Carros que eu gosto: Audi quattro
SÃO PAULO (sempre digo, sonhar é de graça) – No dia em que eu tiver a chance de ter um desses, morro feliz. Desse jeitinho mesmo. Branco, nem precisa ter faróis de milha. Só assim.
Aliás, meu amigo Martin Hesse, que vende peças de DKW na Alemanha, tem um igualzinho. Fiquei com tanta raiva quando vi que nem tirei foto. E para quem não sabe, esse conceito de tração integral nas quatro foi desenvolvido no Munga. O jipe da Auto Union. Que aqui é o Candango.
Bom, pelo menos a tração do quattro eu já tenho no meu Candango. Falta o resto.
Adoro esse carro, mas antes dele está o Audi Quattro Sport… aquele entre eixo mais curto a frente nova que fizeram e as melhorias mecânicas (cabeçote 20 válvulas e câmbio de 6 marchas) é de matar.
Pedro.
O audi quattro, deriva da plataforma Passat B2 (nosso santana)
A paltaforma Passat B3 foi lançada somente em 1988, é o famoso passat sem grade dianteira, algumas unidades desse desembarcaram no brasil, por importadores independentes….
A plataforma B3, além de ser posterior, lançada em 1988, possui o powertrain montado transversalmente em ralação ao veículo (motor transversal)
Mesmo sendo derivado da plataforma do Passat B2 (nosso santana), o audi quattro, tem em comum com o Passat somente o engine Bay, essa comunização, é a única necessária, inclusive, para que 2 carros sejam considerados derivados da mesma plataforma.
Trocando em miúdos, mesmo o Quattro sendo derivado do
Passat B2, os dois possuem pouco em comum, no tocante a carroceria, sendo comum aos dois, apenas o engine bay (os 2 possuem estrutura dianteira até coluna A comunizadas).
Abraços.
Pelo que sei, o Passat Brazuca era o de primeira geração, o Santana era o Passat de segunda geração, e o Audi em questão era o mesmo que o Passat de terceira geração.
Quanto lixo que a gente lê….
Queidos blogueiros.
Esse carro deriva da plataforma do Passat de segunda geração, conhecido no Brasil como Santana.
Na verdade o nosso passat, é o carro antecessor ao Santana (também passat na alemanha).
O audi quattro deriva da plataforma do Santana, inclusive, já ví na Argentina, um quantum (Passat Variant) Syncro, que possuia o mesmo sistema de traçào integral do Audi Quattro.
gomes, a versão audi quattro Sport de Rua, com entre eixos curto (feito para homologar o S1 de rally, e o meu preferido, principalmente se for vermelho com as rodas brancas, o carro é um show!!!
Segue link com foto do Quattro Sport:
http://www.carpages.co.uk/audi/audi_images/audi_sport_quattro_11_06_05.JPG
Comparem o tamanho da vigia lateral traseira da foto do post e da foto do link…..
Inclusive o Sport, se não me engano teve somente 200 unidades produzidas, somente para homologar o S1, custa uma fortuna, por ser hoje, um grande clássico, peça de museu.
Abraços.
O Passat original levou à ele sim, na verdade ao Santana, que era a segunda geração. Clone do Audi 100, e este o modelo coupé, o Audi Quattro. Muito mais bonito que o S1 aliás.
Pode me mandar…
Quem diria, já tive um Audi! Bem, na verdade foi um Passat GTS Pointer 1984, mas vai negar a essência?
Abs
Lógico que parece um Passat Dacon, pois esse foi feito para imitar lógicamente a estética do Quattro.
Sobre a tração, que ficaram corrigindo aí, saibam que a Audi, quando percebeu que tinha que fazer um carro esportivo que vendesse em países com neve, a primeira coisa que fez foi pegar um passat e inserir nele a tração do Munga.
Essa tração foi sendo simplificada, para ficar mais leve e ter menos perdas de transmissão, mas ainda assim era o sistema do Munga.
pessoal está se deixando levar pelos faróis. Isso não é um Passatão, tá mais para Santana, reparem na porta do motorista.
É uma versão fastaback da geração seguinte àquela do Santana, mas muito parecido, e com os paralamas, e caixa de roda traseira, alargados.
Esses 4 faróis que aqui equiparam o Passat até o final, eram muito famosos na Alemanha, e equiparam até modelos bem mais recentes que esse aí.
Os tamanhos desse aí são idênticos ao do Santana, inclusive dá para pegar toda a mecânica e colocar no Santana, dá certo, inclusive o motor 5 cilindros turbo.
E o Santana,, que na Alemanha se chamava Passat, na versão sedã, teve versão com esse mesmo motor e tração, mas sem o turbo, era bem bonito, potente e estável, feito para um mercado que tem que enfrentar neve alguns meses por ano.
Vende umas camisetas igual eu que dá pé pra comprar.
O seu candango tem tração nas 4? Eu sei que havia essa opção, mas nunca vi um. Aqui no Rio, nos encontros do Forte Copacabana de carros antigos, sempre tem alguns , mas todos sem tração. Como é a tração? Liga por alavanca ou é automática, ou é 4×4 full time?
Sei que a comparação é um sacrilégio, mas que parece um Passat Dacon, parece!
Audi Quattro…esse carro é um dos picones da industria automobilistica mundial…..
Os comentários que li aqui, sobre sua analogia com o Passat geração 1, sao deploraveis
Dá dó de quem fala que ele é um passatão ou passat alongado… Provavelmente é a turma do Tuning, da Ferrari F50, das Grand Cherokee e Picapes japonenas com rodas 20″… tsc, tsc…
parece um passatão véio.
Demorou para voce declarar um bom carro na categoria “carros que eu gosto”.Esse é um classico do grupo que só fica devendo para os S1 que são fora do concurso ! Voce não é nada bobo heim? Eu tambem quero, e só estou esperando eles fazerem 30 anos para buscar 1 lá nos EUA.Quer rachar o conteiner?
O de rally acho lindo, mas esse de rua é feio que doi.
“passat alongado”….pobre Audi, não mereceria isto.
Bonito!
Na época de ouro deste aí até o adesico ‘Quattro’ era copiado, além das laterais alargadas em fibra.
Se não me engano esse carro já tinha um diferencial entre os diferenciais, que é uma enoooooorme evolução em relação ao 4×4 do Candango.
Esse conceito do 3o diferencial mudou completamente a história do 4×4 no mundo.
Querer comparar os dois (Audi vs Candango) é forte…
Menos, menos, por favor.
Porém, concordo que dá vontade de ter um.
Fala que o passat é um audi tudo bem, mas que o audi quattro é o passat alongado…
Pelo amor de deus!!!!!!!
Ja ja vao fala que a ferrari do schumy eh mille fire, ai meu catzo!!!!!!!
Flavião eu tenho ele na cor vermelha, montado de papel.
é um passatão né rsrsrssr
isso que é carro bonito, nao os que a gente ve hoje em dia
Tinha um Quattro em Sampa, uma versão um pouco mais antiga mas com esta carroceria. Acho que a cor era uma mistura de azul claro com cinza metálico e seu estofamento tinha uns desenhos bicolores.
Que fim levou ele???
Tenho uma miniatura desse carro na escala 1:18.
Numa cor parecida com caramelo
Flavio,
Neste Audi há muito mais DNA do Passat do que qualquer outro. Olhe as portas, o para-brisas… É um Passat invocado!
na verdade o conceito de tracao integral nas quatro foi desenvolvido pela spyker. veja um documentario da discovery chamado “Massive speed: 4 x 4” que voce vera a historia desse spyker do inicio do seculo 20.
é um passat alongado.
Igualzinho ao Passat…
Isso aí tá mais para um passat souza ramos do que qualquer outra coisa!
Passatão invocado esse, rs
vendo esse carro tem ainda gente que fala do passat…tks tkstks….
Vai ver, o Sheik que comprou o avião pensava igual você em relação ao A380.
Pra que um carro desses?