Colírio

SÃO PAULO (1 + 1 = 2) – Motivado por e-mail do blogueiro Paulo Jairo Garcia, fui atrás de algumas fotos que outros blogueiros haviam me enviado séculos atrás sobre a parceria Audi-Porsche nos anos 70. Encontrei um pacotão e a mensagem do Ibsen Pereira, que segue:

Segundo a minha memória, a Volkswagem (que controlava as duas marcas) usou o nome Porsche+Audi para promover a marca Audi nos Estados Unidos usando as vitórias da Porsche como promoção. São vários os 917 de 1970 a 1973 que usam este apelo. O 917K de Sebring 1970 nº 16, o 917K de Sebring 1971 nº 3, o 917 PA de 1970 nº 0, o 917-10 de Siffert 1971 nº20, o 917-10 da equipe Penske L&M) CanAm 1972 nº6 e o 917-30 da equipe Penske (Sunoco) CanAm 1973 nº 6 dentre outros.

Bem, aí está a descrição das baratas abaixo. Dá para passar o dia admirando. E o dia contando histórias. Vamos ver se os matuzas tiram a poeira dos arquivos e dizem aqui do que se lembram.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

E não podemos nos esquecer que um dos melhores carros de rua da Audi foi preparado pela Porsche, o RS2.

David
David
16 anos atrás

Copiaram o n. 3 pra fazer o carro do batman.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Nessa época, uma única empresa detinha o direito de importar Audi e Porsche para os EUA. Utilizava as corridas para divulgar seus dois produtos. Por isso ambos os nomes aparecem nos Porches. Na Europa eram duas empresas distintas. Hoje em dia já não se sabe quem é de quem. E quando ficamos sabendo, muda-se na semana seguinte.

Sandro Auzani
Sandro Auzani
16 anos atrás

Tive um Super Trunfo, quando criança, só de Porsches e os 917 eram as melhores cartas.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Realmente o Martini nº3 é o mais bonito e charmoso de todos.

marcaobox
marcaobox
16 anos atrás

lembro de um que estava escrito PORCHE + AUDI= 1000

ibsen
ibsen
16 anos atrás

Na primeira foto não é um Karmann-Ghia, pois nenhum participou da prova. Dentre os participantes poderia ser um MGB, um MG midget ou um Austin Healey Sprite. Destes carros não conheço nada. Varias ilustrações de minhas de Porsche 917 e outros carros em http://public.fotki.com/ibsenop/ilustracoes_illustr/ . Ver também http://www.blogdofiote.blogspot.com/

Racer-X
Racer-X
16 anos atrás

O que eu posso dizer? Quando pequeno eu tinha um montão de carrinhos Matchbox, que eram miniaturas de carros como esses. Os carros aí mostrados são um mais bonito do que o outro. Realmente o Martini é o mais vistoso, de linhas mais arrojadas, mas os outros não fazem feio. É claro que na pista, eles não seriam páreo para o meu carro, o Shooting Star, ou para o do meu meu irmão, um tal de Mach 5. ; )

Carlos Afonso
Carlos Afonso
16 anos atrás

917, o mais bonito de todos.Este martini então é simplesmente divino.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Os dois primeiros, o #16 e o #2 fazem parte do que de mais bonito existiu nas pistas desde que existe corrida de automóvel…

Claudio Arantes
Claudio Arantes
16 anos atrás

A Volkswagen, cuja maior acionista é a Porsche, também controla a Seat, Skoda, Lamborghini e a Bentley, o que não é pouco…

vitão
vitão
16 anos atrás

quem quiser ver mais :

http://www.gunnarracing.com/

Tem um site argentino também muito bom.

Luiz Mazzoni
Luiz Mazzoni
16 anos atrás

Aqui vai um video legal sobre esta coisa linda que se chama Porsche 917.
Tive a grande sorte e privilegio de assistir este aviao correndo em Brands Hatch alem de conhecer Derek Bell juntamente com Hans Stuck outro maestro das pistas. Curtam !

http://www.youtube.com/watch?v=resu77vBKm0&feature=related

Wagner Capital
Wagner Capital
16 anos atrás

O texto fala que a Volkswagen controla as marcas Audi e Porsche, que eu saiba e a Porsche que controla a Volkswagen

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Vamos por partes: se não estou enganado – a memória me falha nesses dias – a Martini Rossi sucedeu a Casa Salzburg em 1971 como equipe semi-oficial, após Ferdinand Piech desentender-se de vez com seu tio Ferry Porsche, motivado pelo desenvolvimento não-autorizado do motor Porsche 16 cilindros flat .

3=6
3=6
16 anos atrás

bons tempos.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Gostei do karmann Ghia na primeira foto.

jacarepai
jacarepai
16 anos atrás

Realmente um colirio….carro para quem gosta de carro…parabens

vitão
vitão
16 anos atrás

o MArtini 03 – chassis 21 ou 23 , foi a leilão a uns 3 anos e foi arrematado por US$ 4 milhas. Hoje deve vaer pelo menos o dobro. Ah se ganho na megasena…..
Tem uma emrpesa na Austrália que fabrica réplica com motor turbo do 911.

Allan
Allan
16 anos atrás

Dá raiva em ver como os protótipos de hoje são sem sal…

Taí o carro mais desejado do mundo: o 917. Baixo, curto, largo, com faróis amendontradores, um chassi tubular com carroceria em fibra de vidro, tudo bem leve para conter 560 cavalos… O carro que mais exigiu respeito por parte de seus pilotos, e até por isso vitimou pouquíssimos condutores…

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Flavio ,

Vários destes carros agente encontrava nas cartas do Super Trunfo ! Um mais bonito do que o outro .

Miguelito
Miguelito
16 anos atrás

É impressionante como passados mais de 35 anos esses caros ainda encantam e enchem nossos olhos. Parece que o tempo não passa pra eles.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

O Nº 3 de 1971 é LINDO!
Fantástico esse carro!

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Mas hoje em dia?
A Porshe é a principal acionista da VW que continua dona da Audi?

Andre Souza
Andre Souza
16 anos atrás

Galera estes 917 são lindos demais!!!
Gostaria muito de ter uma foto tamanho pôster destas crianças, principalmente a do Gulf nº 20 de Le Mans…

erick santana
erick santana
16 anos atrás

BOM DIA!!!

SÓ TENHO UMA COISA PARA DIZER, O TRABALHO QUE VC FAZ COM O SEU BLIG É FANTASTICO. CONTINUE ASSIM!!!! PRA QUEM AMA O AUTOMOBILISMO ISSO É UM PRATO CHEIO.. ENTRO A CADA MINUTO PRA VER SE TEM COISA NOVA E SE EU PUDER CONTRIBUIR SERÁ O UM PRAZER!!!

TKS!
ABRAÇOS

OBS. GOSTARIA DE VER ALGO SOBRE MUSTANGS!! SE TIVER ALGUMA MATERIA SERIA REALMENTE LEGAL.

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

aprecio a tecnologia de ponta do conglomerado…Alemao… V W …AUDI…PORSCHE…eles deveriam se unir ainda + … e escolher uma das marcas e entrar na F 1 …e aumentar o grid com carros de ponta competitivos …

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Impossivel falar de Porsche 917 e não lembrar do filme Le Mans, com o Steve McQueen. Aqueles 917 azul e laranja da Gulf devem ser os carros de corrida mais bonitos que já existiram, na minha modesta opinião de ser aquático.

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Meu, sempre gostei destes carros de turismo e protótipos feitos pela PORSCHE ( sempre viajei nos da série 962 do MUNDIAL DE ESPORTE -PROTÓTIPOS). Não sabia que as primas alemãs já perteceram a uma mesma compania. Agora, destas fotos, a que me deu mais teesãoo, foi a que tem o patrocínio da MARTINI & ROSSI; olha só o style da lataria sendo usada como parte aerodinâmica principalmente na traseira ( tipo o LOTUS 88, que foi proibido pela FIA, nos anos 80, que tinha patrocínio da ESSEX, e o lay-out dos carros eram até que parecidos com este PORSCHE).

Bob Esponja
Bob Esponja
16 anos atrás

belas maquinas!

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Se bem me lembro a turma de Zuffenhausen (Porsche) ficou brava por ter que dividir os louros com a de Ingolstadt (Audi).
Já estes 917 são eternos. Alem de rápidos eram os mais belos, em minha opinião.
[ ]´s

Márcio Montechese
Márcio Montechese
16 anos atrás

Realmente o 917 é um colírio. Maravilhoso. Tenho um com o n° 2 e as cores da Gulf como papel de parede do micro. Estou atrás de uma miniatura 1:18, mas não consigo encontrar.

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Nao existe carro mais bonito no mundo q esse 917! eu duvido q existirá! nao é só as formas as performances, mas tudo q compõe as fotos, ou o lugar, até a sujeira natural de uma corrida combina com ele! Sou apaixonado por essa NAVE. E ainda por cima é um Porsche! LINDO!

Conde
Conde
16 anos atrás

Realmente um colírio . Muito lindo esse 917 nº 3 .

zé maria
zé maria
16 anos atrás

Com certeza os Porsche 917, em suas várias versões, são os esporte-protótipos mais espetaculares que já existiram, em suas mais variadas versões.
Eu particularmente acho maravilhosa a versão 917K, celebrizada pelos “banhos” que aplicou na concorrência (Ford+Ferrari+etc) nas 24 Horas de Le Mans, aliás, assistir ao saudoso ator Steve Mcqueen guiando seu próprio 917 em La Sarthe, com câmera on-board inclusive, é um dos maiores prazeres para quem realmente gosta de automobilismo!
Com relação aos outros, lembro-me de que em 1972 o piloto escalado para pilotar o 917-10 na Can Am era o já falecido (GP Áustria 75) Mark Donohue, mas pelo que lembro ele ficou temporàriamente incapacitado devido a um acidente e então foi escalado George Follmer, que ganhou de graça o campeonato à bordo daquele canhão, usando o feito inclusive para “cacifá-lo” como piloto para a temporada de estréia da equipe UOP Shadow na F1 em 1973!
Donohue recuperou-se e em 1973, pilotando o ainda mais fenomenal 917-30, faturou com um “pé nas costas” o título da Can Am!!
Faz coisa de uns 2 anos, este mesmo carro (917-30) foi trazido do museu da Porsche para o Brasil, sob responsabilidade da Denner Motorsport, para ser apresentado em Interlagos! O sortudo que o pilotou foi Raul Boesel, Campeão Mundial de Marcas em 1987 à bordo de um Jaguar.
Que os outros “papas” complementem o assunto!!
Bom dia.

Zé Maria

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Esse 917 com o patrocínio da Martini é DIVINO!

Aliás, que marca que “vestia bem” em carros de corrida essa Martini…

opalao
opalao
16 anos atrás

taquiospa!!!!!!! isto e pra comecar muito bem o final de semana. o gomes tem corrida por estes dias?

antonio
antonio
16 anos atrás

destes carros eu só lembro das carcaças que fazia para o meu autorama