Villeneuve, 10

SÃO PAULO (já?) – Hoje faz dez anos que Jacques Villeneuve conquistou seu primeiro e único título na F-1. Foi em Jerez, aquela decisão espetacular que marcou a carreira de Schumacher, por ter jogado o carro sobre o canadense na 48ª volta daquele GP da Europa.

Foi uma corrida muito marcante para mim porque naquela semana estava chegando às bancas o “Lance!”, diário para o qual cubro F-1 desde sempre. Um empreendimento ousado que muita gente achava que não daria certo. Está completando seu décimo aniversário.

E foi também a melhor decisão da F-1 dos últimos tempos, até a de domingo em Interlagos. Aquele campeonato também foi elétrico até o final, com Villeneuve e Schumacher trocando farpas, Williams se aliando à McLaren (tanto que a vitória em Jerez acabou sendo dada de presente por Jacques a Mika Hakkinen), o maior barato.

Mas vocês se lembram quando disse que os fãs e torcedores se importam muito mais com os resultados dos campeonatos e das corridas que os próprios pilotos, naquele post sobre a festa da McLaren com Hamilton no domingo? Mencionei o porre que o Villeneuve tomou (eu também, e mais um monte de gente) na festa em Suzuka, uma prova antes. O canadense tinha sido desclassificado e corria o risco de perder o campeonato. Achei a foto que tiramos juntos, ambos já pra lá de Bagdá.

1997 foi um daqueles anos de vacas magérrimas para a imprensa brasileira, porque Barrichello estava na Stewart, sem chance de fazer muita coisa, e o outro piloto do país era Pedro Paulo Diniz, da Arrows, igualmente sem chance de fazer coisa alguma.

O contingente de jornalistas brasileiros que três anos antes, com Senna, passava dos 20, 25, estava reduzido a isso que se vê na foto abaixo: cinco caras. Eu, Livio Oricchio, Odinei Edson, Reginaldo Leme e o Claudinho Macaxeira, técnico de som da Globo. Os demais, na mesa, são os amigos de Suzuka Farol (esquerda, no fundo), Arnaldo (ao meu lado) e o português José Miguel de Barros (o primeiro à esquerda, careca).

As fotos estão em preto-e-branco porque na época estavam na moda no Japão aquelas câmeras descartáveis que já faziam imagens em P&B ou sépia. Comprei uma tonelada delas. Ainda tem um monte em casa.

A cobertura em Suzuka, por conta das punições que Villeneuve vinha recebendo (os caras pegavam no pé dele com bandeiras amarelas em treinos), não era mesmo das mais fáceis. A outra foto, tirada pelo Arnaldo, da turma de brasileiros que vivem até hoje na cidade, mostra a ginástica que eu tive de fazer para gravar o piloto da Williams reclamando da vida. Não é à toa que estão reformando tudo nesse autódromo, que está praticamente do mesmo jeito nessa parte de trás dos boxes até hoje…

Em Jerez, finalmente, Jacques conquistou o título naquele célebre toque de Schumacher, cuja imagem está aqui. Nos links dessa página do YouTube há muitos mais vídeos sobre aquela corrida histórica que teve, entre outras coisas, os três primeiros no grid (Villeneuve, Schumacher e Frentzen) fazendo exatamente o mesmo tempo na classificação. Mesmo, mesmo! Até os milésimos.

Por fim, só uma curiosidade: o “lead” do meu texto de abertura para os jornais da rede Warm Up no domingo do título, já na Espanha. Um fac-símile da página do “Diário do Povo” de Campinas está na parede do meu escritório, por coincidência, e escrevi o seguinte:

Foi a vitória do mocinho contra o bandido. Jacques Villeneuve sobreviveu a uma manobra desleal de Michael Schumacher e conquistou ontem o título mundial de Fórmula 1 de 1997. Ele é o primeiro canadense campeão do mundo na história da categoria. Jacques terminou o GP da Europa, em Jerez, na terceira colocação. Schumacher, ao tentar tirar o piloto da Williams da corrida, acabou saindo da pista e abandonou.

E por aí vai.

E já se foram dez anos.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlo
Carlo
16 anos atrás

A editoria de esportes do Diário fica muito feliz de saber que você tem um fac-símile da página sobre a decisão do Mundial de 97 na parede de seu escritório.
Um abraço

Tuta
Tuta
16 anos atrás

Então faz dez anos que o editor de esportes do jornal Gazeta do Sul – gazetadosul.com.br – onde sou chargista, me apresentou o Lance! e me disse: Esse Gomes aí tem jeito pra coisa! Parabéns Miguelito! Desde lá acompanho essas lindas maravilhas que tu escreve.

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Só por curiosidade, foi a primeira vitória de Hakkinen na fórmula 1 sendo que Jacques acabou perdendo a segunda colocação para a outra Mclaren…senão me engano, não estava no script a segunda McLaren passr, era só a primeira.

everaldo
everaldo
16 anos atrás

Acho gozado as comparações que fazem do pai e do filho.
O filho simplesmente ganhou 500 milhas, FIndy, foi campeão mundial de F1, é boa praça, como vc diz, aí eu pergunto para vocês, se o rapaz fosse tão ruim de braço, conseguiria todos esses títulos?
Menos gente.

nico
nico
16 anos atrás

Ô Fábio,
deixa de ser alienado e le a msg abaixo reproduzida:
Agora os fatos:
1 – Vilaonovo nem deveria alinhar em Jerez : 02 semanas antes desrespeitou a bandeira amarela em suzuka, foi suspenso, correu sob sursis e deveria entao cumprir punicao em Jerez. Nao bastando isso, cometeu uma série de manobras anti desportivas na prova do Japão;
2 – You tube dispoe de uma série de vídeos que a TV nunca mostrou. Neles se pode ver que as rodas da Williams apontavam reto na curva, ou seja o vilaonovo também teve muita culpa no episódio.
3 – Jogo de equipe vale e é bonito se nao for para beneficiar Schumacher. Vide: Jerez 97, Australia 98, Alemanha 99, China 06…

Kirk
Kirk
16 anos atrás

FG, voce esta parecendo papagaio de pirata!! :-)

Legal as suas estorias, escreva um livro um dia contando tudo.

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

esse campeonato foi um dos 04 que o schumacher perdeu por bobagens,o ville ia passar reto não fosse o toque na minha opinião,mas quem mais prejudicou o alemão foi seu irmão que o tinha tirado da pista em um largada nesse ano,ninguem merece um irmão como o ralf…enfim a monobra do alemão foi infeliz e inutil,mas o mais interesante desse ano foi mesmo o tríplice empate nos treinos,jamais veremos aquilo!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Ôoooohhhhhh, FG….
Todo mundo repara no teu cabelo, maldade…
Será que só eu vi essa sua (antiga?) barriguinha pronunciada, na foto em que estás encarapitado no muro?
Na boa: Onde essa massa toda foi parar?
Peço que me passe a receita, que a anta aqui já passou de todas as medidas…

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Foi ótimo ver o mau carater do Schumacher quebrar a cara ao tentar mas não conseguir acabar com o campeonato desonestamente, batendo na Williams como nem o autêntico Dick Vigarista teria feito. Qubrou a cara para o bem do estporte.

Flavio
Flavio
16 anos atrás

Villeneuve Filho – nem sombra do Pai – um piloto medíocre com uma máquina 5 anos na frente da ferrari da época. Invertam os carros – não haveria batida, nem tempos iguais, não haveria equilíbro. Além disso o Villeneuve sempre foi o chato e o babaca da categoria – ele, alonso, montoya, ralf – dispenso todos…

Edson Naga
Edson Naga
16 anos atrás

Última temporada dourada da grandiosa Williams… Flávio Gomes, caso a equipe do Patrick Head não consiga fechar uma parceria forte com nenhuma montadora disponível no mercado (Audi, Porsche, Opel, Peugeot), vc acha que ela pode ter o mesmo destino da saudosa lotus que depois da passagem desastrosa do Piquet por lá entre 1988 e 1989, e o fim da parceria com a John Player e depois com a Camel, poerá num futuro bem próximo tb fechar as portas melancolicamente por faltas de resultados e dividas ?????? Flw velho.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Valeu por tudo, e por ganhar um campeonato que todos esperávamos desde a partida do Gilles….

além de ser um cara normal, sem babaquices… o massa poderia se inspirar um pouco nele, porque anda falando bobagens ultimamente….

Nico
Nico
16 anos atrás

Agora os fatos:
1 – Vilaonovo nem deveria alinhar em Jerez : 02 semanas antes desrespeitou a bandeira amarela em suzuka, foi suspenso, correu sob sursis e deveria entao cumprir punicao em Jerez. Nao bastando isso, cometeu uma série de manobras anti desportivas na prova do Japão;
2 – You tube dispoe de uma série de vídeos que a TV nunca mostrou. Neles se pode ver que as rodas da Williams apontavam reto na curva, ou seja o vilaonovo também teve muita culpa no episódio.
3 – Jogo de equipe vale e é bonito se nao for para beneficiar Schumacher. Vide: Jerez 97, Australia 98, Alemanha 99, China 06…

eu
eu
16 anos atrás

bela corrida, como sempre suzuka foi palco de muitas decisoes e algumas como a de 97 foi quase decisiva com a possivel desclassificacao de jacques. justiça feita e ele foi campeao no final da temporada em cima de schumacher que trapaceou por algumas vezes (prost tambem o fez e senna tambem ) mas nunca amarelou …. jacques sim foi o melhor estreante da categoria, pole na estreia em melbourne, venceu na quarta corrida em nurburgring e foi vice na primeira temporada, quase igual hamilton que tambem teve o melhor carro na temporada de estreia, a diferenca maior é que pra ele a unica coisa que ele tinha ligado a formula 1 era o sobrenome, agora o luis estreiou na mclaren faz 10 anos e ja treinava em formula 1 e nas pistas da categoria por algum tempo, ele so estreiou em corridas, nw foi um estreante de verdade ao pe da letra.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Certo, certo.

Mas, que cabelo é esse?

sergio lotti
sergio lotti
16 anos atrás

boa noite!
pelo menos já sabemos quem ensinou o “jaques” a ter aquele cabelo ridículo.
saúde e paz!

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Parabéns Gomes,grande post!!
Mudou muita coisa em dez anos ,quem poderia imaginar em 97 que seria ultimo titulo da Williams na F1,e a Ferrari nem era sombra da perfeita equipe de hoje , em 97 a Mclaren renascia novamente sem as cores da Malboro ,e é só ,acabaram todas as outras equipes da época.

lincoln
lincoln
16 anos atrás

OURO PURO !!!!
SENSACIONAL !!!!
Sugiro que coloque mais posts desses, com fotos que deve ter aos montes, sobre os bastidores da f1 e da vida dura de reporter…
Mas que na primeira foto parecem dois bibas parecem, ahahahaha!
Leve a mal nao FG, curta a vida kamarada….!!!!!

Saudosista
Saudosista
16 anos atrás

O Setyon (ex-Rádio Bandeirantes) não tava nessa foto porque ele é anti-social, não?

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Lembro-me desse GP como se fosse hoje.

Sensacional ginástica hein Gomes.

Eu, Repórter Esportivo, espero um dia, ter oportunidades como esta, Gomes.

Essa história tem no Boto ???

Abcs

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Também acho que o Villeneuve entrou chutadaço na curva…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Outra coisa: também tive dessas câmeras descartáveis. Tiravam boas fotos levando em conta a simplicidade de construção!

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Me lembro como se fosse hoje daquela manhã. Villeneuve era um ídolo pra mim, na época com 14 anos. Talvez tenha sido o último para quem torci fervosamente, de verdade, como os fanáticos que torcem hoje por Alonso ou Hamilton. Schumacher era o vilão pois ganhara seu primeiro título em cima de outro ídolo meu, Damon Hill.

Quando Schumacher jogou em cima de Jacques, gritei CACHORRO!! tão inconsciêntemente como um animal. Felizmente o canadense conseguiu prosseguir.

Felizmente cresci e deixei de acompanhar as coisas dessa forma ridículamente apaixonada. Hoje tento ter uma visão geral de tudo o que faz com que aproveitemos os momentos melhor. A decisão de domingo por exemplo, sem torcer pra ninguém, adorei!

Como você mesmo disse Gomes, nem os pilotos ligam tanto para o que acontece quanto seus fãs.

Abraços!

Danielstima
Danielstima
16 anos atrás

Sensacional FG,
Essas historias sobre a F1 e bastidores são mto boas!!! Parabens e se possivel, continue nos presenteando!!

fonthor
fonthor
16 anos atrás

vc parece o irmão mais velho.

Paulo Scopa
Paulo Scopa
16 anos atrás

Villeneuve deve achar que você era, além de jornalista, um torcedor dele. O cabelo era da mesma cor e cortado igual! rs

Gomes, aproveitando que o assunto é Villeneuve, quando ele adquiriu a famosa alergia a macacão que faz com que ele use os macacões GG?

Nick Bichinha
Nick Bichinha
16 anos atrás

Fla, my blondie ambition.
Adorei as fotos!
Aliás, adoro fotos! Principalmente as que lembram momentos marcantes em nossas vidas.

Algumas coisinhas:
Talvez em 96, ainda não estava em uso o desodorante roll-on, razão pela qual o Villeneuve aparece com aquele sovaco molhado.Ergh!!!
Eu, que religiosamente depilo minhas axilinhas, não vivo sem o meu amado desodorantinho roll-on.
Tem gente que transpira tanto debaixo dos braços que deveria usar absorventes nas axilas!!!

Adoro também a maneira afetuosa como você abraça os amigos. Quando nos encontramos quero um abração assim, viu!

O Livio e o Regi não mudam nada, não é mesmo?! Sempre do mesmo jeito.

Já o Fla querido é mais como o Nickinho aqui: uma metamorfose ambulante.

As fotos demonstram isso. Adorei essas luzes!! Miau!!!

Só mais uma coisinha: Se alguém olhar inadvertidamente esta última foto, vai pensar que é aquele seqüestrador do Silvio Santos, que o bancou o homem aranha, lembra-se? hehe.

Brincaderinha, fofo!

Super beijo e um ótimo final de semana.
Tenho prova no domingo.
Estou motivadérrimo e vou acelerar mesmo.
Vou tentar me livrar do meu lado Regina “Eu tenho medo” Duarte (Ela do Lula e eu da excessiva velocidade). hihihi.

Abraços.

Nick B.
(ao som de Frejat, Homem Não Chora).

André Gonçalves
André Gonçalves
16 anos atrás

na falta de condições de um comentário mais “profundo”, deixo a questão: Flávio, a tintura que você usava era a mesma de jacques? abraço!

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

E o Highlander Look?

MV
MV
16 anos atrás

na primeira foto que é Jacques Villeneuve

Luis Renato (Curitib
Luis Renato (Curitib
16 anos atrás

Fantástica temporada. Quando aconteceu o toque entre os dois e o Schumacher caiu fora, lembro que comemoramos em casa como se fosse um gol em final de copa. O alemão foi desleal naquela ocasião. Foi merecido. Nada melhor que a justiça sendo feita.

Murillo Rei
Murillo Rei
16 anos atrás

Legal a citação do Diário do Povo aqui de Campinas, Gomes. Meu pai é repórter de lá…
Deve ter sido muito bom ver tudo aquilo ao vivo, como você viu…

Edgar SC
Edgar SC
16 anos atrás

É esse ano foi bom demais mesmo…
Hans Harold Frentzen, por onde anda o alemão…
Agora teu cabelo By Powered Villeneuve tá uma coisa hein… E a proeminencia na barriga na foto do alambrado ali… manooo…

cleber
cleber
16 anos atrás

Como o FG parece com o Villeneuve,acho que devem ter algum parentesco.Na foto que estão os dois bebados,estão iguais.KKKKkkkk

guilherme
guilherme
16 anos atrás

bem legal.
Só uma pergunta.
A cor do seu cabelo era assim mesmo, ou era promessa?

Zanfa
Zanfa
16 anos atrás

Eu acho q foi o Villeneuve que copiou do FG essa cabeleira né não?

HM
HM
16 anos atrás

eu tinha 9 anos em 97, acho que é a primeira temporada da qual tenho lembranças mais nitidas, principalmente da fina mesmo!

andre stein
andre stein
16 anos atrás

E essa cabeleira estilo Villeneuve, FG?! :o)

Nardo77
Nardo77
16 anos atrás

Alguem aí tem a impressao que o Vileneuve passaria reto se nao fosse o “chega pra lá” do Schumacher?

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

FG, lembro que na Band, no Pole Position de sábados, você que viajava com o Seixas, no último ano seu no PP e na Band não viajou mais.
Aliás nem o Odinei.

Lembro que você escreveu sobre esse cansaço…

Mas, não descansou ainda?

Cowboy
Cowboy
16 anos atrás

E eu me lembro de uma entrevista do Schumacher dixzendo que, por estarem largando lada a lado os três (ele, o Villeneuve e o Frentzen), ele tinha receio de que o Frentzen pudesse jogar o carro pra cima dele a fim de tirá-lo da corrida. Cara-de-pau! hahaha

Hugo Cortes
Hugo Cortes
16 anos atrás

Fala FG!!!

Lembro perfeitamente da decisão de 1997 – que foi muito boa desde os treinos: Villeneuve, Schumacher e Frentzen fizeram o mesmo tempo na classificação
Schumacher tentou fazer o mesmo que em 1994 e se deu mal…

Mas a decisão desse ano foi a melhor que ja vi em mais de 14 anos acompanhando F1……sendo que tenho 21 de idade. Foi ainda melhor por ter estado no Setor A!!!

O carro da Arrows de 1997 era branco e azul, cheio de patrocínios devido à presença do Damon Hill na equipe

O de 1998 que era preto com patrocíonios em branco. Projeto do John Barnard……..seria esse carro o último projeto do inglês na F1?

Grande Abraço!!

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Nossa muito legal ! Essas histórias são realmente marcantes . Conte mais algumas dessas histórias , principalmente as de bastidores.

Tiago
Tiago
16 anos atrás

Sensacional, FG! Vc deve ter muitas histórias pra contar daquela noite…

É bom saber que os pilotos (pelo menos alguns deles) são pessoas normais, e não robôs criados exclusivamente para dirigir carros de corrida e não aproveitar a vida por aí…

Abraços!