Legião urbana (sexta)

SÃO PAULO (ouvindo The Corrs, como diria Nick) – Vi dois Karmann-Ghias rodando hoje, mas não consegui tirar fotos. Ambos belíssimos, um prata e outro vermelho. Por isso, “Legião” de hoje é de péssima qualidade fotográfica, mas curiosa qualidade automobilística, porque se trata de uma Camper da Envemo.

Um carro sobre o qual pouco se encontra na internet (os sites que consultei estavam fora do ar). Seria um jipe? Um SUV (argh)? O que é uma Camper, afinal?

O local, hoje, está fácil demais. Sem dicas.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Faltou citar o ar condicionado nas versões mais completas.

Ricardo Toribio
Ricardo Toribio
16 anos atrás

Flavio,
Se quiseres mais informações sobre a Camper entre no site dela:
http://www.camper.com.br/index2.htm

Abraços

christian - do niva
christian - do niva
16 anos atrás

Meu irmão já teve duas, uma 4,1a gasolina 4×2 e outra 2,8 Diesel 4×4, um carro muito bom, resistente, até razoavelmente bonito, mas na verdade era um lego sobre rodas, pois cada peça vinha de um carro diferente e tinha alguns defeitos irritantes, como a eterna infiltração de água, mas como é de fibra de vidro não tem problema… Agora ele está com um Engesa Fase 1

Lorenzo
Lorenzo
16 anos atrás

Como faço para enviar uma foto?

Vitor Matsubara
Vitor Matsubara
16 anos atrás

Bom, o local é a Paulista, próximo à ex-sede da Fiat e ao colégio restaurado cujo nome não lembro no momento…

Quanto à Camper, dei uma olhada na Internet e confesso que também não achei muita coisa…

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Até um tempo atrás, eu acompanhava o pessoal entusiasta do modelo, que fundaram um clube, portal e oficina especializada em Camper (www.camper.com.br).

Para quem se interessar, além do portal há o site também citado da revista 4×4 e os encontros no ginásio do ibirapuera, as quartas-feiras.

Basicamente, de minha parte sempre gostei do modelo, porém os freios e parte elétrica merecem uma atenção especial depois de comprar.

Há uma curiosidade, além do conforto dos modelos mais completos: os bancos originais dianteiros vinham com amortecedores para compensar oscilações no percurso.

Até onde me lembro, foram fabricadas em torno de 800 unidades, sendo 60 equipadas com câmbio ZF, alemão, automático, o mesmo que equipava o Diplomata e os estrangeiros BMW, Mercedes Benz e Jaguar. Destas 60, algumas foram exportadas para a Itália.

Além desses 60, alguns também vinham com o pacote completo, com estofamento em couro, trio e direção hidráulica, além de tração 4×4 (sem reduzida), e algumas unidades ainda com teto solar.

Bem, vamos a história….

O utilitário-esportivo Camper, fabricado pela Envemo (Engenharia de Veículos e Motores Ltda) teve vida breve, 6 anos para ser mais preciso desde sua apresentação no Salão do Automóvel de 1988 até o final de sua produção em 1994. Alguns modelos ainda saíram em 95 mas são poucos e raros. Foi totalmente inspirado no Jeep Cherokee Patrol 1988, e utilizava o chassi e suspensão dos jipes Engesa e uma bonita, confortável e espaçosa carroceria de plástico reforçada com fibra de vidro muito resistente.
Originalmente era equipada com transmissão 4×2 ou 4×4 e motor GM 2.500 cc de 4 cilindros (82 cv a 4.400 rpm). Na seqüência veio o 4.100 cc a gasolina (121 cv a 3.800 rpm) – detalhe: como a produção não era propriamente em série, algumas unidades ganharam o presente de vir com a configuração 250-S (sim, a configuração mais esportiva do GM 4.100 do Diplomata, com direito inclusive ao tucho mecânico).
Depois veio o 4.100 cv a álcool com 141 cv.
Também foi disponibilizado a opção diesel com o motor Maxion S4, com 4 cilindros-92 cv-2800 rpm na versão aspirada e na turbo S4T 120 cv a 2800 rpm .
Em 94, foi apresentada a versão com faróis de Diplomata, 4 portas e lanternas traseiras de D20.
Na época em que era fabricado, seu valor médio era US$ 35 mil.

Café
Café
16 anos atrás

Aquilo embaixo do porta malas é o pequeno tanque de 86 litros do carro.
Eu sei porque tenho uma e desta cor.

Café.

Suzukeiro
Suzukeiro
16 anos atrás

A CAMPER não tem nada de perua, nem SUV, ok, talvez um pouco de SUV, mas das boas…………..hehehe……….estrutura, chassi, eixos, suspensão do jipe Engesa, e carroceria livremente inspirada (copiada) do Jeep Cherokee 2P americano da época…………..um senhor 4×4, sem dúvida, e altamente valorizado hoje, quando em bom estado

cleber
cleber
16 anos atrás

A CAMPER É UMA PERUA,COMO DIZIAMOS,NÓS PAULISTAS ANTES DA MODA DAS VANS E SUVS,ARGHHHH.

Renatov
Renatov
16 anos atrás

Como já bem disse o Julio, basta acessar: http://www.4x4brasil.com.br
Neste fórum tem tudo sobre 4X4…inclusive sobre as excelentes Camper (que tbém foram fabricadas como 4X2).
Mas o melhor do fórum, modéstia à parte, vcs encontrarão nos tópicos que abordam o melhor 4X4 já construído no planeta…conhecido como “A Maravilha Russa”…
Abs

Júlio Webber
Júlio Webber
16 anos atrás

Gomes e all.

Informações sobre as Camper eu sigiro o site 4x4brasil.com.br

O pessoal é muito legal rola muita informação sobre tudo quanto é veículo 4×4 de Nivas, Jeeps, F-75, JPX e tudo mais.
Para quem não conhece recomento a visita.

Abraço.

Webber

Thiago
Thiago
16 anos atrás

É uma Camper, Gomes.

Só que para tua tristeza, a Camper da foto está equipada com kit GNV, bastando apenas vc olhar o acabamento escondendo a botija sob a mala. Assim, nada de criticar o propietário, visto que não é fácil manter um carro com o motor 4.1 do Opala.

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
16 anos atrás

É a avenida Paulista mesmo, só reparar o semaforo instalados naqueles totens da avenida.
Há uns tempos atrás ouvi de um secretário da prefeitura que até esses totens da Paulista são furtados na cidade.

Na novela Rainha da Sucata a Regina Duarte tinha um Miura com neon… A pré história do Tunning Urgh!

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Repare como a traseira se parece com a de um Uno gigante!!! Hehehe…

Rogério Castilho
Rogério Castilho
16 anos atrás

Avenida Paulista, Escola Estadual Rodrigues Alves ao fundo.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Acertou Herik !

esse era o carro da novela Rainha da Sucata mesmo, e que na trama o Tony Ramos havia “projetado”.

amaral neanderthal
amaral neanderthal
16 anos atrás

tem um KG prata belíssimo,placa preta, no Pacaembu. Numa casa na rua Ceará, pra ser exato. Agora há pouco estava em frente à padaria da ruaBahia, quase esquina da mesma Ceará.
A dona é uma moça com ombro tatuado, muito fresca e mal-educada, q já tive a infelicidade de encontrar em outra parada.
Até um tempo atrás ela dirigia, feito uma louca, um KG TC vermelho, q ficou o verão passado largado em frente à casa na Ceará, com um amassado no pára-lama traseiro e pneu no chão; agora é o tal prata q fica ali. Por enquanto está lindo.

agart
agart
16 anos atrás

Carro bom prá trilha..

Herik
Herik
16 anos atrás

Não foi esse o carro protagonista da novela Rainha da Sucata? Pelo que me lembro o personagem interpretado pelo Tony Ramos havia projetado o carro. É isso mesmo? Era muito pequeno quando passou essa novela.

Airton
Airton
16 anos atrás

Fiat Uno

Cesar
Cesar
16 anos atrás

A Camper simplesmente é um Engesa fase II vestido com roupa de gala…
Tão valente quanto seu irmão mais bruto, mas que se pode usar no dia a dia sem ser um ET nas ruas.

Té mais.