Nova Varig
SÃO PAULO (tudo mudado) – Pergunta o Marco Alberto Ravioli, que sabe que gosto de aviões, o que achei da nova pintura da Varig pós-GOL.
Não achei nada. A que eu gostava já não é usada faz tempo, mesmo. Essa aí parece qualquer outra. Moderninha, nem feia, nem bonita. A Varig também não é mais a Varig, mesmo…
a antiga varig já foi. não existe mais. este boeing 737-800 não é a classificação da pintura velha. embora seja daqui pra frente, a pintura atual da varig não tem a ver com antiga varig. os boeing 737-200 varig, não há nos aeroportos do brasil. o boeing da varig é só pintura nova. absolutamente os métodos conceitos da pintura da gol.
Quem não sabe o que foi a Varig no nosso pais devia ficar sem dar comentarios,eu vivi mas de 25 anos dentro da varig pq meu pai é ex funcionario da empresa já aposentado isso que oconteceu com varig ter quebrado é muito simples ma administração de seus presidentes que nunca prestaram atenção no que poderia acontecer um dia,e o nosso pais perdeu uma empresa de grande nome e prestigio e segurança com otimos profissionais em parte o governo teve sua culpa,mas ainda maior culpa foi do seus administradores.
Por sinal este simbolo, lembra aquele da empresa argentina LAPA, de péssima lembrança. Após trágico acidente na própria Buenos Aires quando decolava, o avião explodiu, matando cerca de 100 passageiros.
Não faltaram avisos dos pilotos que se tratava de uma questão de tempo ocorrer um acidente trágico. Como no Brasil, até hoje passados cerca de 10 anos, a Justiça daquele país ainda senta em cima do processo contra a empresa.
Apesar de em hipótese alguma querer fazer qq alusão do ocorrido com o futuro da Varig, digo que a escolha do simbolo foi de péssima lembrança e realmente não é nem bonito, nem feio. É “insípido e inodoro” como diriam alguns.
A nova pintura não ficou feia.
Mas ainda acho que a estrela no centro ficaria melhor…
Mas pelo menos deviam ser todas iguais – em todos os aviões !
Se notarem em cada avião é uma parte da estrela e em posição diferente ! São então várias pinturas e logotipos…
Alfredo
Na festança de sacanagens que foi a velha Varig:
Para a horrorosa pintura que antecedeu essa, foi contratado um escritório de design em Londres, se não me engano, para o qual foi pago mais de 60 milhões de dólares de honorários. Isso para fazerem aquela m.erda…
Podem ter certeza que a Gol pagou bem menos para desenvolverem a atual pintura, muito mais bela.
Léo : Bom dia ,
O pior é que a primeira impressão é a que fica : Não consigo enxergar outra coisa . Acho que a idéia era mostrar que está nascendo uma nova Varig , mas…
Gavioli , O FG faz isso com todos os sobrenomes por aqui . Vai acostumando . Um abraço Ga… digo , Ravioli !
Gomes, pequeno erro de digitação, talvez. É Gavioli, ok ? Nada não, Ravioli ficou bom tbem.Os 2 soam parecidos.Abs
A pintura antiga era muito mais marcante do que esta, como já foi dito por outros colegas. Saudades dos 707, 727, 737, 747, DC10, MD11, sem falar no saudoso Lockeed Electra II, que fez muito marmanjão chorar quando do último vôo, no comecinho de 1992. Aliás no Youtube existem vídeos muito legais à esse respeito.
Ao colega que comentou de os aviões não permanecerem no metal polido aqui no Brasil, a extinta Rio-Sul até tentou, na época dos EMB 120 Brasília (1988), mas acabou desistindo por causa da grande mão de obra necessária para manter o brilho das fuselagens.
Ao outro que criticou o MD11, posso lhe assegurar, com conhecimento de causa, é um maquinão!!
Boa Noite
Zé Maria
Achei bonita, espero que a nova Varig não nos faça passar mais vergonha como a antiga. Há dois anos voltei de Nova York de Varig e os monitores de Tv estavam quebrados, o vôo foi uma bagunça. Espero que melhore pois s Varig sempre foi uma Cia de quinta categoria.
Quanto a pintura ela esta bem significativa com a rosa dos ventos já quase sumindo igual a velha conpanhia.
Belo avião!
Conde, o lance da Estrela na Cauda parecer um avião em queda foi muito boa. Que percepção, hein…
gostava dos 737-200 super advanced e os 727-100 (os aviões mais lindos até hoje fabricados) com a faixa azul nas janelas, estrela na cauda e o símbolo do Ícaro próximo das janelas da cabine, costumava fazer réplicas de papelão caixas de sabão em pó. Sempre fui doente por avião, mas gostei desta pintura.
Sabe o que é o pior? É ressucitar mais uma dessas falidas devido ao famoso jeito de ser brasileiro, e deixar as dividas, que para alguns foram lucros, para os mortais batedores de cartão pagarem.E depois vem com essa maldita moda brasileira de nova isso,nova aquilo,só falta chamar essa massa falida de NovaVarig.Aqui no Brasil tudo é novo porque na verdade tudo é resultado de grandes pilantragens,haja visto que de tradicional só as contas dos espertos para os que trabalham pagarem.Faliu! que abra falencia na conta do dono que tem muito dinheiro guardado lá fora.
Essa é mais uma história de como a politicagem e empresários corruptores trabalham no Brasil.
Independente dos problemas de administração que a Varig teve ao longo dos anos o seu destino foi selado por um governo corrupto,uma fundação que destruiu a empresa,acertos por baixo das mesas em Brasília feitos por empresários do setor,aqueles mesmo que andam com malas com dois ou mais milhoes de reais em dinheiro que casualmente serviram para pagar cavalos ou vacas de políticos da capital,aliás sempre os mesmos políticos de outros escândalos recentes.
A Varig mostrou a todos a arte da negociação de becos onde ninguem vê ninguem em que a maioria perde e uma minoria ganha e como ganha.
Acabou a era romantica da aviação civil à anos no Brasil,virou coisa de profissional,seria bom se não fosse trágico,neste setor não a bons profissionais só gente interessada em conchavos e manobras oportunistas e ainda assim apoiada por esse governo que parece gostar cada vez mais da baixaria e da sem vergonhice.
Essa é a minha opinião,não sou economista,administrador e nunca serei um politico ,mas como cidadão comum vejo sem fazer força o triunfo das ilegalidades em nosso pais e esse é o exemplo entre tantos outros de como se termina com as boas coisas que começaram quase todas do idealismo de pessoas corretas e empreendedoras aquelas pessoas que faziam patrimônio gastando uma vida inteira com trabalho e dedicação a uma causa,como foi a Varig e não viraram milionários de uma hora para outra com manobras jurídicas indecentes e sócios políticos influentes.
Viva a antiga Varig ,quanto a nova a pintura deveria ser preto fosco.
O novo símbolo é metade (ou 1/4) do simbolo antigo, quem sabe essa newVarig também não seja metade da outra, afinal o charme da antiga Varig jamais terão.
Abraços
saudade dakelaaaa Varig!!
lanches maravilhosos a bordo.. heheh
hj em dia tem q se contentar com o saquinho de amendoin da GOL.. duresa..
enfim, essa Varig nao é mais a mesma! hehe
Pô eu gostei da pintura, ficou modernosa!
E quem sabe a Varig não volte a crescer e compre a Gol? heheh!
Abraços!
Aliás, ouvi um comentário que a parte de baixo das aeronaves da velha Varig eram prateadas para reduzir o peso ( e o custo) ; o mesmo se aplica a American Airlines.
Crédito dado. Eu não sabia de quem era a foto. Ou cortei sem querer.
Flavio, só um detalhe: vamos dar o crédito da foto ao autor. Essa aí é do Fotógrafo Carlos Morillo Doria, de Salvador.
As pinturas de aeronaves hoje em dia, são o que chamamos de padrão Eurowhite. Brancas, e no máximo o leme + winglets pintados. Na minha opinião , horríveis, pois o avião se não for constantemente lavado, dá aquela má impressão ao passageiro. A OceanAir (futura Avianca…..oceanair, o nome, vai mudar para Avianca em 2008) é que tinha / tem as pinturas mais criativas, nos fazendo lembrar da série ” riquezas naturais” que a TransBrasil tinha nos anos 70. A pouco tempo atrás, os FK50, os E120 tinham essas pinturas monocromáticas, mas um avião de cor diferente do outro. Hoje em dia padronizaram, e ainda assim, mantém as aeronaves coloridas. Mas gosto é gosto né.
Varig eu prefiro o old colors, pintura padrão, aquela dos Boeing 707, 727…..
Em tempo: O MD-11 não é aeronave beberrona. O que ele consome X o que ele anda (mach.84) X o que ele leva de carga, poucas aeronaves conseguem. Avião beberrão é o A340-500…….
Maquinaça o MD.
Pois é, mas gostei…
Da mesma forma que voce, também não achei nada. Alias, não dou a mínima para a cor do avião. Quero apenas que saia no horário, chegue no horário e que tenha verdadeira manutenção, banheiros limpos e um preço honesto pelo bilhete. Um suquinho, um sanduba bem chinfrim e uma barrinha de cereais, já está mais que suficiente. Se eu quero comer bem, vou num restaurante.
Notei na 1ª vez que vi e comentei : A estrela estilizada na cauda parece um avião caindo . Muito ruim .
Flávio, você é bastante saudosista! Existe beleza nas coisas novas!
Abraços
De fato, é uma pintura adaptada aos novos tempos, em que as operadoras pintam apenas a deriva e as winglets, ficando fácil de devolver para as empresas de leasing sem precisar repintar tudo de branco. Virou padrão. Mas a Varig podia pelo menos ter pintado de azul as naceles dos motores. Certo é que dificilmente vamos ter por aqui no futuro pinturas integrais da fuselagem, como as da Delta e da United, ou mesmo apenas o alumínio polido, como a American.
Eu gostei.
E espero que a equipe da Varig consiga logo entrar no mercado para valer. Está faltando prestadores de serviços e um player efetivo vem a calhar.
ovopodre, dê uma olhada em http://www.airliners.net e veja a profusão de aviões coloridos. Grande parte dos grafismos são aplicados com vinil adesivo específico para uso em veículos. Eles suportam grandes variações de temperatura, têm estabilidade dimensional e conformam bem em superfícies irregulares.
Hoje em dia é possível envelopar uma fuselagem inteira e boa parte das asas. Há belíssimos exemplos no site.
Eu gosto de visual limpo, mas o da Varig perdeu personalidade. E isso não é culpa do branco, é de não usá-lo bem.
Ninguem se ligou q depois q o senhor josé dirceu “vendeu” a varing p gol por um preço de uma banana, depois tava o pai do dono da gol dando 2 milhoes de reais p senador da “base aliada” do governo, o grilheiro joaquim rorix.
Muito bunito esse PTcc
Em maio/junho de 2004 já sabia que a Varig não estava lá muito bem das pernas.
O MD-11 pré-histórico em relaçao aos 777-300 da Continental e Delta já evidenciava que apesar de cobrar passagens que custavam mais do que o dobro das supra-citadas, a Varig não ia bem das pernas.
O mesmo MD-11 que fez uma parada de 40 minutos em Los Angeles virarem seis horas.
Por causa de um problema sério que fez os passageiros desembarcarem direto em um hangar de manutenção no lugar do portão de desembarque.
ah proposito, peido nao pesa, portanto, se vc sentir alguma coisa em suas cuecas apos soltar um flatos lentos, com certeza não são gases…hehehehehehehe
os avioes nunca sao coloridos, pode ver que todos tem sua grande parte em branco, porque colorir o avião o deixa mais pesado (é, tinta pesa), diminuindo assim a capacidade de carga da aeronave…e tmb aumentando o consumo de combustivel…
Foi visto em Congonhas, tirando as malas da Vemaguete e embarcando no Electra II da Varig…
Deveriam pintar o avião inteiro de azul, com asas alaranjadas, pra ficar bem fácil de ver!
Assim como a gol deveria pintar os aviões dela inteiros de laranja.
Os da ocean air são os mais bonitos, não os fokker-100, os brasília, bandeirantes e utros a hélice que são cada um de uma cor diferentes
Pintura antiga forever. Os jumbos mais lindos do mundo usavam a arte azul e prata.
Por incrível que pareça, a Varig – aquela – fazia mais sucesso no chão do que no ar. Ou melhor: em outros ares.
Com a direção artística de Archimedes Messina, a Varig lançou vários jingles nas emissoras de rádio. “Papai Noel voando a jato pelo céu (…)” “E comprou uma passagem da Varig / e voou feliz para o Japão”.
Varig. Varig. Varig. Cruzeiro, Cruzeiro!
Pelo menos tiveram o bom senso de nao tirar foto de um daqueles MD-11 poluentes, barulhentos e beberrões.