrás

Olha a direção da Toyota que me desculpe mas o projeto deles foi um fiasco desde o começo, no inicio com a grana na mão contratam o projetista da Minard!!!!!!!! (a fala sério o que os caras queriam ganhar campeonato) eles tem tudo fábrica de primeira, tunel de vento, dinheiro sobrando, só falta competencia na organização da estrutura!!!! vai tarde!!!!

marayl
marayl
16 anos atrás

Marcelim,

esse é o seu entendimento do “modelo” japonês, mas existem outros.

Marcelim
16 anos atrás

Wilson.
o Senna, como piloto, seria o equivalente do samurai, o guerreiro que usaria a arma construída por eles.

No senso hierárquico do japonês, Senna não estava no mesmo patamar da equipe, dos que trabalham.

É complicado explicar aqui, envolve uma série de fatores que só quem tem um certo conhecimento da cultura japonesa e asiática(ou budista) consegue compreender, sobretudo quanto à hierarquia.

André
André
16 anos atrás

Alex:
Não é de MOD não.É pro GP4 sim,mas é um carro avulso.Se não me engano é de 2005 ou 2006.
A quem interessar possa,pesquise em http://www.granprixgames.org por este carro da Audi.Ah,com certeza seria uma participação bem mais interessante que a da Toyota.Embora a Toyota tenha levado algumas décadas para se tornar a 1ª montadora do planeta e embora os gastos com a F1 não cheguem a 0,5 ou 1% do faturamento anual,ninguém gosta de perder dinheiro e muito menos de conflito de imagem,ou seja,é a maior montadora do planeta e certamente continuará sendo,mas a equipe de F1 é um fracasso,nunca venceu.Penso que houve um erro de análise de marketing por parte do pessoal da montadora,pois diferentemente da Honda,que basicamente corria já desde os anos 60,os interesses da Toyota na F1 são muito mais comerciais e financeiros do que esportivos.O que a equipe precisa é de uma reavaliação no âmbito administrativo.É um dos maiores orçamentos da categoria,mas não vence?O problema é operacional,na administração.

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Discordo um pouco, Marcelim. Basta ver o exemplo da idolatria que os japoneses da Honda tinham com o Senna, estrangeiro, pentelho ao extremo e que queria tudo do melhor para ele. Ele exigia que toda a equipe fosse completamente comprometida. Então não consigo ver o destaque como problema para os japoneses, mas a quebra do espírito de equipe. É também uma questão de confiança, eles não costumam dá-la tão fácil, é algo que tem que ser conquistado solidamente.

Marcelim
16 anos atrás

Eu acho que falta um chefe de personalidade na Toyota, mas talvez o buraco seja mais embaixo.

Me lembro de ter lido um livro chamado “You gotta have wa” do Robert Whiting ( http://www.amazon.com/You-Gotta-Have-Robert-Whiting/dp/067972947X ), que relata a experiência de jogadores americanos de beisebol no Japão e as tentativas de enquadrá-los no “espírito de equipe” japonês, na verdade uma pura manifestação de complexo de inferioridade.

Os japoneses não gostam de pessoas que se destaquem das demais e tendem a prejudicá-las para forçar que se nivelem aos demais.
Quandoa pessoa em questão é um estrangeiro, esse sentimento se agrava e como relatado no livro,desde os técnicos aos juízes, passando pelos colegas de equipe, manipulam os fatos e até jogam sujo de forma a neutralizar o “aparecido”.

Esse tipo de boicote acaba prejudicando as equipes como um todo e talvez seja isso que esteja acontecendo com a Toyota.

Acredito que a solução seja transferir toda a operação para a Alemanha ou colocar um chefe com carta branca para demitir e promover quem lhe convier, de forma a montar uma equipe confiável, como fez Carlos Ghosn na Nissan.

Caso contrário, só resta à Toyota continuar perdendo dinheiro na F-1.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Possível ou não, que a simulação com esta pintura ficou legal, ah sim, ficou d+.

Agora, como foi dito, os japas são bons em algumas coisas, inclusive copiar e se autopromover, além de não aceitar opiniões diferentes ou de fora. Passagens na história do oriente citam este complicômetro da cultura deles.

Outra coisa, se não estou enganado, a equipe é o que sobrou da BAR, e com certeza a comunicação alemão inglês japonês interfere nos resultados, além das culturas – línguas sem nenhuma identificação e cultura idem, ficam muito nóia uma relação assim.
Isto já foi aboradado antes, nas décadas de 80 e 90, explicando em boa parte porque pilotos japoneses de motos se dão bem e no automobilismo não vingam.

Por fim, com resultados bons ou não, a fonte pode secar sim. Basta um espirro numa das bolsas (expeculativas terceiro mundistas, do BIRC por explemplo) abalar por 2 dias seguidos que os gigantes tremem na base e acabam com a brincadeira.

Aconteceu antes, pode acontecer de novo.

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

Já q eu vi um comentário – em tom de brincadeira – sobre o Cristiano da Matta, resolvi dar uma olhada no site dele:

http://www.damatta.com

Eu nao tinha nocao do quao grave foi seu acidente…

E o engracado que ninguém mais fala do cara!!!

Flavio, voce o conhece pessoalmente, tem falado com ele? Como o cara tá?

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Gomes, nessa aí acho que você viajou.
A Toyota sai do mundial apenas se rolar um haraquiri coletivo.
Os 300 milhões que eles gastam na categoria é dinheiro de pinga.

Clô
Clô
16 anos atrás

O Cristiano da Matta foi atropelar um veadinho e deu no que deu. Fim de carreira para ele e eterna maldição para a Toyota. Que sirva de lição para todos. Respeitem os veados!!!

Rogério
Rogério
16 anos atrás

Como seria a Lada na F 1? Um caixotinho 3 volumes ???
Tem gente que iria adorar …

LUMA
LUMA
16 anos atrás

A Toyota F1 é a aventura mais cara já vista no esporte a motor sem resultado… A Honda têm sua história assim como a BMW, que já fizeram vários campeões, mas a Toyota é uma decepção… Já disse que a Toyota vive de um marketing criado pela marca, pelos conceitos de Line Production, Just in Time, Kanban, Monozukuri, TQS etc., mas é difícil entrar em um carro Toyota e se apaixonar… Sue linha Lexus foi em grande parte cópia dos Mercedes classe S, é de doer a alma a ergonomia dos carros e soluções da Toyota… Para quem conhece de automóvel, sabe diferenciar e analisar com critérios o que estes caras entregam ao consumidor… Toyota vende, vende muito é isso me é para ser estudado…, como com carros tão espartano eles conseguem ter esse sucesso… Alguém pode me dizer um sistema, uma tecnologia inventada pela Toyota e implementada/adotada por toda a indústria automobilística? Procurem e não vão encontrar… Se proibirem o benchmark com os carros alemães eles vão a falência… Toyota na F1 é o retrado desta marca…

BETO
BETO
16 anos atrás

deixe-me advinhar…..
O número do carro é 96. só falta !!

Klaus
Klaus
16 anos atrás

Se a BMW que está há décadas n F1 até agora não conseguiu nenhuma vitoria, com sua própria equipe acho muita presunção dizer que a Audi vai fazer melhor…se nem motor ela tem.

drews
drews
16 anos atrás

tem mais imagens do Audi F-1 no link a seguir:
http://www.fourtitude.com/news/publish/Features/article_2944.shtml

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

Audi na F1? Esquece! Parece que o sheik da A1 GP quer comprar uma equipe… Taí uma boa opção. Na F1 atual acho muito mais possível a entrada de um “grupo” como o do sheik do que a Audi…

Marcog
16 anos atrás

Uma graça o carro, hein…

antigo
antigo
16 anos atrás

se lançarem um motor V8, 2T, F1, cê coloca no 96?
Aí, vai ter que reforçar as soldas do carrinho, senão a frente sai, e deixa a traseira para trás…

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

Gomes, você se esqueceu que esse carro de F1 Audi também terá roda-livre.

Mario Mala
Mario Mala
16 anos atrás

Esta bonito, o brasil é uma fera em propaganda mesmo! …pro bem e pro mal…

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Para a Toyota vencer na Fórmula 1, precisa fechar a fábrica na Alemanha e abrir outra na Inglaterra. Contratar um punhado de técnicos ingleses e deixá-los dirigir a equipe, pois são eles que entendem de Fórmula 1!

A Renault só conseguiu vencer na Fórmula 1 se associando a uma equipe inglesa (Williams). E quando venceu como equipe, tinha um monte de técnicos ingleses, que depois foram para Ferrari, fazê-la campeã após muito tempo.
Se a Mercedes fizesse uma equipe própria, em vez de se associar à Mclaren, estaria até hoje comendo poeira e andando pelo meio do grid.
No máximo teria uma meia dúzia de vitórias nestes anos todos. Uma equipe própria Mercedes Benz, sem Mclaren, nunca teria vencido os campeonatos de 98 e 99.

A BAR quando virou Honda, fez o contrário. E deu no que deu.

sabugonavagina
sabugonavagina
16 anos atrás

ecahonda…tem salvacao ? ? ? he,he,he,he, boa piada he,he,he

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

A Honda até tem salvação é seu segundo ano como equipe mas a Toyota…

.
.
16 anos atrás

O mistério Toyota e Honda, em muito me lembra a situação da Cooperçucar: Bons pilotos, orçamentos milionários, disponibilidade para contratar ou comprar do bom e do melhor e a coisa não anda ? O que falta ?
Mistérios…

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Pilotos da Audi F1: Markus Winkelhok, Timo Glock e Lucas Luhr.

Thiago Rocha
Thiago Rocha
16 anos atrás

Por falar em Da Matta, acabei de vê-lo na fila do cinema aqui em Belo Horizonte, sei lá, me parece que ele ficou meio ‘devagar’ com o acidente… Ah, segundo um amigo que é amigo dele, ele foi mandado embora por outro motivo… Abraço!

Pedro Paiva
Pedro Paiva
16 anos atrás

Uma hora a fonte tem que secar. Há anos a Toyota tem um dos maiores orçamentos mas nunca saiu do fundão. Os japoneses têm muitos méritos como montadora, batem recordes de produção e vendas e ainda são modelo de gestão de produção com o Sistema Toyota de Produção. É realmente uma pena que eles não acertem nunca a mão desses carros pois seria com certeza uma equipe com força $$ pra lutar com McLaren e Ferrari de igual pra igual. Mas sou meio cético à Toyota desde que despacharam o Da Matta, mesmo ele tendo liderado corrida durante o ano. Deu a entender que a politicagem é grande lá dentro, porque o cara é comprovadamente um baita piloto, o carro era sabidamente ruim e, ao meu entender, ele vinha subindo de produção, o que indicava uma temporada seguinte bastante melhor. Não é patriotada, mas Trulli e Ralf nunca vão ser grandes campeões.

agart
agart
16 anos atrás

Sonhar é grátis…até para vc.

joise carlos
joise carlos
16 anos atrás

tomara que se exploda logo pois fizeram cachorrada com nosso patricio cristiano
ja vai tarde!!!!!!
jose carlos
sete lagoas

Marcio
Marcio
16 anos atrás

Sr Flavio, moro no Japao ha dezoito anos e sempre acompanho a F1. Fui em 2005 e em 2006 assistir ao vivo em este ano em Fuji. Tenho muitas coisas pra contar dessas vezes q fui assistir…Abracos.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Esse vermelho é só na cabeça dele mesmo…

Dú
16 anos atrás

Pô, na teoria dos ON que defendo o Lua coloca o Luis? Agora FG, imagina a F1 a diesel, Audi a frente e para nos satisfazer uma joint venture com Roger Penske e a tecnologia dos detroit diesel 2 tempos. Bernie conquistaria a América. Aliás, como seria a pintura de um carro anti ecologico? Daria mais mkt que o papai e mamãe da Honda.

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Sobre a Toyota. Deveriam estudar este fenômeno, pois a Toyota vende uma imagem de inovação e tecnologia acima de tudo, mas na F1 foi um desastre e é um sucesso como Automaker, mas seus carros são de extremo conservadorismo… Alguém já olhou o acabamaneto de um Corolla, nem revestimento no porta malas têm. Seu sistema de freios ABS está umas três gerações atrás dos demais e mesmo assim o povo compra e compra… Japoneses não dão ouvido em nada e para ninguém, são arrogantes… A sua história diz isso, até que algo muito sério aconteça e eles caiam deprimentemente na real… A real da Toyota já chegou… milhões e milhões gastos e nada de resultado, parece lavagem de dinheiro de tão estranho… Arrogância é ter vencido nos Estados Unidos e chegar já montando equipe na F1, pensando que iria passear… Dançou… Seria uma boa a AUDI, mas a VW teria grana pra bancar a brincadeira??? A VW não anda muito bem das pernas…

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

A Toyota nunca dará certo! Ignorou o Da Matta e paga por isso até hj. Não por ser o Cristiano o melhor piloto de todos os tempos, mas ele era piloto de ponta, com talento e liderança pra fazer a equipe chegar ao topo. Ignorado, mesmo sendo o queridinho dos japoneses, ele sentiu que não ia dá em nada, pegou o boné, não fez qualquer esforço pra ficar e deixou a parte européia afundar a equipe em paz. A Toyota é como aquele cara antipático totalmente prepotente que se acha o máximo e não escuta ninguém. O melhor que podem fazer é apoiar o tio Frank mesmo, pq ele sim sabe o que fazer pra disputar vitórias. Verdade que passou por maus momentos, mas foi decorrente da renovação da equipe que precisava pegar experiência. Com grana as outras vão precisar abrir o olho. A única saída digna pra Toyota é mesmo se juntar com a Williams (e pq não com 4 carros ?).

balão
balão
16 anos atrás

seria legal se o motor fosse a turbo disel

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Falei!

Claudio Lacet
Claudio Lacet
16 anos atrás

Se a Toyota colocar metade do dinheiro que ela gasta com a sua equipe na Willians, esta voltará rapinho para o topo da categoria. Entra um time, fecha outro e o quarteto McLarem; Willians; Ferrari e Benetton (depois Renault) venceram 31 campeonatos de piloto e 33 de construtores nos últimos 34 anos.

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
16 anos atrás

Como amante de corridas de prototipos e longa duraçã, prefiro ver a Audi com seu brilhante prototipo na American Le Mans. E a Peugeot na Le Mans Series.

joao Cruz
joao Cruz
16 anos atrás

Está engraçado esse Renault R25. A pintura sempre é mais bonita do que quando tinha as cores da Mild Seven.
Parabens pelo trabalho Gomes!

EdisPJ
EdisPJ
16 anos atrás

É o tipo de especulação que acho que não vai longe…ainda mais que eles tem grana pra torrar a vontade…se pelo menos tivessem organização… quando o da Matta corria por lá, vivia reclamando que ninguem dava bola para as suas observações…sempre falando de alguma falha na suspensão, ou coisa parecida…e sempre diziam que ele tava enxergando demais…

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

isso é mentira !! eles tão contratando o Tiomo Glock , e com ctz o contrato deve ter uma duração razoável (no minimo 3 anos ) , portanto isso é balela !!

Pedro Bresson
Pedro Bresson
16 anos atrás

o grande problema da toyota é empregar duas tartarugas enganadoras chamadas ralf e trulli. tb a comunicacao entre alemanha e japao nao funciona bem.

estando eu na chefia da toyota F1, contrataria logo esse glock (pra provar de vez q é um enganador) e metia o sutil lá tb. pelo menos a alemaozada iria saber se comunicar entre si e deixaria os japas batendo cabeca.

BINICULO
BINICULO
16 anos atrás

se a toyota afinar…e tirar o time de campo… o que nao acredito sera um desastre comercialmente falando… para o maior fabricante de populares descartaveis do mundo…o correto seria comprar a willians e seguir na f 1 almejando assim melhores resultados…quanto a audi entrar na f 1 …seria ate bom …mais seria preciso juntar o conglomerado vw…audi…porche somados…para tentar …desafiar… as Mercedes …com suas poderosas Flexas de Prata… que de agora em diante estao com seu C T do seculo 22 bombando a 100%… e produzindo carros que falam muito ALTO …e nao quebraram nenhuma vez esse ano nenhum dos dois carros…acho dificil eles terem coragem …de encarar a Mercedes Benz… pois eles conhecem bem a capacidade $$$ e tecnologica da gigante …que esta levando os concorrentes a loucura…vejam o ridiculo tapetao 147 !!!

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
16 anos atrás

O grande problema da Toyota é não escutar os pilotos. Ela sempre diz que os pilotos não conseguem chegar ao seu máximo. Mas e 2006 ela foi bem, já neste ano, o carro está uam porcaria.
Sinceramente a melhor opção seria se juntar a Williams mesmo, pois ai sim ela terá frutos!

Alex
Alex
16 anos atrás

É, faz tempo mesmo que dizem que a Toyota saíria. A Renault já fez o mesmo, mas também continua…

Essa imagem aí certamente é de algum mod do GP4, se entrar em qualquer página, como o GP4Italia, será possível encontrar esse tipo de pintura.