Lotação no Rio
SÃO PAULO (como chove!) – As fotos foram enviadas pelo Mestre Mahar, que pelo jeito as recebeu do Jason Vôngoli, que pelo visto publicou algo em “O Globo”:
Os táxis-lotação voltaram à ativa em Maria da Graça… Chamados de “rasga roupa” pela população local, saíram da aposentadoria para fazer o percurso Estação-Jacaré.
Foi tudo que me informaram… Uma das imagens recebidas está aí.
Obrigado a vc tbm, S 29.
Respondendo ao amigo, esta grade é do 1941. Os raros 42 já tinham um desenho que se assemelhavam aos 46 com alguma diferença ou outra.
Aqui em São Paulo estes também foram Taxi e Lotação.
Havia no Rio de Janeiro até meados dos anos 70 um shuttle-service do tipo rasga-roupa que utilizava em sua maioria veículos da linha Chrysler dos 40, que fazia o percurso entre Av. Brasil (Ramos, próximo às fábricas de ônibus Ciferal e Caio) e Rua Leopoldina Rego, ou Rua Uranos, ambos destinos no coração de Ramos.
Muito obrigado ,Romeu.
Se os táxis voltassem a ser assim, acho que eu chamaria um táxi até pra ir na padaria, hehehe…
E eu ainda preciso urgentemente andar no último táxi Zé do Caixão que restou aqui em Niterói, antes que o dono resolva se aposentar (ou aposentar o carro) de uma hora pra outra. Eram dois “Zés” até o ano passado, ambos em excelente estado, e um deles já parou de trabalhar….
O Chevrolet 41 já tinha as portas traseiras com abertura normal e os faróis incorporados aos paralamas.
Até 1940 as portas eram do tipo “suicidas” e os faróis dianteiros eram semi-embutidos nos paralamas.
Ô Stove.. 41 não era ainda porta traseira suicida? Esse aí não é mais recente não ? Nào sou expert nos 40, só quero confirmar e aprender.
Quando era menino, os carros de praça (taxi) eram todos assim, uns pretos e outros verde-escuro. Os choferes (assim se escreve?) usavam paletó e um boné igual da polícia.
Alguns abriam as portas como guarda-louça. Uma prá esquerda e outra prá direita.
Chevrolet 1941 lindo. Stovebolt forever! rs
Meu avô foi motorista de táxi no Rio de Janeiro, aposentou-se em 1971 e trabalhou todo o tempo (30 e poucos anos) em um Mercury Eight 1939, preto. Um carro do tipo desse aí (que me parece ser um Chevrolet), só que um pouco mais antigo. Tinha o vidro traseiro bipartido e portas as traseiras eram “suicidas” (abriam no sentido contrário ao normal).