Motoland (terça)
SÃO PAULO (hum…) – Faz tempo que as magrelas sumiram deste espaço. Mas sempre é tempo de voltar com as duas rodas, especialmente porque o Veloz-HP já me mandou um estoque de fotos para “Motoland”.
Gosto particularmente dessa aí embaixo. Ele mesmo descreve:
Essa foi uma das primeiras fotos que tirei com a minha nova câmera digital. Era de manhã bem cedo e estava ajudando a montar o stand do meu amigo Zezé da Recar na exposição de motos que fizemos no Páteo do Colégio. Essa maravilha é uma das criações dele e trata-se de uma Suzuki GT-750, 1974, preparada radicalmente no estilo “streetfighter” que difere do estilo “Café-Race” pelos equipamentos empregados como suspensões, freios, rodas e pneus, que são todos de última geração, usados em motos modernas e atuais.
Esse motor 2 tempos com seus 3 cilindros, 750 cc, 3 carburadores e 3 escapes independentes, fora os acertos “artesanáticos” nas janelas de admissão e escape, está gerando facilmente mais de 110 HP, como mostrou o teste que o Gabriel Marazzi fez com ela quando o publicou na sua revista Moto Max. O foguete andou folgadamente na frente de uma Honda Hornet 600cc e seus quase 100 HP além dos 30 Kg a menos.
Como se vê, moto velha ainda faz corrida boa…
È vero.
Bela motoca ja tenho muitas fotos. Tenho uma rd 350 ano 75 vermelha, e estou pretendendo adicionar alguns acessorios esportivos de epoca ou estilo cafe racer. To aceitando sugestoes e fotos. Vou colocar ignicao e escape dimensionado da sarachu, mas nao sei ainda como regular o carburador( este nao tera filtro, e sim duas lindas cornetas) e preparar o motor. Os pistoes estao na medida 0,50. Grato .
Nota 10! Veloz e Flávio!
As motos ressurgiram, que bom!
Veloz, o Diego viu esta moto lá no páteo? Eu queria ter visto a reação dele, ..rsrs. Ah, o Diego e o Cigano foram no ultimo encontro do ano das motos clássicas no Pacaembu. Vc foi lá?
Eu já fiz um comentário lá na foto da Suzuki RK66.
Acelera mesmo, Veloz!
Eu tive uma ! Dourada.
Foi a 1a. a chegar no braZil.
Bela moto !
Pois é, se for pegar, ou mesmo que fique com ele, a idéia é jogar pro lado Street mesmo, fica mais gostosa e segura de pilotar
Acho que se não pegar e ficar com ele, vai demorar um pouco, pois ele ta restaurando um Maverick
Qunto a CB, era de um amigo nosso, de longa data, que recentement comprou uma CB 1300 F, pra se divertir, e passou esta 500 a ele
Valeu !
Quanto apeças e mão de obra, está tranquilo
Aliás ele a alguns anos montou uma XT500 1980, com a qual rodou pelo centro oeste
Abraço !
Veloz, diz meu primo que viu esta sua moto na Recar, ele tem uma loja aqui no Litoral, e a CB é dele, estou louco pra pegar e fazer isso, hoje já discutimos sobre o assunto, pensamos em algumas peças da Hornet, o que tá pegando é arrumar uma balança dual shock adequada, e qual kit de carburação usar, possivelmente da Hornet se achar
Estamos especulando, a intenção é essa
Valeu !
Muito obrigado, Conde.
R/T, sua Honda CB-500 1972 é maravilhosa para isso. Ela já é exelente original e pode melhorar mais ainda com uma preparação bem feita, por gente “do ramo”.
Você pode optar por dois estilos bem diferentes entre si, mas, com resultados igualmente deliciosos.
Pode ser o “Streetfighter” como a Suzuki aí da foto onde se usam suspensões, rodas e freios de motos modernas e de alta performance, mais uma preparação “pesada” no motor.
Pode optar também pelo estilo “Café-Race” que consiste em se melhorar os equipamentos existentes trocando as rodas originais por outras mais largas com aros e raios de alumínio ou as de magnésio, estilo Campagnollo, pneus modernos, guidão estilo Tomazelli, amortecedores a gas Marzocchi ou Koni-Bike, tanque e a rabeta moldados em alumínio no estilo das motos de corrida dos anos 50/60. No motor, uma preparação “leve”, só polimento e equalização dos dutos e câmaras do cabeçote e carburadores maiores e modernos.
No estilo “Streetfighter” você gastará bem mais dinheiro porém, sua moto terá um desempenho alucinante. No “Café-Race” ela ficará bem mais rápida e maleavel na pilotagem, além de continuar “dócil” e “civilizada”.
Gente excelente para fazer esse trabalho não falta aqui em São Paulo. Se você precisar de ajuda aí, dê o berro aqui, que eu te darei toda a assessoria possivel pois, sou amigo de décadas de todos eles. São gente finíssima e extremamente competentes, como prova a foto aí acima.
Só para você ter uma idéia, o Nelson Piquet comprou duas Yamahas RD-350 na loja do meu amigo Adilson, a Belikar. Uma está original e perfeita, a outra, mais “velhinha”, eu o convenci a transformá-la numa réplica das antigasTZ-350, as TR, e o Léo, mecânico renomadíssimo das antigas, está fazendo uma verdadeira obra de arte com ela, desde a pintura até na preparação do motor. Já tem fila de revistas querrendo a exclusividade da matéria.
Potanto, vamos lá meu amigo, acelere esse projeto. Sua CB-500 irá adorar e te retribuirá com quilômetros e quilômetros de puro prazer.
Grande abraço.
Esse é o Veloz . Compartilhando seu bom gosto e história motociclística com a gente . Que moto linda !
Esse outro link tem o vídeo completo que termina com esse trecho de 15 s
http://www.youtube.com/watch?v=ZfJ4dfC97Rc&feature=related
Não tenho seu e-mail mas Rodrigo o som da moto é muito bonito pena que seja curto mas da para imaginar como a dkv roncaria bonito se seu motor pudesser alcançar as mesmas rpm da moto
Tem uma CB 500 ’72 aqui, aticando pra fazer isso, será que fica bom, Veloz ?
Mandei até email pros caras da Recar
neste link, tem mais algumas fotos :
http://www.recarmotos.com.br/cafe_racer.asp
Lindona !
Quem fez essa moto?
simplesmente A – NI – MAL
moto é o que há…é um baita perigo, mas que basta andar uma vez que vicia…
É, bela moto !
Prefiro ela originalzona. Moto clássica é moto clássica. Street Fighter se faz com esportivas de alguns anos atrás, ou quem tem muito dinheiro para jogar fora, com uma esportiva nova.
Já mandei esse link aqui antes. Mas não custa repetir. Uma GT750 arrancando. Só 15 segundos de youtube. O ronco mais bonito que já ouvi, o que marcou minha infância. Pense num DKW que anda (sorry, Gomes…)!
http://www.youtube.com/watch?v=XfHmJA9aQas
Pensa num DKW que anda (sorry, Gomes…)!
É esse o som de uma GT750 acelerando. Vejam o video, são só 15 segundos:
http://www.youtube.com/watch?v=XfHmJA9aQas
Que beleza, meu amigo kamarada, as motos voltaram.
Acelere mais motos por aqui kompanheiro pois, a vida é mais bela com elas.
Abração a todos e continuem acelerando.
Dois tempos, tres cilindros…..o que será que te chamou a atenção nessa moto hein???
Imagina um motor desses no 96???
A Gt 750 original já era violenta, com alguma mexida deve ter ficado um exagero. O ronco então….tô imaginando.
Até que enfim a seção que mais gosto.
Estou agora no projeto de uma cafe racer e o VELOZ por certo será meu consultor. Porém está sendo feita sobre uma 750.
Motores 2T são geniais.
Poucas peças, leves, potentes, simples.
não é só o FG que gosta de 2T, o CC tambem, tive 6 Yamahas enquanto todos andavam de Honda nos anos 70/80…
E agora, desenvolvo um com 500 cilindradas, 2 tempos (claro), bicilíndrico alternado (portanto ultra-balanceado), refrigerado à água (temperatura de trabalho controlável), todas as peças do bloco em duralumínio especificação SAE, girabrequim roletado com rolamentos de agulha encapsulados, admissão pelo cárter (sonho de consumo de qualquer preparador), pré-aquecimento da água em mufla com dinâmica dos fluidos em software CFD, ignição mapeada com avanço variável (se trocar os fios de vela vira do mesmo jeito), vávula de reaproveitamento dos gases internos, peças internas metálicas com tratamentos de última geração (nitreto de titânio entre outros), câmara de combustão em suspenso totalmente refrigerada, 3 janelinhas (cabe meu dedo indicador, que é grosso…)redondinhas de admissão e escape com colunas ao redor para preparação sem quebrar anéis, fluxo de gases tambem em software CFD e banco de fluxo físico, pistões e bielas forjados (é a cabeça do pistão que turbilhona os gases – as janelas são na mesma altura…) e pra finalizar (embora tenha muito mais) a mufla e pipa não são no escape… São no bloco. E posso fazer escapes menores, portanto.
Pra quem der pedal com essa Usina e no Formula 500:
Quando apertar o da direita, vai fazer um buraco no asfalto, tamanho torque.
Vai virar baixo e durar – Não preciso de rotação estúpida. Mas se precisar, faço.
De novo:
Quem viver verá.
E vou empurrar essa lindíssima Suzy fuçadaça com meu F500.
Aguardem.
Voltei pro mundo de onde nunca deveria ter saído.
Vou voltar a brincar de carrinho…
Linda moto… vou até comprar a revista para ver a matéria. Por falar nisso, ontem tive de ir resolver umas coisas na rua Pamplona e passei em frente à Comstar e lá estava ela, a moto de Endurance do Tucano… um show para os olhos!!!!
Ôi
Ficou o bixo. A traseira integrada com as laterais ficou legal.
A única moto q eu ví encarar uma TZ350 foi uma Suzuki 500T. Lá em Tarumã, 1976, Arara de TZ contra Franco de 500T.
Abs
Ôi
Tá linda, e com esse escapamento deve estar com o ronco parecido com o do DKW. A rabeta integrada com as laterais ficou mto legal.
A única moto q ví encarar uma TZ350, foi uma Suzuki 500T. Foi no campeonato gaúcho de 76. Arara de TZ contra Franco de 500T.
Abs
Esta moto entrou numa fila de motos bonitas e mandaram sair dizendo;.
– a fila das lindas é ali do lado!
One Comment !
Maravilhooosa !!!!!!
Realmente a 400 do fundo é mais bonita!
Ando de moto há 37 anos e essa foi a única que me derrubou!!!!!
1.982 e eu numa 1.975, praia do Perequê (Guarujá) fiquei 4 semanas no Hospital Santo Amaro, mesmo assim tenho suadades. Hoje ando numa “comportada” Drag Star (também com meio século no lombo é o que me resta….)
Abs e boa noite a todos
Marcelo Foresti
essas GT 750…sao Show … estou imaginando o barulho desses escapes dimensionados…e motor bem preparado…ja tive o prazer de andar muitas vzs …numa de um amigo meu de goiania…linda Suzi preta…quando ia la …as vzs…eu emprestava meu carro para ele e ele me enprestava a moto…hahaharsss nos loucos fim dos anos 70 …iamos nos pegas no retao que da no autodromo de la… batiamos pegas com as 750 four honda… de faze-la cantar o pneu traseiro em arrancadas de 1 ….que ficavam grandes marcas pretas no asfalto de tanto que ela falava Alto… e era standart…agora essa preparada hahahahaharsss d+… so que nunca esticava alem da 4 quarta… pois moto velo… nao era minha praia….e quando chegava uns 180 …eu tirava a mao…depois iamos para a praca tamandare tomar todas …onde tambem rolava e participavamos de altos pegas… mais interessantes …pois era fazer o contorno da grande praca inteiro…tinha muitas curvas e o PAU quebrava a noite inteira com muitas motos e carros…bons tempos …onde existiam os pegas de rua com curvas tipo num circuito…nao igual a esses boys de reta de hj em dia…
Prefiro a 400 do fundo.
Essa eu conheço…
Ela fica ali na Rua Gusmões.. paralela a General Osório.
Ele recupera varias motos antigas lá.. talvez sejam da loja as fotos do Veloz.
Realmente essa chama atenção… a pintura metalizada e a suspenção traseira bi-choque são demais.
Ahhh… o farol é de Hornet…
Bela moto. Gostei da traseira inspirada nas suzys modernas.
T+
Veloz,
Tô aqui paralisado, babando com essa belezura.
Isso é Moto com M maiúsculo, meu amigo.
Excelente foto. Excelente escolha.
Conta um pouco mais para nós sobre esse torpedinho apetitoso.
Abraços.
Nick B.
Gostaria de saber seu e-mail , eu estou sempre no Blig do Gomes e queria enviar a foto de uma raridade para vc!!!!
abraço Paulão
Gomes, vou tentar de novo, como eu faço para enviar fotos por email. Acho um barato essas relíquias que aparecem aqui, e como rodo muito pelo estado, tenho bastante fotos(inclusive do #96 em Piracicaba) que eu gostaria de compartilhar com os leitores desse blog. Grande Abraço.
os escapamentos são bem legais. Tem mais fotos, de outros angulos?
Que garfo é esse?
Com certeza… moto velha é que faz corrida boa… vide o filme do Burt Munro em que mostra ele e sua VELHA INDIAN quebrando recorde de velocidade e que é mantido até hoje!!! Filmaço!!!!!
Abraço…. qualquer dia mando fotos da minha Yamaha RX 180, 1981, com apenas 5.000km!!!!!!!!