Vettel e Hamilton

SÃO PAULO (lá vem cacetada) – No ar a coluna Warm Up de hoje, falando sobre Hamilton e Vettel, os dois meninos-prodígio da temporada. Texto que chega (ou começa com) à conclusão de que o quarto lugar do alemãozinho em Xangai com a Toro Rosso vale mais que o título que o inglesinho pode conquistar com a McLaren em Interlagos.

Concordem, discordem, mas mantenham a civilidade.


Vettel na BMW Sauber: mais jovem a pontuar a e liderar uma corrida

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antonio
antonio
16 anos atrás

Posso não concordar com cada letra do que foi escrito , mas em linhas gerais tô com o FG .
Nesta F-1 dos últimos tempos só os carros de ponta fazem a festa . é reconformtante ver que um cara com braço ainda consegue fazer algo diferente . Assim como o LH , que por ter um carro de ponta faz o seu algo diferente lá na frente … E acho que o Button tá fazendo o seu algo diferente lá trás também . Soma-se o Heidfeld e acabou a esperça de surpresas no grid . É tudo muito previsivel . Por isto dou muito valor ao que fez o vettel

augusto danna
augusto danna
16 anos atrás

Concordo!!! pois conseguir resultados com uma ferrari clonada e melhorada é no mínimo obrigação (título é outra história), agora pegar uma BMW (é um bom carro mas não é ainda um top 4) e conseguir andar na frente dos tubarões é ter algum milésimos a mais no braço!!!

felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

Marcelim
Amigão (com toda sinceridade), eu não falo em milagre, ou intervenção divina, até pq Deus tem mais o q fazer nesse mundo maluco, q ficar interferindo em corrida de carros, mas eu acredito q a carreira do Senna foi marcada por enormes demonstrações de talento, coisa que poucos fizeram, o q não desmerece quem veio antes, ou depois.
Melhor de todos os tempos? Eu não acredito nisso, pois são epocas diferentes, equipamentos diferentes, adversários diferentes, mas alguns marcaram epoca, e o Senna foi um desses.
Abraços

Ubaldir.jr
Ubaldir.jr
16 anos atrás

Difícil dizer o que apresenta sinal mais forte no meu “façanhometro” entre Lewis e Vettel. Os dois ainda vão se encontrar em condições mais iguais em futuro próximo, aí poderemos ter uma idéia mais correta em termos de comparação de suas habilidades.
Agora, só pra constar, a Tolleman de 84 possuía o melhor chassis da categoria nas palavras de Nelson Piquet. Não era um carro assim tão ruim não. Poucos eram capazes de levá-lo onde Senna levou, mas foi também um pouco questão de lugar certo e hora certa, se é que me entendem.

João Felício Junior
João Felício Junior
16 anos atrás

Comentar o que.
Quem diz que Shumaquer foi melhor que o Senna, não precisa nem comentários.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Caro Fugazi.
A questão é que tanto em Interlagos como em Mônaco se tratavam de corridas atípicas, deu para entender agora?

Teve uma corrida com chuva que o maluco do Verstappen saiu passando todo mundo até ter um problema.

Ninguém está duvidando do talento do Senna, mas a questão é que em algumas corridas, tudo pode acontecer, logo o segundo lugar do Senna em Mônaco não é nenhum milagre divino como tentam vender.

Edson Naga
Edson Naga
16 anos atrás

Assino embaixo no seu relato abaixo colega Wagner Almeida. Flw.

Wagner Almeida
Wagner Almeida
16 anos atrás

Discordo do FG. Na minha opinião se o Vettel estivesse na Mclaren ele tomaria um pau do Alonso. O Hamilton, com certeza, está vários níveis acima do Vettel.
Um argumento rídiculo que usam para atacar o Hamilton é o de que ele tem o Alonso para copiar o set up do carro… Mas o Fisichella tb tinha o Alonso pra copiar o set up e nem por isso andava junto… O Rubinho tinha o set up do Schumacher pra copiar mas ele andava junto??? Fala sério, a inveja é uma %!$&#.. Não é só set up que vence corridas e campeonatos…
Outro argumento é de que o Hamilton tem o melhor carro, uma Mclaren no auge na mão… o Rubinho teve Ferrari no auge, o Fisico Renault, nem por isso foram campeões porque não é só carro que ganha, tem que ter algo mais…

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Discordo. o que Vettel fez, outros fizeram melhor, o que Hamilton fez ninguém conseguiu até hoje. Simples assim.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Fisichella ganhou no Brasil de Jordan, em 2003. Corrida encerrada antes de completadas todas as voltas por conta de um acidente com Alonso na subida dos boxes. Raikkonen fora declarado vencedor, mas houve um erro de cronometragem. Fisico recebeu a taça na corrida seguinte, em Imola.

mateus
mateus
16 anos atrás

Concordo.O Vettel,está chegando sem nenhuma maracutaia nem favorecimento.Enquanto o Hamilton ,está cercado de manobras ilícitas para se tornar campeão.Começa mal o Hamilton.

felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

eu andei bebendo, ou o fisichella ganhou em interlagos com uma benetton? de onde esse povo tirou a ideia que ele ganhou com uma jordan? mais uma coisa de que vive falando mal do senna.
o cara ganhou tres mundiais, 41 corridas era respeitado por gente talentosa tipo emerson fittipaldi, juan manoel fangio, michael schumacher (que chorou na entrevista após ser lembrado que o superou em numero de vitorias), e parece ser pouco? voces devem ser muito bons de volante, ou não tem coisa melhor pra fazer?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Alessandro, concordo em gênero e número com você! Nada a acrescentar!
Só uma coisinha: a vitória do Físico em Interlagos foi circunstancial, em função das paradas nos boxes. Mais duas voltas e ele não ganharia.
É verdade, o carro não era dos melhores, e ele fez uma ótima corrida. Agora dizer que a Jordan era pior que a Toleman é forçar! Se não me engano, naquele ano, teve corrida que o Senna não conseguiu classificar o carro para a prova! Imola? Se o Senna não conseguiu pôr o carro no grid, é porque o negócio era uma bomba mesmo!

Luis
Luis
16 anos atrás

Numeros do Hamilton em pistas que ele nunca tinha corrido na vida

Total: 7 GPs –
3 vitórias, 2 segundos lugares e um terceiro – 52 pontos de 70 possíveis

74,3% de aproveitamento

É, acho que tá ruim pro Vettel hein…

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Bom dia senhor Alessandro.

Senna fez pódium (terceiro Lugar) na última corrida do ano de 1984, no Estoril, e até onde me lembro, não choveu uma gota de água nessa corrida….

Abs.

Ze
Ze
16 anos atrás

O que ninguem disse aqui é que o Bellof foi desclassificado em Monaco.. portanto amiguinhos desinformados, seria impossível o rapaz ganhar em Monaco.. Deu Arnoux em terceiro…

Alessandro
Alessandro
16 anos atrás

“Tem uma entrevista do Senna ao Reginaldo Leme na pré-temporada em que ele diz que a Tolleman era um carro que lhe permitiria chegar aos pódios em algumas pistas”

Em algumas pistas CHOVENDO. Era a única circunstância que faria Senna se aproveitar não do carro, e sim da deficiência dos outros pilotos na chuva. O carro era o de menos…

E tinha o motor mais fraco do grid, Hart 1.5L L4, talvez mais fraco até do que o V8 DFY/DFV da Ford…

Alessandro
Alessandro
16 anos atrás

“Alonso levou a taça em 2006 na base da roubalheira.”

Oh RLY??? Tell us more!

“Maior parte dos pontos foi conquistada com carro fora do regulamento;”

O carro não era fora do regulamento, a FIARRARI é quem mudou o regulamento que antes PERMITIA os amortecedores da Renault, e como a dona Mclaren e dona Ferrari tb TINHAM o tal amortecedor, mas que não era tão bom quanto o da Renault, fizeram chororô pra tirar essa vantagem da Renault… sabia disso? Não? Percebi que não…

“Punição p´ra lá de injusta a Schumacher em Monaco;”

E a punição ao Alonso por supostamente bloquear o Massa em Monza, foi justa? Conta ai pra nós…

“Impunidade de Alonso na Hungria;”

Impunidade de que? Que eu me lembre um certo alemão só faltou botar uns 2 ou 3 pilotos pra fora da pista, tamanha a vontade de ganhar a corrida… Arrebentou com a suspensão e abandonou!

“É Asturiano, aqui se faz, aqui se paga…”

Brother, vá soltar pipa, rodar pião, ler mais sobre F1…. Véio, NUM ENCHE! :D

Alessandro
Alessandro
16 anos atrás

“E, pra finalizar, é bom lembrar que em Mônaco 84 quem estava andando mais rápido naquele aguaceiro era o Bellof, de Tyrrel aspirada.”

E tb fora do regulamento, pelo que bem me lembro. Afinal a Tyrrel foi excluida naquele ano…

Alessandro
Alessandro
16 anos atrás

“Na chuva em monaco um carro aspirado é melhor do que qualquer turbo.
è o que aconteceu com o tal de senna tambem em monaco, na chuva, só que pra quem entende de atuomovel, sabe que ele tinha o melhor carro para aquela ocasião..
conhecedor…”

Tão conhecedor que esqueceu que o carro de Senna nesta corrida tinha motor HART TURBO…

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

Pedro Paiva..
Na chuva em monaco um carro aspirado é melhor do que qualquer turbo.
è o que aconteceu com o tal de senna tambem em monaco, na chuva, só que pra quem entende de atuomovel, sabe que ele tinha o melhor carro para aquela ocasião..
conhecedor…

Sandro José
Sandro José
16 anos atrás

Caro Flávio, penso que o título do Hamilton será mais importante, por mais que o Vettel consiga resultados importantes (com a Toro Rosa), o título é um feito sensacional, e ele tem condições técnicas iguais ao Alonso, ou seja, o bicampeão poderia ter disparado na disputa desde o início e só não o fez pelo talento do Hamilton, nem o Ron Dennis, na minha opinião esperava um Hamilton lutando e liderando o mundial, deve ter pensado, esse menino estréia, faz algumas boas corridas,ganha algumas, e o teremos pronto para o futuro, só que o futuro já chegou, e ele pode ser campeão já.Abraços.Sandro José

Vettel
Vettel
16 anos atrás

Engraçado que o Gome acaba se traindo.Só vive falando do Senna.E morreu há mais de 13 anos! O Vettel é brilhante! Tão brilhante que arrebentou a traseira do Webber em Fuji! E a culpa foi do Hamilton. Ou seria do Senna? Engraçado é que se fosse o Massa que tivesse enchido a traseira do Webber era uma besta! Como foi ALEMÃO a culpa foi do inglês…Vc já foi mais imparcial!!!

Biela
Biela
16 anos atrás

Tá facil!!!

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

A estoria e sempre a mesma,basta aparecer um bom piloto e tem um monte de recalcaldo que tenta desmerece-lo ou diminuir seu merito comparando com outros feitos.Sempre foi assim aqui no Brasi,se surge um brasileiro os recalcados o desmerecem sempre comparando com um de fora e quando este surge do exterior ai passa a existir um monte de pilotos que ja estavam em atividade e que são melhor que o novato.Entretanto a verdade da F1 e de qualquer esporte são:resultados,NUMEROS.Ou Schummy foi o melhor de todos sem isto??Não tenho preferencia por ele,mas as estatiscas não mentem.Quantos pilotos consegiriam o que o Hamilton fez nesta temporada,com certeza pouquissimos,mas e duro para varias pessoas reconhecerem isto.O vettel esta se mostrando outro talento,mas dizer que quarto lugar e melhor feito….E a pressão de competir com um bi campeão como Alonso,não basta so proteção,tirem esta camada de complexo>ressalto que não torço pelo inglês,mas não da p/ negar talento.

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Bela Coluna. Concordo com cada palavra sua Flávio.

Grande Abraço,

Eduardo.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
16 anos atrás

FG, na minha opinião você forçou no sensacionalismo. Claro que o menino é bom, duas boas atuações em seguida, mas ainda é um pouco cedo pra afirmar que é melhor que o piloto inglês. Comparar os dois, só se estivessem no mesmo carro. Claro que o Luís Amílton tem a força da McLaren por trás dele, mas ele fez por merecer: venceu bem na GP2 e segurou a onda no início do campeonato contra um bicampeão (ok, teve a adaptação do Alonso aos pneus e isso com certeza pesou no começo). Mas não dá pra ignorar que ele chegou lutando de igual pra igual com todos os caras de ponta. Torço muito pelo Vettel, acho que vai ser muito legal compará-lo ao outro ‘bastião’ no ano que vem. E, pra finalizar, é bom lembrar que em Mônaco 84 quem estava andando mais rápido naquele aguaceiro era o Bellof, de Tyrrel aspirada. Se a corrida continuasse até o final, a chance do Bellof vencer era grande.

felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

não li os comentarios abaixo pq sempre é cheio de blá blá blá, mas eu tenho uma opinião, os dois (hamilton e vettel) não poderiam cada um à sua maneira maneira estar fazendo otimas temporadas? o fato de hamilton ter o melhor carro, não desmerece a ótima temporada dele ( senão teriamos de colocar uma clausula no regulamento “não poderás ter o melhor carro” ), o cara enfrenta na sua estréia o melhor piloto da atualidade de igual para igual, o que ninguem apostaria um centavo antes do inicio da temporada (ou estou mentindo?), já vettel, pelo desempenho na toro rosso sem duvida impressiona, esperamos que não se perca como muitos já fizeram (michaels schumachers não aparecem toda hora), no mais como eu disse, um não desmerece o outro.

Nico
Nico
16 anos atrás

Ladrão que rouba de ladrão, tem 100 anos de perdão!!!
Hamilton + Ecclestobne + Mosley (Motley) + todo resto da troupe estão perdoados:
Alonso levou a taça em 2006 na base da roubalheira. Não? Vejam só:
Maior parte dos pontos foi conquistada com carro fora do regulamento;
Punição p´ra lá de injusta a Schumacher em Monaco;
Impunidade de Alonso na Hungria;
É Asturiano, aqui se faz, aqui se paga…

Marcio
Marcio
16 anos atrás

Perco horas do meu dia lendo o seu blog, sr Gomes. Nao concordo com muitas coisas, mas eh sem duvida muito divertido, principalmente os comentarios… Tem gente de todos os tipos, mesmo, neh. Acho legal. Valeu.

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

O peacemaker tem razão…
Veja o nome: Corrida de Automóveis.
O que manda éo carro..
bem acertado bem feito…O piloto hoje é um apertador de botaõ…
Se vc quiser comparar quem corre mais , va ver a São Silvestre…
O piloto cada vez mais depende do carro…
Ha pouco tempo atras o tal do schumaker só chegava em setimo e oitavo…arrumaram o carro começou a ganhar de novo..
J Zumbrunsky

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Marcelim
Tu matou a pau!!!
Isso mesmo, o Fisico, espetacular piloto, também ganhou na chuva, e com uma Jordan (acho que naquele instante, abaixo de uma Toleman..acho)

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Sr. Edson Naga.

Primeiramente, o termo cilindrada, não é correto, é uma linguagem popular….o correto é Deslocamento volumétrico do motor, e todos os carros turbo eram 1.5L ou 1500cm^3, como preferir.

Agora, isso que vc escreveu parece ser é o número e disposição de cilindros e o tipo de alimentação do motor, tenho certeza que vc copiou de algum site, que pelo que se vê, de alguém que também possui só uma leve noção técnica, muito rasa. Afinal, os motores 4 cilindros da Hart, BMW e Zakspeed eram 4 em linha turbo…..e não V4 como está escrito no seu post.

aliás o único motor V4 montado em carros que me vem a cabeça são foram fabricados pela lanciae nunca foram usados na F1…….

Outra curiosidade técnica, é que os blocos dos BMW e Zakspeed eram derivados de motores de rua……o BMW de motores 4 cilindros utilizaos nos BMW série 3 E21 e o Zakspeed dos Ford DBA.

Ambas utilizavam esses mesmos blocos de motores em carros do Grupo 5 (Ford Zakspeed Capri turbo GR5) e (BMW 320 turbo GR5).

quanto à pilotos, pouco me importa seus comentários…..tenho muito mais apreço por outras pessoas que fizeram a verdadeira história da F1:

Colin Chapman
Enzo Ferrari
Gordon Murray
Osamu Gotu
Rory Byrne
Mauro Forguieri
Carlo Chitti
Gerard Ducarouge
Ricardo Divila
Adrian Newey
Ken Tyrrell
Keith Duckworth
Mike Costin
John Barnard

e por aí vai.

Afinal, se não fossem esses, o espetáculo não existiria, e genial, para mim, não é como um piloto pode passar muitos em uma volta, mas sim o desempenho e inovação dos carros que os mesmos usam…..

Tenho total respeito por um piloto, até certo ponto injustiçado, tão tri-campeão quanto Senna, porém o único campeão com um carro que levava seu nome….construído por ele mesmo.

Jack Brabham.

Admiro pilotos como Schumacher por exemplo que aceitou o desafio de ir para uma ferrari em baixa e ajudar, com o seu talento a fazer uma equipe renascer.

Existem muitos pilotos admiráveis, porém os carros são a maior parte do espetáculo, no meu ponto de vista……sem eles não existiria nem a F-1.

E só para não esquecer, Edson, não precisa querer me ensinar essas coisas enfadonhas…nem corrigir o que escrevo, pois o que não lembro de cabeça, pesquiso nos meus alfarrábicos. Ok.

Abs.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Ah, para quem fica enchendo o saco com a corrida do falecido em Mônaco, vale lembrar que teve um cara que venceu em Interlagos com uma Jordan meia-boca debaixo de um toró infernal.
O cara? Giancarlo Fishichella, esse fenomenal piloto!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Thiago, que geração dos 70, 80 que teve 10 pilotos craques ao mesmo tempo, como temos Alonso, Kimi, Lewis, Felipe, Nick, Robert, Sebástian, Adrian, Nico e vá lá, Heikki?

Me aponte uma outra geração daquela época com tantas feras juntas!

No máximo, existiam três ou quatro, e o resto era um bando de roda-presas de dar dó.

Ou será que o Warwick, Salazar e afins viraram super-pilotos hoje em dia?

Ah, esses saudosistas…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Não sou muito fã do que vc escreve, Gomes, mas, concordo com teu raciocínio.

Se a Toro Rosso tiver equipamento similar ao da Ferrari no ano que vem, já que será equipe satélite, a presença de Vettel (e Bordais também) poderá ser constante entre os seis primeiros. E por que não, nos pódios.

Já estava mesmo na hora de aperecer uma geração da pesada mesmo, no melhor estilo dos anos 70 e 80. Bom para nós que não seremos obrigados a desgastar nossas vistas assistindo a corridas medíocres.

Edson Naga
Edson Naga
16 anos atrás

Para o visitante Peacemaker. Corrigindo… As cilindradas dos motores da temporada 1984: Ferrari V6T, Benneton AlfaRomeo V8T, Osella Alfa Romeo V8T, Ligier Renault V6T, Spirit HART V4T, Arroews FORD V8/BMW V4T, Renault V6T, ATS BMW V4T, Lotus Renault V6T, Ram Hart 4T, Mclaren Porsche V6T, Williams Honda V6T, Tyrell Ford Cosworth V8 e Brahban Bmw 4.Não entendi as suas críticas sobre meu comentário sobre o VETTEL ??????? Me diga o que fez na F1 o ALESI em 201 corridas apos passar o SENNA em PHOENIX/90 com a TYRELL ????? E o Berger, que só é considerado um ótimo piloto pelo Mago Bueno aqui no Brasil POR QUE era capacho do SENNA ??????? Todos estes caras andaram anos em equipes de ponta e não fizeram absolutamente nada ???????? Eu tô comentando que o desempenho do VETTEL no Japão e na China é apenas parecido com a apresentação do SENNA em Monaco/84… Não torço pro SENNA e nem pro Schumacher. Apenas disse que o desempenho do VETTEL festá sendo mais brilhante do que o desempenho do Hamilton, que anda em um carro de ponta totalmente equilibrado… Flw, espero que vc não seja mais um caçador de viúvas ou mais uma viúva desanparada ou um chucrute dos blogs que fica pegando no pé das pessoas achando que é o SR. do Mundo…

Pedro
Pedro
16 anos atrás

Não dá pra comparar a Toleman-Hart com a Toro Rosso – Ferrari. A TR tem muito mais motor. Não dá pra comparar um segundo lugar em Mônaco com a vitória quase certa em poucas voltas com um quarto lugar em Fuji.

Senna ultrapassou Nick Lauda o campeão da temporada. e superou mais dois campeões

Vettel fez bonito mas só superou pilotos coadjuvantes do campeonato.

A façanha do Senna em Monaco foi maior e a façanha do Hamilton este ano é maior ainda. mesmo que não seja campeão.

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

eu gosto muito desse blog,mais tem muita gente aki que fala de corridas sem ter participado delas,esse negocio de o cara pegar um carro lento e fazer ele virar rapido nao existe a menos que em situaçao de chuva,é claro que a toleman nao era uma spiker assim como a toro na china estava razoavelmente competitiva,os pilotos da F1 salvo alguns ricos que compram lugar no assento,tem um nivel parecido,se os colocassem em carros identicos a diferença por volta ficariam na casa do decimos,milesimos,centesimos…sao parelhos,as vezes o que determina performaces como a de senna em donigton,eh o setup do carro,adequado para as condiçoes de pista!pq senna nao fez o mesmo em outras situaçoes frente as williams,nao existe milagre na F1!acordem!

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

nem tanto nem tao pouco, algumas coisas devem ser consideradas:
1-correr em monaco na chuva é um “pouquinho” mais dificil do que em fuji!
2-nakela prova o stefan beloff,alemao estava fazendo o mesmo que o senna,se nao me engano veio mais de tras ainda e estava tirando tempo em relaçao a senna!
-hj em dia eh mais facil um novato s edestacar,com tantas ajudas eletronicas os caras nao precisam de kilometragem para acelerar sem desgarrar e gastar os pneus entre outras coisas!
-fazer bonito com a toro eh mais dificil do que andar de mclaren fradulenta!

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
16 anos atrás

Reginaldo Leme disse certo. Teremos que aturar mais um alemão. O cara é fera e para mim entrar na F1 numa equipe grande com tudo na mão é bem mais fácil.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
16 anos atrás

Reginaldo Leme disse certo. Teremos que aturar mais um alemão. O cara é fera e para mim entrar na F1 numa equipe grande com tudo na mão é bem mais fácil.

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
16 anos atrás

Gomes, me diz: qual deles iniciou sua carreira na formula um sendo companheiro do atual campeao, em excelente forma, e foi capaz de bate-lo?
Talvez tenhamos um assim depois da corrida de interlagos. Essa sim eh uma comparacao justa ao meu ver.
Passar bem!

Peacemaker.
Peacemaker.
16 anos atrás

Edson Naga.

Se vc não sabe, pesquisa antes de escrever, para não cair no ridículo….

Erros assim hoje são menos perdoáveis do que ‘a 12 anos atrás, poishoje existe o advento da internet….

Sei que sua informação totalmente errada, não vai mudar o mundo, assim como se vc, tivesse escrito a coisa certa, ninguém iria te esculhambar.

Ao blogueiro Vettel, sim vc também errou…..

Os Hart eram 4 clilindros em linha 1.5L sobrealimentados através de turbocompressor, mas não eram os únicos nessa configuração….

Todos os motores BMW da era turbo, eram 4 cilindros em linha, 1,5L com turbo compressor.

Ainda existiram os Motores Zakspeed que também eram 4 cilindros em linha sobrealimentados, e utilizados nos carrros da própria equipe.

Os únicos V8 (1.5L) turboalimentados eram os Alfa Romeo.

Os V6 (1.5L), sobrealimentados, eram os Renault, Ferrari, ford e Motori Moderni este último utilizado pela Minardi.

Abs.

edu
edu
16 anos atrás

perfeito flavio.
nos encontramos no pinél!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Não.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Malhar o Senna? Onde malhei o Senna? Palanque do PT?

Jó, Jó…

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Coluna do Reginaldo Leme!…
Não concordo que a torcida brasileira irá toda para Hamilton no GP Brasil. Reginaldo olha só para um lado da moeda… Contra este fato contam duas declarações de Felipe Massa, uma contra a não punição dos pilotos da McLaren no caso da espionagem e outra no fato de Hamilton estar sendo benificiado pela FIA e comissários quando faz besteira… Alonso têm seu caracter forte e quase ninguém gosta de sua arrogância, mas está comendo o pão que o diabo amassou na McLaren sofrendo até sabotagem por parte da equipe. Alonso está atrás no campeonato e dificilmente ganhará o título em Interlagos, a torcida sempre torce para o mais fraco… Hamilton é um lobo em pele de cordeiro e já demonstrou isso… Coitado de quem correr ao seu lado ano que vem, pois ninguém pode tocar no garoto… Vai ganhar o título, mas ano que vem terá que acertar o carro, e agora?????

flavioailon@yahoo.co
16 anos atrás

OI
Flavio, vc como é meu guru em assuntos de automovel me fez enxergar uma coisa que eu nao tinha notado nesse final de semana, as conquistas, como essa do vettel, e como do ayrton com a tolleman. enriquecem mais a carreira do piloto e tem um efeito maior, do que as conquistadas pelo hamilton. e sua coluna tem razão, se vc for para o sanatorio, por pensar assim , eu tambem devo ir junto, por que eu penso da mesma maneira. E outra coisa a vibração dele foi uma coisa emocionante.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Flávio, então estou contigo a caminho do sanatório, por que concordo que o feito de Vettel foi mais preciosos do que a campanha de Hamilton.

Até poucas provas atrás a Toro Rosso era uma postulante apenas aantepenútlima fila do grid sendo certo que era o máximo que conseguiria no final de semana. Corrida então , nem pensar em nada do décimo pra trás.

A afirmação de que os carros melhoraram com a mão do projetista só encontra ressonância se você tiver na equipe pilotos que deêm respostas aceitáveis que possibilitem um acerto do carro.

Este upgrade foi dado por Vettel, basta ver inclusive o que Liuzzi tem andado nas ultimas provas, na carona do melhor desenvolvimento dos carros não por coinciencia a partir da chegada do jovem alemão.

Diria sim que a façanha de Vettel está no mesmo nível da de Sennna em Monaco, e de Stefan Bellof na mesma prova e acho também que é candidato certo a grande rival de Hamilton num futuro muito próximo.

Aposto que desembarca na Ferrari em breve onde encontrando as mesmas condições que o piloto inglês tem na McLaren hoje, disputará e ganhará um campeonato muito brevemente.

A situação da F1 de hoje proporciona duas coisas absoltumamente impensáveis até alguns anos atrás, quais sejam a aposentadoria de pilotos de ponta antes dos seus 30 anos, que antigamente era a idade pela qual se dizia que estes teriam começado a encontrar o caminho das pedras, e o surgimento precoce de talentos que a transformarão em breve numa categoria de imberbes, juvenis e talentosas criaturas.