Gotinhas de Brasília (7)

SÃO PAULO (Finados, entendi) – E para encerrar a minissérie de Brasília, estas quatro fotos de uma perua Volvo. Perua Volvo? Num evento de carros brasileiros?

Às explicações, de Jason Vôngoli:

Um dos mais raros veículos nacionalizados, essa camioneta vinha da Suécia só como dianteira e parede de fogo com pára-brisas. O resto da carroceria era feita aqui pela Carbrasa, ou Carrocerias Brasileiras, uma empresa do Mario Slerca que foi uma das maiores fábricas de carrocerias e ônibus no Brasil, usando principlamente chassis Volvo. Era ele que também importava os todos os Volvo nessa época, e tinha a primeira grande fábrica de lanchas no Brasil, a Carbrasmar. Quando deixou de importar os Volvo e o movimento de peças caiu, ele mandou todo o estoque para o lixo… Só existe uma carroceria sueca original no Rio, que foi da Embaixada e veio montada, levemente diferente dessa.

Deleitem-se.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edson Silva
Edson Silva
14 anos atrás

Acabo de aquirir a camionete Volvo sueca DUET, que se encontrava no interior do Rio de Janeiro. O mecânica está em ótimo estado, funcionando perfeitamente porém a carroceria precisa de uma completa restauração.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Assim como a maioria, ignorava solenemente, como diria minha tia Lourdes já falecida, que algum Volvo pudesse ser brasileiro.
Fantástica descoberta, Dr. FG!
Paulo Franco

Jason
Jason
16 anos atrás

Não, Sergio…

É mesmo uma legítima Carbrasa. Coisa rara.
Acompanho a história dessa caminhonete à distância, desde que ela foi achada em Minas, quatro anos atrás. Não estava restaurada, mas era muito original.

Já achei outra Carbrasa num ferro-velho de Nova Iguaçu e ajudei a evitar que ela fosse picada no machado…

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Essa perua está parecendo nota de tres reais.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Ops, aqui o link correto:

scandcar.nl/volvo/public/img-1168697433.jpg

E quem quiser ver no Wikipédia:
wikipedia.org/wiki/Volvo_Duett

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olhem a versão sueca, as diferenças:

scandcar.nl/volvo/public/img-1168697433.jpg

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

O carro já tinha 3a luz de freio elevada, nessa época? Bacana, o rabecão!

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Faltou foto do interior que, tomara, seja bonito como o exterior.
Abs.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olha, perdi o fôlego ao ver, que carro lindo…

Jason
Jason
16 anos atrás

P.S.: A própria Volvo fazia uma station wagon na Suécia com esse mesmo chassi PV445. O nome do modelo era Duett, mas a carroceria era bem diferente desta Carbrasa.

A sueca tinha três janelinhas em cada lateral e o compartimento de bagagem tinha porta “tipo armário”, dividida em duas, com abertura vertical.

A carroceria da Carbrasa parecia mais inspirada nas caminhonetes (perua, para os paulistas) Dodge de 1951, que eram bem comuns por aqui.

Jason
Jason
16 anos atrás

Faltou dizer: a produção foi entre 1957 e 1958, mas ninguém sabe dizer os números exatos. Eu chutaria algumas poucas dezenas.

o chassi era do modelo PV445, importado da Suécia. O “clip” dianteiro (todas as peças até a parede de fogo) também.

Era um chassi de verdade, com longarinas – enquanto os Volvo de passeio PV444 eram monobloco (e tinham essa mesma frente).

Conde
Conde
16 anos atrás

Muito interessante a história . A perua é linda e já tinha o charme das Volvo SW atuais . Sou fã .

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Os Volvos sedãs eram importados, apenas umas poucas peruas eram feitas aqui, pela empresa brasileira Carbrasa.
Peruinha muito legal, por sinal.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Puxa vida,essa parte da história eu desconhecia…Nem mesmo sabia que a Carbrasmar chegou a fazer carrocerias para automóveis !!! Muito obrigado pelas informações e as belíssimas fotos !!!! Valeu FG e o sábio mestre Nasser,que conhece TUDO em se tratando de história do carro nacional !!!!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Muito bonita.

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Coisa linda!

Quer dizer que os Volvo que vez ou outra ainda aparecem nos eventos são todos nacionalizados?

sergio
sergio
16 anos atrás

É simplesmente linda!!!!

Augusto Freire
Augusto Freire
16 anos atrás

FG
Reparou nas dobradiças da tampa traseira? Não lembram (para não dizer que são idênticas) as um outro carro?

V. Maghetti
V. Maghetti
16 anos atrás

Muuuuuuuuuuuuuuuuito interessante, eu jamais tinha visto/ouvido falar/lido a respeito desta perua Volvo!

Parabéns pela “descoberta”!

[ ]s

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Jason, voce é o meu herói!!!!!
:-))