Legião urbana (domingo)

SÃO PAULO (de novo, vivam as peruas!) – Como ontem, um exemplar da família Chevrolet precisando de um dono. Ou de uma dona, por que não? Motorzão 4.1, Diplomata, interior caprichado, tudo no lugar. Um bom polimento, uma boa lavada nessas rodas, e dá até para fazer casamento.

Uma vez viajei o Sul do Brasil inteiro numa Caravan. Mas era mais antiga. Vou procurar as fotos.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabiano
fabiano
16 anos atrás

essa ai Gomes eh um comodoro e nao um diplomata e elas saiam ou com motor 4 ou 6 cilindros esse carro era demaissssssssss…

Dr. Stock
Dr. Stock
16 anos atrás

Excelente automovel, apenas padeceu do mal das duas portas. Carro desta categoria TEM que ter quatro portas necessariamente.

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Tive uma 80 STD azul,primeira série com farois quadrados mas painel antigo.Em 81 lançaram o novo painel,em 82 vieram o cambio de cinco marchas(op somente na4 cilindros,e foi o ultimo ano de fabricação do modelo tres marchas,cambio na coluna) e os frisos laterais passaram a ser frisados.Em 85 mudança de modelo,parachoque com polainas,lantenastricolores,opção de trio eletricoe foi o primeiroano da diplomata.Em 88 nova grade (como a da comodoro da foto) e novas rodas de liga(as da foto soforam at´e 87,lembrando q em 88 mudaram tb as rodasdo monza classic).

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Meu pai teve, se não me engano nas contas, quatro caravans, duas comodoro e duas diplomata. A última foi uma diplomata 91 ou 92, automática, um carrão. Gostava de ficar dando pisão no acelerador com ela parada, só para ver a bichona balançar de um lado para o outro. Realmente é um carro que dá saudades.

A propósito, o termo perua é bastante curioso. Se bem que “carrinha”, como falam os portugueses, não fica muito distante.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

“Chevrolet Caravan,o primeiro station-wagon brasileiro”…
Foi assim que ela foi anunciada,em fins de 1974,como o modelo de frente na remodelada linha Opala 1975…Comercial gravado em Ouro Preto,e adjacências…
Um excelente carro,com várias configurações ao decorrer dos anos,desde a básica,com banco inteiriço,caixa de três marchas com comando na coluna de direção,até as sofisticadas Diplomata,com ar,direção,trio elétrico,som de primeira,bagagito no porta-malas,motorzão 250 de seis cilindros,caixa automática ZF de quatro marchas,freios a disco nas quatro,conforto de sobra…
Foi uma das preferidas em cortejos fúnebres,pois o caixão sempre se acomodou certinho lá dentro,bastava retirar o banco traseiro e colocar um porta-esquife…
Comprei uma Comodoro de 4 cilindros,ano 1986,completíssima,azul marinho,que pertenceu à uma funerária de Maceió,AL.Coloquei o banco traseiro,e toquei ficha pra Sampa,rodei mais de 3000 km.,e só precisei parar pra trocar a tampa do radiador,que estava com defeito…
Quanto ao modelo da foto,tudo já foi dito:Caravan Comodoro,provavelmente quatro cilindros (por conta da altura da suspensão dianteira) 1989 ou 1990,rica de detalhes,com as calotinhas centrais faltando (fato comum,pois elas se soltavam com relativa facilidade,além do fato de serem de alumínio,alvo preferido dos “gatunos” de plantão…).
Precisa de um dono cuidadoso,assim poderá desfrutar de mais um bom tempo,prestando bons e econômicos serviços ao seu proprietário…Sempre tive predileção pelos Opala,mas ela também esteve na minha garagem por várias vezes…
Quanto ao friso do spoiler dianteiro,ele veio na linha 1985,e foi usado nas Comodoro até 1988,e nas Diplomata (na cor cinza) até 1990,ítem que se perdia fácil por conta das nossas queridas lombadas & buracos por nossas bandas…

GUSTAVO BRUGNOLLI
GUSTAVO BRUGNOLLI
16 anos atrás

LINDA A BARCA….MEU PAI TEVE UMA 80 ZERADA, E MEU CUNHADO TRES….AINDA VOU TER UMA…..

Helio
Helio
16 anos atrás

Adoro Caravan. Meu pai teve 3
Sendo duas diplomatas
Grandes recordações. Aprendi a dirigir numa Diplomata 6 cilindros e 4 marchas. Que torque ! Não se fazem
mais motores como aquele. O carro só não tinha muita estabilidade.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

tive uma caravan 4cil a gasol ano 92 a ultima que saiu com os upgrades que usaram nos omegas como roda 15,freio a disco trazeiro um primor de caravan e pasmen economica pra caramba
esta caravan que falo e a que tem os parachoques de plastico envolvente e injetado
se achar uma outra similar eu compro
bons tempos,em bh a rapaziada esta colocando diferencial de omega que e elastico e faz a bixinha curvar igual carrinho de autorama

jose carlos
sete lagoas

Frederico Maia
Frederico Maia
16 anos atrás

A caravan está original, as únicas coisas que estão fora são a falta das calotas centrais das rodas, o rack e as lanternas brancas. Até a gravatinha da grade ela ainda tem. O bagajeiro era opcional nas Comodoro. O retrovisor deste modelo é original das 89 em diante, os modelos menores eram das Caravans 85 a 88. As rodas são originais, são conhecidas como “ralinho”, sairam nos Diplomatas 86/87, nos Comodoro 88/90 e nos SL 91/92.

xs1xs2
xs1xs2
16 anos atrás

Para o Sr. Lucas Cairoli: por coincidência, tinha uma dessas, aprumadíssima, rodando neste final de semana em Balneário Camboriú…

Allan
Allan
16 anos atrás

O Benito desvendou um pouco a charada: tá bagunçada, parecendo mais uma 81 “atualizada” com farois, piscas, grade, capo, para-choques, frisos… O que denuncia são as rodas das versões da virada década de 80… De qualquer forma, ainda fica faltando, pra estar “zerada”, o friso inferior da saia dianteira, que muitos achavam supérfulo…

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Caravan Comodoro 89. Diferentemente do que foi dito, os retrovisores são originais do carro e ficaram assim até o encerramento da produção. Os piscas eram na cor âmbar, mas prefiro com o branco. As rodas estão sem as calotas…

A localização deve ser a Praça das Bandeiras no Sumaré.

marcelo pereira
marcelo pereira
16 anos atrás

Salve Gomes

Aki no sul ,especificamente em Balneario Camboriu ,está acontecendo um encontro de carros antigos,muitos exemplares de encher os olhos .Como posso enviar algumas fotos dessas joias para vcs observarem?

Marcelo Pereira Itajai-sc

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Eu vim de Fortaleza até Curitiba em uma Caravan 1975 quatro cilindros (motor 151) com caixa automática. 4.500 kilometros é só troquei uma mangueira de água e a tampa do radiador. Uma beleza de viagem…

Benito Santos
Benito Santos
16 anos atrás

Essa tá um pouco bagunçada. Acho que os piscas brancos e os retrovisores são dos modelos mais novos, daqueles últimos que sairam com pára-choques de plástico. O rack original era longitudinal, não transversal. E definitivamente é uma Comodoro, pois os frisos da Diplomata eram mais largos e ficavam na parte de baixo da porta. Quando tirei minha habilitação eu gastava quase toda minha grana botando álcool na Comodoro 4.1 85 que tinha na casa dos meus pais… Ou então era tentando acertar a carburação dupla do MP Lafer. Na época eu não gostava, hoje sinto saudades.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Será que é só eu que acho a Caravan mais legal que o próprio Opala?

Queria ter uma preta SS com faróis redondos (Existe??) e uma daquelas SS 1980 já com os faróis quadrados. São lindas!!

Abraços!

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Essa aí é uma Comodoro mesmo. A diplomata tinha rodas e frisos laterais diferentes. Meu pai teve uma Diplomata SE 88, verde metálica. Hoje tem um gol 1.0… Nem preciso dizer que ele tem saudade daquele carro!

Frederico Maia
Frederico Maia
16 anos atrás

bonita Caravan, só tem que retirar este rack.
Essa é Comodoro e não Diplomata, provavelmente 89 ou 90, pra variar faltando as calotas centrais das rodas