Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (de volta) – Hora de ressuscitar a seção, não acham? Vou tentar disciplinar isso aqui. Pode ser com pitacos de vários assuntos, pode ser, apenas, reproduzindo algo que julgo importante.

Como a nota abaixo, extraída do “Último Segundo”, o noticioso do iG:

Por Vanessa Stelzer SÃO PAULO (Reuters) – As vendas de veículos novos no país feitas de janeiro a outubro deste ano já superaram o recorde registrado em todo o ano de 1997, por conta da força do mercado interno e a extensão dos prazos de financiamento, mostraram dados divulgados pelo setor nesta quarta-feira.

As vendas de veículos novos cresceram 19,8% em outubro ante o mês anterior, para 244,5 mil unidades, totalizando no ano 1,98 milhão de unidades, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O recorde histórico de vendas do setor foi atingido em 1997, quando foram vendidos 1,94 milhão de carros no país.

Na comparação com outubro do ano passado, as vendas subiram 39,5%.

A produção do setor avançou 18,3% na comparação mensal, para 299,3 mil unidades em outubro, e subiu 31,6% em relação ao mesmo período de 2006.

No ano, as montadoras já produziram 2,48 milhões de veículos, aproximando-se do recorde atingido em 2006, quando foram produzidos 2,61 milhões de carros.

O setor vem atribuindo o bom desempenho deste ano à recuperação da renda e do emprego no país e ao crescimento do crédito, que tem sido acompanhado da expansão dos prazos de financiamento e de uma taxa de inadimplência baixa.

As exportações de veículos e máquinas agrícolas em valor cresceram 13,2% em outubro contra setembro, para 1,29 bilhão de dólares. Em relação a outubro de 2006, a alta foi de 20,7%, acumulando no ano expansão de 6,8%.

Em volume, as vendas para o mercado exterior de veículos avançaram 22,3%, na comparação mensal, para 79 mil unidades. Frente a outubro do ano passado, a alta foi de 9%.

Apesar do crescimento no mês passado, as exportações do setor acumulam queda de 6,4%.

Não entendo nada de economia, mas creio que são, esses, números que indicam uma certa prosperidade por estas bandas.

Tem gente que odeia quando dá certo…

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

Pois é, tá tudo dando certo.

Depois quero ver vocês reclamando do trânsito…

É disso que as capitais brasileiras precisam mesmo, mais carros.

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Dando certo o quê, Flavinho? A saúde continua do jeito que sabemos, as estradas federais Brasil afora são aquilo que conhecemos, existe ameaça concreta de apagão a partir de 2009, e por aí vai. O quê está dando certo é o lucro dos bancos, esse continua crescendo a cada relatório trimestral.
O governo do PT perdeu muito do apoio das pessoas que sempre carregaram o PT nas costas, a ponto do seu Lula ser impedido de usar a palavra para declarar abertos os jogos Panamericanos, por medo das vaias que seriam vistas em cadeia internacional. E por aí vai…

Gregório
Gregório
16 anos atrás

Cresce a Macro Economia; e a Micro Economia como fica???????

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Desculpe, mas PT e PSDB também são de direita, basta ver a origem dos afiliados.
Tem gente de direita, de origem de direita, de pensamento de direita, que gosta de brincar de esquerda. Não pelo bem de ninguém, apenas para brincar de revolucionário.

O povo mesmo, no Brasil, não se mobiliza em ideiais partidários. Podem fazer uma ou outra passeata, mas estar todo dia no partido, pagar as contas, varrer o chão, discutir soluções ao invés de cobrá-las, isso só quem faz é a direita.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Para quem reclama de PT ou do PSDB, tente imaginar como estaria o Brasil se ele estivesse nas mãos do PFL/DEM, PTB, PR, PP, PMDB ou qualquer porcaria parecida.

Se estivesse sob a administração desses partidinhos fisiológicos de diretia que parasitam o país desde o seu descobrimento e só serviram para agravar a miséria no país enquanto enriqueciam a si mesmo e aos seus parentes e amigos.

Por isso vou repetir: com todos os seus defeitos e cagadas, é bem melhor ter um PT ou PSDB no poder do que um PFL ou PTB, essas sim, verdadeiras desgraças para a nação.

Machiavelli
Machiavelli
16 anos atrás

todo governo (qualquer governo) deve ser impiedosamente criticado, nenhum dever elogiado. Existe diferença entre o FFHH e o LLUULLAA ? nào, nenhuma é tudo farinha do mesmo saco.

Luis
Luis
16 anos atrás

Apoiar políticos como quem torce por um time de futebol, fechando os olhos para malandragem, má fé, etc, é a mais pura burrice. Flávio, pensa bem, depois do que vimos nos últimos anos, vc daria a este governo a administração da conta poupança dos seus filhos, que vc com certeza tem cuidado com muito zelo? Indiretamente, é o que estão fazendo. E continuarão a fazer se ninguém tirar esse pessoal de lá.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
16 anos atrás

Tem gente que esquece que o FHC quebrou o país duas vezes, comprou a emenda da reeleição, recebeu grana de mensalão (começou lá essa coisa, pergunta pro Daniel Dantas…). Deu, isso mesmo, DEU, 1,6 bi para o Cacciola salvar seu banco, (Francisco Lopes, presidente do BC foi preso por isso). Deixou o povo pagar pelo apagão (eu lembro de pagar a conta de energia com taxa, será que só eu lembro?). Deixou a P36 afundar (500 mi, pagava duas usinas que o Indião boliviano quis tomar). Fez privatizações a preço de banana (privatizar é bom, mas tem que fazer direito). Criou agências reguladoras que não regulam nada (Anac inclusa!!!). Liberou geral Congonhas operar para tudo que é canto e deu no que deu. Comeu na mão do PMDB, mas qual governo que não é obrigado a comer? Nessa dou desconto). A máfia dos Vampiros rolou no governo do Príncipe (aliás, recomendo O Príncipe, de Maquiavel, tem tudo a ver). Aumentou a pobreza e diminuiu o poder de compra do povão.
Cito só isso para ser breve, ele fez coisas boas? Claro que fez, mas se comparar com o atual governo perde. Vamos parar com o maniqueísmo, nem tudo é 100% bom ou 100%ruim, Lula faz das suas também, mas na ponta do lápis só não enxerga quem não quer ver.

Deodato Filho
Deodato Filho
16 anos atrás

Flávio!!! você obviamente faz parte daqueles de pequenez política, que torcem por seu partido ou ideologia como torcem por seu time de futebol. Algumas coisas dão certo agora, assim como algumas deram certo nos governos anteriores. O problema é que o potencial do país é muito maior do que isso, e não tem torcida por líderes ineptos que temos e tivemos que de jeito nisso.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
16 anos atrás

Ouvi alguns economistas por aí (e concordo com eles) que em 24-36 meses teremos um boom de inadimplência uma vez que as pessoas estão fechando contratos de longuíssimo prazo só que não tem como garantir que estarão empregadas ou que não acontecerá um problema financeiro em casa no longo prazo.
Outro fator que já ouvi comentar: neguinho vai na loja, compra carro em 84 parcelas em prestações de R$ 300,00 – R$ 400,00, usa sem dó, não faz nenhum tipo de manutenção e quando vira o primeiro ano, para de pagar as parcelas, não paga o IPVA e até ser definido o Mandado de Busca passam-se mais uns 06 -12 meses de enrolação.
Sei lá, eu prefiro ir sempre guardando meu dinheirinho e comprar qualquer coisa a vista ou em poucas prestações (ganho juros do banco, pago menos juros na aquisição e ainda tenho poder de barganha).
Abs

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Cansei, não defendo nem ataco mais o PT.
Se defender, favoreço o monte de %!$&#que fazem e dizem.
Se ataco, todo mundo aqui vai considerar como defesa ao PSDB/FHC, o que seria favorecer o monte de %!$&#que os tucanos fazem e falam.

Qualquer um, com o mínimo de raciocínio culto, sabe que PSDB e PT são partidos idênticos, tanto na ética, como nas intenções, como nos métodos.

Dois partidos de esquerda festiva, que é de centro (ou seja, faz o que dá mais audiência), um que se maqueia de “quase direita” para ganhar os críticos do outro, e o segundo que se maqueia de “quase esquerda” para angariar os críticos do primeiro.

Tanto o PSDB quanto o PT se esbaldam, pois sabem que a cada crítica que fazem contra eles, vai surgir duas novas contra-críticas que irão lhes favorecer.

Riem à toa, esses porcalhões favorecedores da humilhação humana.

Quando tínhamos uma ditadura de direita, esses manés cantavam poemas nas praças, ou os mais corajosos pegavam em armas para roubar alguém, e posavam de libertadores.

Quando a ditadura sumiu, por falência própria, não por vitória da esquerda, que já estava viciada em ineficiência, os brasileiros viram nessa cambada os novos ditadores.
Povo ignorante é %!$&# se acostumaram com a malandragem e corrupção da ditadura, acabaram por votar em sistema semelhante, onde um monte de apadrinhados se valorizam, com cada ignorante desse país sonhando em fazer parte da mamata.

O Brasil amadureceu muito desde então, mas quando respirava sua primeira maturidade, os gaviões vendo a possibilidade de perderem seus privilégios no poder, seja os gaviões da esquerda, como os da direita, como os v.iados do centro, resolveram articular o sistema bipartidário, o mesmo que domina um país infinitamente mais maduro que o Brasil, os EUA.
Se funciona lá, como não funcionaria aqui?
Não tem nenhum defeito americano que os brasileiros não consigam fazer muito pior!! Viva a república das bananas!!!

Pegamos a fórmula com gosto! No Brasil, hoje, 99% ou são tucanos, ou petistas, seja em que classe for.

Ou seja, somos f.udidos de qualquer forma, é nossa ESCOLHA, resolvemos apenas decidir com que marca de vaselina é que vai acontecer, seja petista ou tucana.
É mais prático do que pensar.

Aqui, dos que ainda estão lendo, que chegaram nesse ponto do texto, me digam: em quem vocês votaram para vereador e deputado nas últimas três eleições?

Se por acaso te faltar a lembrança de qualquer um, pode ter certeza, você merece ser comido, pois nem a vaselina sabe escolher.

Viva a república das bananas (2)!!

Gomes, você tem razão! Está tudo dando certo, eu que sou um recalcado! Logo teremos o mesmo nível econômico americano, com o mesmo nível cultural! Estaremos discutindo a pena de morte, que será árduamente defendida/refutada pelos nossos dois partidos!
Qu inclusive terão belos nomes: Um Será o Partido Democrata dos Trabalhadores, e outro o Partido Social-Republicano!

Viva esse mundo dos sonhos que cada petista e tucano se esforça tanto em ter no nosso país!

Viva! Viva a República da Bananas! (3, 4, 5, 6, etc)!!!!!!!!

tomas
tomas
16 anos atrás

Você sabe como capturar porcos selvagens?

Havia um professor de química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto a turma estava no laboratório, o professor notou um jovem do intercâmbio que continuamente coçava as costas e se esticava como se elas doessem.
O professor perguntou ao jovem qual era o problema. O aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas pois tinha sido alvejado enquanto lutava contra os comunistas de seu país nativo que estavam tentando derrubar seu governo e instalar um novo regime, um “outro mundo possível”.

No meio da sua história ele olhou para o professor e fez uma estranha pergunta: “O senhor sabe como se capturam porcos selvagens?”
O professor achou que se tratava de uma piada e esperava uma resposta engraçada. O jovem disse que não era piada.

“Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca mas só em um lado do lugar em que eles se acostumaram a vir. Quando eles se acostumam com a cerca, ele voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo.”
“Assim, rapidamente, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficaram tão acostumados a ele que esqueceram como caçar na floresta por si próprios, e por isso aceitam a servidão.”

O jovem então disse ao professor que era exatamente isso que ele via acontecer neste país. O governo ficava empurrando-os para onde ele queria e espalhando o milho gratuito na forma de programas de auxílio de renda, bolsas isso e aquilo, impostos variados, estatutos de “proteção”, cotas para estes e aqueles, subsídio para todo tipo de coisa, pagamentos para não plantar, programas de “bem-estar social”, medicina e medicamentos “gratuitos”, sempre e sempre novas leis, etc, tudo ao custo da perda contínua das liberdades, migalha a migalha.
Devemos sempre lembrar que “Não existe esse negócio de almoço grátis” e também que “não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que seria se você mesmo o fizesse”.
Finalmente, se você percebe que toda essa maravilhosa “ajuda” governamental é um problema que se opõe ao futuro da democracia em nosso país, você vai mandar esta mensagem para seus amigos. Mas se você acha que políticos e ongueiros pedem mais poder para as classes deles tirarem liberdades e dinheiro dos outros para beneficiar *você* ou “os pobres” então você provavelmente vai deletar este email, mas que Deus o ajude quando trancarem a porteira!

Jason
Jason
16 anos atrás

Caramba… Será que a vida de todo mundo aqui piorou tanto desde 2003?

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
E pensar que estamos na rabeira das taxas de crescimento dos BRIC´s…
[ ]´s

Alex
Alex
16 anos atrás

Curioso é que os carros estão cada vez mais caros…

Dr. Fujiro Nakombi
Dr. Fujiro Nakombi
16 anos atrás

Acabei de ver na Tv, veiculos da Ford em 84 meses e a entrada somente em março/08. Assim fica fácil vender. Quem compra um carro nestas condições fica fora do mercado consumidor por 7 anos, já que não estamos tendo aumento de salário.

Eu vou esperar daqui a 2 anos vai ter muita gente dando estes carros em troca do carne de prestações e para alguém aceitar vai ter que dar um troco.

calloni
calloni
16 anos atrás

da certo sim… eu vi minha passagem da BRA literalmente criar asas e voar… isso sim eh o cumulo da aviacao brasileira

Thiago Campos
Thiago Campos
16 anos atrás

Vc vai odiar qdo o preço da gasosa subir tanto q vc num vai ter dinheiro pra correr….
mas ai a culpa vai ser do governo anterior… como vcs sempre falam..

Guilherme Augusto
Guilherme Augusto
16 anos atrás

É, realmente as contas estão tão boas que o APAGÃO está aí em 2008/9 no máximo. Até nisso o molusco tem que imitar o %!$&#do FHC hehehe.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Concordo – tem gente que odeia quando dá certo. Vide o caso de amor de FG com a Stock Car Brasil.

Mailson
Mailson
16 anos atrás

Apliquem tudo o que tiverem em queijadinha e ioiô-crem, essas commodities são certeza de rentabilidade e liquidez. Guido Margarina que me contou.

acarloz
acarloz
16 anos atrás

Tudo bem, mas isso não justifica pleitear um 3º mandato na linha Chavista…..

Luiz
Luiz
16 anos atrás

é, muitos estão aplaudindo as vendas extraordinárias de veículos, porém além de os prazos estarem tão longos que provavelmente os veículos estarão dando gastos altos com manutenção antes de terminar de pagá-los, ainda temos outro cenário esquecido. As pessoas estão usando o financiamento de veículos como forma de pagar dívidas em bancos por conta dos juros absurdos praticados no país. Hojé ao invés de se pagar dívidas a 7% ao mês as pessoas só vêem saída em duas posições: 1- vender o carro que possui quitado para pagar a dívida e, fazer outra a juros menores – por volta de 1,5%. ou 2- entrar para o trafico de drogas pq no país não existe investimento lícito capaz de gerar 7% de lucro e quitar a dívida. Ainda sobre crescimento acompanhei a explosão da bolha imobiliária nos EUA de perto pois trabalhei em uma construtora americana. A diferença no crédito é tão gritante que os americanos quebraram qdo começaram a pagar em média 6,5% ao ano nos financiamentos imobiliários. No Brasil já se começa com 12% mais TR. Assim fica impossível para a maioria da população pagar sem se desfazer dos bens menos importantes.

acarloz
acarloz
16 anos atrás

Gomes, vc vai reabrir a sessão + polêmica….

Mephisto
Mephisto
16 anos atrás

Desculpe o mau jeito… é DEFENDER, e não defendar.

Mephisto
Mephisto
16 anos atrás

Eu tava quieto, mas não consigo ver você defendar a Anta, quer dizer, o Lula que me sinto na obrigação cívica (ou seria visceral?) de dizer que você é uma besta.

vitão
vitão
16 anos atrás

a última pessoa que deu certo por essas bandas foi uma certa apresentadora loirinha que foi , digamos , companheira de alcova de um certo jogador famoso de futebol que fez mais de 1.100 gols. Depois dela ninguem deu tão certo assim.

Puxa-saco
Puxa-saco
16 anos atrás

Duas verdades:
1-O unico carro bom no Brasil é o Laika (nome da minha cadela que morreu há 20 anos)
2-O único Governo que presta é o do Lula ( com pirão meu prato preferido)

Érico Calixto de Sou
Érico Calixto de Sou
16 anos atrás

E como tem! Lembra de como odiaram uma tal de CPMF e hoje não vivem sem ela?

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Ja que o Gira-Mundo voltou, poderia noticiar o falecimento do irmao mais novo do Gustavo Kuerten.

Ele tinha paralisia cerebral, mas costumava ir em diversos torneios.

Baita exemplo que a familia Kuerten deu em nao deixa-lo trancado em casa, como muitos deixam.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Aos que estão comentando que só vende-se carro por conta da ampliação do número de folhas do carnê de prestações: se estão emprestando dinheiro, é porque sabem que vão receber; se emprestam e vendem algo, alguém precisa trabalhar para produzir; se vende mais, mais pessoas trabalhando e produzindo. No reboque das vendas de automóveis (a notícia que aparece e todos entendem), está o aumento de 20% na fabricação de bens de capital (a notícia que ninguém vê e nem todo mundo entende), que são os equipamentos muito caros que irão fabricar carros, geladeiras, televisores e outros produtos de consumo. Ora, se o empresário está investindo, é porque vê luz no fim do túnel e não é o trem, porque se fosse estaria guardando seu dinheiro no banco.
Mas as viuvas de governos anteriores, que não aceitam que um analfabeto está fazendo um governo menos pior que o deles, ficam ensandecidas com estas notícias.

vitor pletsch
vitor pletsch
16 anos atrás

então pelo o que notei em alguns comentários aqui, é ruim o que está acontecendo? como vamos entender essas pessoas gomes??? se tá ruim tá bom, e se tá bom tá ruim?!?!?! vai entender.. bem que você disse: tem gente que odeia quando dá certo

ivete
ivete
16 anos atrás

quer andar de carro velho amor.. então venha..

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Pronto.
Notícia Automobilística quer dizer algo em Economia!
E dos banqueiros, quer dizer o quê?

Nesses números estão os que entram na economia ano a ano?
Digo “os

regina duarte
regina duarte
16 anos atrás

xô pobreza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

hebe
hebe
16 anos atrás

ai que nojo!! esses pobres comprando carros zero!!! não bastava eles estarem andando de avião e nas universivaves??? sai logo Lula analfabeto!! q nojo de pobre

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

O cinquentenário do Trabant me faz pensar que o governo deveria adotar uma política que favorecesse o surgimento de carros realmente populares, na faixa dos 15.000~20.000 reais, como motores até 800 cc, talvez até subsidiado pelos impostos dos importados e luxuosos que hoje abundam por aí.

Acredito que as alíquotas deveriam ser progressivas de acordo com o valor, potência e cilindrada dos carros, já que além de mais poluentes, os carros mais luxuosos são meio que supérfluos.

Esse aquecimento no mercado só vai servir para piorar o já complicado trânsito brasileiro, sobretudo nas grandes metrópoles, que irão sofrer também com a piora nos índices de poluição.

E com o barril de petróleo quase batendo na casa dos cem dólares, está mais do que na hora de incentivar a produção de carros urbanos baratos e econômicos.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Esqueci de mencionar:
nunca antes na história desse país a saúde ficou tão abandonada;
o caos do transporte: tráfego aéreo no chão, estradas desapareceram de tanto buraco (e a operação tapa-buraco? ah, era só mais um nome comercial inventado pelo Duda e com 93% de irregularidades, segundo o TCU), transporte marítimo só o de cruzeiro de luxo e com ressalvas, já que os portos estão em frangalhos e o ferroviário, sem comentários.

Acho que nem preciso tratar da violência. Mas devemos esquecer desses detalhes porque a Copa-2014 será aqui… viva o pão e circo!

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

O aumento da venda de carros é por conta da ampliação do prazo de financiamento, não significa que está dando certo. A grande maioria dos carros vendidos no país é financiada em até 70 meses, o que garante prestações mais baixas. Isso é o resultado do pensamento de brasileiro que não se importa com o valor final, mas apenas se a prestação cabe no orçamento. Em contrapartida, é cada vez maior o número de alunos inadimplentes. Na questão da dívida com o FMI há uma grande jogada de marketing, tendo em vista que seria melhor usar a quantia paga ao Fundo para reduzir a dívida interna e que possui juros mais altos. Fica mais bonito dizer “fora FMI” e iludir a população enquanto pagamos mais juros – muito inteligente! Está dando tão certo que acabamos de ver mais uma companhia aérea fechar as portas e despejar mais alguns milhares de desempregados. O FHC tinha o desafio de estabilizar a economia e o Lula de fazer crescer (lembram do espetáculo do crescimento?), porém, tivemos um crescimento quase igual o do Haiti que é um país existente apenas no mapa, pois a violência e a miséria acabaram com tudo.

HM
HM
16 anos atrás

se significa algo, significa que em 1997 tambem estava dando certo (governo FHC)……..

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
16 anos atrás

Bom, o problema não é só a economia, né?

Se a coisa fosse só na economia, o pessoal de Cuba deveria querer enforcar o Fidel a esta altura…

Helio
Helio
16 anos atrás

Gomes é uma boa notícia, mas lembre-se que só agora estamos batendo a marca de 1997 (dez anos atrás) e a população cresceu muito desde então . As vendas por habitante ainda estão muito abaixo do que já tivemos por aqui. mas estamos melhorando sim. Espero que este ciclo dure por décadas. Mas ainda falta muito para podermos comemorar realmente.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

Oh Boy…
Não é o Brasil que cresce. E sim ficou mais fácil financiar em 100 meses um carro mil, que custa mais de 15 mil doletas, coisa que em 1995 custava 5 mil doletas.
E como disseram abaixo, a 10 anos, financiamento de 72 meses era pra comprar uma casa, nao um Uno Mille.

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Boa, Gomes. Realmente, esta seção precisava voltar.

Sobre o crescimento na venda de carros novos, também não entendo pi#$%cas de economia, mas acho que é por causa do crédito facilitado. Hoje se compra carro financiado em até 80 meses.

Por um lado, acho isso bom, pois democratiza o acesso. Carro não é mais artigo de luxo. Por outro, se o governo não investir pesado em infra-estrutura, os grandes centros irão ficar impraticáveis…

Só mais uma observação: eu disse que o crédito esta facilitado. Não barato. Ainda acho o crédito no Brasil extremamente caro.

Herik
Herik
16 anos atrás

Se é uma boa que mais gente está podendo comprar carros, por outro é um absurdo verificar – mais uma vez – que só se privilegia a cultura do carro. Cadê o transporte coletivo? Cadê metrô, ônibus elétricos?
Pelo amor de Deus, daqui a pouco carro vai virar casa, com financiamento do SFH pela CEF. É, porque vai ter tanto carro nas ruas que eles não vão mais sair do lugar, emperrados em engarrafamentos. Até cobrar IPTU vão querer.

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Josue reis,

Não se esqueça que o FHC deixou uma pequena dívida com o FMI (já quitada a vista) e agora o Não diplomado exige que a Petrobrás atenda as industrias ao invés de ficar aumentando fornecimento de gás para veículos e o contrato da Petrobrás é para atender as Industrias. Se o Brasil não cresceu mais antes foi porque o governo FHC deixou-o sem nada, não se esqueça do apagão. Agora neste ano de 2007 espere apenas mais dois meses e compare o crescimento do Brasil ao resto da A. Latina.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

O grande apelo a ser feito, a meu ver , é o de haver menos “gula “nos impostos aplicados na industria automotiva, pois está provado que temos mercado e mào de obra para competirmos com o que lá fora é feito….
Ora bolas, se temos mercado para sermos Balgica , ótimo mas se temos ainda uma grande parcela que deseja nào ser Africa ( P.S: Nada contra os paises africanos….) , que façamos veiculos compativeis; honestos no que entregam…
As`montadoras cansam em falar que o que dá lucro sào os modelos de luxo e nào os populares….Torço para que continuem vendendo bem aqui dentro e , principalmente lá fora, para podermos ter mais brasileiros trabalhando… Pena que para manterem-se competitivas , mais e mais postos de trabalho estão sendo eliminados pelo fator competitividade(automação e novos modelos de produção)…..

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

O %!$&#não é odiar qdo dá certo, mas qdo dá certo (ou menos certo do que poderia) por conta de uma conjuntura internacional EXTREMAMENTE favorável. Se crescermos 5% provavelmente é pq, dado o cenário presente, deveríamos ter crescido 10%.

cleber
cleber
16 anos atrás

Realmente ninguém deve reclamar de nada.A “Esquerda” está no poder, e o PSDB que está vendo ser levado o seu plano economico em frente,os bancos como a própria matéria atesta,estão a pleno vapôr e por fim os menos favorecidos recebendo suas várias bolsas.O Brasil está mesmo uma maravilha.As leis são respeitadas;temos escolas,hospitais e segurança para todos.E nunca antes na história desse país se ouviu falar tão “POUCO” em corrupção e desvios de verbas e compra de votos para aprovar medidas e leis.Não podemos esquecer de nossas estradas todas bem cuidadas e do transporte aereo,orgulho da nação.Claro falta algo para se explicar,como por exemplo a grande bacia de gas natural que foi encontrada pela petrobras há 3 anos e até agora não entrou em funcionamento.Mas isso tudo pode ser explicado por bolsistas e simpatizantes do regime atual do é dando que se recebe e é pagando com dinheiro público que ficaremos mais um mandato.

JCarvalho
JCarvalho
16 anos atrás

Por quê será que esses caras comentam assuntos aleatórios? Não viram que um engraçadinho já levou uma fumada do Gomes hoje?