Legião urbana (quarta)
SÃO PAULO (com sol, uma delícia) – Sou péssimo para a nomenclatura de Mercedes, portanto não me peçam o modelo (um dia aprendi que todos os C são coupês, os S são sedãs, mas a sopa de letrinhas vai além disso), nem o ano.
Só sei que estava brilhando, não se escutava o motor, é quase uma obra de arte. Flagrado na metrópole.
Gomes, tem um desses na garagem do meu prédio, Rua Caio Prado 340. Não sei quem é o dono, mas tá lá há um tempão.
Essa eh facil, Gomes. Na padoca ao lado da MTV!
Caro Vitão,
É isto mesmo ! Afinal estas 6.3 eram mais do que tanques. E a suspensão pneumática não fazia milagres.
As autobahn na Alemanha são uma armadilha para os desavisados. Já ví muitos acidentes, quase sempre fatais.
Na próxima semana vou de Frankfurt a Stolberg (na Renânia). 166 km pela A3 e mais 62 pela A4.
Me dei um presente de natal antecipado e aluguei um Boxter. Vamos ver em quanto tempo consigo fazer este chão.
Grande abraço !
No prédio que trabalho tem um cara diretor de uma empresa grande de papel que tem coleção de Mercedes, sendo que duas antigas uma SL 450 e uma SLC 450… e vai direto com elas.
Sei não? Tá me parecendo aquela replica que era feita com a super mecanica Opala!
Prezado “.” , tem razão ! inclusive elas tinham suspensão pneumática. Ouvi falar que deu até morte nas autobahn, porque o sujeito encostava a Mercedona no rabo do 911, pedia passagem o cabra marrento segurava, a ai já viu né ? Mulssanne é fichinha .
Vitão,
A 6.3 andava mais do que a 6.9 !
Foi mais ou menos o que aconteceu com as 350.
Os motores 6.3 mal tinham marcha lenta. Ficavam ronronando como carro de corrida.
Apesar do excelente desempenho para a época – acelerava 0 a 100 junto com os Porsche – muita gente reclamou, porque afinal, a josta era um sedan familiar !
Então a MB amansou o engenho, mas compensou na cilindrada.
Abraços !
gosto das SL, mas as minhas preferidas nessa época eram as 450 S 6.9 . Fui de passageiro numa até Campos do Jordão, e o desempenho dela era impressionate. Devem existir umas duas ou 3 no Brasil.
Isso aí é na frente da MTV, no estacionamento da padaria, ou lanchonete, Real. Na Av. Professor Alfonso Bovero! Perto aqui de casa. Cansei de ver o Trajano por essas bandas, já que a TVA e a ESPN ficam por aqui também.
O Pelé tem uma MB Marron antiga, inteira, que ele usa pra dar uns passeios aqui em Santos…
Vi uma hoje perto da Av. Brasil que nunca havia visto, era uma E-320 (Acho) Turbo diesel, devia ser 88, 89. Linda.!!
Excelentes os comentários de alguns amigos. De fato, ou foi reformada – e atualizada – ou se trata de um espécime pós 77… As rodas são da década de 80 (ou finalzinho de 70), e está com o spoiler dianteiro que falta aos modelos mais antigos.
Meu sonho ainda é um 450 SL, preto, igual ao que eu vi num teste ou da Auto Esporte ou da Motor 3 em 86…
Esse modelo foi fabricado de 73 até 88 sem muitas alterações. Mudaram as rodas e o spoiler dianteiro (por fora) e por dentro uns detalhes do painel e só. Em 82 adicionaram freios ABS e em 86 adicionaram Airbag para o motorista. Eu achei que esta fosse uma 500 SL de 84/85 para frente (por conta das rodas aro 15), mas vejo que ela não tem o pequeno aerofólio preto de borracha que as 500 tinham. Então pode ser uma 280 ou uma 380. As 450 e as 560 eram destinadas ao mercado americano e tinham os faróis/lanteranas e os pára-choques alterados para cumprirem a legislação de lá (e ficavam feias). Meu pai teve o prazer de ter uma linda 500 SL 82 preta. Compramos ela em São Paulo de um colecionador que dizia que ela tinha sido trazida em 1982 pelo então presidente do Palmeiras via embaixada de Honduras (naquela época somente as embaixadas importavam carros) e que o carro teria ficado 2 anos na garagem da embaixada esperando o prazo para ser legalmente “vendida”. O carro era uma delícia. V8 5 litros com 231 cavalos. Era um carro de verdade. Infelizmente ela teve que virar dinheiro em 99 mas teve a sorte de ir para a mão de um colecionador em Brasília que toma muito cuidado dela.
Eu nao sei onde a foto foi tirada. Mas Mercedes conversivel estacionado na rua? O dono da banca deve estar ganhando uma boa grana pra ficar de olho no carro!!
A afirmação q o número q acompanha a Classe é sempre a cilindrada é errada. Existem exceções – C200 Kompressor é 1.8; C230 é 2.5; E500 / CLS500 são 5.5; E63/ML63/etc são 6.2. Isso vale para veículos atuais. Portanto cuidado com as regras!!
Pena que o carro mais bonito da M-B não seja vendido no Brasil: a Classe G. Além de bonito, é o mais adaptado ao nosso piso…
Essa vermelhinha é 87 e pertence, desde zero km, ao mesmo dono, um purtuga boa praça.
Está com cerca de 26 mil km e ele mesmo importou de Portugal, onde a emplacou zero. Gastou os tubos, mas grana não é o problema!
Te ensinaram errado . A primeira letra significa a serie , ou tipo de carroceria . Depois tem os complementos usuais ( se é conversivel , ou longa , ou equipada com turbocompressor , etc ) . Os numeors são o tamanho do motor .
No Brasil são vendidas as series A ( A-200 , monovolume pequeno , tipo Hnda FIT ) , o B-200 ( monovulme maiorzinho , tipo Scenic , Zafira ) , os C 200 ou 280 ( tipo Civic , Corolla ) , o E 350 ou 500 ( já e´um carro grande , tipo Accord , ou antigo Omega ) , os SLK ( conversíveis dos sonhos …) as ML ( as SUV’s ) , a serie R ( os StationWagon ) , os CLS ( sedans grandes ) , e os top de linha da classe S ( 500 ou 600 ) , que são os carros dos sheiks , reis e jogadores de futebol europeus …
Grande marca …
Romeu, esta sopa de letras que a Mercedes faz nem sempre mantém uma lógica aceitavel. Voce se esqueceu que a 1ª SL não era conversivel – a 300SL GULLWING lançada nas pistas em 1952 e no mercado em 54/55.
Quanto aos motores, esta carroceria teve varios V8 e vários 6 em linha. Quando ela nasceu, em 72, seu motor era um V8 com 3.5L, a 350 SL, e ela tinha uma caixa de 4 marchas e não de 5 como foi dito aqui por engano.
De qualquer forma, este é um carro que eu gosto muito até hoje. Dentro da fábrica, esta família de Mercedes tinha o carinhoso apelido de “Tank”, por motivos óbvios…
:-)))
Grande Romeu !
Na sua relação faltou 380 SL.
Esta motorização é rara no braZil, mas conheço uma em Sampa, marron, com interior beje.
Vale o registro que as V8 com motor 350 só foram fabricadas em 1972.
E só neste modelo era disponibilizado o câmbio mecânico de 5 marchas.
A partir das 450, todas com câmbio automático.
O engraçado é que a 350 com câmbio mecânico é mais rápida do que a 450.
Nos USA existem algumas com motor 5.6 ainda nesta carroceria. Um verdadeiro foguete, mas bebem mais do que eu…
Esta da foto é uma incógnita !
Pelas rodas aro 15″, indicaria ser um carro fabricado após 1977.
Antes disto, as rodas eram 14″.
há 12 anos fui com meu saudoso pai olhar uma SL 500 1978 branca, em uma revenda em Goiânia, antiga loja da cotril onde hj fica a churrascaria montana, depois de meia hora namorando o carro ele disse que ia comprar, chamou o vendedor, e o cara disse que tinha acabado de vender para uma pai que daria de presente ao filho, quase tive um ataque na hora, queria morrer!! Meu pai acabou comprando um playmouth fury, V8, blindado, comprido como o landau, so que infinitamente mais bonito, por aparentar mais estreito e proporcional, frente toda cromada! que pertencia à embaixada americana, meu pai faleceu há 11 anos, vendi o playmouth…. obs.: o vendedor disse que a mercedinha torcia e fazia barulho demais…
Pedro, não é exatamente a capacidade de carga, mas ao PBT, ou seja, carga+peso do caminhão + carroceria, que em seu exemplo, é de 14 ton de PBT.
Os outros dois digitos é a potência do motor aproximada, no caso do L-1418 são 177 cv.
Hoje em dia, a Mercedes fabrica modelos classe B, classe G e classe R também.
Ah, esse modelo é um SL.
Ensinaram errado Gomes, rsrsrs. A Classe C tem modelos cupê, sedan e touring ou perua como queira.
A Classe S, é somente sedã. O CLS é um sedã com jeitão de cupê.
Resumindo, as letras só servem para separar em estágios de luxo, tecnologia e carrocerias os modelos.
Então não quer dizer que o C do nome seja cupe e nem o S seja de sedã.
PS: Pro Caca….e por ser vovô deve ter esquecido de identificar o carro com o adesivo obrigatório de portadores de deficiencia??
Têm os L´s tmb, L1418, L1721, são os caminhões, onde o primeiro par refre-se a capacidade de carga 14, 14.000 kg, e o segundo a potência do motor 18: 180cv …
O LS, são os cavalos mecâncicos, os quais, seguem a mesma orientação: LS 1938, 19ton / 350cv
Ainda tem a classe O, para, logicamente, os ônibus. No caso deles o número não correspondia à cilindrada, mas sim ao número do projeto: O321, O326, O352, O355, O364, O370, O371… depois passou a ser meio que a geração do ônibus: O400 e O500.
Isto vale apenas para as plataformas e monoblocos que ela fabrica(va, no caso dos últimos). Para os chassis, há três categorias: LO (microônibus), OF (ônibus motor dianteiro) e OH (ônibus motor traseiro), com a numeração correspondendo à capacidade de carga do ônibus e à sua potência.
Acho que essa é uma 450 SL
Ô Loco meu!!
Esse está um desbunde!!
Pela frente pode ser uma SL500 entre 1980 e 1990. Essas laternas e setas caracteristicas dos carrinhos de bate-bate nos parques de diversões…. podem notar… As rodas tb sao da década de 80 pra frente mas o parachoques denuncia: até 1987
O ronco do motor é lindo… pena que o carro não anda nada.
gomes ,com tanto” mercedeiro” por aqui, voce não poderia errar nas letras .
P.S. pro Tarsis: o dono é um vovô, deficiente físico.
Na banca Real, do Neno e Alê.
Quando saí da TV, vi essa preciosidade e fui falar com o dono. As rodas não são originais, há detalhezinhos, mas é lindo!
P.S.: pô, Gomes, do outro lado da rua reluzi uma Alfa 155 rossa e vc nem pra flagar?!
Esse é o carro mais maravilhoso que existe.. andei em uma, dourada, com o motor fumando (!) e ainda assim era um foguete… e as cruvas então…!
Lugar? , não sei… Mas o Alfonso Bovero foi um anatomista italiano que fundou um museu de anatomia não sei onde ai em SP/SP, se não me engano… mas essa MB fica linda em qualquer lugar, até em SP..
T+
Me emocionei agora, pois esse é o meu modelo preferido de Mercedes…
Se um dia eu puder comprar uma, é dessas 450 SL que eu quero.
Era o carro do “Casal 20″… Aparecia na abertura do seriado, lembram-se?
O carro apesar de bonito pertence a marca que roba informações para se dar bem….portanto uma estrela cadente….já o lugar… a vaga especial para dificientes, visto o circulo azul pintado no chão e não respeitado pelo pobre menino rico que conduzia o veículo.
Belezura de MB, ainda mais por ter o famoso vermelho Ferrari…
Agora, o local é mole demais. É o estacionamento em frente à famosa Padaria Real, onde o povo da ESPN Brasil costuma ir tomar um café, esquina da Dr. Arnaldo com a Alfonso Bovero, no Sumaré (do lado da MTV). Já peguei muito ônibus no ponto aí em frente nos tempos que trabalhava numa administradora de condomínios das minhas primas e ia pagar conta atrasada em uma antiga sede da Elevadores Otis na Dr. Arnaldo, uma quadra e meia para baixo…
Esta é uma SL da família das R107. Aos interessados, sugiro consultar
http://www.mbclassic.net/Mb-W107_SLs/MB-W107-historico.htm
Gomes, te ensinaram errado. Não tem nada aver essa coisa de C=cupê ou S=sedan. A Mercedes identifica as familias de carros por letras. Por exemplo: classe A são os menores, como o feito aqui. O número identifica o motor. A160 tem motor 1.6. A190 tem motor 1.9. Classe C são os modelos maiores. Classe E são ainda maiores. Classe S são os top de linha. Classe M são os SUV. Em todos eles o número acoplado é a cilindrada do motor. Isso de uma maneira geral. Tem mais detalhes ainda.
Abraço
Flavio
É mesmo uma SL dos anos 70, ou pelo código de fábrica R107 / W107… devido a mudança dos significados das letras nos nomes das Mercedes-Benz atravéz dos anos é mais fácil e preciso identificá-las pelo código de fábrica.
A fila andou Flavio.
Hoje nem todas as C são cupés, nem todas as S são Sedans. Mas isso é assunto para outra vez.
Essa da foto é uma SL (as SL são sempre conversíveis).
Dependendo do ano pode ter varias motorizações.
SL 280 motor 6 cilindros 2.800cc.
SL 350 motor 8 cilindros 3.500cc.
SL 450 motor 8 cilindros 4.500cc.
SL 500 motor 8 cilindros 5.000cc.
Essa carroceria começou em 1972 e foi até 1987 com pouquíssimas alterações.
Essa, pelas rodas, acredito ser uma SL 450 de 78 a 80.
A banca de jornais? Não sei.
Essa é uma sl…..
Vixi o pessoal ta ruin de localização mesmo, essa banca de jornal fica em frente a uma padaria do lado da MTV , essas arvores no fundo são um parque da sabesp, começo da rua prof. alfonso bovero esquina com o finzinho da Dr. aranaldo
Banca da Av. Europa….aquela famosa …
Este lugar não me é estranho, será que é proximo a Giovano Gronchi….????
Tive um Matchbox desse modelo, amarelo.
Oh, saudade!
Já quanto ao local, deve ser um banca de jornais localizada na cidade de São Paulo…risos.
Abraço,
RC*
é uma sl 280 ano 1973.