70 anos de sol
SÃO PAULO (dos meus, só um) – O blogueiro Bruno Mello informa: o teto solar está completando 70 anos! Claro que a informação não vai alterar a cotação do euro, mas adoro essas efemérides aparentemente inúteis. Por isso que minha mulher às vezes me chama de “Google-Gomes”, porque sou cheio de dar informações inúteis.
Dia desses, num churrasco, contei aos presentes, para espanto da maioria, que a ignição do Lada fica na mão esquerda. Essa informação, isoladamente, não espantou ninguém, na verdade. “Igual ao Porsche”, acrescentei, o que despertou um pouco mais a atenção dos comensais e bebensais. E quando expliquei por que os Porsches têm a chave no lado esquerdo, aí as pessoas ficaram sinceramente espantadas. Saíram do churrasco mais bem-informadas do que entraram. E mais bem alimentadas, também.
Depois, para florear a informação, contei que um dia fui a um restaurante chique e o manobrista não achava o contato do Lada. Tive de orientá-lo. “É como no Porsche”, avisei. E o cara encontrou, porque já tinha manobrado Porsches. Nunca um Lada.
Essa história faz algum sucesso em churrascos, e de vez em quando eu mudo um pouco as versões.
Mas voltemos ao teto solar. Teria hífen? Teto-solar. OK, com hífen. O primeiro carro equipado com a bossa foi esse Mercedes aí embaixo. Reproduzo, com ligeiros cortes, bom press-release assinado por Eduardo Sanches, da g9 Comunicações. Sem hífens.
Fiat Idea, GM Vectra, Fiat Stilo, Peugeot 206 Moonlight, Fiat Punto, Peugeot 307… O consumidor brasileiro pode, hoje em dia, entrar numa concessionária e sair dirigindo um carro equipado de fábrica com um teto solar de última geração. Mas não foi sempre assim. Foi apenas em 1937, há 70 anos, que saiu da linha de montagem o primeiro carro equipado por uma montadora com teto solar: um Mercedes-Benz 170V. No Brasil, o primeiro carro a sair de fábrica com o recurso foi o Fusca, em 1965.
Este primeiro teto solar, em 1937, foi produzido pela Webasto, multinacional alemã que é líder mundial neste segmento. O teto solar do Mercedes-Benz 170V era feito de lona, tecnologia que continuou a ser utilizada até os anos 60, quando foi substituída pela chapa de aço.
Nos anos 90, o produto sofreu uma grande reformulação, aumentando suas dimensões e ganhando comando elétrico para abertura e fechamento e uma grande área envidraçada. Outra novidade recente, em alguns modelos, é a troca do vidro pelo policarbonato.
Líder mundial no segmento de tetos solares, a Webasto produz, anualmente, no mundo todo, cerca de 5 milhões de unidades do produto para atender montadoras e o mercado de aftermarket. Mais informações pelo site www.tetosolar.net ou pelo telefone 0800-7037476.
Caramba, tem até site sobre teto-solar. É que o release é da empresa fabricante. Dado o crédito. Quanto ao Fusca mencionado, é o famoso “Cornowagen”, apelido que fez os proprietários, na época, taparem o buraco porque não queriam ser chamados de chifrudos. Carrinho raro, o Fusca 1965 com teto-solar. Meu pai teve um. Vendeu por causa da história do “Cornowagen”. Abria com uma manivela. A VW tirou de linha.
Este é o item que eu mais gosto no meu Escort XR3 2.0 94!
Também sou fã do acessório.
Uso todo dia no Peugeot, mas só abro totalmente o teto no fim de semana.
Pecaram a Honda – com o Si – e a Chevrolet – com o Vectra GT-X – em não oferecer como item de série.
abs
Bom mesmo é o de lona. Mas estes não são fáceis estes dias.
… mercado de “aftermarket” deu no saco. Pensei que havia visto de tudo. Me enganei…
Acessório dos mais bacanas o teto solar. Tive em dois Honda VTi e numa Alfa 164. Quando não tive, era porque os carros eram conversíveis. Na boa, é mais funcional o teto solar do que a capota conversível. A capota a gente abre meia dúzia de vezes por ano, o teto abre todo vez que sai com o carro.
Meu Passat Pointer tinha. Basculava ou era retirado e colocado atrás do meu banco…
Tive um XR3 com teto solar também, de manivela. Muito gostoso.
Sonho em outro carro com o equipamento, quem sabe um Vectra Challenge…
Esse pessoal da esquerda fala do capital e coisa e tal,mas não vive sem coca cola e anda por restaurantes chics!!! Sei não desses ideais!!!
Brincadeirinha.
(dos meus, só um ) Qual dos seus carros tem teto-solar , FG ?
Segundo reza a lenda, qual era o propósito inicial da função deste teto-solar?
-Com o frio europeu,aproveitar um pouquinho do Sol dentro do carro?
-Funcionar como um “exaustor” e tirar o ar “saturado”dentro do carro?
Independentemente,eu uso ele semi-aberto no dia-a-dia…
Agora conta aí…A parada da ignição foi por que a KGB copiou o segredo alemão?
RS
Rasec: com a esquerda ela liga a ignição ao mesmo tempo que com a direita ela engata a marcha.
Oi, Fla.
Churras e Restaurante chique, hein!?
Hummm…
Que tudo!
Só toma cuidado, viu!
Quando você fizer algum gira mondo polêmico, defendo suas posições comunistas, aquela turminha do rancor vai usar esse argumento do restaurante chique contra você.
hehehe.
Adorei essa do Google-Gomes. Parabéns à patroa pelo refinado senso de humor.
Abraços.
Nick B.
(ouvindo Supertramp, uma seleçãozinha bem parecida com a que você postou por aqui tempos atrás).
PS: Tô com uma gripinha hoje que não está no gibi, viu!
(essa gíria é antiguinha, não é mesmo? Poxa, se gostamos dos nossos carrinhos clássicos, por que também não valorizarmos nossas gírias pré-históricas?
E olha que eu não tô nem aí se me chamarem de boco-moco!
Raphael… Fiat = Mico rsrsrs
Rasec: pois fica mais fácil ligar o carro nas largadas tipo le mans…(correndo a pé até o cujo)
A unica coisa boa que a FIAT faz no Brasil é colocar aquele teto solar nos carros.
sobre cornos: é como nelson piquet sr. diz, ou é ou não é!
Gome, e porque os porsche tem igniçao do lado esquerdo ?? Conta aí.
O Skywindow da Fiat é a perfeição do teto-solar!