Nem Brasileiro, nem Marcas

SÃO PAULO (melhor seria esconder) – Nada contra os pilotos e suas equipes, geralmente são as vítimas.

Mas é preciso refletir, mais uma vez, sobre o que estão fazendo com o automobilismo brasileiro.

Ontem, em Curitiba, aconteceu a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas.

Pilotos no grid: 13 (oito do Paraná).

Marcas no grid: uma (Volkswagen Gol).

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jorge lima
jorge lima
16 anos atrás

Nem tudo, esta perdido, sou organizador do campeonato de marcas & pilotos aqui no Ceara e, domingo dia 28 de outubro, nos lotamos o autrodromo de Eusebio com publico estimado em 5.000 pessoas e 20 carros no grid. Ressalte-se que o autodromo fica a 5km do Beach Park. mais informaçoes no site
apme.com.br

Roberto Forestieri
Roberto Forestieri
16 anos atrás

Oi Flávio, gostaria de perguntar uma coisa: Voce e seus amigos de profissão, alguma fez já tentaram uma entrevista com os responsáveis pelas montadoras (que agora não são poucas) afim de instigar o pessoal pra apoiar mais o automobilismo? Seria uma matéria interessante, uma boa reportagem sobre o que pensam os dirigentes.

Pablo Habibe
Pablo Habibe
16 anos atrás

Na Argentina tem um campeonato de marcas com Gol, Fiat Uno e Corsa entre outras marcas e carros existentes aqui com corridas equilibradas e grids cheios. Seria melhor que nós entrassemos em acordo com eles para trazer estas categorias prontas para correr tambem no Brasil, transformando-as em campeonatos sul-americanos do que tentar começar do zero aqui.
Por aqui deveriam sim tentar recuperar as categorias de monopostos ja que a “Stock” monopolizou inapelavelmente toda a iniciativa local para as corridas te turismo.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Pois é Flávio Gomes. Não seria a hora de quem realmente se importa com o automobilismo formar um outro órgão admistrador, que não tivesse nada a ver com a CBA?
A própria CBA foi criada assim, pelo que eu me lembro, tinha o Clube do Automóvel que organizava, mas organizava mal, e aí foi criada a CBA por quem queria organizar. Claro que hoje virou essa porcaria.
Posso até estar escrevendo besteira aqui, mas deve ter algum jeito de poder fazer corridas sem o apoio da CBA.
Alguém tem que começar a se mexer, e eu acho que quem tem que fazer isso são os pilotos que se preocupam com o caminho que o automobilismo daqui tá pegando.

André Buriti
16 anos atrás

Esse é nosso automobilismo, campeonato de marcas monomarca, multimarca-gaiola fake, caminhão…
Carro de verdade que é bom nada, patrocínio, nada, público idem.
Na verdade os cartolas trabalham para aqueles que PODEM pagar, não para aqueles que QUEREM.
Não se interessam pela popularização do esporte querem sua clientela no estilo pegue-pague-e-não-bufe.
Tirando as raras exceções dos que amam de verdade pilotar, participar, assisitr, o automoiblismo em geral só serve pra encher o bolso de uma curriola que só está lá pra isso mesmo, explorar.
O resto é o resto.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

…..Se o campeonato é de Marcas , é obvio , deveria contar com o apoio das montadoras e nunca deixa-lo virar monomarcas como já à muito vem acontecendo …
Ajustes de classe/ categorias é facil (vide RALLY) , problemas é que nenhuma montandora quer ver seu “pimpolho” levando banho do outro devido a defasagem tecnológica de seus modelos em comparação interna ……
Pena, pois lá fora carro vendecedor no Domingo é sinônimo de revenda cheia na 2a-feira.

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Estou cada dia mais desiludido, com FASP, CBA, Fábricas, promotores, etc…,se não fosse a paixão por carros e corridas, creio que já teria sucumbido.

Anselmo / SBC

Leandro
Leandro
16 anos atrás

A muito tempo que o automobilismo brasileiro vem sendo “sucateado” (assim como os autodromos), acredito que isso só vai melhorar se o país voltar a ter um campeão de F1. Na época de Fittipaldi, Piquet e Senna, a F3 era forte, assim como as F Ford e Chevrolet. As categorias de turismo também eram fortes…Então espero que o Massa ou o Piquet Jr. sejam campeões em breve ou corremos o risco de ficar igual a França (no automobilismo).

jose
jose
16 anos atrás

Brasileiro de marcas com 13 carros?Todos Gol?
Qual o motivo dessa decadência?
Lembro de provas do brasileiro de marcas em Tarumã na década de 80,grid cheio,corridas espetaculares,várias marcas de carro,autódromo lotado,o que aconteceu?
Não sou dono do blog mas gostaria de saber a opinião da turma que sabe o que escreve.O que aconteceu com o automobilismo no Brasil?

francisco
francisco
16 anos atrás

Passaremos muitos anos discutindo este assunto de falta de patrocinios, falta de interêsse das montadoras, interêsses demais nas federações e confederação e assim se vai mais um ano no autoIMOBILISMO brasileiro. Louvo a vontade de alguns poucos abnegados que ainda TEIMAM, INSISTEM em continuar correndo com autodromos vazios.. Ontem em Curitiba tb não havia ninguem assistindo o Racind Day, arquibancadas vazias, pouquissímo interêsse em categoria monomarca, (motorzinho fraquinho feito para não quebrar, falo sabendo pois são revisados aqui pertinho de casa e não tem preparo nenhum)..Final de semana em Interlagos com missa, corrida, showmissa e corrida com grid pequeno…pobre automobilismo brasileiro.

Gabriel
Gabriel
16 anos atrás

Você só fala do lado ruim de tudo, da copa clio que foi show de bola e do endurance vc nem sita…

uma pena ter jornalistas assim nesse meio que já é tão dificil

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

E viva a SUPER STOCK V-8!!!!!
Desfrutem bastante, porque logo, logo a galinha dos ovos de ouro, vai parar de trabalhar e, aí sim vão jogar a pá de cal no automobilismo tupiniquim.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

O que estão fazendo ? Matando, extinguindo, use o que quiser.

Não existe interesse em categoria de base, nas fórmulas só sobrou a F-SP , a Renault foi extinta com o seu espóio sendo assumido e insuficiente para prencher duas filas num grid.

No Turismo,pelo menos em SP tivemos provas no fds, uma com os Omegas da Stock com 12 carros e outra de FLivre com outra duzia , não mais. Uma prova de fusca com meia duzia e outra meia duzia na Marcas.

Interesse zero, politicagem comendo solta, falta de planejamento e profissionalismo.

Montadoras ausentes, como sempre, e ninguém com visão e disposição para combater as mazelas, mandos e desmandos políticos.

O que vai acontecer ? Na minha opinião e por que dispõe de cérebro e inteligência ( sim, cérebros existem em todos, com inteligência em poucos) sobrevivem as Stocks, a Porsche Cup e a Clio.

Perigam os protótipos Aldees que pretendem deixar de ser uma categoria regional e partir para o nacional (luz amarela acesa) , a GT3 pela logística e custo.

Irremediavelmente finadas, qualquer Marcas e Pilotos e Fórmulas.

As demais sobreviverão minguadamente pelo heroísmo, dedicação e paixão pelo esporte dos seus participantes.

Muito pouco na terra de Emerson, Piquet e Senna.

Vitor
Vitor
16 anos atrás

No Endurance, ao menos temos a Chevrolet, que coloca um Vectra Turbo de verdade pra correr com apoio da fábrica.

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
16 anos atrás

Já faz tempo q estão acabando com o automobilismo nacional.
tenho parentes q moram perto de interlagos e não sabiam, em 2002, de uma corrida do campeonato paulista de automobilismo.
culpa das federações que (segundo pilotos) muito cobram e pouco fazem.
nos anos 80, tínhamos formula uno, marcas e pilotos (passat x scort x uno…) copa palio… formula ford 1600…
onde foi parar tudo isso?
lembram dos uno turbo?

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Esse negocio de marcas é muito furado ,um desejo antigo de quem gosta de automobilismo ,mas as marcas em si não tem o menor interesse.
E corridas com carros totalmente desatualizados não gera interesse de publico e patrocinadores ,claro que uma categoria como a Classic não é o caso ,tem no mundo todo.
O fato é que está faltando criatividade nas pessoas que desejam um automobilismo de base ,esperar algo das autoridades e fabricas já virou piada.
Fui na corrida em Piracicaba e achei impressionante a diferença tecnica entre as gaiolas ,a falta de um regulamento que limita a preparação inviabiliza de cara quem quer começar ,justamente este tipo de categoria que a principio deveria ter em seu baixo custo seu primeiro atrativo.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

by CBA……………… só podia dar nisso.

Carlo
Carlo
16 anos atrás

Quando será que esta turma vai parar com esse negócio de Stock Jr, Stock Light, e fazer uma categoria de acesso à Stock V8 (com os carros sendo construídos sobre seus próprios chassis) multimarcas? Chega de chassi tubular na pista, eu quero é carro!

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Eu fui no autódromo. No mesmo dia teve Copa Clio, Marcas e Endurance (3 horas de Curitiba). A Copa Clio tava bonita de se ver. Vários carros no grid e pegas muito bons. José Córdova segue liderando o campeonato.

No Marcas realmente a única marca que tinha era a VW e só Gol. Tinha um 206, um Corsa e um Vectra, mas esses correram no Endurance.

O circo armado estava bem bonito. Mas muito inferior ao da GT3 que não tem mais que 12 carros alinhando. E olha que ontem tinha 3 categorias envolvidas.

Acho que é porque Clio e Gol a gente vê todo dia e Gallardo, Porsche, Ferrari e Viper só de vez em quando…

Abs.