Gira mondo, gira (terça)

SÃO PAULO (mas ainda é ruim) – O Brasil entrou pela primeira vez no grupo dos países de alto desenvolvimento humano pelos critérios da ONU. Os dados mais relevantes estão no link acima.

O país está melhorando no “andar de baixo”, para usar expressão do gosto dos colunistas políticos. É o que importa. O “andar de cima” está bem resolvido há mais ou menos cinco séculos. O problema é que o pessoal do andar de cima nunca gostou muito do andar de baixo. Que história é essa? Todos na escola, estudando, comprando geladeira nova, lépitópi e carro zero? Ora, que ousadia!

Melhorando, mas ainda vergonhoso. O caso do desabamento da Fonte Nova era para: 1) caírem o governador e seus auxiliares (o estádio pertence ao Estado da Bahia), porque aquelas ruínas já deveriam ter sido interditadas há anos; 2) a Fifa suspender a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 até o país provar que é capaz de organizar joguinhos de futebol para 50 mil almas sem flanelinhas, cambistas e banheiros fedorentos; 3) o presidente da CBF, entidade que promove os campeonatos de futebol no país mas não zela por porra nenhuma, só pelos contratos da seleção com a Nike e com a Globo, ser destituído do cargo.

O caso da menina de 15 anos presa entre homens, outro tema dos mais relevantes, era para: 1) caírem a governadora e seus auxiliares, incapazes de perceber que seu sistema prisional é primitivo e animalesco; 2) colocar na cadeia delegados e juízes que sabiam de tudo — no caso específico, uma juíza e uma delegada.

Nenhum dos dois episódios, a Fonte Nova e a menina presa, é resultado de alguma política que nasceu ontem. Não são episódios partidários. São tragédias anunciadas que se arrastam há anos por conta da incúria histórica do Brasil. Portanto, os antecessores desses governadores, delegados, juízes e auxiliares deveriam, igualmente, ser banidos da vida pública. E os que vieram antes desses, também.

Sou a favor da faxina, sempre. Limpar a área. Começar de novo.

Na “Folha”, hoje, que foi o que tive tempo de ler, começando com a genialidade de Angeli:

E mais…

– Um garoto de 19 anos foi morto aparentemente por manifestantes que se opõem à reforma constitucional da Venezuela em conflitos na cidade de Valencia. Ele apenas queria chegar ao seu trabalho na Petrocasa, uma estatal que constrói casas populares. Os “contras” não deixaram.

– Nos subúrbios de Paris, dois jovens morreram num choque entre sua moto e uma viatura da polícia. Paris vai ficar em chamas de novo.

– Na Rússia, Gary Kasparov, líder da oposição a Putin, está preso. Esse Putin é outro doido.

– Há enorme frenesi pelo afastamento de Aguinaldo Silva, o autor, da novela “Duas Caras”. Ao que parece, a novela é um fracasso de audiência. Nunca vi. Mas gostava de novelas. Gostei de “Selva de Pedra” e daquela do Sinhozinho Malta, “Roque Santeiro”. Também assisti a “Marrom Glacê”, mas perdi o último capítulo porque no dia tirei os quatro dentes do siso, e naquela época, para arrancar os quatro, tinha de tomar anestesia geral. E foi bem na hora da novela.

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jairo Fernando
16 anos atrás

Sobre as tragédias, Fonte Nova e a menina presa do Pará, todos já disseram tudo. Mas, quanto ao Aguinaldo Silva e sua novela, falta uma importante observação: o mesmo tem transformado NOTÍCIAS REAIS em pequenas inserções na novela. Já apareceram jovens utilizando extintor de incêndio contra prostituas e vai aparecer jovens espancando uma garota por terem confundido a mesma com uma prostituta. Ora, isto é inaceitável. Não demora e os jovens vão promover diversas arruaças com a clara intenção de ser notícia que o Aguinaldo vai dramatizar em sua novela. É um outro absurdo do nosso Brasil, mas as tvs tudo podem, em nome da liberdade de imprensa.

Beto
Beto
16 anos atrás

que bom ! melhoramos o nosso IDH de 0,79 para 0,80 e viramos gente !!
Agora sim sinto orgulho de ser brasileiro! Com a copa em 2014 então nem se fala ! ninguem segura esse Brasilsão !

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

A Argentina perdeu quatro posições de 2002 até 2003 e duas de 2003 até 2004, ou seja, eles estão avançando menos que o Brasil.

Só que eles estão em um patamar bem mais alto que o nosso porque sempre tiveram um nível de escolaridade e um padrão de vida bem superior ao nosso.

O Chile também perdeu duas posições, Venezuela duas, a Colômbia cinco posições, Peru cinco…

Quem subiu no ranking de forma impressionante foram o Catar (11 posições e 0,875 de IDH), Emirados Árabes Unidos (10 posições e 0,868), Líbia(8 posições e 0,818), Arábia Saudita (15 posições e 0,812), Republica Dominicana e Belize, esses no nível médio ainda, mas subiram 15 posições cada uma…

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

SHOW…bons ventos… estao soprando no maravilhoso continente Australiano…PETER GARETT vocalista do mid night oil…foi nomeado ministro de Estado… e toda a corja de apoio ao Bush e seus loucos planos …cairam …o novo governo vai se retirar das guerras… e de territorios ocupados mundo afora… e assinar o Protocolo de Kioto… um grande continente Liberto…SHOW

Souza
Souza
16 anos atrás

A Argentina está 34 posições na frente do Brasil e nem por isso a presidenta está comemorando por aí como uma boba, porque lá sabe que o povo é mais inteligente e não se ilude a toa como aqui no Brasil.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Esqueçam esse papo de crescimento, isso sim que é papo de completo analfabeto em economia.

O Brasil está em um estágio adiante da maioria dos vizinhos da América Latina, não está se recuperando de uma longa recessão como a Argentina, não é o quintal de um país rico como o México e muito menos um país feudal como a China ou a Índia.

O estágio que a China e Índia estão alcançando agora, o Brasil já viveu 50 anos atrás, na época do começo da industrialização do JK e justamente por isso, jamais conseguirá o mesmo patamar de crescimento.

Russia, Venezuela e alguns outros países se beneficiam do gás e do petróleo, cujo preço está na estratosfera atualmente.

E no estágio em que se encontra a indústria nacional, não há esperanças de que o Brasil possa ser considerado um jogador de respeito no mercado internacional.

No lugar de pedirem por uma reforma tributária de verdade, a oposição fica com picuinhas em relação à CPMF, de olho nas eleições do ano que vem, os empresários estão preocupados unicamente com o próprio rabo, a classe média idem, e por ai vai….

Definitivamente, o Brasil não é um país sério. Tanto que creditaram essa frase ao Charles de Gaulle, quando foi dita por um diplomata brasileiro, de saco cheio da t %!$&#irresponsabilidade tupiniquim.

R/T
R/T
16 anos atrás

Fossem contados os indices corretos, o reultado seria de 0,806 a 0,808, isto saiu no Terra, conforme falado abaixo, e a própria reportagem do Terra questionou isso meses atrás, e a Nação subiria uns pontinhos, poucos mais bons. E não podemos esquecer que embora a Argentina tenha tido 3 anos de forte recessão após a moratoria da divida, eles já tem uma população bem menor e com maior indice de estudo, maior indsutriliazação, maior saneamento e mais importantes, territorio bem menor

Rogério Castilho
Rogério Castilho
16 anos atrás

O Brasil CAIU uma posição no IDH, de 69ª para 70ª posição… E antes estava em 68ª.
Não há muito o que comemorar.

Jose Ninguem
Jose Ninguem
16 anos atrás

Tem um cara que votaria para ser presidente do Brasil, por vários motivos:
– Sabe acertar tudo;
– Decide rapidamente;
– É muito inteligente e astuto;
– Tem o apoio mundial;
– Ganha em tudo que disputa;
– Sabe falar várias linguas, inclusive português;
– Ensinar a quem prescisa;
– Sabe jogar futebol;
– Enquanto trabalha se diverte;
– Já é rico, portanto dinheiro não é problema;
– Ganharia no 1º turno;
Seu nome: MICHAEL SCHUMACHER

Torresminho
Torresminho
16 anos atrás

Que explodam todos os estádios, e em seu lugar façam belos parques.
Chega de Futibó.
Ainda vem comentarista querer explicar o que um zé acéfalo tenta fazer com uma bola de capotão. Um não. vinte manés. E ainda meio pelados. Bleargh.

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Caro FG, sem discursar sobre política pq eu também to de saco cheio dos caras que vem escrever pra fazer propaganda de partido A ou B. Acho que o mais incrível de tudo no caso da menina na cela com os marmanjos é que, quem a mandou pra lá foram uma JuizA e uma delegadA, realmente essas duas reinvidicam diretos iguais entre homens e mulheres. Depois, vema governadorA dizer que vai fazer uma emenda para proibir esse tipo de atitude mas, até onde eu sei, já é proibido prender menor em cela comum e mulheres em celas com homens, hora a governadora quer proibir o que já é proibido???
E o ministério público federal está mais preocupado em reclassificar a novela das nove, horas, pra novela não precisa de denúncia, pois é notório e, para casos como o da menina, para os presos que estão sendo soltos por falta de denuncia do MP precisa. Acho que o judiciário desse pais precisa de uma reforma muito mais rápido do que qualquer outra, a começar por restringir os concursos de juízes e promotores, pois esses saem da faculdade com 24 anos, estudam durante um ano inteiro para o concurso e tomam posse do cargo com 25 anos, excelente salário, mas não estão preparados para nada ainda.
O caso do estádio é só mais um, hà pouco tempo o Morumbi teve uma parte desmoronada e passou por reformas estruturais também, por sorte sem vítimas fatais eu acho. Não deixa de ser uma verginha de qualquer maneira. Espero estar fora do país durante a copa pq vai ser impossível se fazer qualquer coisa no Brasil.
Abraço.

Edgar SC
Edgar SC
16 anos atrás

Ridiculo o presidente Lula comemorando o “” titulo “” de alto desenvolvimento… perdeu uma chance otima para humildemente dizer apenas que o quadro esta longe de ficar satisfatorio e nao se vangloriar… pelo amor

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Oi, Fla, meu queridinho.
Tudo numa nice? (continuo revitalizando as velhas gírias)
Eu também adorava as novelas.
Olha as nossas coincidências!!!
Agora pouco assisto, não tenho mais tempo nem paciência para acompanhar uma fórmula que, entendo, se desgastou com o passar do tempo.

Eu também amava Selva de Pedra. Gostei das duas versões. Porém, na segunda, aquela música da Verônica Sabino me causava um mau estar, uma deprê, que era algo inexplicável.
Era uma coisa terrível. Bastava tocar aquela musiquinha arrastada que eu precisava de uma biritinha pra me recompor. Era punk, viu.

Marrom glacê então eu não perdia por nada. Sempre que lembro daquele folhetim, duas cenas me vêm à tona: Aquele garçom interesseiro, salvo engano vivido pelo guapo Paulo Figueiredo, com a filha da dona do restaurante , sentadinha em seu colo. Malandro que só, o garçom pediu uma prova de confiança à bela, então apaixonada. Aí a bobinha assinou um papel em branco e o espertalhão, na seqüência e sem que ninguém desconfiasse, transformou aquilo em procuração, passando tudo para o seu nome.
A outra foi daquele garçom durango e meio mau caráter que escondia pacotes e pacotes de carne dentro de seu guarda-chuva.
Certo dia, ao sair do trabalho, começou a cair um temporal e o tonto não queria abrir o guarda-chuva nem por decreto. Quando foi forçado a fazer isso, caíram os pacotinhos de carne e a confusão estava armada.
Pequenas lembranças, grandes saudades da boa dramaturgia brasileira.

Por fim, Roque Santeiro. Bom, essa é quase unanimidade, não é mesmo?!
Recentemente, um grupo de amigos promoveu uma festa temática com a novela Roque Santeiro.
Eu fui de viúva Porcina, lógico.

Duas que eu também batia cartão defronte à tv: Guerra dos Sexos e Vereda Tropical. Ótimas novelas do Silvio de Abreu.

Bom, é isso.

Os assuntos sérios? Ah, não vou comentar, não. Sorry.
Já tem muita gente opinando.
Não tô afim.
Depois alguém acaba me ofendendo e eu fico magoadinho.

Hoje à noite vou procurar umas coisinhas dO Bem Amado que tenho em casa. Grande Paulo Gracindo! E Lima Duarte como Zeca Diabo tinha um sex appeal inconteste.

Abraços.

Nick B.
(ouvindo Dona, Roupa Nova e balançando freneticamente o relógio em seu pulso, tal qual Sinhozinho Malta).

PS1: Mas o meu relógio não é rolex. Sou mais uma vítima dos coreanos. hehe.

PS2: Tenho todos os dentes do siso ainda. E perfeitinhos. Ainda bem. Porque me dá até dorzinha de barriga em pensar em anestesia. Keep out, agulhinhas!!!!

PS3: Também quero testar para o Force India! Se o Trulli e o Ralf já testaram porque não o Nick B?

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Em um país em que as leis são feitas por bandidos e para os bandidos, o que esperar?
Esmerem seus votos, nas próximas eleições parlamentares. Talvez consigam colocar gente que preste no congresso nacional.

Espectro
Espectro
16 anos atrás

A nossa elite e classe média não suporta ter como representante um homem que é retirante nordestino, criado nos chãos de fábrica e do sindicato, afinal isso é coisa de gente pobre e sem um diploma superior como gostam tanto de frisar.

Bom mesmo é um presidente poliglota que nos chama de vagabundo e caipiras sem o menor pudor que caga e senta em cima do que escreveu quando era um professor de sociologia.

Ter as mãos sujas de graxa…argh!

O Governo atual tem um milhão de problemas, como todos os outros, mas sabe como é: não confiem em um homem que cortou o dedo da mão para poder se aposentar por invalidez!

Essa mesma elite que tanta %!$&#fala é a mãe e o pai dessa juventude que queima mendigos e espanca prostitutas.

Helio
Helio
16 anos atrás

O Brasil melhorou de 0,798 para 0,800
Não dá pra comemorar. chega a ser ridículo querer tirar proveito político disso, propagandeando por aí como uma conquista do atual governo. até porque o Brasil caiu uma posição no ranking.

Helio
Helio
16 anos atrás

O Brasil melhorou de 0,798 para 0,800
Não dá pra comemorar. chega a ser ridículo querer tirar proveito político disso, propagandeando por aí como uma conquista do atual governo. até porque o Brasil caiu uma posição no ranking.

Rene
Rene
16 anos atrás

Parabéns por esta coluna, Gira mondo Gira, nos faz reflitir bastante e mostra outro ponto de vista do que estamos acostumados a ler por ai!

DANIEL PARANAENSE PE
DANIEL PARANAENSE PE
16 anos atrás

KAMARADA GOMES….ASSINO EM BAIXO..EU E TODO MINHA BANDA DE ROCK – A NARCOSE – HEHE

Ingles
Ingles
16 anos atrás

Sobre o IDH.
Alguem ai comentou que a ONU mediu errado o IDH. Por isso o Brasil caiu uma posicao em relacao ao ano passado. Fossem utilizados os dados corretos o pais estaria umas posicoes acima.
Em relacao aos nossos vizinhos, estamos abaixo de Argentina, Chile e Uruguai e acima do resto.
Em comparacao com outros países grandes em desenvolvimento, estamos um pouco abaixo do Mexico, empatados tecnicamente com a Russia, e na frente de India, China, Africa do Sul, Indonesia, Paquistao, etc.
Um fato interessante é que o Brasil é o mais desigual dos países com IDH alto. O que mostra que a qualidade de vida varia muito entre grupos especificos da populacao. Outra variacao importante é a territorial.

lemigrant
lemigrant
16 anos atrás

Eu voto por nao apagar comentario nenhum!! hehehe me divirto muito com algumas perolas q aparecem!! E vc, fabio guarda-las so p vc é sacanagem!! É sempre bom ver o “nivel” do pessoal q frenquenta o mesmo espaço q gostamos.. ao invez de apagar, coloque um “mais uma” em baixo e deixa seguir o barco!!
Agora, minha opiniao.. Besteira ficar dicutindo quais governantes sao “o menos pior”.. na boa!? a gente ta ma %!$&#e o atual ou é um pouco pior, ou igual ou um pouco melhor.. mas p quem ta na %!$&#como o brasil, isso nao significa nada! a diferença é que de vez em quando tempo uma chance de “respirar” e depois, afundamos a cabeça na %!$&#de novo…
melhor saida ? o aeroporto!! pega um aviao e pronto! Abrs!

Daniel
Daniel
16 anos atrás

O problema deste País não é o PT, o PSDB ou qualquer outro partido político ou autoridade. O problema é o brasileiro que se elege para um cargo público pelo PT ou pelo PSDB, o brasileiro que se torna uma autoridade, e também o brasileiro que não ocupa nenhuma destas funções mas que dá uma graninha para o guarda não multá-lo, que joga lixo nas ruas, que anda nos acostamentos das rodovias, que faz “gato” com água, luz e TV a cabo (e ainda se gaba por isso), que permite que o filho guie com menos de 18 anos, etc.

A saída mais fácil é sempre culpar os de cima, as autoridades, aqueles que estão em Brasília. Mas o problema não teve início quando essas pessoas assumiram seus cargos. Eles eram membros da sociedade como todos nós. Desta sociedade doente, podre. Quando assumiram seus cargos, simplesmente continuaram se comportando como antes. Só que com muito mais oportunidade para exercitar o egoísmo, e falta de valores, o desrespeito com a coisa pública, a corrupção que é característica do povo brasileiro.

Naturalmente existem exceções, mas falo da sociedade. Como sociedade, somos um fracasso. Há um câncer que a esta corroendo, e temo pelo futuro desta nação.

E não adianta tentar esperar por um salvador (falaram até no Chávez, meus Deus…). Nenhum presidente, por mais bem intencionado que seja, pode mudar os valores de uma sociedade. E nossos valores estão deturpados. O problema é como formamos nossas crianças, que valores passamos a elas.

Não adianta falar que a elite é isso ou aquilo, que a classe trabalhadora é isso ou aquilo. Está tudo errado.

Por isso estou subindo para o andar de cima. Chega. Vou pegar o elevador e sair desta incômoda posição de número 70 e subir para a de 29. Que ainda tem muita coisa a fazer, mas que conta com um povo infinitamente mais consciente e menos corrupto.

Me orgulho da decisão que tomei. Significa que ainda tenho enorme capacidade de me indignar. O que, por sua vez, significa que ainda tenho valores.

PS: a quem perguntou, me lembro apenas das posições da Argentina (38), Chile (40), e Uruguai (46). Ah, no futebol somos melhores que todos eles. No resto, eles dão um baile na gente…

MSM
MSM
16 anos atrás

E ainda acham que esse país terá jeito. A propósito, vão derrubar o estádio para fazer outro para a copa de 2014. Enquanto ao caso no Pará, já perceberam como as maiores injustiças que aparecem em noticiários no nosso país vem daquele estado. É uma terra sem lei.

André Cardoso
André Cardoso
16 anos atrás

No caso da menina presa no Pará, provavelmente alguma “otoridade” desse deve acabar presa.
Mas eles deviam ir pra cela especial,não.
Deviam ir pra mesma cela em que encarceraram a menina…

carlos cesar
carlos cesar
16 anos atrás

Flávio,
Essa sua mania de defender o Chaves…. sei não !!!
Acho que hj no mundo civilizado…só vc e o nosso presidente, defendem esse maluco totalitário……

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Flávio, dessa vez conseguí concordar com você em 70%.

Um abraço.

Antonio Carlos Seixa
Antonio Carlos Seixa
16 anos atrás

Flavio Gomes teve um acesso de bom senso!!!!! VIVA! pediu até renuncia de governador petista, seu partido que tanto defende….ALELUIA ALELUIA….falou até das atrocidades que o companheiro Chaves, amigão do Lulla, esta cometendo com a liberdade na Venezuela, sera que FG tomou juizo? nem fez´prosetelismo com subida do IDH do pais! fez ucomentario sensato sobre o tema!! que o andar de cima esta tudo OK, ainda mais em tempos petistas, basta ver os lucros dos bancos e grandes empresas!!! e andar de baixo vive de bolsa miseria…..

Pedro Griese
Pedro Griese
16 anos atrás

FG,
vamos ficar no automobilismo que é melhor e mais legal.
Discutir politica é um saco.
Valeu!!!!

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

A questão do estádio é outra, passa pelos X goverandores carlistas que estiveram antes e nada fizeram, e chega no atual governador, que sendo do partido que é, se tivesse mandado fechar o estádio logo que assumiu, eria destruido pelo bombardeio da imprensa local, majoritariamente nas mãos de grupos carlistas, então ficou numa situação muito complexa, delicada até, o que não isenta a falta de responsabilidade

roger
roger
16 anos atrás

Por mim…copa do mundo aqui é UTOPIA!
Chega de querer bancar o que não se é!!!!
Vão tratar de sanear o país com a grana que ‘sairia ‘ uma copa.
-Mais comida, estudo e autódromos!

Italo
Italo
16 anos atrás

Caíram as arquibancadas da Fonte Nova e deu essa tragédia horrorosa.

Logo depois da Stock no Rio semana passada (ou retrasada?) eu postei comentando que estranhei as arquibancadas de Jacarépagua lotadas, que estavam supostamente interditadas, tanto que a GT3 cancelou a etapa por causa disso (ao menos foi o que alegaram).

Quem tem informação sobre isso?

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Para os Delegados e Juízes de primeira instância, além de concurso público, cairia bem uma eleição (como no sistema americano). Afinal, se eles são responsáveis por partes importantes de nossa vida, porque não submetê-los, democraticamente ao crivo das urnas? Fez um bom trabalho? Re-eleição! É um safardana corrupto? Manda embora.
Seria uma forma inclusive de forçar o povo a se interessar por assuntos como Justiça e Segurança Pública, ao invés de só ficarmos reclamando como hoje e sempre.
Mas, isso interessaria a alguém (popvo brasileiro incluído)? Duvido. Quem tem o poder não quer povo participante. E o povo não quer ter o trabalho de influir no seu proprio destino (porque dá trabalho, muito trabalho)! Portanto, mantenha-se o status quo! Eles não tão nem aí para opovo que paga os seus salários. E o povo continua pau mandado.
Como era mesmo a letra da música? Ê Ôô vida de gado…
povo marcado ê
povo feliz…

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

A ONU cometeu um erro, pois esse numeral de 0,800 leva em conta o PIB antes da atualização dos criterios (e por consequencia os PIB de de 2001 a 2004 ficaram assim) com o PIB atualizado, sai de 70. pra 66 ou 63., porque subiria de 0,800 pra 0,803 a 0,808, pouco mas mais relevante, essa informação saiu no Terra Magazine, que avisou por e mail o PNUD meses atrás, e não houve esta atualização dos dados

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Não adianta. Podem eleger Jesus Cristo para a presidência que nada vai mudar. A podridão do poder legislativo, judiciário e executivo está presa ao país. Só um Chavez pode mudar isto aqui (e olhe lá). Dentre os piores, o Lula ainda é o mais decente.

Reclamam do mensalão, mas ninguém se esforça para enxergar que a massa do PSDB e companhia eram os que mais forravam os bolsos com o esquema.

O que vejo por aqui são vários anti petistas. Mas se são anti petistas são pró o que? Defendem o que? Apontem uma solução oras.

Criticar é fácil, nenhum dos acomodados deste blog se esforça para entender que o câncer vem de 5 séculos atrás. Preferem culpar o retirante nordestino que virou presidente. Muito mais cômodo…

E a Fonte Nova apesar de tudo, era um bonito estádio, jogado as traças mas era bonito.

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Com tanta coisa acontecendo, tenho certeza que o afastamento do Aguinaldo Silva da novela vai ser o assunto da semana nas conversas desse Brasilzão.

Bobô Cabeça de Camar
Bobô Cabeça de Camar
16 anos atrás

E o presidente da CBF alegou que uma CPI para investigar o Timão iria ser muito ruim para o Brasil. E essa tragédia?

A Inglaterra deve fazer uma grande pressão pra ser a sede em 2014. Argumento é o que não falta.

Anselmo
Anselmo
16 anos atrás

Convenhamos Gomes. Você também não é o mais educado quando responde aos comentários. Mesmo que eles sejam polidos. Um abraço!

Fernando
Fernando
16 anos atrás

seu blog tem duas coisas boas: os comentários de automobilismo e suas respostas aos comentários!
abs

Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
16 anos atrás

Sei lá quem disse uma vez – e foi qse espancado por isso – que o Brasil não é um país sério. Pô, quer frase mais certa que esta? TODOS, generalizando mesmo, toleram pequenas ilegalidades. O TODO é reflexo das PARTES. Se as partes são corruptas, pequenas ou grandes, o todo será sempre corrupto. E assim viveremos até o fim dos dias. Não se trata de uma desistência da minha parte, apenas de encarar a realidade de frente.

Abraços,

Fábio Aguilera

Mathias
Mathias
16 anos atrás

Gary Kasparov, o campeão de xadrez? Aquele que perdeu pro Deep Blue? Oposicionista do Putin?
E, pra bem da informação, o Flávio Gomes é do PCdoB.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
FG, discordo totalmente quando vc. diz que o andar de cima não gosta que o andar de baixo melhore. Não pegue como exemplo o comportamento e a opinião de uma meia dúzia de patifes que açoitam empregadas domésticas pelas ruas do Rio, tocam fogo em mendigos, dão pitacos imbecis sobre “pobres nos aeroportos”, etc., como exemplos representativos do grupo com melhores condições de vida. Isto é estimular um arranca-rabo de classes muito idiota.
Acho que pertenço ao tal grupo “do andar de cima”, assim como você e, creio, a maioria de teus leitores. Nem preciso perguntar a todos para ter a certeza que a grande maioria aplaude qualquer melhora que houver em qualquer patamar. É o tal do wellfare do país. O resto é futrica de quem tem mente estreita.
Mas é só meu palpite de 2 centavos.
[ ]´s

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

(…) chargezinha do tal Angeli, um baita \\”amaconhado\\” que não desenha nada(…)

Deus do céu, tu já ouviu falar de Robert Crumb, em quem o Angeli se inspira?

Quanto ao estádio da Fonte Nova, assim como outros candidatos a sede, devem ser implodidos e reconstruídos do zero. O Maracanã e o Morumbi são estádios-favelas, caindo aos pedaços e arcaicos, esteticamente horrorosos e totalmente incompatíveis com o padrão das ultimas sedes. Se apelarem para a palhaçada do “jeitinho”, com uma reforminha aqui e acolá, teremos um fiasco monumental.
Putin e Chavez são parecidos, assim como os generais imbecis que mandaram neste país por mais de vinte anos até afundá-lo de vez. Militares devem ficar na caserna e jamais se meter com a politica, seja aqui, na Russia, na Venezuela ou no Botsuwana.

E no caso da menina do Pará, hoje saiu uma matéria na Folha dizendo que isso acontece em cinco estados, não só no Pará.É bizarro que isso aconteça em pleno século XXI, e mais bizarra ainda foram as justificativas do tal delegado que a prendeu.
Está mais na hora de colocar gente competente na polícia e não qualquer retardado mental que estudou em faculdade pagou-passou e não conseguiu passar no exame da OAB, pois a todo momento se vê um delegado ou mesmo secretário de segurança fazendo alguma asneira monumental e se justificando de forma mais ridícula ainda.

Quanto à questão do IDH, com a globalização e a internet e o avanço da medicina, o mundo avança a passos largos e se o governo não tomar medidas enérgicas, vai ser atropelado pelo resto, pois esse alto índice de desenvolvimento humano não significa nada, já está ultrapassado e são necessários novos parâmetros.

Pelo menos quanto ao saneamento básico, parece que a coisa está bem encaminhada. Já a educação, comunicações, transportes e algumas outras coisas precisam de um belo empurrão.
Felizmente o país não está nas mãos dos picaretas neoliberais que só se preocupam em aumentar o lucro dos empresários parasitas que não investem, não evoluem e sõ querem viver encostados no governo, obtendo lucros absurdos.
Os dois últimos grandes empurrões que fizeram essa gente se mexer foram do fanfarrão collorido, ao abrir o mercado aos produtos importados e o Ciro Gomes, que na condição de ministro do Itamar, jogou as cotas de importação lá embaixo, obrigando a indústria brasileira a se modernizar e ganhar dinamismo.
De lá para cá, o empresariado voltou ao velho hábito de gritar contra o governo para obter favorecimentos e emprestimos de pai para filho do BNDES, ou seja o NOSSO dinheiro, enquanto eles se refestelam em carros importados, mansões,haras e em passeios de magnatas na Europa.

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Flávio,

Infelizmente, você está coberto de razão.

Nosso país está repleto de pseudo-autoridades que com a maior cara de paisagem afirma que não sabia de nada, quando algo errado acontece.

Essa atitude Irrita-me profundamente, pois mostra de forma inequivoca o descaso do poder público (todos) com os distintos pagantes, ou seja, nós.

Como exemplo, cito a corrupção que grassa na polícia civil: quando alguém, por acidente, é pego com a mão na massa, todo mundo faz “ohhh”.

E assim a vida segue.

Abraços

Hyder
Hyder
16 anos atrás

Gomes,

apenas uma frase.. Vc falou td.. parabens pela percepção de ver que a elite já está bem há anos e que os pobres do Brasil estão começando a ter qualidade de vida.

Eng° Sérgio F. Stern
Eng° Sérgio F. Stern
16 anos atrás

Caro Flávio, Boa Noite!!!
Sou um amante do automobilismo e é com prazer que – diariamente – acompanho o seu blog.
Sobre o assunto – IDH – não sei quais são suas fontes, ou até mesmo que ouvi direito a notícia – mas pelo que sei, o Brasil CAIU de posição nesse ranking…ou seja, se o Mundo evoluiu, evoluimos menos.
Parabéns pelo seu trabalho automobilístico.

cardeal
cardeal
16 anos atrás

Karpov foi visitar Kasparov na prisão e foi impedido. Curioso não pela solidariedade a um ex-rival, mas porque talvez hoje o Karpov se ressinta do que foi feito a Korchnoi, que teve sua família sequestrada pelo Estado após sair do país, durante um dos matches pelo título mundial. (aliás, acho que foi nesse que o jovem Karpov levou um hipnotizador para a platéia, um rolo danado pra variar…)

Marcio Lamanna
Marcio Lamanna
16 anos atrás

Caro Flavio,

Que tal criar um blog apenas para os seus comentários não relacionados ao automobilismo?
Sem dúvida você é um ótimo jornalista no que se refere a este assunto, mas quando tenta falar de futebol e sobretudo política se perde…e pior, acabamos sendo obrigados a ler…
Não sei se falta conhecimento ou se sobra vontade de provocar…Como ter geladeira se não há energia elétrica? Para que ter laptop se não se sabe escrever?
O pior é que você sabe de tudo isso, é bastante inteligente, mas finge que não sabe…na ânsia de discutir, de causar polêmica…
Quero, realmente, continuar lendo seus textos de automobolismo, me interessam bastante, mas você poderia nos dar o prazer de criar um “cantinho” para despejar outros temas…

Um abraço!

Marcio Lamanna

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

De quem é a informação sobre o garoto morto?
Com que objetivo ela foi dada?
Acredita mesmo que quem é contra essa reforma constitucional é assassino por motivos políticos?
E nenhuma menção ao fato de que, quando as pesquisas ganhando o “NÃO” pela reforma começaram a aparecer, proibiram divulgação de pesquisas…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Meu comentário simplesmente não entrou, odeio o IG.
Eu apenas comentei como é estranho que quando as pesquisas na Venezuela indicavam vitória no “NÃO”, foram proibidas as divulgações de pesquisas.
Isso que é democracia.

Se mataram o menino, que sejam presos os culpados. Quase não se denunciam aqui no Brasil quando o MST invade fazendas produtivas, roubam casas de pessoas simples e humildes, estupram mulheres, espamcam trabalhadores…
Só aparece no noticiário quando um marginal desses leva um tiro ao tentar fazer cagada.
E quando a cagada é do palicial, aí sim que aparece em primeira página.

Quem saí por aí fazendo protesto violento tem que ser preso, mesmo, pois isso não é direito de ninguém, seja pelo motivo que for. Uma coisa é manifestar opinião nas ruas, outra coisa é protesto violento em casos de opinião, como no plebiscito na Venezuela.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Concordo com tudo que o Reginaldo nat rock escreveu, ele deixou as coisas mais claras do que eu.

Sobre a charge, o FHC realmente dava mancada volta e meia e falava alguma bobagem, mas sempre com cunho de sinceridade, nunca com o objetivo de ofender ninguém, pelo que sei. Ele pode ter feito um monte de cagada, mas ninguám da família dele enriqueceu com isso (que eu saiba, pelo menos, nunca se deve colocar mão no fogo por tucanos e petistas).

Mas o principal, que acaba com o charge em si: ele nunca se gabou ser culto enquanto presidente, nem teve nenhum desentendimento nesse sentido. O que criticam nele é justamente o fato de ser culto.

Inversão de valores, o Lula é elogiado por não ter estudo e o FHC é criticado por ter.

Esse país tem só um destino, e é a lama, é a lama.