Visão de Nürburgring

SÃO PAULO (só som) – Já que neste fim de semana corre-se numa das pistas mais assépticas do campeonato, vale uma pequena viagem no tempo para ver um compacto do GP da Alemanha de 1969 num circuito de verdade, o velho Nürburgring. Dica do blogueiro Pessousa.

Ganhou Jacky Ickx, com Jackie Stewart em segundo e Bruce McLaren em terceiro. O bacana desse vídeo é que dá para ter uma noção quase completa do que era aquele traçado de 22.835 metros, cujas voltas eram completadas em quase 8 minutos. E, melhor ainda, não tem ninguém narrando. Ouve-se só o silêncio ensurdecedor dos motores.

Detalhe: largaram apenas 13 carros e tiveram de completar o grid com uns cabras da F-2.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Vários simuladores de corridas têm esta pista, e suas várias opções de traçado. Eu a tenho no GPL e no GTR2 (fiz 8’12” numa Lambo)

Sandro
Sandro
16 anos atrás

Impressionante de ve ser isso passando em cima de alguém…hehehe

.
.
16 anos atrás

Este negócio de reclamação, punição e deduragem já encheu o saco !
É bem do que os cartolinhas gostam… Bando de maricas !
E corrida de automóvel que é bom, nada !

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Não confundi, apenas errei ao confiar demais na memória. E já arrumei.

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

Nesta mesma prova, mas durante os treinos, morreu Gehard Mitter, piloto da F-2 que estava justamente treinando com os F-1 para completar o grid. Há controvérsias se sua morte entra ou não para as estatísticas da F-1, por se tratar de um piloto de outra categoria que estava na F-1 por falta de quórum.

antigo
antigo
16 anos atrás

Orra, confundir o Bruce com o Rindt, tem dó! Agora, pra andar naquelas pistas tinha que ter cujones.
parodiando os velhos marinheiros, “Antigamente os barcos eram de madeira, e os homens de ferro. Depois os barcos passaram a ser de ferro, e os homens de madeira. Atualmente ambos são de plástico”…

Mário
Mário
16 anos atrás

amigos,

o terceiro colocado nessa prova e é quem está no podium é Bruce Mclaren, não Rindt,

abs

Belair
Belair
16 anos atrás

Obrigado Tortugo. Já estava comecando a achar que estou “muitcho ruim das vista”.

Tortugo
Tortugo
16 anos atrás

Segundo os arquivos do http://www.formula1.com (site oficial), o terceiro colocado foi o Bruce McLaren.O Rindt largou em terceiro, mas abandonou depois da décima volta com problemas de ignição.
Quanto à segurança, naquela época não se pensava tanto assim nela e as condições que existiam eram aquelas. Cada a época tem suas peculiaridades.
Antes, nas décadas anteriores, era ainda pior. Ou vocês acham que correr naquelas baratas de pneus fininhos e rodas gigantescas era moleza e seguro?
Um abraço!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Que mavavilha, heim amigos ?
Não vou cometer a injustiça de dizer que esses pilotos eram melhores do que os de hoje. Essa comparação é errada e impossivel de ser justa. Porém os carros eram de verdade e as pistas muito mais.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Tirando os kras q ficavam do lado da pista, os loko correndo com esses carro tinha q c mto piloto msm, a parte mais legal e emocionante e o Jackie Stewart caçando o Jacky Ickx no retrovisor naquela retona…mto leval e so prestar atenção na kbça dele dum lado pro otro no retrovisor…heheh mto legal

Paulo Barros
Paulo Barros
16 anos atrás

Concordo com o Ubaldini, era emocionante, mas totalmente sem noção do perigo. Além disso sempre tinha aquele pessoal na beira da pista, no maior clima de piquenique. Pensando bem até que morria pouca gente.
Por outro lado essa mania de segurança tem seus exageros, não precisavam ter assassinado Hockenheim. Dava muito bem pra F1 estar correndo lá até hoje. Já andaram encrencando com Spa. Se tirarem ela de vez do circuito sou bem capaz de procurar outro esporte pra acompanhar. F1 sem Eau rouge, prá mim é demais, não dá!

Belair
Belair
16 anos atrás

O terceirão lá não me pareceu ser o Rindt. Foi ele mesmo ?

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
16 anos atrás

Não sei quem eram mais corajosos: os pilotos ou o pessoal na beira da pista. Que loucura. Aliás, só sendo louco mesmo para fazer o que esses caras faziam.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
16 anos atrás

Ah esses circuitos assépticos de hoje… muito sem graças… ninguém morre…
Sinceramente vejo com muitas ressalvas esse saudosismo exagerado pelas pistas do passado. Tudo bem que era necessário ter sei lá quantas bolas pra enfrentá-los, mas convenhamos, são um contra-senso total. E olha que eu sou um cara das antigas, que acompanha a F1 sem falhas a 30 anos.
Vou dar um exemplo pra mim que sou aqui de Goiânia: uma corrida como em Nurburgring é exatamente a mesma coisa que soltar carrosde F1 numa disputa entre Goiânia e Jataí (separadas po 314 km) pela rodovia BR-060. É como colocar carros que andam a quase 400 km/h em uma pista feita pra se andar a 80. E com os mesmos aparatos de segurança que vemos no velho Nurburgring, que em nada diferem de uma estrada comum, e das ruinzinhas. Não é atoa que pilotos morriam como moscas no passado.

calloni
calloni
16 anos atrás

BAHHHHHHHHH
Volta no circuitao eh essa aqui >> http://www.youtube.com/watch?v=0ceX5Wk-zSY

A BMW deu umas voltinhas la esse ano antes do GP da Europa :P

abs

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

E já que estamos falando de filmagens antigas e raras, que tal uma volta em um GT40 em La Sarthe? (Le Mans)

http://www.youtube.com/watch?v=MtbL-Qt9Xhg

Daniel
Daniel
16 anos atrás

o circuito era espetacular, o qnão é muito atraente são as areas de escape (valetas) do resto nota 10

Matheus
Matheus
16 anos atrás

Por mais imposspivel que seja, ainda sonho em ver Alonso, Hamilton, Raikkonen, Massa, Heidfeld e os outros rasgando por essa floresta.